English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

faço curso de terapia holística e tenho muitas dúvidas sobre shiatsu.

2006-11-19 07:43:16 · 8 respostas · perguntado por Anonymous em Saúde Medicina Alternativa

8 respostas

O QUE É

Shiatsu é uma terapia manual desenvolvida no Japão, no início do século XX, embora originária da China, a qual, hoje reconhecida pelo Ministério da Saúde é indicada para prevenir e tratar várias doenças, tais como: dores na coluna vertebral, nas articulações, insônia, dormências, inchaços nos pés e nas mãos, tensão pré-menstrual,asma,constipação, cólicas menstruais, espasmos musculares, estresse, ansiedade, doenças cardíacas, dores de cabeça, sinusite, paralisia facial, esgotamento físico, etc...

A palavra é derivada do japonês SHI que significa "dedo" e ATSU "pressão", ou seja pressão dos dedos. Pode ser feita tanto em pessoas doentes em saudáveis com o efeito preventivo.

COMO É FEITO


Na prática, o Shiatsu utiliza técnicas de pressão, percussão, fricção, vibração, pinçamento e imposição de dedos e mãos em pontos e áreas específicas do corpo, além da movimentação de articulações e manipulação de estruturas músculo-esqueléticas com o objetivo de atuar na circulação "energética" através das técnicas de tonificar, sedar, regular, purificar e aquecer e, assim, promover a homeostase orgânica, psíquica e sobretudo energética.

O terapeuta, usando os polegares, as palmas das mãos e até mesmo o cotovelo, pressiona pontos ao longo dos meridianos do nosso corpo, de modo ritmado e modulado e vai, com esses toques, desbloqueando a energia vital. Além disso, usa técnicas de manipulação, alongamento de músculos e tendões, rotações de juntas, pressão em músculos tensos ou doloridos, melhorando assim a circulação do sangue e linfa. Como resultado, relaxa o sistema nervoso e muscular, desenvolvendo um rítmo de respiração mais eficiente e um melhor equilíbrio energético.


EM QUE SE BASEIA

A terapia do Shiatsu não é fundamentada no modelo bio-médico ocidental, ela é baseada numa concepção oriental onde acredita-se que a cura não deva ser feita através da doença. Busca-se o fenômeno que a provocou, naquele doente, deixando claro que cada paciente é um, e único na sua individualidade. Para a Medicina Chinesa, os pontos doloridos no nosso corpo, são pontos de bloqueio de energia vital e sua desarmonia energética, ora em excesso em determinados meridianos, ora deficiente em outros, é a causa das doenças.

Como medicina preventiva, o objetivo é a harmonia e a manutenção da força vital, acreditando que o corpo harmonizado, energeticamente, é saudável e não necessita de medicamentos.

INDICAÇÕES


Tratamento do estresse;
Reequilíbrio dos centros de energia (Yin/Yang);
Harmonização interior;
Relaxamento geral;
Revitalização;
Desenvolvimento da consciência e sensibilização corporal;
Manutenção e prevenção da saúde;
Eliminação de toxinas;
Alívio de dores;
Eliminação do "peso" sobre os ombros e nuca, etc...

CONTRA-INDICAÇÕES

Febre;
Infecções;
Doenças contagiosas;
Fraturas;
Varizes;
Câncer ainda sem tratamento.
Alguns pontos na grávida são abortivos (é importante que o terapeuta tenha conhecimento), mas pode trazer alívio de dores musculares.



MUDANÇAS NO INDIVÍDUO


O Shiatsu desperta o indivíduo para uma nova consciência de si próprio. Proporciona integração consigo mesmo e desenvolve uma grande sensação de equilíbrio, leveza, vitalidade e bem estar .

A SESSÃO

O paciente, geralmente, passa por uma avaliação com o terapeuta e em seguida pela terapia em si. Um sessão de Shiatsu é, geralmente, feita de 50-60 minutos, e seu número varia de caso para caso, ou da gravidade e urgência, podendo chegar de 2-4 sessões por mês.
Nesta terapia não é necessário o uso de cosméticos como óleos e lubrificantes e nem tão pouco se despir.

QUEM PODE FAZER

Qualquer pessoa, sem limites de idade ou sexo, inclusive bebês. Os idosos sentem-se muito bem pois, em sua maioria apresentam problemas de coluna, músculos e articulações . Indivíduos que trabalham no estresse das cidades grandes têm no Shiatsu um grande aliado para problemas de tensão e fadigas musculares.

Já as mulheres grávidas apesar de necessitarem de bastante atenção devido aos pontos contra-indicados têm sua circulação de retorno, inchaços e dores musculares melhoradas com a terapia do Shiatsu

2006-11-19 07:52:43 · answer #1 · answered by wendell a 7 · 2 0

SHIATSU e sua História

A cura com o emprego das mãos é objeto de estudos e mencionada nos mais antigos artigos do Oriente como: China, Japão, Índia, Egito, Mesopotâmia. Uma das maiores obras surgiu na China Nei-Ching (2650 a.C.)
A origem do Shiatsu remonta há mais de cinco mil anos aos sacerdotes taoistas, das montanhas da China, que praticavam uma forma de manipulação corporal e de meditação para harmonizar a força vital (Ki em Japonês e Qi em chinês). Mais tarde, o conhecimento da medicina tradicional chinesa foi levado para o Japão sob várias formas de práticas (Acupunctura, Tui-na, Moxibustão), dando origem à Anma, entre outras terapias.

Origem do Shiatsu China: Tao-yinn ou YaYa (Do-In) Anmo ou Anma- Tuiná

Japão: Yawara - Kwatsu - Seitai (Te-A-Te-Anpuku) } Shiatsu tradicional.

No Japão, surge no século XII o Shiatsu, a partir da introdução da medicina chinesa Do- In e Anna e tuina..
Em 1925, foi criado no Japão o Instituto de Terapia Shiatsu, em Hokkaido, por Tokujiro Namikoshi, e em 1940 foi criado o Instituto Shiatsu no Japão, (posteriormente conhecido como Escola Técnica de Shiatsu do Japão), na cidade de Otaiya.
Atualmente no Japão há dois métodos de Shiatsu, um desenvolvido por Tokujiro Masunaga (Shiatsu de Yokaia). O método Namikoshi caracteriza-se pela aplicação de pressão em determinados pontos de reflexo relacionados com o sistema nervoso central e autônomo. Já o método Masunaga se caracteriza pela utlização dos "canais de energia".
Entre os dois extremos há várias escolas japonesas de acupuntura que ensinam o shiatsu como pré-requisito para o estudo da acupuntura.
Hoje reconhecida pelo Ministério da Saúde é indicada para prevenir e tratar várias doenças, tais como: dores na coluna vertebral, nas articulações, insônia, dormências, inchaços nos pés e nas mãos, tensão pré-menstrual,asma,constipação, cólicas menstruais, espasmos musculares, stress, ansiedade, doenças cardíacas, dores de cabeça, sinusite, paralisia facial, esgotamento físico, alterações músculo-esqueléticas, bronquite,fadiga, entre outros...

OBS: vc pode tirar mais dúvidas e saber como a terapia funciona no Site www.totalbella.com

2014-09-23 20:48:22 · answer #2 · answered by Felipe 1 · 0 0

Eu já fiz. É muito bom pra relaxar. Vale a pena.

2006-11-19 17:06:35 · answer #3 · answered by TB 2 · 0 0

Shiatsu - é uma massagem japonesa criada em fins da era Meiji (1868), a partir dos recursos de pressão e vibração da técnica japonesa do Anma, que por sua vez tem origne no Do-in chinês. A palavra japonesa Shiatsu significa pressão ("Atsu") com os dedos ("Shi").

O Shiatsu é uma das ramificações da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) que trabalha com pressão com os dedos (parecido com uma massagem) em cima dos canais de energia do corpo (meridianos), assim equilibrando o fluxo da energia vital ("Ki"). Também atuam neste fluxo energético o Do-in, a Acupuntura, o Anma, entre outras terapias.

O Shiatsu é extremamente recomendado contra problemas de coluna, estresse, insônia, problemas de deficiência funcional de órgãos, como problemas de rim, problemas com evacuação e até mesmo uma simples queimação de estômago, problemas psicossomáticos como depressão, baixa auto-estima, e um infinidade de outras coisas.

O Shiatsu não é recomendado para febres, infecções, doenças contagiosas, fraturas, varises, câncer sem tratamento. Deve ser usado criteriosamente nos primeiros três meses da gestação, uma vez que há pontos de pressão (tsubôs) contra-indicados para a gestante.


Princípios
O fluxo da energia vital se faz por meio de canais no corpo humano, conhecidos como "meridianos". Em alguns pontos esta energia pode ser interrompida por algum distúrbio, tendo seu fluxo prejudicado, gerando situações de excesso de energia ki ("Jitsu")antes do tsubô e deficiência de energia ("Kyo") depois do ponto. No Shiatsu os tsubô são pressionados para normalizar o fluxo da energia ki. Um meridiano que esteja com excesso de energia ki, ou seja, esteja Jitsu, se apresenta normalmente dolorido e tenso; já o meridiano com falta de energia ki, ou seja, que esteja Kyo, se apresenta indolor e é notada uma dor agradável ao tocá-lo, uma vez que assim se estimula o fluxo energético. Desta forma, o Shiatsu atua equilibrando os meridianos Jitsu e Kyo, normalizando o fluxo da energia ki.

Ao equilibrar e normalizar o fluxo de ki, propicia-se ao organismo as condições de bom funcionamento. As doenças seriam causadas pelo desequilíbrio no fluxo de ki. Assim, busca-se a cura das doenças pela interrupção do estado de desequilíbrio do ki.

2006-11-19 16:02:04 · answer #4 · answered by BB 3 · 0 0

entra ai www.dalilaesteticaesaude.com.br

alem da shiatsu ela dá dicas de mais alguns tipos de massagens

2006-11-19 15:59:17 · answer #5 · answered by Ale 5 · 0 0

Shiatsu - é uma massagem japonesa criada em fins da era Meiji (1868), a partir dos recursos de pressão e vibração da técnica japonesa do Anma, que por sua vez tem origne no Do-in chinês. A palavra japonesa Shiatsu significa pressão ("Atsu") com os dedos ("Shi").

O Shiatsu é uma das ramificações da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) que trabalha com pressão com os dedos (parecido com uma massagem) em cima dos canais de energia do corpo (meridianos), assim equilibrando o fluxo da energia vital ("Ki"). Também atuam neste fluxo energético o Do-in, a Acupuntura, o Anma, entre outras terapias.

O Shiatsu é extremamente recomendado contra problemas de coluna, estresse, insônia, problemas de deficiência funcional de órgãos, como problemas de rim, problemas com evacuação e até mesmo uma simples queimação de estômago, problemas psicossomáticos como depressão, baixa auto-estima, e um infinidade de outras coisas.

O Shiatsu não é recomendado para febres, infecções, doenças contagiosas, fraturas, varises, câncer sem tratamento. Deve ser usado criteriosamente nos primeiros três meses da gestação, uma vez que há pontos de pressão (tsubôs) contra-indicados para a gestante.

informações retiradas da winkipédia,esses são outros links interessantes:
http://www.cdof.com.br/shiatsu.htm
http://www.copacabanarunners.net/shiatsu.html

2006-11-19 15:54:00 · answer #6 · answered by O Náufrago 3 · 0 0

O mundo globalizado em que vivemos hoje exige um grau de estresse bastante alto do qual não podemos fugir. Temos entretanto que aprender a controlá-la partindo do equilíbrio de energia positiva e negativa gerada por esse corre-corre da vida moderna. Hipertensão, colesterol elevado, diabetes, úlceras nervosas, dores de cabeça e etc. são algumas das várias conseqüências desse estresse e que muitas pessoas acabam adquirindo outras patologias quando apenas procuram uma forma medicamentosa alopática sem o combate ou controle efetivo da causa. Para ajudar nesse processo, vem crescendo as terapias alternativas e entre elas o Shiatsu.

Nascida no Japão teve sua origem em outra massagem chamada Amna que utiliza técnica como esfregar, apalpar, apertar com dedos e etc.

Embora cada shiatsoterapeuta use uma variedade de técnicas associadas, todas partem de um princípio comum fundamentado na força vital conhecida como "Ki" ou "Chi", para nós ocidentais, traduzida como energia, fato inegável em qualquer crença. Se nosso corpo tem energia ela corre por algum lugar e deve ter um caminho chamado de meridianos assim como o sangue corre pelas artérias e veias. Segundo a teoria japonesa, cada meridiano está ligado a um órgão ou função psicofísica e seu respectivo "Ki" podendo ser tocado em certos pontos ao longo de seu trajeto representado por um verdadeiro mapa que são os mesmos da acupuntura, uma especialidade reconhecida pela Medicina. Em japonês esses pontos são os "Tsubôs".

2006-11-19 15:53:05 · answer #7 · answered by =GaUrXo= 2 · 0 0

O shiatsu é uma massagem oriental que é feita atravez de pressão em determinados pontos de enregia ( yan e ying) com dedos, cotovelos e até joelhos. Eu fiz o curso pois faço fisioterapia e queria concilhar com a profissão, eu aprendi muito mas fiz o curso de shiatsu no chão e na fisio a maioria dos pacientes não podem deitar no chão.

2006-11-19 15:52:17 · answer #8 · answered by Márcio 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers