English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Você sabia que projetos buscam combustível a partir do bagaço de cana?
Parceria entre empresa do Paraná e IPT de São Paulo pretende criar nova solução de biodiesel. Na busca pela energia renovável e totalmente não-poluente o Brasil está se tornando pioneiro.
Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em parceria com a empresa Raudi Energia Tecnologia em Combustíveis Limpos, desenvolvem um projeto capaz de transformar bagaço de cana em combustível limpo. A tecnologia de gaseificação do bagaço, já patenteada, converte a biomassa em gás a partir de uma síntese química, viabilizada através de um catalisador.
O gás é transformado em biodiesel, livre de enxofre - sério problema ambiental do diesel fóssil - e com alta octanagem. Depois de finalizado, o gás sintetizado no gaseificador será capaz de gerar gasolina, óleo diesel, metanol, ácido acético, etanol, DME - produto que substitui tanto o diesel quanto o GLP de cozinha-, hidrogênio e fertilizantes. Muitos dos derivados de petróleo poderão ser substituídos por uma fonte renovável
Veja no www.ambienteemfoco.com.br

2006-11-18 12:01:40 · 7 respostas · perguntado por AMBIENTE EM FOCO 2 em Ecologia e Meio Ambiente

7 respostas

Apesar de que você perguntou mas já respondeu e muito bem, vou acrescenatr mais algumas informações visto que esta tentativa de aproveitar o bagaço da cana teve início a partir do momento que foram privatizadas as empresas geradoras de energia elétrica. No período das estatais este assunto era proibido.

Cálculos preliminares demonstram que o bagaço de cana, subproduto da usina de açucar e da destilação do álcool referente a safra paulista de 2003, estoca uma quantidade de energia elétrica equivalente à da Central Nuclear de Angra 2.


A matriz energética brasileira, que é a soma de todas modalidades de energia que a sociedade produz e consome, recebe na sua composição a contribuição, principalmente do petróleo ( combustível ) e da água ( produção de energia elétrica ).Os reservatórios da hidrelétricas passam por um período de estiagem iniciando em abril, indo até outubro, o que corresponde justamente ao período da moagem da cana , aqui no centro sul. Esta ocorrência confere ao bagaço da cana uma condição ímpar na estrutura logística da matriz energética brasileira.

2006-11-18 12:34:49 · answer #1 · answered by comandante 7 · 0 0

Na roça, antes da rapadura, a gente tem o melaço de cana, um azeite perfeito. A partir daí, vem a idéia dos cientistas de usar o bagaço da cana para ser um dos componentes do bio-diesel, na atualidade um dos combustíveis mais viáveis do planeta.

2006-11-18 23:30:58 · answer #2 · answered by elisamakai 5 · 0 0

vc mandou legal mas eu prefiro cachaça

2006-11-18 12:33:46 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

será que vale a pena tanto esfôrço,pois será que sobra bagaço, pois atualmente a utilização dele é de 100%,,agora o que acho interessante é um instituto patentear uma descoberta,ainda bem que Santos Dumont teve a grandeza de deixar a patente em aberto,prova disso como exemplo foi a sony patenteando o betamax,enquanto o VHS ficou livre,e difundiu no mundo inteiro imperando por muito tempo alias ate hoje,é triste ver o dinheiro publico destinado a favorecimento pessoal onde poucos levam vantagem enquanto milhões pagam a conta,

2006-11-18 12:28:33 · answer #4 · answered by ? 6 · 0 0

Ví uma matéria no Globo rural e achei fantástico, é uma boa solução para problemas com poluição.

2006-11-18 12:13:08 · answer #5 · answered by Ed Marte 3 · 0 0

Nossa, que loco!!! Mto obrigada pela info. ultimamente tenho procurado varias ideias de assuntos gerais para provas de vestibulares. ^^

2006-11-18 12:06:56 · answer #6 · answered by Aninha!!! 3 · 0 0

já esta em esxperiencia faz muito, so que não esta sendo lucrativo

2006-11-18 12:05:16 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers