English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sei que isso já está ficando chato de tão repetitivo, mas vi um colega espírita dizer que na outra vida ele tinha nascido no Japão. E ainda outro (tbm espirita) disse que era possível sabermos onde haviamos nascido/morado na vida passada apenas sentindo.

Alguém aqui pode me dizer se isso é verdade pros espíritas e se alguém já "sentiu" uma cultura de algum país ser estranhamente familiar ou coisas do tipo?

Peço desculpas pela minha ignorância nessa área, mas estamos aqui pra tirarmos nossas dúvidas...por favor, sem respostas grosseiras e estúpidas. (:

2006-11-20 14:36:19 · 11 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

11 respostas

É possível e até certo ponto, comum.
Mas totalmente irrelevante, e muitas vezes, apenas impressão.
Muito dificíl ter certeza absoluta, mas não impossível.
Muitas vezes, nos impressionamos com algo, e acabamos por achar que tinhamos encarnado em tal ou qual lugar, e isso sim é muito comum.
A única maneira de saber ao certo, é fazendo uma regressão.
Porém não aconselho, a não ser em caso de tratamento, e não por curiosidade, pois pode ser prejudicial se não existe a necessidade.

2006-11-20 14:54:01 · answer #1 · answered by Hokus Phokus 7 · 3 2

Imagine a vida sem a existência do processo de renovação encarnatório pelo espírito... Ela não teria sentido, não haveria evolução.
Da mesma forma, quando somos reprovados no colégio, existe a possibilidade real e a responsabilidade de repetirmos a mesma série, e estacionamos ali até adquirirmos conhecimentos para seguirmos em frente, em outra série superior à anterior; numa escala evolutiva. Caso contrário não passamos de ano, e, revemos novamente as disciplinas curriculares do ano letivo.

EXEMPLO:

Só se chega ao nível universitário quem passar pela alfabetização CA, primário, ginásio, ensino médio e por fim ao nível superior de cultura.
Cada estapa destes cursos, têm seus degraus, semestres e anos que precisam ser trilhados pelo aprendiz.

Então, comparando à educação, desde a básica à superior, a pessoa humana precisa passar por um processo evolutivo, nele contendo inúmeras lições.
Na lei natural da evolução espiritual, também existem os níveis de ensinamentos que deveremos trilhar para atingirmos os patameres mais elevados. Estes meios são popularmente denominados "reencarnações", que permitem aos seres humanos, dotados de força inteligente e imortal, denominada espírito ou alma, mas, também de corpo físico oriundo dos ambiêntes físicos de matéria cósmica organizada, terrena ou se for o caso, de matéria oriunda do mundo ao qual o espírito necessita para se alimentar de conhecimentos na trajetória evolutiva.
Somente uma simples vida física não seria possível para um espírito atingir o nível superior de sabedoria e luz, é preciso inúmeras encarnações e desencarnações nesta escola, que que tanto nos ensina pelos seus sofrimentos e carências.

Nossas faltas, erros, crimes e vícios, terão que ser reparados aqui neste mundo escola.
A nossa evolução está intimamente ligada às vindas e idas, às encarnações e desencarnações.

Procure conhecer-te com força e matéria. "Corpo e Espírito".

Visite o site www.racionalismo-cristao.org.br

abraços. Wilar Franco.

2006-11-20 15:26:49 · answer #2 · answered by Wilarmont P 5 · 3 0

Não me aprofundei no assunto, mas já vi imagens de minhas vidas passadas, ou pelo menos foi o que senti no momento. Nunca fiz regressão, nem com profissional, nem sozinha, é que simplesmente aconteceu. Não tive detalhes nas visões, mas eram mulheres velhas, bem velhas e tristes. Nunca me esqueci dessa imagem, mas nunca havia comentado com ninguém...Um dia, estava na sala com uma amiga sensitiva e ela parou no meio de uma conversa animada (quando nos encontramos sempre rimos muito) e ficou olhando pra mim espantada: Estava vendo meu rosto se transformar e disse que eram imagens de "mulheres velhas e tristes, pareciam muito pobres, magras..." Coincidência?
Não procuro muitas explicações por um motivo muito simples: Ninguém que eu conheça tem essa resposta. "Pode ser isso, pode ser aquilo... talvez.." conjecturas...eu mesma as faço!
BJO!

2006-11-20 15:15:45 · answer #3 · answered by Anonymous · 3 0

Isso pode mesmo acontecer. Tem pessoas que possuem mediunidade e conseguem sem fazer regressão saber o que foram na vida passada, mas não são todos os mediuns que conseguem. Eu nunca senti nada, mas meu irmão quando foi para India pela primeira vez, sentiu que já viveu lá e para ele era como se já conhecesse o lugar. Mas para os espíritas não é importante saber o que foi em vidas passadas e a regressão só deve ser feita para solucionar algum problema e não por mera curiosidade. Mesmo porque é muito perigoso fazer regressão. E se necessário tem saber bem com quem fazer.

2006-11-21 00:30:28 · answer #4 · answered by Andrea 7 · 2 0

Oi, Mépis.
Primeiramente gostaria de deixar claro que não pratico nenhuma religião, não sou praticante espírita, mas nutro uma transendente admiração pelos ensinamentos da Doutrina Espírita, que também pode ser comparar a uma ciência e uma filosofia.
Meu princípio religioso é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como amo a mim mesmo.
Bem, Mepis. estas impressões sobre a doutrina da reencarnação pode estar deturpada pela falta de maiores explicações de nossos coleguinhas e por impressões equjvocadas de outros e ainda de tendências que procuram ridicularizar a tese.
A palavra "Reencarnação" significa que a nossa vida presente resulta de vidas anteriores, e que a nossa vida futura estará de acordo com as que já vivemos e a maneira como estamos agora vivendo. Embora para muita gente tal idéia possa ser nova, ela é tão luminosa que, se fôr associada à doutrina-irmã, Karma, ela resolve plenamente aqueles problemas da vida que nos deixam perplexos.
A objecção mais frequentemente feita à Reencarnação é a seguinte: se já vivemos antes, porque é que não nos lembramos disso? Na realidade, a lembrança de uma vida passada não é necessária para provar que passamos por esta experiência. Nós esquecemo-nos da maior parte das ocorrências desta vida, poucos de nós sendo capazes de se recordar exactamente dos pormenores de apenas um dia. Uma cicatriz pode ser o único vestígio da nossa primeira infância, sem nos lembrarmos do ferimento que a causou. Assim mesmo, embora conservemos só alguns detalhes no cérebro, o efeito dos acontecimentos permanece e forma o nosso carácter. Pode dizer-se que o carácter é uma memória composta por ser a soma e a essência de tudo por que passamos. Durante o sono, que ocupa um terço da vida humana, também não nos lembramos de nada; não imaginamos porém que por causa disso deixamos de estar vivos durante esse período. Há um sentimento de identidade que transpõe esse intervalo, como também sucede numa perda de consciência (por desmaio ou anestesia); ao voltarmos ao nosso estado normal, sabemos que somos o mesmo indivíduo que existia antes. Se a identidade dependesse da rememoração, teríamos de recomeçar tudo todos os dias.
A reencarnaçaão é um processo evolutivo do espírito para alcançar o grau máximo da evolução moral e intelectual, por isto está embasada em uma amplitude de premissas e não detalhes facciosos, como se uma pessoa fazer careta para outra, voltará para também receber uma careta e pagar por aquela.
Não, cada ação maldosa que cometemos é porque conservamos em nosso caráter falhas morais que nos inclinam ao mal, que ainda não conseguimos nos desvencilhar e depurar nosso espírito do ódio, orgulho, inveja, dentre outras imperfeições.
A necessidade da reencarnação é no propósito de extrairmos todas as mazelas de nosso caráter até construirmos todas virtudes em nosso interior para alcançarmos o mundo superior espiritual, onde a felicidade eterna nos espera para colaborarmos com nossos irmãos ainda precisando do progresso inerente a felidade de cada um.
A doutrina da reencarnaaçaão foi extraaída da Bíblia porque Teodora, esposa do famoso Imperador Justiniano, escravocrata desumana e muito preconceituosa, temia retornar ao mundo, na pele de uma escrava negra e, por isso, desencadeou uma forte pressão sobre o papa da época, Virgílio, que subira ao poder através da criminosa intervenção do general Belisário, para quem os desejos de Teodora eram lei. E assim, o Concílio realizado em Constantinopla, no ano de 553 D.C, resolveu rejeitar todo o pensamento de Orígenes de Alexandria, um dos maiores Teólogos que a Humanidade tem conhecimento. As decisões do Concílio condenaram, inclusive, a reencarnação admitida pelo próprio Cristo, em várias passagens do Evangelho, sobretudo quando identificou em João Batista o Espírito do profeta Elias, falecido séculos antes, e que deveria voltar como precursor do Messias (Mateus 11:14 e Malaquias 4:5). Agindo dessa maneira, como se fosse soberana em suas decisões, a assembléia dos bispos, reunidos no Segundo Concílio de Constantinopla, houve por bem afirmar que reencarnação não existe, tal como aconteceu na reunião dos vaga-lumes, conforme narração do ilustre filósofo e pensador cristão, Huberto Rohden, em seu livro " Alegorias ", segundo a qual, os pirilampos aclamaram a seguinte sentença, ditada por seu Chefe D. Sapiêncio, em suntuoso trono dentro da mata, na calada da noite: " Não há nada mais luminoso que nossos faróis, por isso não passa de mentira essa história da existência do Sol, inventada pelos que pretendem diminuir o nosso valor fosforescente ".
Apesar de rejeitadas, ainda existem muitas passagens isoladas sobre a reencarnaação na Bíblia.
Se atendeu sua dúvida, Mepis, fico grato, mas continuo aguardando sua mensagem para eventuais esclarecimentos
plyeser@hotmail.com

2006-11-21 00:21:44 · answer #5 · answered by ? 6 · 2 0

Não são todos que conseguem ter revelações da vida passada.

Isso é possível, eu mesmo já tive, mas não é um coisa necessária muito ao nosso desenvolvimento.

Na verdade, estamos que estar preparado para receber tais revelações, pois podem até atrapalhar ou ser inútil.

Por exemplo, o que importa eu saber se nasci aqui ou acolá?
O que importa é o que eu fiz e se aquela lembrança vai me trazer algum benefício.

Na maioria das vezes, não temos lembranças muito claras apenas sensações e aí poderemos estar enganados quanto a veracidade destas lembranças que podem nos deixar fascinados ou decpcionados.

O que importa na realidade é a reforma íntima por que passamos a cada reencarnação.

E o mais importante é ter Jesus como exemplo, se esforçar para seguir o seu exemplo.
Leia as obras de Kardec, elas são muito esclarecedoras.

Boa sorte!

2006-11-20 20:06:06 · answer #6 · answered by Celso sc 3 · 2 0

Marcela, pode me chamar de mépis!
Trata-se de um método, chamado R.P.V ou R.V.P (regressão de vidas passadas) geralmente aplicada através de um Psicólogo, Psiquiatra ou alguém do ramo, por meio da hipnose, porém tal regressão pode sofrer uma influência do magnetizador, explico se não for uma pessoa séria, ele possui o domínio de sua mente, e pode induzi-la a ser o que na verdade não foi, deu para entender? Repare no seguinte, às vezes vemos determinadas fotos, que tal lugar nos parece familiar, teve um caso no fantástico alguns anos atrás, que a moça disse quem era, e o local onde havia morado, a Rede Globo pagou para ver, e foram até um local e ela relembrou, muitas coisas e com detalhes, porém o local onde ela disse onde morava, era puro matagal, ela falou de nomes de seus familiares, eles foram até o cartório, e os nomes não foram confirmados, mas havia um nome qual ela falava muito, a equipe soube de pessoas que por lá moraram, e as interrogaram, eram pessoas bem idosas, e para surpresa geral, uma família ficou espantada, pois a tal pessoa foi babá naquela casa, e o referido nome era um apelido, que a criança lhe colocará, e lhe trouxeram o álbum de família e ela a reconheceu, e os detalhes da casa, foram todos comprovados por fotografias, assim como os nomes que havia citado.
Um forte abraço.

2006-11-20 16:03:23 · answer #7 · answered by RuyLFreitas 7 · 2 0

Querida Mépis:

A reencarnação é uma lei natural que ainda é ignorada por muitos e tripudiada por outros tantos, só o tempo se encarregará dessa elucidação.

Muitas coisas se pode saber do mundo espiritual, existe uma vasta literatura idonea que se encarrega do assunto, porém os fatos dessa natureza reque um cuidado especial quanto a seriedade do que se queira saber, as curiosidades sem nehuma relevância devem ser substituidas por temas que venha acressentar utilmente, recomendo que se intere com uma leitura do Livro dos Espíritos, e, ou se informe com pessoas que estudem os livros da codificação Espírita (Allan Kardec), ou ainda uma Associação Espírita; quanto as afirmativas dos seus colegas são possíveis, não podemos confirmar se aconteceu com eles.

Muita paz, um arbaço.

Carlos

2006-11-20 15:16:13 · answer #8 · answered by Carlos A 3 · 3 1

Mepis:
Você deve ter ouvido falar de DEJE VU, e não é exlcusividade dos espiritas, muitas escolas esotericas acreditam nisto tb.
Mas o q é DEJE VU, q pode acontecer com coisa, pessoa ou lugar?
1. com pessoa, digamos uma pessoa (seja homem ou mulher) q você nunca viu antes, ao encontra-la ou conversando, você sente já tinha conhecido faz muito, muito tempo - um velho conhecido (q pode ter sido teu amigo, inimigo, amado, pai, mãe, irmão de outra vida anterior).
2. Lugar - um lugar q vc nunca pisou antes, ao chega-la, vc sente q já tinha vivido antes e muito familializado com o ambiente.
3. coisa - vc nunca tenha visto, tocado ou experimentado, ao ter contato com coisa, vc sente familiaridade.
Espero ter te ajudado

2006-11-20 15:12:08 · answer #9 · answered by mr5elements 3 · 3 1

Marcela! esse negocio de reencarnção é pura filosofia humana, coisa cultivada na mente humana,
esta comprovado de que desde que o mundo é mundo sua população dobra a cada periodo de 100 anos se fosse fato essa estoria de reencarnação não tinha porque dobrar o numero da populçao uma vez que as pessoas que estão vivendo são as mesmas que viveram em vidas passadas esse numero teria que está girando em torno de si
E depois a palavra de DEUS nos diz que o homem está determinado a morrer uma só vez vindo após a morte o juizo (hb 9:27)
todos temos uma missão a cumprir quando deixarmos a nossa matéria temos outra vida sim, mas, uma vida eterna uma vida que não tera fim e nem sofrimento
E depois se precisarmos de morrer e reencarnar para alcansar o augio da purificação estariamos anulando o sofrimento de CRISTO foi para isso que ele morreu e ressurgiu dentre os mortos, foi para que você viva e uma vida em abundancia
espero em ter te ajudado com sua duvida

2006-11-20 22:09:57 · answer #10 · answered by Anonymous · 1 1

fedest.com, questions and answers