Veja estes trechos de artigos;
"Será que o reformador protestante João Calvino diferia do clero católico? Bem, considere o que aconteceu quando Miguel Servet fugiu da perseguição movida pelo clero espanhol e foi preso em Genebra, Suíça. Ali, Calvino havia fundado uma comunidade sobre a qual ele e seus ministros governavam com poder absoluto. Visto que Servet negava a Trindade, Calvino conseguiu o que a Inquisição não conseguira. Servet foi condenado à morte por heresia e queimado vivo na estaca. Assim, Calvino mostrou a mesma intolerância que o clero católico."
"Quando Miguel Servet explicou que a Trindade não se baseava nas Escrituras, Calvino usou a sua influência política para apoiar a execução de Servet, que foi queimado numa estaca. Que desvio horrível dos ensinos de Jesus!"
"Alguns, como João Calvino e Martinho Lutero, tentaram reformar a Igreja. Seus métodos, porém, nem sempre foram semelhantes aos de Cristo; a Reforma foi marcada por intolerância e derramamento de sangue. (Note Mateus 26:52.) Alguns dos ataques foram tão violentos que três séculos mais tarde Thomas Jefferson, o terceiro presidente dos Estados Unidos, escreveu: “Seria mais perdoável não crer em deus algum, do que blasfemá-lo pelos cruéis atributos de Calvino.”"
"Liderados pelo teólogo João Calvino, os protestantes sustentaram seu próprio reinado de terror. O historiador protestante suíço, Philip Schaff, admitiu: “Para a grande humilhação das igrejas protestantes, a intolerância religiosa e até mesmo a perseguição até a morte continuaram por muito tempo após a Reforma. Em Genebra, o estado e a igreja puseram em prática tal teoria perniciosa, chegando até a utilizar a tortura e a admitir o testemunho dos filhos contra os pais, e isto com a sanção de Calvino.” E, quando sua teologia sobre a predestinação e a Trindade foi questionada por Jérôme Bolsec e Miguel Servet, respectivamente, Calvino mandou banir o primeiro de Genebra e fez com que o último fosse preso e julgado como herege. Servet foi queimado na estaca. Outros “hereges” também foram queimados vivos na Genebra calvinista, com a aprovação de teólogos protestantes como Teodoro Beza.
Martinho Lutero também demonstrou grande intolerância. Não só se tornou “notoriamente anti-semita [oposto aos judeus]”, mas até chegou a mandar queimar vivas, em Wittenberg, quatro “bruxas”."
2006-11-20 12:51:31
·
answer #1
·
answered by ? 3
·
0⤊
1⤋
Primeiro... os homens erram nao significam que ele foi importante ou famoso que coisas que ele disse é verdade ou certo.
A riqueza que Deus fala pode ser em materiais... mas pode ser em espirituais.. se vc ama e é amado ou amada, isso é uma riqueza que poucos tem e alguns nunca terão;;; A riqueza sempre irá existir e a pobreza tambem... mas isso é devido o egoismo que nós humanos possuimos... tem pessoas q limpam a bunda com nota de 100 e outros que catam comida no lixão para comer.... para que tanta riqueza se vc nao consegue gastar o proprio dinheiro... porque nao dividir com quem precisa... egoismo humano..
2006-11-21 07:40:32
·
answer #2
·
answered by jeffersonpontocom 2
·
0⤊
0⤋
se esse cidadão fez isso,errou feio.a biblia diz:(1Pedro,1:18,19) sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis,como prata ou ouro,que foste resgatados do vosso fútil procedimento que vosso pais vos legaram.mais pelo precioso sangue de cristo.esse cidadão não conheceu jesus com essas suas palavras.só se ele arrependeu.
2006-11-21 05:59:25
·
answer #3
·
answered by pescador de almas 4
·
0⤊
0⤋
Por isto que nao deve ter um comunista que seja protestante, pois estar num lugar onde pessoas são todas iguais, ricos e probres, para eles, isto deve ser o inferno.
2006-11-21 00:05:42
·
answer #4
·
answered by Κύριε ἐλέησον 3
·
0⤊
0⤋
Jesus olhou para os seus discípulos e fala: "Felizes de vocês, pobres, porque o Reino de Deus lhes pertence. Felizes de vocês que agora têm fone, porque serão saciados. Felizes de vocês que agora choram, porque hão de rir. Felizes de vocês se os homens os odeiam, se os expulsam, os insultam e amaldiçoam o nome de vocês, por causa do Filho do homem. Alegrem-se nesse dia, pulem de alegria, pois será grande a recompensa de vocês no céu,, porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas."(Lc 6,20-23). Enfatizando o termo "vocês", Lucas salienta que as qualidades dos que são considerados "bem-aventurados" devem existir nos discípulos.
Diante dum grupo de pobres, famintos, tristes, sem-terra, sem-teto, teríamos coragem, a partir do nosso bem-estar, de pronunciar estas palavras: "Felizes de vocês, os pobres, os famintos, os aflitos, os odiados"? Não seria uma ofensa aos sofredores? Sim, seria - a não ser que proclamadas por alguém que, como Jesus, esteja realmente empenhado na luta por um mundo mais justo, onde os pobres estão libertados das correntes de opressão. Seria ofensiva, a não ser pronunciadas por alguém que realmente sentisse compaixão diante do seu sofrimento - e não somente "pena". Jesus podia pronunciar estas palavras, pois tinha assumida a condição dum pobre, estava solidário com eles, e se dedicava a eles. Devolvia-lhes o seu valor e a sua dignidade, e revelava-lhes o verdadeiro rosto do Deus da libertação, ofuscado pela religião legalista oficial do tempo. Ele não romantizava a pobreza - os pobres não são felizes por serem pobres (a miséria, a falta do necessário para uma vida digna nunca é coisa boa), mas porque o Reino de Deus é deles! O verbo aqui está no tempo presente - nas outras bem-aventuranças está no futuro. O Reino já é deles, pois a sua única esperança, na sua pobreza na sua impotência, é Deus, e diante do seu sofrimento, ele opta por eles.
2006-11-20 22:39:53
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Vou dizer sim o que acho: acho que Calvino está coberto de razão.
Se voce ler o Velho Testamento vai ver nele cerca de 8 mil bênçãos que já foram dadas aos homens por Deus. E se ler o Novo Testamento vai saber como tomar posse de cada uma delas.
Uma dessas bênçãos é a riqueza material. Acontece que enquanto Ele diz que "o melhor da terra nos pertence", a religião prega as "vantagens" da pobreza; pia, hipócrita. Que vantagem há em ser pobre?! Sentir fome, frio, provações, humilhações, indignidade, não ter um minuto de sossego, não comer ou dormir em paz?! Sinceramente!
Ela purifica o espírito?! Purifique pois o espírito reconhecendo, por exemplo, o quão Deus é bom e generoso... purifique o espírito dobrando os joelhos e jogando a cara no pó em agradecimento.
Seja voce próprio o TESTEMUNHO do paizão que voce tem sendo RICO! Um filho miserável não dá bom testemunho de um pai rico e bom.. ou dá? Pelos frutos se conhece a árvore.
Talvez o que Calvino quisesse fosse levar o povo à esse patamar de fé: simplesmente exortando-o a TOMAR POSSE daquilo que, segundo a Palavra, já lhe pertencia - pertence. Levando-o a se libertar do espírito maligno da religião que aprisiona e chama Deus de mentiroso o tempo todo. Porque quando Ele diz que pela fé nEle voce pode se curar e voce continua doente, voce O está chamando de mentiroo SIM. E quando Ele diz que o melhor da terra te pertence e voce vive na pobreza voce O está chamando de mentiroso SIM. Quando Ele diz que o Diabo é o pai da mentira e voce crê nele com tal intensidade que não lhe tira o nome da boca o dia inteiro, lhe atribuindo tudo o que te acontece e aos outros, tudo o que voce não compreende, a maioria das vezes por ignorância e falta de conhecimento, lhe dando poder que o próprio Deus nunca deu, voce O está chamando de mentiroso SIM.
O que Deus deu Ele não toma jamais.
Calvino nunca disse que SÓ SERÁ salvo quem fosse rico. Ele pregava que os SALVOS têm direito à herança do Pai - que é muiiiiiiito rico SIM.
Nunca disse que o pobre é uma injúria para Deus, mas que estar pobre, viver na pobreza, não era - e não é - a condição legítima ou definitiva dos Seus filhos.
E quem disse que Jesus era pobre?! Wowww... com certeza a religião. O Filho do prórpio Deus, pobre?! Sua missão na terra não foi a de juntar riquezas,até porque, a terra já Lhe pertencia!!.Jesus É o que É: O herdeiro.. e eu, voce.. os CO-herdeiros. Alguns aceitam esta herança, outros não - são os pródigos.
Calvino aceitou... e fez um bem tremendo à humanidade. A relligião nega... e tem feito um mal imenso à humanidade.
Sim, porque se nós aceitássemos as Suas palavras, se tomássemos posse das bênçãos que nos foram legadas e qeu portanto nos pertence - tais como paz, saúde, vida eterna, sabedoria, força, RIQUEZA e etc,, etcc. etc...e não ficássemos por aí tentando negociar com Deus a troco de dizimos e ofertas e rezas o que já é nosso, poderíamos dedicar nosso tempo a fazer aquilo que Ele quer que façamos e que, inclusive, nos criou para fazer: ADORA-LO.
Poderíamos também louvar ao Seu filho o sacrifício de ter descido ao inferno e retirado das mãos do capiroto todas as promissórias que nós lhe havíamos assinado - e as que iremos assinar tb até o fim dos tempos.
Não sou protestante, ok? Nem católica, nem espírita, nem macumbeira, nem atéia, nem...
Apenas um ser que crê na bondade e misericórdia de Deus e que quer viver muito ainda para tomar posse da sua RICA herança!
2006-11-20 21:49:43
·
answer #6
·
answered by verinha 6
·
0⤊
0⤋
Deus Filho se fez home e habitou entre os homens, nasceu nao em berço de ouro mas em uma mangedoura e com tanta simplicidade e humildade veio ao mundo para que nos fossemos rico no reino do Ceu.
Mas voltemos a questao à importancia de João Calvino . E para isso basta-nos analisar-mos o que sempre foi dito - Faça o que digo e não faça o que eu faço.
Analisando de uma outra forma, ele foi realmente uma figura importante para os protestante na tradução da Palavra de Deus do latim para o Frances o que tornou o evangelio mas conhecido por se tratar de uma linguagem mais popular. Ele tinha o conhecimento da verdade e por motivos politicos se rebelou e por outros motivos (interresse) tentou voltor atras. Mas nao deixou de ter a sua importancia. Aproveitemos então, o que de bom sobrou que foi a reforma num contexto geral. Forte abraço espero ter ajudado.
2006-11-20 21:44:19
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Nada a ver. Calvino estava errado, pena que não viveu o suficiente para compreender isso. Deus é quem dá as bênçãos, seja a material, seja a espiritual, mas a injustiçada é praticada pelos homens, por isso há os miseráveis, ou seja, os mais injustiçados. Ele criou o rico e o pobre e ama os dois, ambos [pobres e ricos] precisam uns dos outros e devem se ajudar sim.
Beijim, Diana.
>>>>>>>>>>>
2006-11-20 21:40:11
·
answer #8
·
answered by Diana 4
·
0⤊
0⤋
Concordo com você, e acho que aquela época, estavam tanto querendo livrar-se da igreja católica, que começaram a apelar!
O fato é que na bíblia tá escrito: " fui novo e agora sou velho, e nunca vi um justo mendigar ou sua descendencia."
Pelo fato de os cristãos serem pessoas honesta e trabalhadoras, sempre irão ser pessoas dignas, mas isso não quer dizer que precisa ser rico, pois quando ficamos ricos, damos muito valor as coisas materiais, como disse jesus: é mais fácil um camelo passar por ma agulha do que um rico entrar no reino do céus.
Mas o que impossível par o homem,para Deus tudo é possível.
Beijos,
2006-11-20 21:29:22
·
answer #9
·
answered by Flor 2
·
0⤊
0⤋
Essa frase é uma das provas da veracidade da tese de Max Weber sobre os vínculos entre protestantismo e capitalismo.
2006-11-20 21:14:20
·
answer #10
·
answered by tubalcain1733 7
·
0⤊
0⤋
Sua pergunta é infeliz, quando generaliza. Eu, evangelico (protestante como vc impõe), não dou valor a homens que pregam doutrinas proprias. Para mim, basta a palavra de Deus, como única regra de fé e prática. Acredito que Lutero, Calvino e outros perseguidos pela sua igreja, e tratados como herejes ou traidores e procurados para morte por uma igreja que diz pregar a paz e o entendimento .Mesmo que voce tenha razão quanto as formas de pensar ou atitudes , os reformadores foram por bons ou maus tipos de conduta, a tábua de salvação para a difusão do evangelho pelo mundo .
A sua sapiência, deve ter te ensinado que a leitura da Bíblia até a reforma era proibida para leigos, que as bulas papais compravam perdão de pecado antes mesmo de ser cometido. Portanto , acredito sim que eles foram instrumentos nas mãos de Deus, para a minha e a sua salvação através da salvação pela graça.
2006-11-20 21:07:34
·
answer #11
·
answered by Manjarí 6
·
0⤊
0⤋