English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O Q VCS ACHAM D BRUXARIA?? As religiões vêem com indiferença? Ou condenam? A sociedade brasileira é mais compreensível aos bruxos? Alguem sabe alguma passagem da Bíblia q fala sobre isso? Respondi a uma pergunta da IZA ( http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ake4.EIT96ZA5nNNd9YTBwzI6gt.?qid=20061120035821AAYR1wO) indagora onde falo q a Bíblia condena mas não me lembro em q parte, alguem pode me ajudar? Não é idólatra, nem espirita, mas bruxo!!!! Em q parte ha algo? Os 3 reis magos q encontraram Jesus não recorreram a magos(e o eram) pra saber sobre Jesus? Q vcs me dizem?

2006-11-19 23:44:17 · 17 respostas · perguntado por proteinado 3 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

do Lat. magu < Gr. mágos, sacerdote persa


s. m.,
sacerdote persa ou medo;

astrólogo (entre os Gregos e os Romanos);

feiticeiro;

cada um dos três reis que foram a Belém visitar Jesus recém-nascido;

adj.,
fascinador;

encantador.

2006-11-20 22:50:57 · update #1

do Lat. magu < Gr. mágos, sacerdote persa
s. m.,
sacerdote persa ou medo;
astrólogo (entre os Gregos e os Romanos);feiticeiro;cada um dos três reis que foram a Belém visitar Jesus recém-nascido;
adj.,
fascinador;
encantador.

2006-11-20 22:51:57 · update #2

17 respostas

Disso eu entendo um pouco, pois tenho estudado as Religiões, então vamos lá:

De todas as religiões, as únicas que vêem magia, feitiçaria e Bruxaria com maus olhos são as judaico-cristãs.

Na Bíblia há a advertência contra essas práticas. No entanto, há um problema no meio do caminho da interpretação que se faz da Bíblia: Essas palavras surgiram DEPOIS do tempo em que a Bíblia foi escrita. Assim, no tempo em que a Bíblia foi escrita, não existiam as palavras "Bruxaria", "Feitiçaria", "Magia", etc. Os textos foram escritos em outros idiomas (principalmente, hebraico). Pegando a palavra "Bruxaria" como exemplo: Bruxaria vem do grego "brouxo" = transformador. Só que a compreensão que se fazia disso é bem diferente da que se tem hoje. Com o passar do tempo, o uso das palavras acrescenta outros significados. A palavra "Bruxo" tem significados diferentes do original "brouxo". E ainda há que se levar em conta que o texto da Bíblia estava em hebraico, portanto, era outra palavra, com outra idéia...

Mas, de todo modo, hoje as religiões judaico-cristãs (Cristianismo e Judaismo) vêem a Bruxaria com maus olhos (principalmente o Cristianismo).

"Bruxaria" é uma palavra que foi usada pelos cristãos para nomear as práticas que envolvessem "transformações" (tanto que o maior temos dos cristãos da época era ser transformado em outra coisa por um(a) bruxo(a)).

Na realidade, diversas crenças foram jogadas no mesmo "saco" como sendo "Bruxaria". Principalmente, as religiões dos povos celtas. Germânicos, eslavos, bretões, escandinavos, francos, etc. Diversas crenças de diversos povos foram chamadas pelos cristãos de "Bruxaria".

Outro termo que os cristãos criaram para designar os que cultuavam outros deuses (principalmente, os cultos ligados a natureza): "pagãos" e também o termo "Paganismo". "Paganismo" vem da palavra latina "paganus" = campo, a qual deriva da palavra latina "pagus" = algo furado na terra.

Assim, a realidade é que os termos "Bruxaria" e "Paganismo" são crisções cristãs para nomear religiões que já possuiam nomes próprios. Por exemplo, "Asatru", "Druidismo", "Wanatru", etc.

Aquelas coisas que aparecem em filmes como sendo "Bruxaria" não existem, mas as práticas religiosas que acabaram sendo mal interpretadas existem.

Para entender melhor: "Magia" é qualquer ATO de VONTADE. Assim é que se compreendia a "magia" na Antiguidade. Desse modo, orações são formas de magia, construções humanas são formas de magia, etc. Só que hoje se tem uma compreensão errada. Quando se fala em "magia", logo se compreende como sendo aquelas coisas que se vê em filmes... Magia, portanto, existe.

Você perguntou sobre a sociedade brasileira: infelizmente, no Brasil, falando de um modo amplo, não há a compreensão do que seja a Bruxaria e menos ainda a aceitação, pois aqui há forte tradição cristã, assim, a mente das pessoas acaba por tratar do tema do modo como o Cristianismo vê... Quando não é com raiva que se fala de "Bruxaria", é com desprezo, pois a maioria tem a idéia de que "Bruxaria" seja aquilo que se vê em filmes...

Diferença entre Bruxaria e Feitiçaria: Feiticeiro seria aquele que realiza feitiços, seja ele bruxo ou não. Bruxaria, como comentei, é religiosidade; Feitiçaria é prática. Assim, se o feiticeiro crê ou não crê em algo não tem relevância direta para a Feitiçaria. Já na Bruxaria há diversas crenças.

Geralmente, há a presença de uma ou mais Deusas e um ou mais Deuses na Bruxaria. Pode existir apenas uma Deusa ou apenas um Deus. Na Asatru, por exemplo, a divindade suprema é um Deus (Odin) e no Druidismo a divindade suprema é uma Deusa.

De fato, os 3 reis eram magos e, assim, recorreram à magia. E nem por isso deixaram de ser recebidos por Jesus. A bem da verdade, foram bem recebidos e puderam prestar suas homenagens a Jesus... (boa observação!)

Acho que já falei demais.

Mas pode perguntar por e-mail também.

­

2006-11-20 05:01:14 · answer #1 · answered by Anonymous · 3 0

no fundo, ninguem sab o q eh ser bruxa,,,,, se soubessem, n falariam bobagens.....

e n, n tm NADA A VR c/ macumba, amarraçao;;;;
nd a vr !!!

o proprio Jesus era bruxo???
Sao Francisco de Assis era bruxo?! o e Sao de Francisco de Paula?? e otros santos q "comandavam" os elementos..??
Eles n viviam em comunhao c/ a Natureza tb???
jah sei, jah sei...vai tr 1 mont d gent doida m xingando aki embaixo....pffffffff
as pessoas tm 1 ideia mt pre-concebida das coisas...oviram alguem falar e jah pegam como sua verdade,,,,n procuram saber.... td ritual eh bruxaria....catolico, evangelico....missa c/ defumador....aqeles 318 pastores....
isso q eh bruxaria..... entao n eh errado...
agora, se alguem leva p/ lado ruim....problema eh dessa pessoa...qlqer coisa pod ser levada d forma errada, n existm padres e pastores loucos??!!

2006-11-20 00:40:11 · answer #2 · answered by brida_joanadarc 3 · 2 0

Eu ñ sei mas tenho uma amiga que é bruxa.Ela ñ diz isso quase ninguem.Os feitiços dela são ótimos!
Beijinhos...............................

2006-11-20 00:02:57 · answer #3 · answered by sem mensagem 2 · 2 0

Muita gente confunde bruxaria com coisas ruins, mas posso afirmar que isso está muito ligado mitos. Bruxo, Feiticeiro, Mago, são nomes ligados à magia. E magia é a composição de um ou mais fatores e elementos que, juntos, iniciam uma coisa a qual podemos denominar de "Encantamento". Todos nós temos um pouco de bruxos ou bruxas, feiticeiros ou feiticeiras, magos ou magas. Na cozinha, quando se prepara o almoço, amulher (ou o homem) mistura elementos e faz o encantamento da boa comida, do aroma agradável que abre o apetite. Assim, Bruxaria não é nem religião, nem filosofia, ou estaria mais próxima desta última. Bruxaria, de fato, seria um conhecimento, um saber, da composição e da mistura dos elementos. Nada de ruim, apesar do que dizem os "fanáticos".

2006-11-19 23:58:47 · answer #4 · answered by Paulo 7 · 2 0

vamos concordar que, até os apologéticos, falam que muitas partes da bíblia não foram corretamente traduzida. o termo "bruxa" ou "bruxaria" pertence a um conceito e cultura que não faz parte da época em que o antigo testamento e os evangelhos foram escritos/traduzidos. o que houve, como é de se esperar, é que sacerdotes e profetas usaram a oportunidade de escrever a torah e a mishva do jeito que eles queriam (da mesma forma que fizeram padres e pastores). então, nada mais obvio que eles distorceriam palavras ou tradições para fazer as pessoas pensarem que a curandeira, a profetisa (chamada de vidente) ou a sacerdotisa não eram pessoas confiáveis. como muitos sacerdotes e profetas atuais, misturam e confundem todas nessa palavra cheia de preconceito -bruxa- quando no original a condenação era contra quem produzisse veneno (seja homem ou mulher) por meio de infusões.

2006-11-19 23:57:26 · answer #5 · answered by betoquintas 6 · 2 0

a religião católica, não sei. mas pessoas que se diziam católicos na época da inquisição, condenavam pessoas a fogueira se fossem tachados de bruxos. claro que tinham um julgamento prévio e justo.
primeiro passavam pelo teste do afogamento e se não morressem afogados é porque eram bruxos. então eram queimados em fogueiras.
que ironia em!! qualquer um que não gostasse de vc e que tivesse interesse em teus bens e com um pouco de poder, podia te taxar de bruxo. ou mesmo a mulheres que se negavam a deitar com eles eram também assim punidas.
foi uma época horrível e que foi dado como uma enorme mancha na igreja católica.
mas no meu entender isso não era coisa da religião que pregava tanto amor entre os fiéis, e, sim dos senhores feudais que abusavam de seu poder em nome de Deus.
um grande abraço. ete.

2006-11-25 13:05:11 · answer #6 · answered by ete 5 · 1 0

Não acho nada simplesmente ñ acredito em magia,ñ acredito q um banho de folhas vai tirar olho grande e etc ,acredito sim na força fototerápica das ervas pq elas são remédios q curam daí é se vc tomar um chá q uma bruxa lhe mandou q tem fins curativos vão curar é claro cada erva tem a sua função ma´s falar q traz homem ou a mulher de volta ,te dá emprego acho de mais é pura crendice

2006-11-24 05:17:04 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

Eles eram reis,sabiam do nascimento do Messias, devido a estrela que brilhou no dia do nascimento de Cristo.Eram orientados por astrônomos.

2006-11-19 23:53:38 · answer #8 · answered by Daniella YR 7 · 1 0

eu acho que condenam.........

2006-11-19 23:46:21 · answer #9 · answered by ninguem 5 · 1 0

Isso existe?

2006-11-27 22:46:09 · answer #10 · answered by argos 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers