English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O Vaticano escondeu do domínio público durante séculos, as pesquisas e conclusões de "Da Vince", que rendeu um atrazo na medicima e aeronautica de no mínimo de quatro séculos. Os Padres espanhoes, queimaram no Sec XV, todo conhecimento milenar adquirido pelos "Maias". Ainda mais lá pra traz, também fizeram Galileu Galilei renunciar a suas descobertas, e tantas mais.
Porque as pessoas se afastam da Religião (não necessáriamente dos dogma e de Deus, mas da parte física da instituição) a medida que vão adquirindo mais conhecimento. Parece-me que a religião quer sempre que a ignorância, e ou o conhecimento limitado, seja o esteio de sustentação da sua notória "Vontade de Controle" dos Governos e das Massas. O que voces acham?

2006-11-19 12:03:34 · 19 respostas · perguntado por intermandel 3 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

19 respostas

Isso acontece porque certos dogmas religiosos ferem a razão e a lógica. Assim, só será possível crer se suspendermos nossa capacidade de raciocinar e julgar e questionar. Assim sendo, não é interessante para as religiões que suas ovelhas pensem e questionem, porque isso é uma ameaça à fé. Para os líderes religiosos, acreditar é bom, e pensar é perigoso. As religiões vêem a ciência com desconfiança e desprezo porque a ciência já desmistificou muitas alegações e crenças das religiões. Graças à ciência, à filosofia e aos livres pensadores as religiões hoje têm menos poder sobre as mentes das pessoas.

2006-11-19 12:08:29 · answer #1 · answered by Falco 7 · 0 0

DEPENDE.

Você está pensando em "Religião", associando a Cristianismo. Nem todas as religiões são assim.

Das religiões que conheço, exemplos que não são assim: Espiritismo, Wicca, Budismo, entre outras.

­

2006-11-19 20:10:18 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

qdo a busca intelectual prejudica os lucros da igreja catolica, ela faz o q estiver ao seu alcance para defender seus interesses financeiros

2006-11-19 20:20:04 · answer #3 · answered by sergio almeida 5 · 1 0

Porque o conhecimento faz com que se esclareça as coisas, e se descubram os absurdos que elas pretendem que sejam aceitos como verdades.
A comparação com a política é perfeita. Um povo sem cultura é dependente de meia dúzia de poderosos que tiram vantagem da situação, e fazem a maioria de bonecos indefesos.
E qual o argumento para impedir que se encontre a verdade: "a dúvida é do diabo".

2006-11-19 20:13:21 · answer #4 · answered by Didi 3 · 1 0

Nunca foi importante para o Estado e as Igrejas terem população e fiéis bem informados.

2006-11-20 15:47:47 · answer #5 · answered by ? 6 · 0 0

o cara
eu não sei...só sei que é assim

desse jeito vc não vai pro céu não....


vc falou religião uma colocação erronea pois reflete as religiões como um todo.
porem entendi sua pergunta, pois acima vc faz uma reflexão do Vaticano.
não tenho muito a dizer pois estou de pleno acordo .
salientou erros de um passado e que se propaga nos tempos de hoje, estes ja perderam o controle, dos ainda incautos, mas a medida que vão as coisas de forma tão acelerada, vão aos poucos acordando,já não tem mais como controla-los.

essa guerrilha de evangelicos X catolicos, isto é bom, pois como
consequencia atualizara cabeças atrasadas.

meu abraço

2006-11-20 01:18:32 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Não acho.
Muitas religiões fazem o que você afirmou. Entretanto o Cristianismo (aquele de Cristo, relatado na Bíblia) não. Há coerência nele.
Leia, observe por si mesmo, não acredite em tudo que ouve ou lê. Vá até a fonte. Eu sei.
Por muito tempo a Igreja usou a religião para o controle das massas, está certo. Lembra das aulas de história, a idade média, época das trevas... Mas a reforma mudou tudo quando traduziu a Bíblia para a língua do povo e o educou para dar-lhe autonomia e conhecimento. Hoje qualquer pessoa compra (ou ganha) uma Bíblia e a lê, não é necessário sacerdote. (doutrina reformada: sacerdócio universal). Você pode. Tente.

2006-11-19 20:55:43 · answer #7 · answered by Débora 3 · 0 0

A razões que a ciência desconhece e depende apenas de fé para que se acredite.

Quem crê cegamente na ciência duvida de Deus, pois o conhecimento humano não pode abarcar toda sua sabedoria inesplicável.

Se não compreendemos algo não que r dizer que não seja verdadeiro.

Não vemos o ar mas sabemos q ele existe, o átomo era uma teoria até pouco tempo, nem sabíamos se ele existia ou como realmente era até pouco tempo atrás, hoje a nanotecnologia permite manipular atomos que não conseguiamos sequer ver.

No caso do Galileu, acho que a lógica da igreja é que o mundo "homens" não estava preparado para trocar a teoria geocêntrica pela heliocêntrica, pois isso faria a fé entrar em decadência naquela época, mas a Igreja pediu deculpas em 1998 com a Encíclica Papal - Fides et Ratio (Fé e Razão).

2006-11-19 20:36:46 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Infelizmente a igreja católica tem seu lado sombrio mostrado no filme "Em nome da Rosa" com Sean Connery.

Veja também "Cruzada"

Como Maquiavel dizia, "quanto mais ignorante o povo é, mais fácil de ser dominado".

A igreja católica, teve muito poder e influência política, fazendo reis se curvarem diante da promessa do paraíso ou da ameça de ir para o inferno.(algumas "religiões" ainda são assim).
exemplo de coisas para se pensar:
-homens bomba - em troca do paraíso com 50 virgens
-pais e mães de família que tiram da boca para "doar" à igreja;
-"coisa do diabo" - conheço pessoas "realmente boas de coração" que não tem TV
-proibição da transfusão de sangue - como se isso existisse a milênios...
Pregadores de várias "RELIGIÕES" (todas mesmo) até hoje fazem este jogo maligno, usurpando a boa fé alheia em proveito próprio. Mesquinho.

Uma das características do ser humano é a forma de conviver em um sociedade harmoniosa.

Outras características são "dominador" vulgo folgado e o "dominado" vulgo submisso.
Quando estes dois se encontram, existe uma simbiose de dar pena.

2006-11-19 20:35:16 · answer #9 · answered by Henry 4 · 0 0

Inteligência, aquisição do conhecimento é poder, e isso levar o ser humano a libertação e a sua independência , não acredito que as diversas religiões , assim como os partidos políticos queiram proporcionar ao individuo esta libertação.Podemos levar em consideração o que ocorre no Brasil quando o Governo sempre colocar a Educação como prioridade em 1ºlugar , no seu plano de governo ,mais quando se realiza uma pesquisa para averiguar a colocação destas prioridades a educação some da visão dos mesmos encontra-se em 7ª lugar. Isto quer dizer que a melhor arma dos governantes e também de muitos religiosos é negação do saber.Desta forma eles clero e nobres continuam reinando sozinhos e livres..

2006-11-19 20:31:25 · answer #10 · answered by Botafogo 2 · 0 0

Depende muito de que tipo de religião e digo denominação religiosa, não corrente ou crença.
Se vc olhar as religiões orientais, de forma mais clara hinduísmo e budismo, verá que são as mais admiradas e buscadas pelo ocidente e são bem retrógradas nesse aspecto. Nada é colocado que desabone, pelo contrário são admiradas e copiadas em várias de suas práticas.
Por outro lado várias correntes cristãs são perseguidas e caluniadas por causa de algumas denominações que se utilizam, assim como a igreja católica, do obscurantismo cultural e intelectual para dominar e podar seus membros.
É preciso pensar bem e não generalizar, pois corre-se o risco de colocar numa mesma cumbuca diferentes e antagônicos pelo simples rótulo de "religião".
Nem todos são assim. Continue questionando e te peço que visite algumas igrejas evangélicas, principalmente as tradicionais, como a presbiteriana. Converse com as pessoas e discuta os temas que vc considera relevantes. Talvez vc acabe se surpreendendo positivamente.

2006-11-19 20:27:07 · answer #11 · answered by jorge luiz stein 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers