O recrutamento pode ser interno (entre os funcionários já empregados) e externo, captando trabalhadores do mercado através de anúncios em classificados ou selecionadores terceirizados - agências de empregos contratadas - (menos dispendioso no que se refere ao tempo de seleção).
Para Seleção, são aplicadas entrevistas, testes psicotécnicos, dinâmica de grupo entre outros. Depende também do cargo que o candidato ocupará. As técnicas normalmente são mistas ou simplesmente de entrevista - que é das mais importantes devido ao contato individual direto.
Alguns poucos entrevistadores e entrevistadoras têm experimentado e acrescentado ao processo de seleção ultimamente a técnica da grafologia. Eu, particularmente, não acredito que faça diferença no resultado de modo geral. A avaliação grafológica serve para uso imediatista, detectando o estado emocional do candidato, no exato momento de sua escrita. Entretanto, justamente por ser de uma visão momentânea, a tomada de decisão sobre o futuro do candidato na empresa não deve ser considerado por esse ângulo.
Basicamente, que me lembre no momento, é isso. Espero ter ajudado. <>
2006-11-20 03:29:27
·
answer #1
·
answered by aeiou 7
·
0⤊
0⤋
na realidade é o seguinte:
primeiro passo:
coloque em foque as necessidades da empresa em primeiro plano.
por exemplo - a empresa necessita de um soldador.
primeiro ele deve ser de outra cidade, que veio morar na tua cidade a pouco tempo, ele terá que se sujeitas a ganhar sem reclamar da empresa o salário a ele oferecido, pois ele terá que pagar a prestação do terreno e construir sua casa, se ele for oriundo de uma área agrícola melhor ainda, vai se acostumar com o serviço de todo e tipo, não irá reclamar, e se o mesmo tiver vamos supor de qiatro pessoas aptas a trabalhar na mesma cidade, vai ficar louco de contente em trabalhar na sua empresa, pois haja visto com a crise agrícola a mesma família irá ganhar somado os quatro salários, o que na colheita era uma ou duas vezes por ano., só isso,
2006-11-24 11:09:21
·
answer #2
·
answered by alceu 7
·
0⤊
0⤋
A melhor forma é :
1. Defina se há uma real necessidade de contratação, havendo, defina o perfil que seu empregado deverá ter, com base na função que irá exercer, tais como sexo, escolaridade, capacitação técnica, tempo de locomoção da residência ao trabalho, o horário de trabalho e principalmente o salário e benefícios.
2. Defina também se para o perfil da vaga, há possibilidade de contratação de estagiários em vez de empregados, este tipo de contratação torna os encargos trabalhistas menores. PENSE SÉRIO nisso.
3. Pode ser estagiários ? Faça seu cadastro em alguma faculdade e procure junto a esta candidatos, ou entre em contato com agências especializadas neste serviço como a MUDES, CIEE ou ate mesmo o Catho.
4. Não podendo ser, lhe sobra colocar um anúncio e coletar curriculos. anuncio pode ser tanto on line nas agencias que prestam este serviço ou na forma tradicional, por jornal.
5. Coletado os curriculos, selecione os que se enquadram no perfil anteriromente definido.
6. IMPORTANTE -> Não tenha pena das pessoas na hora da contratação, desculpa, você é um empresário, não a LBV. Contrate o melhor que sua verba permita, bons salários com pespecticas de crescimento lhe darão os melhores empregados.
7. Separado os curriculos, marque entrevistas com espaço de tempo de no mínimo 30m entre elas, isso evita o constrangimento de realizar várias entrevistas simultâneas (para cargos de chefia), se o cargo for nível hierárquico mais baixo, marque com 15minutos.
8. Use um roteiro para fazer a entrevista, seja direto e tenha paciencia, quem está sendo entrevistado, está muito nervoso porque se está lá, precisa da colocação, em hipótese ALGUMA, seja grosseiro ou desconte suas raivas no candidato, você corre o risco de perder o melhor funcionário da seleção por causa disto.
9. NUNCA diga no dia para a pessoa que você entrevistou que está contratada, diga que ligará no dia tal e se você decidir que ela é o cnditado certo, contrate. Faça TODAS as entrevistas e escolha entre elas, nunca escolha de primeira.
10. Na entrevista, explique as regras da empresa, as normas de conduta se houver, e seja direto, objetivo, não fale sem parar, seja honesto na entrevista, se o candidato mentiu no curriculo, (muito comum, pela necessidade) converse com ele e pergunte o porque disto, se a resposta não lhe agradar, agradeça por ter vindo e dispense. Não perca seu tempo.E coloque notas no curriculo DEPOIS que o candidatro sair da sala, os negativos e possitivos para uma avaliação posterior.
11. Por fim, só anuncie se realmente for contratar, você irá perder o seu tempo e de muitas outras pessoas.
2006-11-20 11:59:05
·
answer #3
·
answered by betofrotta 2
·
0⤊
0⤋