English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-20 02:01:56 · 11 respostas · perguntado por Anonymous em Saúde Doenças e Patologias Câncer

11 respostas

O QUE É?
A hemodiálise é um procedimento que filtra o sangue. Através da hemodiálise são retiradas do sangue substâncias que quando em excesso trazem prejuízos ao corpo, como a uréia, potássio, sódio e água.
COMO FUNCIONA A HEMODIÁLISE?
A hemodiálise é feita com a ajuda de um dialisador (capilar ou filtro). O dialisador é formado por um conjunto de pequenos tubos. Durante a diálise, parte do sangue é retirado, passa através da linha arterial do dialisador onde o sangue é filtrado e retorna ao paciente pela linha venosa.
Atualmente, tem havido um grande progresso em relação à segurança e a eficácia das máquinas de diálise, tornando o tratamento bastante seguro. Existem alarmes que indicam qualquer alteração que ocorra no sistema (detectores de bolhas, alteração de temperatura e do fluxo do sangue, etc.)
Lembre-se: a máquina de diálise é sua aliada. Pergunte ao seu médico ou auxiliares como funciona a máquina onde você dialisa pois quanto maior for o seu conhecimento, maior será sua confiança e melhores os resultados do tratamento.
EM QUANTO TEMPO ACONTECE A HEMODIÁLISE?
Em geral, a hemodiálise é feita três vezes por semana, com duração de quatro horas. Pode existir variações neste tempo de acordo com o tamanho e a idade do paciente, assim como em uma mulher grávida. De fato, crianças e adultos de grande porte podem necessitar de um tempo maior.
Não perca tempo: aproveite o tempo da sessão de diálise para ler escrever conversar; assistir televisão ou simplesmente dormir um pouquinho.
ALGUNS PROBLEMAS QUE PODEM SURGIR DURANTE A HEMODIÁLISE
E bastante comum sentir cãibras musculares e queda rápida da pressão arterial (hipotensão) durante a sessão de hemodiálise. Estes problemas acontecem, principalmente, em conseqüência das mudanças rápidas no equilíbrio dos líquidos e do sódio. A hipotensão pode fazer com que você sinta fraqueza, tonturas, enjôos ou mesmo vômitos. O início do tratamento dialítico pode ser um pouco mais difícil pois, nesta fase, o corpo está adaptando-se a uma nova forma de tratamento. Você poderá evitar muitas complicações se seguir a dieta recomendada, tomar poucos líquidos e tomar seus remédios nos horários corretos.
Lembre-se: durante a sessão de hemodiálise, o médico ou auxiliares devem ser comunicados caso você não esteja se sentindo bem, para que receba o tratamento necessário rapidamente.
O QUANTO DE DIÁLISE É SUFICIENTE
Atualmente, podemos medir a quantidade de diálise e podemos mudar essa quantidade aumentando ou diminuindo o tempo de diálise, o número de sessões semanais, o fluxo do sangue ou o tamanho do dialisador.
Seu médico é quem determina a quantidade de hemodiálise que você precisa, de acordo com o estado de atividade de seu corpo, da sua alimentação e ingestão de líquidos. O objetivo do tratamento é que você esteja sempre sentindo-se bem, bem nutrido, livre de inchaços, com a pressão controlada e com os exames de sangue mostrando quantidades aceitáveis de potássio, uréia, etc.
Lembre-se: o uso correto das medicações e dietas recomendadas, ajudam muito no tratamento de hemodiálise
O QUE É PESO SECO?
Você já deve ter ouvido falar e pode ter sentido os prejuízos de chegar para a sessão de hemodiálise com um peso muito acima de seu peso seco. Mas afinal o que determina o seu peso seco?
O peso seco é o seu peso ideal, com o qual você deve estar sentindo-se bem, sem inchaços, com pressão arterial normal, com exames de avaliação do pulmão e do coração normais. Este peso deve ser atingido ao término de cada sessão de hemodiálise. Quando se ingere muita água ou outros líquidos entre as sessões de hemodiálise, o seu peso pode ficar muito acima do peso seco e, além do inchaço, você pode sofrer intensa falta de ar; antes de chegar o momento de uma nova diálise. Para perder todo o excesso de peso durante a próxima sessão, você estará sujeito a cãibras, queda acentuada da pressão arterial, náuseas, vômitos e mal-estar: Pergunte ao seu médico qual é o peso ideal para você e quantos quilos é permitido ganhar entre cada sessão de hemodiálise.
Lembre-se: você se sentirá bem melhor se seguir à risca as determinações de seu médico quanto ao seu peso ideal.
MEDICAMENTOS E SEU USO NA HEMODIÁLISE
Os pacientes em hemodiálise, muitas vezes, necessitam de medicamentos que requerem cuidados especiais em sua administração.
Os medicamentos para o controle da pressão arterial, chamados anti-hipertensivo, são freqüentemente utilizados e devem ser tomados diariamente, por pacientes com pressão elevada. Porém, alguns pacientes apresentam freqüentemente queda da pressão arterial (hipotensão) durante a hemodiálise, e podem ser dispensados do uso do anti-hipertensivo no dia da sessão de hemodiálise. Pergunte ao seu médico se você deve ou não tomar o anti-hipertensivo antes da sessão de diálise e siga rigorosamente as orientações recebidas.
Os medicamentos necessários para evitar ou tratar a anemia e que podem ser usados durante ou logo após a sessão de hemodiálise são a
eritropoetina e o ferro endovenoso. O ferro endovenoso pode ser usado um pouco antes do término da sessão de hemodiálise, mas a eritropoetina é, em geral, administrada logo após. Caso seja recomendado o uso destes medicamentos, não tenha pressa para ... ir embora, espere que os medicamentos sejam administrados.
A FÍSTULA ARTÉRIO-VENOSA
Um fácil acesso à sua corrente sanguínea é essencial para que o sangue possa circular até o dialisador e para que retorne ao corpo.
A fístula artério-venosa usada para a diálise é uma ligação entre uma artéria e uma veia, feita através de uma pequena cirurgia. A alteração no fluxo do sangue deixa a veia mais larga e com as paredes mais fortes e resistentes, permitindo então um fluxo de sangue rápido e a realização de várias punções, sem que a veia "estoure". Para que a veia da fístula esteja em boas condições de punção, ou como dizemos, para que a fístula amadureça, são necessárias algumas semanas. Por isso , mais recomendado é que se faça esta pequena cirurgia alguns meses antes de se iniciar a hemodiálise, assim quando for necessário, a fístula estará pronta para ser puncionada.
Mantenha o braço da fístula bem limpo, lavando sempre com água e sabonete.
Isto evita infecções que podem inutilizar a fístula. Qualquer sinal de inchaço e/ou vermelhidão deve ser comunicado imediatamente ao médico ou às enfermeiras.
Faça exercícios com a mão e o braço onde está localizada a fístula, isto faz com que os músculos do braço ajudem no amadurecimento da fístula.
Evite carregar pesos ou dormir sobre o braço onde está a fístula, pois a pressão sobre ela pode interromper seu fluxo.
Não permita as verificações de pressão no braço onde esta localizada a fístula, pois o fluxo de sangue pode ser interrompido.
Não permita a retirada de sangue ou o uso de medicamentos nas veias do braço da fístula, a não ser que seu médico ou auxiliares autorizem. As retiradas de sangue podem criar coágulos no interior do vaso de sangue e interromper seu fluxo e os medicamentos podem irritar as paredes das veias.
Caso aconteçam hematomas (manchas roxas) após uma punção, use compressas de gelo, no dia e água quente nos dias seguintes, conforme a recomendação médica ou da enfermagem.
É sempre bom evitar as punções repetidas em um mesmo local da fístula, para que não se formem cicatrizes que dificultam as próximas punções.
ALGUMAS DICAS PARA SE TER UMA BOA FÍSTULA
Você pode ajudar as enfermeiras e auxiliares a escolher o local menos doloroso, menos utilizado frágil para a punção no início da hemodiálise.
Tenha o hábito de palpar seu pulso na região da fístula para sentir o fluxo de sangue passando. Caso perceba que o fluxo está muito fraco, diferente do costumeiro ou que parou completamente, procure auxílio médico imediatamente pois este é um sinal de mal funcionamento ou perda da fístula.
Lembre-se: uma fistula bem cuidada pode durar anos.
QUANDO A FÍSTULA NÃO É POSSÍVEL
O braço é o local mais comum para a confecção da fístula. Quando este local não pode ser usado, as veias da virilha ou da perna podem ser uma alternativa.
O cateter de duplo lúmen permite a retirada e a devolução do sangue, sendo utilizado quando há necessidade de se iniciar o tratamento de hemodiálise mas não houve tempo para a realização da fístula, se ela não amadureceu o suficiente ou ainda se existe algum problema com a fístula.
Lembre-se: nunca falte a uma sessão de hemodiálise. Quando você deixa de fazer a diálise você pode estar arriscando sua vida.
Nutrição antes da Diálise
Dra.Luisiana Lamour - Nutricionista Clínica com Especialização em Alimentação Institucional pela Universidade Federal de Pernambuco.
Nutricionista dos Serviços de Nefrologia e Oncologia do Hospital Barão de Lucena.
Nutricionista do Serviço de Geriatria do Real Hospital Português-Real Geriatria.
Os rins funcionam como se fossem os filtros da nossa casa fazendo com o organismo fique limpo e saudável.Quando ficam doentes, o sangue não é filtrado adequadamente e os produtos tóxicos produzidos na digestão dos alimentos não são eliminados totalmente pela urina.
Uma alimentação equilibrada é muito importante e,na Doença Renal Crônica mais ainda,para evitar que seja necessário entrar no processo de Hemodiálise,que é a filtração do sangue através de máquinas.
Neste tipo de doença devemos controlar alguns nutrientes tais como as proteínas, o fósforo, o cálcio, o sódio (sal), o potássio e os líquidos.O excesso de proteínas faz com que os rins fiquem sobrecarregados levando a intoxicação. Já o excesso de sal causa elevação da pressão arterial, com retenção de líquidos provocando inchaço (edema)no corpo.O fósforo em excesso pode levar a piora da função dos rins; se a pessoa urina bem, os líquidos e o potássio não precisam ser diminuídos, mas deve-se observar que alguns medicamentos para controlar a pressão podem aumentar o potássio no sangue.Quando isso acontece, faz-se necessário diminuir a sua ingestão.Quanto ao cálcio, já é o contrário, às vezes é preciso suplementar com medicação, pois o seu aproveitamento pelo organismo encontra-se prejudicado quando os rins estão muito doentes.
Os alimentos muito ricos em proteínas são as carnes de boi,bode,frango,peixe,ovos,leite e seus derivados e a soja ,entre outros. Já os mais ricos em sódio são o próprio sal de cozinha, alimentos enlatados, alimentos embutidos tipo salsicha,mortadela,salgadinhos,produtos de pastelaria,peixes e carnes curtidas,tipo sardinha,bacalhau,carne de charque.
Os mais ricos em fósforo são o leite e os derivados, sorvetes, fígado, e outras vísceras, peixes, mariscos, ovos, chocolate, amendoim e coco. Quanto ao potássio, temos alimentos bastante ricos neste mineral como banana prata, melão, uva, abacate, tomate e derivados, ,batata inglesa,pimentão,caldos de legumes,caldo de feijão,café solúvel,leite em pó,entre outros.Mas,vale lembrar que o potássio só deve ser diminuído se estiver alto nos exames .
Todos os alimentos citados devem ter a sua quantidade controlada e, parece ser difícil fazer uma dieta com tantas restrições, porém não é, pois, o nutricionista vai lhe ajudar a comer de tudo um pouco, desde que a alimentação seja equilibrada de acordo com as suas necessidades.Além disso, é de fundamental importância um bom acompanhamento médico e nutricional com exames periódicos evitando assim, o processo de Hemodiálise.
O papel da assistente social no acompanhamento dos pacientes em hemodiálise
Thêmis Wladya
“São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção a maternidade e a infância, a assistência aos desamparados, na forma desta constituição.” (art. 6º, Constituição da República Federativa do Brasil.)
É obrigação do Estado e da sociedade assegurar à pessoa portadora de insuficiência renal seus direitos sociais, civis, políticos e individuais respeitando sua dignidade como pessoa humana.
A assistência social é um serviço prestado aos pacientes renais com a finalidade de esclarecer seus direitos sociais e os meios de exercê-los.
A ação profissional está voltada para:
- Educação previdenciária;
- Acesso à documentação necessária ao exercício de cidadania;
- Concessão ou encaminhamento para aquisição de recursos materiais (transporte, cestas básicas, órtese/prótese, etc.);
- Encaminhamento para recursos da comunidade (abrigos, pensões, instituições, clínicas de hemodiálise, etc.);
- Articulação com setores da sociedade (INSS, ONGS, Secretarias de Saúde, conselhos de moradores, etc. que possam auxiliar na obtenção de serviços e/ou benefícios que restabeleçam a cidadania do paciente renal);
- Triagens sócio-econômicas (“opinião” a respeito de quem deve ou não receber ajuda material e/ou serviços gratuitos);
- Elaboração de parecer social;
- Atendimento ao paciente e sua família para elaboração de estudo psico-social ou sócio-econômico, visando minimizar situações problemas (conflitos familiares, dúvidas com relação à patologia e ao tratamento), através de orientações, esclarecimentos e se necessário encaminhamento a outros profissionais da área de saúde e/ou recursos da comunidade.

2006-11-20 02:13:25 · answer #1 · answered by Alexandre M 6 · 1 0

vcs copiam respostas aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

2015-06-28 14:42:11 · answer #2 · answered by elisangela 1 · 1 0

è a filtragem do sangue atraves de um equipamento, isso acontece pq os rins não conseguem fazer esse trabalho, o tratamento é doloroso e em alguns casos a pessoa tem que fazer transplante de rins, dificil encontrar um doador.

2006-11-20 12:58:48 · answer #3 · answered by lindinha 1 · 1 0

Bem, a hemodialise consiste em um tratamento paleativo para fazer a funçao renal já q ela esta prejudicada. Os rins sao orgao vitais responsaveis pela filtraçao do sangue com a liberaçao de produtos toxicos resultante do metabolismo do organismo, mantendo a homeostase, sem essa filtraçao o organismo morreria em poucos dias. Assim a maquina vai realizar tao funçao para isso deve fazer uma fistula arterio-venosa que consistem em uma cirurgia para unir a arteria com a veia, ficando ligadas por um dispositivo que é conectado a maquina, ja que na maioria das vezes o paciente faz varias sessões de hemodialise. Existe um filtro na maquina alem de outras substancias para retirar todo o material inutil do organismo!
OK

2006-11-20 13:50:13 · answer #4 · answered by Rodolfo T 2 · 0 0

A Hemodiálise é o processo de filtragem e depuração de substâncias indesejáveis do sangue como a creatinina e a uréia. A hemodiálise é realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda, já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais.

Basicamente a separação por diálise é um processo lento que depende das diferenças entre o tamanho das partículas e entre os índices de difusão dos componentes coloidais e cristaloidais. Quando uma mistura é posta num recipiente de colódio, pergaminho, ou celofane e submersa em água, os íons e pequenas moléculas atravessam a membrana, deixando as partículas coloidais no interior do recipiente.

Na hemodiálise, o sangue é obtido de um acesso vascular (cateter venoso central ou fístula artério-venosa) e impulsionado por uma bomba até o filtro de diálise, também conhecido como dialisador. No dialisador, o sangue é exposto à solução de diálise (também conhecida como dialisato) através de uma membrana semipermeável, permitindo assim, as trocas de substâncias entre o sangue e o dialisato. Após ser retirado do paciente e passado através do dialisador, o sangue “filtrado” é então devolvido ao paciente pelo acesso vascular.

As máquinas de hemodiálise possuem vários sensores que tornam o procedimento seguro e eficaz. Os principais dispositivos presentes nas máquinas de diálise são: monitor de pressão, temperatura, condutividade do dialisato, volume de ultrafiltração, detector de ar, etc.


Máquina de hemodiáliseUma sessão convencional de hemodiálise tem, em média, duração de 4 horas e freqüência de 3 vezes por semana. Entretanto, de acordo com as necessidades de cada paciente, a sessão de hemodiálise pode durar 3 horas e meia ou até mesmo 5 horas, e a freqüência pode variar de 2 vezes por semana até hemodiálise diária para casos seletos.

Índice [mostrar]
1 Mecanismos de transferência de massas
2 Dialisador
3 Dialisato
4 Anticoagulação
5 Conceitos
6 Enlace



[editar] Mecanismos de transferência de massas
Difusão : solutos urêmicos e potássio, difundem-se do sangue do para a solução de diálise, obedecendo a um gradiente de concentração.
Ultrafiltração: uma pressão hidrostática maior no compartimento do sangue e menor no compartimento do dialisato, favorece a passagem de líquido do sangue para o dialisato, permitindo a retirada de volume do paciente.
Convecção: a diferença de pressão entre o compartimento do sangue e dialisato, favorece a saída de líquidos do sangue, arrastando consigo solutos de baixo peso molecular. Esse arraste de solutos é conhecido como convecção.
Adsorção: é a impregnação de substâncias nas paredes da membrana semipermeável.

[editar] Dialisador
O filtro é constituído por dois compartimentos: um por onde circula o sangue e outro por onde passa o dialisato. Esses compartimentos são separados por uma membrana semipermeável e o fluxo de sangue e dialisato são contrários, permitindo maximizar a diferença de concentração dos solutos em toda a extensão do filtro.

As membranas são compostas por diferentes substâncias: celulose, celulose modificada (celulose acrescida de acetato) e substâncias sintéticas (polissulfona, etc). Existem diferentes tipos de filtros, cada um com características próprias como por exemplo, clearance de uréia e maior ou menor área de superfície. Assim, podemos escolher um determinado filtro de acordo com as condições clínicas e necessidades de cada paciente. A escolha do dialisador é dada pelo peso do paciente, pela tolerância à retirada de volume e pela dose de diálise necessária.

Atualmente os dialisadores passam por uma prática segura de reprocessamento, o qual limpa, analisa performance e esteriliza o mesmo. Os dialisadores são reutilizados sempre pelo mesmo paciente. Afim de evitar riscos de contaminação, doentes com sorologia HIV+, não são enquadrados na prática de reutilização do dialisador.


[editar] Dialisato
A solução de diálise contém solutos (Na, K, bicarbonato, Ca, Mg, Cl, acetato) que irão entrar em equilíbrio com o sangue durante o processo dialítico, mantendo assim a concentração sérica desses solutos dentro dos limites normais.

É importante ressaltar que a água usada durante a diálise deve ser tratada e sua qualidade monitorada regularmente. A presença de compostos orgânicos (bactérias) e inorgânicos (Al, Flúor, Cloramina, etc.) podem causar sintomas durante a hemodiálise ou induzir alterações metabólicas importantes.

A máquina de hemodiálise mantem controle total sobre o dialisato, como nível de condutívidade e temperatura da solução, afim de evitar possíveis complicações durante o tratamento.


[editar] Anticoagulação
A anticoagulação deve ser feita para evitar a coagulação do sangue no circuito de diálise. Pode-se usar heparina não fracionada ou de baixo peso molecular, com infusão em bolus ou mesmo de maneira contínua. A diálise sem heparina deve ser usada sempre em pacientes com alto risco para sangramento. Para isso utiliza-se alto fluxo de sangue e lavagem do circuito com soro fisiológico a cada 30 minutos. Os fatores que favorecem a coagulação do sistema são: baixo fluxo de sangue, hematócrito alto, catéter endovenoso, alta taxa de ultrafiltração e transfusões intradialíticas.

O paciente não recebe anticoagulação quando a pressão arterial estiver com a diastólica acima de 110mmHg, exemplo: 190x120mmHg; uma vez que tal situação aumento risco para a ocorrência de um acidente vascular encefálico de origem hemorrágica.


[editar] Conceitos
Hemodiálise: a solução de diálise passa pelo filtro, ocorrendo trocas de solutos com o sangue por difusão, ultrafiltração e convecção. Nesse processo, a quantidade de líquido removida é de 3 a 6 litros, levando de três a cinco horas em terapia convencional.
Hemofiltração: não se usa a solução de diálise, ocorrendo somente a ultrafiltração e convecção. Nesse caso, é utilizado dialisador de alto fluxo, ou seja, bastante permeável à água. Sendo assim, o volume de líquido retirado do paciente é de 30 a 50 litros por dia. Por esse motivo é infundida uma solução de reposição a fim de compensar essa enorme perda de volume.
Hemodiafiltração: é a combinação da hemodiálise e hemofiltração. Usa-se solução de diálise e filtro de alto fluxo permitindo uma ultrafiltração de 30 a 50 litros por dia, com a necessidade de se utilizar solução de reposição.
valeu.

2006-11-20 06:13:19 · answer #5 · answered by M.M 7 · 0 1

É uma filtragem, todo o sangue do corpo do paciente doente, passa por uma maquina que substitui os rins, por que a todo instante o corpo precisa produzir toxinas e tambem de elimina-las, uma pessoa se ficar um dia sem o tratamento é provavel que morra, por causa das impurezas do proprio sangue.eu posso apenas ter do dessa gente, quem passa por hemodialese, mas ainda bem que sou doador, de sangue e quando morrer podem tirar tudo que sirva pra alguém que esteja precisando..

2006-11-20 02:21:37 · answer #6 · answered by █Lσbσ_∂σ_Áяtι¢σ█ do Pólo Norte 7 · 0 1

ele executa a função de um rim paralisado, ou seja o aparelho faz a filtragem do sangue!!!

2006-11-20 02:07:51 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 1

A hemodiálise é um procedimento que filtra o sangue. Através da hemodiálise são retiradas do sangue substâncias que quando em excesso trazem prejuízos ao corpo, como a uréia, potássio sódio e água.
A hemodiálise é feita com a ajuda de um dialisador (capilar ou filtro).

O dialisador é formado por um
conjunto de pequenos tubos chamados "linhas". Durante a diálise, parte do sangue é retirado do corpo, passa através da linha em um lado, onde o sangue é filtrado e retorna ao paciente pela linha do lado oposto. Atualmente tem havido um grande progresso em relação a segurança e a eficácia das máquinas de diálise, tornando o tratamento bastante seguro. Existem alarmes que indicam qualquer alteração que ocorra no sistema (detectores de bolhas, alteração de temperatura e do fluxo do sangue, etc).

Entendeu?? Espero que sim...Bjss

2006-11-20 02:06:27 · answer #8 · answered by *Gata_Smack* 2 · 0 1

É um tratamento feito em hospital, onde todo o sangue é filtrado.é demorado e cansativo.

2006-11-20 02:04:53 · answer #9 · answered by cleusa Aparecida d 2 · 0 1

vc vai friutar o seu saigue por q os seu ris ñ esta bem

2006-11-20 02:04:45 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers