English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sabe-se que a média de vida na Grécia antiga girava em torno de 25 anos, como poderia os homens da Gênesis viver por tanto tempo? Teria a natureza por acaso regredido em seus passos ao invés de progredir? Ou teria aqueles homens um DNA circular e não retilíneo?

2006-11-19 21:53:01 · 13 respostas · perguntado por Parem o mundo, quero descer 6 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

13 respostas

É possível que essa lenda seja derivada da de Lao Tse, iniciador do Taoísmo.

Seja como for, só se pode mesmo ver essa lenda como lenda, no máximo como falha de contagem do tempo. "DNA circular" não seria explicação, nem há motivos para pensar em "regressão da natureza".

2006-11-19 21:58:24 · answer #1 · answered by Luis Olavo D 3 · 0 1

O problema aqui não é conhecimento biológico, mas teologo-hermeneutico. Para começar quero apenas fazer uma ratificação: conforme Gêneses 9:29, Noé viveu 950 anos.

Algumas pessoas acima já consideraram o fato de o calendário naquela época ser diferente do nosso. Uma questão que gosto de levantar na própria Bíblia para confirmar isso é referente à história de Abraão e Sara. Quando Sara estava beirando os 100 anos, Abraão informou a alguns povos que ela era sua irmã, por que tinham medo que o matassem para ficar com ela, visto que ela era "muito formosa". A idéia que o texto passa é a de que ela era muito atraente e chamava a atenção dos homens, com seus quase cem anos. Obviamente que a contagem de anos era diferente da nossa.

Mas a questão que realmente gostaria de ressaltar está em relação ao conhecimento do aramaico e hebraico antigo. Como alguns aqui deve saber, no hebraico/aramaico, idiomar utilizados nos originais do Antigo Testamento, os números são representados pelas próprias letras do alfabeto. Por exemplo, o "Aleph" (primeira letra do alfabeto hebraico) equivale ao número 1, o "Bet" ao número 2, e assim por diante. Existe ainda alguns sinais Massotéricos (que surgiram apenas por volta do século IV ou II antes A.C.) que quando adicionados à letras, passam a unidade para mil, ou seja, o "Aleph" passa a valer 1000, o "Bet", 2000 e assim por diante. Resumindo: no momento de uma tradução é muito dificil identificar quando no hebraico temos realmente um número, e que unidade está sendo utilizada. Os Judeus tem uma noção pelo que chamamos de Tradição Oral, mesmo assim, ninguém pode afirmar categoricamente que um valor numérico traduzido do hebraico antigo é realmente aquele numero. Fora uma infinidade de outras dificuldades culturais e linguísticas que apenas estudantes do hebraico tem noção que existem.

O que podemos ter certeza é de que não se travava de 950 anos como nós consideramos hoje, mas da maneira que eles consideravam na época. Ah!, e levando-se em consideração ainda que o próprio livro de Gêneses foi escrito muito tempo depois dos acontecimentos nele narrados.

Um abraço... ;-)

2006-11-19 22:29:37 · answer #2 · answered by William 3 · 1 0

DIANTE DO CONHECIMENTO DOS CIENTISTAS O QUE FALAR SOBRE QUE O HOMEM VEIO DO MACACO????

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK FALA SERIO NÉ! SE ISSO FOSSE VERDADE ÓS MACAQUINHOS DA AMAZONIA ZOLOGICO FLORESTAS ESTARIAM VIRANDO GENTE..KKKK

O QUE FALAR SOBRE ISSO HEIN!?

2006-11-19 22:20:33 · answer #3 · answered by Uyarinha 3 · 1 0

Segundo a Bíblia o homem foi criado por Deus com o propósito de vida eterna.
Seria o companheiro de Deus. Diz lá que Adão passeava na viração da tarde com Deus e com Ele conversava.
Quando foram expulsos da presença de Deus por causa de sua desobediência e pecado (a Bíblia diz que Deus não supoorta o pecado e esse faz separação entre nós e Ele) deus disse que homem já não viveria mais eternamente, mas que morreria.
Há que se ver 3 coisas.
A proximidade de Noé, e de outros tantos que vc não colocou aí, além dos que não são citados, com esse acontecimento fez com que eles vivessem mais e tinha o propósito de povoar a terra (imagine eles com 40, 50 anos, se conseguiriam algo assim).
Depois a baixa longevidade que vc cita na época pouco anterior ao nascimento carnal de Jesus se deve a fatores básicos já conhecidos, quais foram, a baixa condição de higiene e saneamento e as guerras que eram frequantes e a nedicina pouco evoluída.
Hoje, se aumentamos essa expectativa de vida, é graças aos desenvolvimentos técnicos e científicos nas áreas de saúde, mas tudo isso resulta em nada, pois, ainda não conseguimos pensar de maneira harmoniosa ou tentar viver de forma mais pacífica. Sempre tentamos guerrear, mesmo que em palavras e idéias. Nunca conseguimos pensar em aglutinar, somar, multiplicar. Só pensamos em apartar e dividir, provar o quão certos somos e os outros burros e errados.
Eu acho que vivermos 70 anos é misericórdia de Deus. Imagine a gente vivendo 100, 200, 900, com toda essa discórdia...

2006-11-19 22:13:12 · answer #4 · answered by jorge luiz stein 5 · 1 0

900 anos equivale a uns 50 anos.

2006-11-19 22:11:00 · answer #5 · answered by NUMCEI 5 · 0 0

Olha quem disse que as idades na Bíblia de fato querem dizer anos????
Para o povo bíblico ter muitos anos era sinal de benção de Deus, sem contar que o calendário não é o mesmo que o de hoje...não se pode olhar para a Sagrada Escritura com os olhos cientificos que hoje temos, mas antes é necessário saber as história lá contadas refletem a experiência de um povo que quer estar na presença de Deus e o sentem próximo a eles....

2006-11-19 22:05:23 · answer #6 · answered by Débbynha 2 · 1 1

na antiguidade, o tempo era contado de maneira diferente, não existiam calendários.

2006-11-19 22:03:37 · answer #7 · answered by irene c 1 · 0 0

Histórias da carochinha

2006-11-19 22:02:50 · answer #8 · answered by Luiz Sabra 7 · 1 1

Oi, Ademir. Não duvide das coisas da Bíblia, não.
É notório que Noé tenha vivido 900 anos e esta longevidade se deu ao ilimitado uso da cachaça ingerida por ele para dar espetáculo peladão na frente de netos e noras e depois amaldiçoar o filho que lhe cobria sempre a nudez. E olha que a pinga de vinho deveria ser ótima, pois também o Rei Assuero gostava de uma farra de marafa e um dia já muito bebum junto com cortezões e convidados, chamou a rainha Vasti para mostrar o vislumbroso corpo para a bebaiada de pé inchado e ela se recusou e foi destronada do reino e trocada por uma vadia chamada Ester.
Cara a pinga de vinho era tão boa e estimulante que um pai fugiu com as duas filhas para a montanha, encheu a cara e comeu as duas filhas e as engravidou e depois escomungou seus filhos, tornando-os inimigos número um dos hebreus, os moabitas e amonitas.
Duvide agora que os escolhidos por um maluco chamado Yaveh
possa ter vivido 900 anos.
plyeser@hotmail.com

2006-11-19 22:35:35 · answer #9 · answered by ? 6 · 0 1

Olha, eu encaro estas coisas fantasiosas da Bíblia como espécies de ensinamentos que podemos captar ou não.

2006-11-19 22:03:53 · answer #10 · answered by Gleisson Chaves 1 · 0 1

A ALIMENTAÇÃO, VIDA, E O PODER DE DEUS NA VIDA DELES, FAZIAM COM QUE VIVESSE MT MAIS DO QUE NÓS, PECADORES, QUE SÓ COMEMOS COISAS RUINS, SOMOS CHEIOS DE PROBLEMAS, ETC, SÓ ANDAMOS DE CARROS, E TEMOS A VIDA MUITO MAIS CÔMODA....

2006-11-19 21:56:21 · answer #11 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers