Bom... primeiro vou falar na seguinte ordem.
1ºO que a bíblia diz.
2ºO que a lei diz
3ºOs riscos
4ºOs tratamentos
1º O que a bíblia diz? AS Testemunhas de Jeová, que por razões religiosas não aceitam o procedimento (Levítico, 17:10-14; Atos 15:28,29).
2º O que a lei diz? Em princípio, ninguém pode ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei (Constituição Federal, art. 5°., inciso II). Quem violar tal direito individual comete o crime tipificado no artigo 146 do Código Penal (constrangimento ilegal).
3º Os riscos. Apesar de o sangue doado ser testado para as doenças transmissíveis conhecidas no momento, existe um período chamado de janela imunológica em que um doador contaminado por um determinado vírus já pode transmitir a doença através do seu sangue; entretanto, os testes realizados na bolsa ainda são negativos. Essa janela imunológica pode acontecer para os vírus HIV, HTLV I/II e para os vírus da Hepatite C e B. Exemplos disso são dois casos reais de contaminação.
http://www.giv.org.br/noticias/noticia.php?codigo=119
(Bebe pega Aids em transfusao de sangue)
http://www.giv.org.br/noticias2002/0818b.htm
(Doador de sangue contamina crianca de 10 anos com AIDS
somente na 12 tentativa seu exame deu positivo)
4º Tratamentos alternativos
Fluidos: solução de lactato de Ringer, dextran, hidroxietila de amido e outros são usados para manter o volume do sangue, evitando o choque hipovolêmico. Estão sendo testados alguns fluidos que podem transportar oxigênio.
Medicamentos: proteínas modificadas geneticamente podem estimular a produção de glóbulos vermelhos (eritropoetina), de plaquetas sanguíneas (interleucina 11) e de vários glóbulos brancos (GM-CSF, G-CSF). Outros medicamentos reduzem bastante a perda de sangue durante a cirurgia (aprotinina, antifibrinolíticos) ou ajudam a reduzir hemorragias agudas (desmopressina).
Hemóstatos biológicos: tampões (pads) de colágeno e celulose são aplicados diretamente para estancar sangramentos. Colas e seladores de fibrina podem fechar ferimentos causados por instrumentos perfurantes ou cobrir áreas maiores de tecidos que sangram.
Recuperação sanguínea: máquinas recuperam o sangue perdido durante cirurgias ou traumas. O sangue é filtrado e pode retornar ao paciente num circuito fechado. Em casos extremos, podem-se recuperar litros de sangue com esse sistema.
Técnicas cirúrgicas: através do planejamento pré-operatório, incluindo o contato com cirurgiões experientes, a equipe cirúrgica pode evitar complicações. É vital tomar medidas imediatas para estancar hemorragias. Atrasos de mais de 24 horas podem aumentar muito a mortalidade dos pacientes. Dividir cirurgias grandes em várias menores diminui a perda total de sangue.
Instrumentos cirúrgicos: alguns instrumentos a um só tempo cortam e cauterizam os vasos sanguíneos. Outros podem estancar o sangramento em grandes porções de tecido. Instrumentos de laparoscopia e outros minimamente evasivos permitem que se realizem cirurgias sem a perda de sangue que ocorre em incisões grandes.
Tem muito mais aqui neste site
http://www.watchtower.org/languages/portuguese/library/hb/index.htm
(As transfusões de sangue — quão seguras são?)
http://www.taps.org.br/Paginas/medartigo01.html
(medicina em crise)
http://www.usp.br/agen/repgs/2005/pags/183.htm
(Técnicas de cirurgia sem sangue reduzem transfusões em operações de grande porte)
http://www.terra.com.br/planetanaweb/jornal.htm
(Isto e- on-line Tratamento diferenciado para as testemunhas de Jeová)
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912006000200015&lng=pt&nrm=
(Autotransplante de fígado em Testemunha de Jeová portador de hepatocarcinoma)
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT976701-1664,00.html
(Revista Epoca- Abindo a Cabeca- Cirurgiões operam o crânio de bebê testemunha de Jeová)
http://www.giv.org.br/noticias/noticia.php?codigo=119
(Bebe pega Aids em transfusão de sangue)
http://www.giv.org.br/noticias2002/0818b.htm
(Doador de sangue contamina criança de 10 anos com AIDS).
somente na 12 tentativa seu exame deu positivo)
http://globoreporter.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-3131-3-48077,00.html
(Globo Repórter- Rede Globo- Tecnologia a serviço da religião.)
http://cbs2chicago.com/nationalhealth/health_story_114163145.html
(Chicago USA - Hospital diz nao a transfusões de sangue. )Abril/2006) sabia que existem tratamentos eficazes e mais seguros ao uso terapêutico do sangue?
Por que estes tratamentos não são divulgados?
Que existe uma chamada "máfia do sangue", que vende TODO o sangue que é doado (eu disse isso mesmo: TODO), aos hospitais, clínicas e laboratórios farmacêuticos para a produção de medicamentos.
O sangue que é doado (aos hemocentros) e testado, é vendido aos pronto-socorros do governo, hospitais e laboratórios, e uma bolsa de 0,5 ml de sangue, chega ao destino final, depois de totalmente fracionada, custando mais de R$ 2.000,00.
Planos de saúde de todo o Brasil oferecem tratamentos alternativos ao uso do sangue, basta procurá-los...
Se não tem dinheiro para pagá-los, processe o Estado, ele é capaz de autorizar o uso de tratamentos alternativos por força da lei...
Pense bem, é só um caso de informações.
Espero ter ajudado, se precisar mais detalhes terei prazer em ajudar.
nao deixe de assistir o video desta reportagem seria do Globo repórter sobre as Testemunhas de Jeova e o Sangue.
Veja como agem e pensam médicos conscienciosos e desenvolvidos... abraco
http://www.youtube.com/watch?v=N34itB4H0dw&feature=PlayList&p=07456100A475D652&index=30
2006-11-20 06:55:04
·
answer #1
·
answered by Pauloyahoo 4
·
2⤊
1⤋
Esta pergunta já foi feita e respondida N vezes.
Já perguntou a alguma Testemunha de Jeová para que lhe explicasse usando a Bíblia.
Peça e elas terão prazer em lhe explicar, mesmo que você não aceite o que a Bíblia diz.
2006-11-20 18:37:30
·
answer #2
·
answered by WDR 4
·
2⤊
0⤋
cara eles são radicais, falam que é a vontade de Deus (Deus deles imagino)
2006-11-20 12:39:07
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
3⤊
1⤋
Aqui em Goiânia uma vez um promotor de justiça teve que entrar com uma ação de justiça, porque a criança tinha leucemia, os medicos ja tinham encontrado o doador da medula, mas a familia nao queria autorizar a operação.
Cara, testemunha de jeova é tudo doido.
2006-11-20 12:39:46
·
answer #4
·
answered by Paulo-GO 3
·
3⤊
2⤋
“O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas a pessoa prudente avalia o assunto.” (Prov. 14:15) Esse provérbio bÃblico se aplica bem ao assunto em questão. Precisamos, com a mente aberta e com toda a honestidade intelectual, avaliar o assunto, sem preconceitos. Talvez, algum assunto nos seja difÃcil de entender. Diante disso, temos uma escolha a fazer: (1) sem elementos suficientes, continuar com o nosso preconceito; ou, (2) avaliar profundamente o assunto para chegarmos a uma decisão racional.
Gostaria, primeiro, de comentar um pouco sobre a pergunta e algumas “pseudo-respostas” que vi. Você deve ter notado que muitas destas “respostas” estão recheadas de expressões como “radicais”, “doido”, “idiotice”, ‘religião estranha’, ‘espÃritos primitivos’, “[s]elvagens”, “coisa de católico”, “idade média”, “fanáticos”, “ignorância”, “tem sangue de barata”, “fundamentalistas”, “doentes e lunáticos”. Outras respostas fora do contexto, como uma discussão sobre o nome “TJ”, e ainda outra, que revela falta de conhecimento sobre o grupo, dizendo que são “admiradores do Nazismo” (as TJ foram perseguidas pelo regime nazista, e quase 3000 delas foram executadas em campos de concentração, porque se opuseram ao regime nazista, coisa que as igrejas tradicionais da Alemanha não fizeram).
O que as respostas revelam: ARGUMENTOS FALACIOSOS. O que é uma falácia? Uma falácia é um argumento enganoso ou infundado, cuja conclusão não se deriva de declarações precedentes ou premissas aceitáveis. As falácias podem, contudo, ser poderosamente persuasivas, porque não raro apresentam forte apelo à s emoções – e não à razão. Como reconhecer um argumento falacioso?
Vamos destrinchar algumas técnicas das “falácias”:
1. “ATACAR A PESSOA, OU GRUPO”: Este tipo de falácia tenta desacreditar um argumento (que pode ser perfeitamente válido) por meio dum ataque irrelevante a pessoa que o apresenta. Quão fácil é rotular alguém (ou um grupo de pessoas) de “doido”, “idiota”, ‘espÃrito primitivo’, “selvagem”, “fanático”, “fundamentalista”, quando a pessoa diz algo que não desejamos ouvir. Uma tática parecida é atacar a pessoa com uma dose sutil de insinuação. Contudo, pense no seguinte: mesmo que ataques pessoais, sutis ou à s vezes até “grosseiros”, possam intimidar e persuadir, eles JAMAIS REFUTAM O QUE FOI DITO.
2. A idéia do “JUNTE-SE à TURMA”. Nesta técnica falaciosa, é feito um apelo à s emoções, aos preconceitos e à s crenças populares. Em geral, não é agradável nos manifestarmos contra as opiniões predominantes. Esta tendência de encarar a opinião da maioria como automaticamente correta é usada com efeito potente nesta técnica falaciosa. Novamente, esta técnica não se ocupa em raciocinar ou argumentar sobre premissas para validar o argumento e, portanto, JAMAIS REFUTAM O QUE FOI DITO.
3. RaciocÃnio do “OU ISTO / OU AQUILO”. Esta falácia reduz o que pode ser uma ampla gama de opções a apenas duas. Vamos tomar a pergunta acima como exemplo. A questão se resumiu a: (1) transfusão de sangue ou (2) morte. Qual é a fragilidade deste raciocÃnio? Ele exclui outras possibilidades válidas. Os fatos demonstram que existem tratamentos médicos de altÃssima qualidade que são uma alternativa ao sangue, e que, por exemplo, no Canadá, a recusa de transfusões por outros motivos já supera o religioso. Este raciocÃnio esconde o fato de que muitos que tomam transfusões de sangue morrem. (Diga-se, de passagem, que o Ãndice de mortalidade no tratamento sem sangue e a terapia com transfusão é o mesmo, com a vantagem do tratamento sem sangue não possuir as complicações e os riscos das transfusões) Assim, quando lhe propuserem tal raciocÃnio de ou isto ou aquilo, pergunte a si mesmo: “Existem realmente apenas duas possÃveis opções? Não poderia haver outras?”
Vimos aqui apenas três das técnicas dos argumentos falaciosos. Para os cristãos genuÃnos, que seguem as pisadas do nosso Senhor Jesus Cristo, seguir as práticas dos argumentos falaciosos seria desonestidade, outrossim, seria também desrespeitoso. (Hebreus 13:18; 1 Pedro 2:21; Efésios 4:20-25, 31) Os cristãos seguem o exemplo do apóstolo Paulo que em vez de usar argumentos falaciosos a fim de desacreditar outros engenhosamente, ele gastava tempo em argumentar e provar com referências o que dizia. (Atos 17:2, 3) Jesus também fazia isso. (Veja Mateus 22:23-33) O apóstolo Pedro instou os cristãos: “Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a crença que vocês têm. Porém façam isso com educação e profundo respeito”. (1 Pedro 3:15)
Assim, não caia em falácias. Aprenda a diferençar argumentos legÃtimos dos simples ataques pessoais, que recorrem à linguagem chula e à ultrajes. Examine todos os fatos, ou como a BÃblia incentiva: “Certifique-se de todas as coisas” (1 Tessalonicenses 5:21.
Mais informações:
Caixa Postal 53100
08220-971 São Paulo, SP
perguntasbiblicas@superig.com.br
http://br.geocities.com/betel_estudosbiblicos/
2006-11-20 16:23:54
·
answer #5
·
answered by Daniel_Santos 2
·
1⤊
1⤋
Em primeiro lugar, Gente Não é Os testemunhas de Jeová, mas sim As Testemunhas de Jeová!
Em segundo ouvi alguns depoimento criticando a religião, nós não podemos criticar ninguém.
Em terceiro eu não sei o pq direito que eles não doam sangue.
Em quarto lugar, pelo amor de Deus quem já se viu Deus ser testemunha de Jesus sendo que Jesus é o filho de Deus?
Em quinto, o "Deus" das Testemunhas de Jeová (como alguns falam), é o mesmo Deus que Quase todo mundo acredita, ou Senhor, ou Javé, sei lá o q...
Eu sei tudo issopq já estudei a biblia com eles e conheço pessoas que são.
2006-11-20 14:26:52
·
answer #6
·
answered by ? 4
·
2⤊
2⤋
andré, sabia que a transfusão de sangue é o modo mais barato e "perigoso" que existe? Se você tivesse uma alternativa mais eficaz e segura que o sangue, o que faria?... Usaria o sangue mesmo sabendo dos perigos? ou usaria uma alernativa melhor? Nos últimos anos tivemos um avanço espetacular na medicina, principalmente nas cirurgias sem sangue e isso é um assunto que qualquer medico cirurgião pode te explicar.
Se você quer uma resposta exata para esse assunto vc deveria perguntar diretamente para uma testemunha de jeova. Acho que aqui, colega, vc vai ter muitas respostas que te deixarão com mais dúvidas.
2006-11-20 13:40:46
·
answer #7
·
answered by frsf2007 1
·
2⤊
2⤋
Pois é Andre, fiz uma pergunta sobre transfusão de sangue, para uma criança que precisava e o médico foi até agredido, isto gerou um polêmica danada, eu só perguntei, imagine estes fanáticos com um poder maior. Sou à favor da vida, sou contra a ignorância. Clique no meu avatar e veja o que responderam, ok, abraços.
2006-11-20 12:51:24
·
answer #8
·
answered by claudioroy s 7
·
2⤊
2⤋
Cada qual escolhe aquilo que melhor se adapte à sua vida, desde que não contrarie a lei.
No caso dos TJ, se o membro assume legalmente pela omissão de socorro, azar o dele.
2006-11-20 12:39:32
·
answer #9
·
answered by Biggi 7
·
1⤊
1⤋
Fanáticos doentes e lunáticos.
bb
2006-11-20 14:40:17
·
answer #10
·
answered by B.b. 3
·
1⤊
2⤋