qdo vc fica com a consciencia pesada de q vc fez algo errado!!!
2006-11-18 09:02:11
·
answer #1
·
answered by CHAZAN 4
·
0⤊
0⤋
PECADO É TUDO AQUILO QUE FAÇO QUE ENTRISTECE A DEUS... E CÁ PRA NÓS... SABEMOS QUANDO ESTAMOS PISANDO NA BOLA...
2006-11-19 15:27:03
·
answer #2
·
answered by cid 3
·
0⤊
0⤋
Pecado é desobedecer a soberana vontade de Deus. Pecar significa errar o alvo.
2006-11-19 05:41:28
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Pecado, literalmente, significa "Não atingir o alvo". Cometemos um pecado toda vez que não atingimos o alvo de agradar a Deus de forma correta.
2006-11-18 20:46:57
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A ignorância.
2006-11-18 12:52:23
·
answer #5
·
answered by Hemerocallis 4
·
0⤊
0⤋
Para entendermos o problema do pecado é fundamental sabermos distinguir entre pecado (condição) e pecados (atos pecaminosos). O pecado é uma condição humana de alienação de Deus e um princÃpio interior propulsor para o mal (IsaÃas 59:2; Efésios 2:1-3 e 5). Esse princÃpio se manifesta exteriormente através de atos pecaminosos. Cristo declara que “de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desÃgnios” (Marcos 7:21). Embora a essência de todos os pecados seja sempre a mesma (alienação de Deus), existem algumas realidades que nos impedem de aceitar a teoria de que todos os pecados são iguais aos olhos de Deus. Uma delas é o processo pelo qual a tentação se transforma em pecado. Esse processo é geralmente composto pelos seguintes estágios: atenção, consideração, desejo, decisão, planejamento e ação. Uma vez que o grau de envolvimento nesse processo pode variar de intensidade, não podemos afirmar que o pecado de alguém que teve apenas um desejo pecaminoso momentâneo, seja tão ofensivo a Deus como o pecado premeditado de Davi, com Bate-Seba (2o Samuel, capÃtulo 11). Que Deus não considera todos os pecados iguais é evidente também no fato de o próprio Deus haver prescrito diferentes sacrifÃcios no Antigo Testamento para a expiação dos diferentes pecados (LevÃtico 1 a 7). Além disso, se todos os pecados fossem iguais, como querem alguns, por que deveriam os Ãmpios ser punidos no juÃzo final, “segundo as suas obras” (Apocalipse 20:11- 13)? Por que alguns haveriam de ser castigados, naquele juÃzo, “com muitos açoites” e outros com “poucos açoites” (Lucas 12:47 e 48)? Se os pecados fossem iguais, não receberiam todos o mesmo castigo? Porém, é importante lembrar que por mais insignificante que determinado pecado possa parecer, ele é suficientemente ofensivo para excluir o pecador do reino de Deus.
2006-11-18 11:58:15
·
answer #6
·
answered by jovem10 5
·
0⤊
0⤋
Respondo como Católica. O pecado é um ato desordenado, ou seja, um ato fora do seu propósito original. Com efeito, tudo na natureza concorre para um fim, e esse fim, por natureza, é bom. Todos os atos que se dirigem para outro fim que não o seu original é pecaminoso. Assim, os atos de comer e beber são bons, desde que se mantenham ordenados para o seu fim especÃfico. Outrossim, se nós comemos ou bebemos mais que o necessário, esse ato foi desordenado, consistindo um pecado. O pecado pode ser mortal ou venial. Para que haja pecado mortal são necessários:
1 – pleno conhecimento: ou seja, cometer o ato desordenado sabendo perfeitamente que aquele ato é pecaminoso.
2 – pleno consentimento: ou seja, cometer o ato desordenado voluntariamente, com total consentimento da vontade.
3 – matéria grave: o ato deve se tratar de matéria grave. Para entender o que é matéria grave citamos um exemplo: uma pessoa rouba de um amigo cinco centavos. à claro que roubo é pecado, mas, nesse caso especÃfico, o roubo foi muito leve e o pecado foi venial, pois faltou a matéria grave. Agora, se uma pessoa rouba o carro do amigo? A matéria do pecado, nesse caso, foi grave, e o pecado foi mortal.
São exemplos de material grave:
Faltar Missa nos domingos e festas, assassinato, aborto, todos os pecados contra a castidade (pensamentos, palavras, atos, olhares, etc.), pecados contra a castidade matrimonial (adultério, etc.), toda mentira com grave prejuÃzo alheio, todo roubo com prejuÃzo alheio, etc.
Caso falte qualquer um dos três itens do pecado mortal, o pecado foi venial. Assim, por exemplo, uma pessoa não vai à Missa de domingo, mas ela não sabia que era pecado, logo ela não pecou, pois faltou o pleno conhecimento. A diferença entre o pecado mortal e o pecado venial é que o mortal nos tira a graça e nos faz inimigos de Deus e merecedores do inferno, enquanto que o venial apenas enfraquece a graça em nossa alma, sobretudo quando o pecado venial é deliberado. O homem, tentado pelo Diabo, deixou morrer em seu coração a confiança em seu Criador e, abusando de sua liberdade, desobedeceu ao mandamento de Deus. Foi nisto que consistiu o primeiro pecado do homem (Adão e Eva). Todo pecado, daà em diante, ser uma desobediência a Deus e uma falta de confiança em sua bondade. O mais importante é que Deus não pede nada ao ser humano que ele não possa dar.
2006-11-18 09:47:16
·
answer #7
·
answered by Sta Joana d'Arc 4
·
0⤊
0⤋
PECADO É MESMA COISA QUE INIQUIDADE, .(CONSULTE O DICIONARIO.) DESOBEDIENCIA AS NORMAS QUE FORAM FEITAS PARA O BEM DE TODOS , MAS QUE PELA NATUREZA PECAMINOSA QUE É NORMAL AOS SERES HUMANOS , PREFEREM O PECADO AO INVES DA OBEDIENCIA ; POR QUE NÃO FUMAR . O FUMO SO FAZ MAL AO CORPO HUMANO , E PELA BIBLIA O CORPO HUMANO É O TEMPLO DE DEUS E QUEM DESTRUIR O TEMPLO DE DEUS , DEUS O DESTRUIRÁ
2006-11-18 09:34:14
·
answer #8
·
answered by claudomiro o 2
·
0⤊
0⤋
já nascemos com esta herança da parte de Adão e Eva, nossos primeiros pais , como foram os primeiros pecadores ao desobedecer uma ordem de Deus de não comerem da árvore do conhecimento do que é bom e do que é mal, transmitiram a todos nós seus descendentes. E a palavra pecado quer dizer "errar o alvo" é o que acontece quando não conseguimos fazer o que é certo aos olhos de Deus. bjus!!
2006-11-18 09:26:38
·
answer #9
·
answered by marga amarga 2
·
0⤊
0⤋
Roubar e não poder carregar!!!
2006-11-18 09:23:39
·
answer #10
·
answered by Menino do Rio 7
·
0⤊
0⤋
PECADO E TUDO AQUILO QUE VAI CONTRA OS MANDAMENTOS DE DEUS,COMEçOU NO PRINCIPIO DO MUNDO,QUANDO DEUS DEU A ORDEM PRA QUE NAO COMECEM O FRUTO PROIBIDO E A TEIMOSIA DE ADAO E EVA AO COMEREM,GEROU O PECADO,QUE CONTINUA ATE OS DIAS ATUAIS. MAS O HOMEM É LIVRE PRA FAZER E ESCOLHER AS SUAS VONTADES,O CERTO OU O ERRADO,ELE TEM LIVRE ARBITRIO.SO VC PODE DECIDIR SE QUER PECAR OU NAO.UM ABRACO!
2006-11-18 09:22:12
·
answer #11
·
answered by fafa 2
·
0⤊
0⤋