TRABALHEI COM PESQUISAS DE MERCADO A ALGUM TEMPO ATRÁS, , e tenho um
SITE E PÚBLICO ALVO.
Tenho uma marcenaria e meu público é o pessoal que quer fazer móveis bem feitos e fugindo dos aglomerados tipo Dozil, Todeschini, Casas Bahia, Dell Ano, etc. Mas isto eu sei, depois de muitos anos de experiência. Meu cliente é quem está interessado no meu móvel, independente de ser homem, mulher, empresa, particular, novo, velho, etc. Mas ele não pode ser o cliente do móvel Marabrás, que só ganha pelo FATO DE TER preço BAIXÍSSIMO (qualidade idem) e por poder pagar em trocentas vezes. Meu público tem que ser de classe média para cima. (90% dele)
Agora, quando coloco meu site num buscador, com as palavras chave, automáticamente as pessoas que tem interesse nele é que vão acessá-lo. Um adolescente que só quer jogar videogame, não tem interesse no meu site. Ele não vai buscar a palavra "ARMÁRIO" ou "COZINHA" .Uma construtora já pode ter.
Isso por si só já delimita quem acessa meu site. O buscador, Google, Yahoo, Uol, já delimita meu público. Isso já faz a triagem.
SITE NÃO É INSTRUMENTO PARA SE VENDER DE PORTA EM PORTA. Neste caso. a estatégia é outra.
Portanto, primeira pergunta
O que é que você vende? Sem isso não adianta pesquisa. Pesquisa não serve bem para definir sua àrea de atuação.
Essa você já precisa saber.
Se o que dá dinheiro hoje é informática e você detesta, não adianta investir nessa àrea por mais que dê dinheiro para os outros. Para você não vai dar.
TÓXICO DÁ DINHEIRO. É nessa área que você quer atuar?
Se você só pensa em dinheiro, então o que dá mais dinheiro serve. Tóxicos, neste caso são "a ´pedida".
Quando trabalhei na Gessy-Lever, as pesquisas todas eram para adequar os produtos para o público alvo. Por ex: sabonete Lux para as mulheres. Como é uma pesquisa abrangente, vou dar um sabonete para a entrevistada testar, mas vou escolhêlas de acôrdo com o universo de mulheres do Brasil. Se 54% da população é de mulheres, xis% está entre 15 e 25 anos, Y% entre 25 e 40 anos, z% entre tanto e tanto. Se dessas tanto são donas de casa, tantas estudantes, tantas trabalham fora, tantas pertencem à classe A, B, C, D de consumo, etc.. Vou ter que entrevistar pessoas nessas proporções.
E elas vão me dar sua opinião. Várias querem o perfume mais suave, outras mais barato, outras mais maciez na pele, etc.
Ai eu vou adequar o PRODUTO QUE EU JÁ TENHO - QUE EU JÁ DEFINI QUAL É - para meu público consumidor, que são as mulheres que tomam banho e usam sabonete em barra. Ai vou adequar o sabonete para o gosto da maioria, mudo tamanho, cor, perfume, embalagem, e faço isso de tempos em tempos, porque os gostos mudam. Hoje algo está na moda. Amanhã, não. Por isso, as pesquisas são "eternas", porque os gostos são mutantes.
Eu quero saber o que ela quer, porque o que vender e para quem, eu já sei. Se vou vender livros de direito para advogadas, vou restringir meu público alvo para esse segmento. Neste caso não adianta vender para a Dona de Casa. Não é meu público. Meu público eu já defini. Com a pesquisa defino as estratégias para atingi-lo com os produtos que comercializo.
Perguntas normais: é definir a pessoa entrevistada, fazendo uma checagem padrão definido: saber idade, sexo, anos de escolaridade e os objetos que possui em casa, tipo: ter carro, geladeira, fogão, aspirador de pó, quantos banheiros tem em casa, e assim classificar o nível de renda de acordo com bens que possui e anos de escolaridade.
Depois vem as perguntas específicas de cada produto:
porque compra dessa marca, o que espera dele, em que loja compra, comprou pelo produto ou pelo vendedor, é bonito, feio, durável, fácil de usar, tem assistência técnica....porque comprou, comprou porque? ..........etc.
Assim eu sei quem compra meu produto, em qual faixa de renda e porque. Aí eu defino minhas estratégias de como vender mais e melhor baseado no que meu público espera.
Para isso existem tabelas padronizadas usadas por tudo quanto é Instituto de `Pesquisa.
Melhor procurar um que eu ter que descrever uma aqui, timtim por timtim.
PARA QUEM ESTÁ PERDIDO, QUALQUER CAMINHO SERVE.
Se você está ainda definindo sua àrea de atuação a pesquisa de mercado não serve.
Melhor definir o que você quer antes.
Parece óbvio o que vou lhe dizer, mas você precisa começar "pelo começo" mesmo. Não adianta por a carroça na frente dos bois.
COMECE DEFININDO O QUE VOCÊ QUER. Depois, mas................bem depois, pesquise seu público.
Um abraço.
2006-11-20 07:01:16
·
answer #1
·
answered by ClaiX 6
·
1⤊
0⤋