English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Jesus Cristo disse a Nicodemos que aquele que não nascer de novo não pode entrar no Reino de Deus,você sabe o que quer dizer "nascer de novo"?

2006-11-18 07:58:50 · 15 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

15 respostas

É morrer para o mundo e nacer de novo com Cristo. As coisas velhas se passaram ,eis que tudo se fez novo.Se alguem esta em Cristo nova Criatura é.Nascer da agua (quer dizer no Batismo voce sepulta a velha criatura e nasce uma nova Criatura)Nascer do Espírito : è avivificaçao do Espirito em comunhao com o Espirito Santo.

2006-11-18 08:10:54 · answer #1 · answered by Missionario Eber 1 · 2 1

Segundo a bíblia nascer de novo é é uma pessoa desprender de tudo que é ligado ódio, lascivia, idolatria perdoando a todos e aceitar a Jesus como seu único Salvador, ser batizado nas águas e e com a ajuda do Espírito Santo viver uma vida bem melhor, como eu fiz.

2006-11-18 16:29:59 · answer #2 · answered by salva 6 · 1 0

deixar de viver como o mundo vive e viver como Deus vive.

2006-11-19 12:57:37 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Ninguem nasce de novo , somos únicos desde nossa origem . Pra que renascer ? Devemos amar nós mesmos como somos , independente de qualquer religião ou influência.

2006-11-18 19:42:45 · answer #4 · answered by 100% eu 4 · 0 0

Sei, é renovar a vida e os pensamentos com um Conhecimento novo e superior.

2006-11-18 18:10:07 · answer #5 · answered by Justina 6 · 0 0

É o princípio da filosofia espírita, onde nascer tem o sentido espírita de reencarnar. Para evoluir todo espírito tem que passar pela experiência de viver na carne, e não é uma só vez. A carne é a prova pela qual o espírito passar para comprovar seu aprendizado. Na carne ele também expia seus erros passados.

2006-11-18 17:40:40 · answer #6 · answered by sctorquato 6 · 0 0

Naquele tempo os homens não poderiam entender estes ensinamentos, mas o ensinamento a nicodemos é claro.
Jesus diz que é necessário renascer da água e do espírito.
Veja a água representa a própria vida, pois sem ela a vida não poderia existir do ponto de vista biológico.
Renascer do espírito porque na verdade a matéria está subordinada ao espírito, pois Deus mesmo é um Espírito e não é a matéria quem domina o Espírito.
De forma que Jesus quando disse renascer ele afirmou que temos que voltar ao mundo físico material.
Uma frase que poucos se dão conta e não observam, esta escrita neste mesmo ensinamento que Jesus ministrou a nicodemos e a toda a humanidade.
E o seguinte: Jesus disse: - o vento não se sabe de onde vem nem para aonde vai, ele sopra onde quer e Vc ouve a sua voz.
Acontece que o vento aqui representa o espírito, sopra onde quer porque nós em nossas vidas passadas cometemos erros e pedimos para renascer junto daqueles aos quais prejudicamos e o ouvir a voz é claro significa o intercâmbio com os demais seres.
Quando um filósofo diz que a forma é nada e o pensamento é tudo poucos entendem qual é o significado. Pensamento é o Espírito, pois ele é eterno tal com Deus o é e como nós também o somos.

2006-11-18 17:15:36 · answer #7 · answered by FatherShips 3 · 0 0

A Reencarnação é uma das mais sublimes provas da Bondade Divina que nos oferece inúmeras chances para que alcançemos a Felicidade, Amor e Sabedoria Sublimes que nos estão destinadas.

´´Nascer, morrer, renascer ainda, progredir continuamente, tal é a Lei`` (Allan Kardec)

Como a alma, que não alcançou a perfeição durante a vida corporal, pode acabar de se depurar?
– Submetendo-se à prova de uma nova existência.

Como a alma realiza essa nova existência? É pela sua transformação como Espírito?
– A alma, ao se depurar, sofre sem dúvida uma transformação, mas para isso é preciso que passe pela prova da vida corporal.

A alma tem, portanto, que passar por muitas existências corporais?
– Sim, todos nós temos muitas existências. Os que dizem o contrário querem vos manter na ignorância em que eles próprios se encontram. Esse é o desejo deles.

Desse princípio parece resultar que a alma, após ter deixado um corpo, toma outro, ou seja, reencarna em um novo corpo. É assim que se deve entender?
– Evidentemente.

Qual é o objetivo da reencarnação?
– Expiação, melhoramento progressivo da humanidade. Sem isso, onde estaria a justiça?

O número de existências corporais é limitado ou o Espírito reencarna perpetuamente?
– A cada nova existência, o Espírito dá um passo no caminho do progresso. Quando se libertar de todas as suas impurezas, não tem mais necessidade das provações da vida corporal.

O número de encarnações é o mesmo para todos os Espíritos?
– Não; aquele que caminha rápido se poupa das provas. Todavia, essas encarnações sucessivas são sempre muito numerosas, porque o progresso é quase infinito.

Em que se torna o Espírito após sua última encarnação?
– Espírito bem-aventurado; é um Espírito puro.

Em que se baseia o dogma da reencarnação?
– Na justiça de Deus e na revelação, e repetimos incessantemente: um bom pai deixa sempre para seus filhos uma porta aberta ao arrependimento. A razão não vos diz que seria injusto privar, para sempre, da felicidade eterna todos aqueles cujo aprimoramento não dependeu deles mesmos?
Não são todos os homens filhos de Deus? Só homens egoístas podem pregar a injustiça, o ódio implacável e os castigos sem perdão. Todos os Espíritos estão destinados à perfeição, e Deus lhes fornece os meios de alcançá-la pelas provações da vida corporal. Mas, na Sua justiça, lhes permite cumprir, em novas existências, o que não puderam fazer, ou acabar, numa primeira prova.
Não estaria de acordo nem com a igualdade, a justiça, nem com a bondade de Deus condenar para sempre os que encontraram, no próprio meio em que viveram, obstáculos ao seu melhoramento, independentemente de sua vontade. Se a sorte do homem estivesse irrevogavelmente fixada após a morte, Deus não teria pesado as ações de todos numa única e mesma balança e não agiria com imparcialidade.
A doutrina da reencarnação, que consiste em admitir para o homem diversas existências sucessivas, é a única que responde à idéia que fazemos da justiça de Deus em relação aos homens que se acham numa condição moral inferior; a única que pode nos explicar o futuro e firmar nossas esperanças, porque nos oferece o meio de resgatar nossos erros por novas provações. A razão nos demonstra essa doutrina e os Espíritos a ensinam.
O homem que tem consciência de sua inferioridade encontra na doutrina da reencarnação uma esperança consoladora. Se acredita na justiça de Deus, não pode esperar achar-se, perante a eternidade, em pé de igualdade com aqueles que agiram melhor do que ele. Contudo, o pensamento de que essa inferioridade não o exclui para sempre do bem supremo que conquistará mediante novos esforços o sustenta e lhe reanima a coragem. Quem é que, no término de sua caminhada, não lamenta ter adquirido muito tarde uma experiência que não pode mais aproveitar? Porém, essa experiência tardia não está perdida; tirará proveito dela numa nova vida. (O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec)

A REENCARNAÇÃO ESTÁ NA BÍBLIA
Autor: Carlos César Barro

Jesus Cristo havia subido ao monte Tabor com três de seus discípulos para orar: Pedro, Thiago e João. Chegando ao topo, o Mestre se transfigura perante os apóstolos e eis que aparecem junto deles Moisés e Elias, já falecidos há centenas de anos, que conversam com o Senhor. Depois, Ele e seus seguidores desceram da pequena elevação e se envolvem no diálogo que colocamos ao lado.
Nas Escrituras Sagradas, mais precisamente no livro de Malaquias, há uma profecia afirmando que antes da vinda do Messias, o profeta Elias deveria novamente retornar. Sem entendê-la direito, os Escribas e os Fariseus, religiosos da época e inimigos de Jesus, apegavam-se nela para afirmarem que o Mestre não era o Filho de Deus, pois não tinham visto a Elias.
Indagado sobre a vinda do profeta, Jesus responde que ele já havia nascido, e que ninguém o tinha reconhecido. Então, os apóstolos compreenderam que se tratava de João Batista, a quem o Mestre se referia.
Em outra passagem anterior à citada, Jesus também afirma que João era Elias : ...Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. E se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça (Mateus 11: 13 a 15).
João Batista era primo de Jesus, filho de Izabel e Zacarias. É importante não confundir este João com o apóstolo do mesmo nome, chamado o Evangelista. O Batista começou a pregar no deserto, onde morava. Vestia-se de pele de animais e comia mel silvestre e gafanhotos. Sua pregação era muito enérgica, conclamando o povo a seguir os ensinamentos morais das Escrituras. Quando alguém se convertia a sua doutrina, prometia que dali em diante sua vida iria mudar. João mergulhava esta criatura nas águas do Jordão, num ato simbólico de batismo, para selar o compromisso. Este ato foi chamado de "batismo pela água". Daí o nome "Batista". Note que na época só se batizavam adultos.
Chegando Jesus à margem do Jordão, foi também batizado por João, "para que se cumprissem as antigas profecias". Este acontecimento marcou o início da vida pública do Mestre e o declínio da pregação do Batista. João foi preso pelo rei Herodes, por causa das críticas que ele fazia ao adultério do rei com sua cunhada Herodias, mulher de seu irmão Felipe. No aniversário do rei, Herodias pediu a cabeça de João. A história dos Evangelhos ilustra a vida de trabalho do Batista, à causa do Bem.
O Evangelho de Lucas, capítulo I, versículos 36 a 45, pode ser analisado. Nele, é contada a história da gravidez de Izabel, mãe do Batista, prima de Maria, a mãe de Jesus. João nasceu de parto normal, como outra criança qualquer. Conclui-se pois, que se Jesus afirmou que João era o Elias da profecia, deu inequívoco testemunho de que o Espírito ou a Alma pode entrar no ventre da mãe para nascer de novo.
Existem outras passagens que mostram que alguns judeus acreditavam na reencarnação. Muitas vezes perguntavam ao Mestre se ele era um dos antigos profetas que havia voltado (veja Mateus 16: 13 a 16). Se eles assim questionavam, é que entendiam que os Espíritos tinham possibilidade de viverem outras vidas.
Quanto a Jesus não ter utilizado o termo "reencarnação" naquela época, ele mesmo responde numa conversa com Nicodemos, o fariseu simpático a Jesus:
Em verdade te digo que aquele que não nascer de novo , não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode retornar ao ventre de sua mãe? Jesus respondeu: Na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito. Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. Nicodemos respondeu: Como pode ser isso? Jesus disse: Tu és mestre de Israel e não sabes disso? ... Se vos falei de coisas terrestres e não crestes, como crereis se vos falar das celestiais? (S. João, cap.III - vers. 3 a 12).
Jesus deixa claro que nem todos estavam aptos a entenderem a verdade como ela hoje nos é apresentada pela Doutrina. Afinal, a encarnação do Mestre foi há quase dois mil anos. Não havia condições intelectuais para se entender as abstrações da vida espiritual. Por este motivo, o Mestre sempre dizia os que têm olhos para ver, vejam; os que têm ouvidos para ouvir, ouçam. Não falou claramente da reencarnação, nem da vida após a morte, mas o fez nas entrelinhas. As Escrituras Sagradas nos fornecem subsídios importantes para crermos na reencarnação como dádiva de Deus.

BANCO DE DADOS
Jornal "A Voz do Espírito"
São José do Rio Preto - SP (extraído do site: http://www.walviana.hpg.ig.com.br/textos...

NINGUÉM FOGE À LEI DA REENCARNAÇÃO.


ONTEM, atraiçoamos a confiança de um companheiro, induzindo-o à derrocada moral. HOJE, guardâmo-lo na condição do parente difícil, que nos pede sacrifício incessante.

ONTEM, abandonamos a jovem que nos amava, inclinando-a ao mergulho na lagoa do vício. HOJE, têmo-la de volta por filha incompreensiva, necessitada do nosso amor.

ONTEM, colocamos o orgulho e a vaidade no peito de um irmão que nos seguia os exemplos menos felizes. HOJE, partilhamos com ele, à feição de esposo despótico ou de filho-problema, o cálice amargo da redenção.

ONTEM, esquecemos compromissos veneráveis, arrastando alguém ao suicídio. HOJE, reencontramos esse mesmo alguém na pessoa de um filhinho, portador de moléstia irreversível, tutelando-lhe, à custa de lágrimas, o trabalho de reajuste.

ONTEM, abandonamos a companheira inexperiente, à míngua de todo auxílio, situando-a nas garras da delinqüência. HOJE, achâmo-la ao nosso lado, na presença da esposa conturbada e doente, a exigir-nos a permanência no curso infatigável da tolerância.

ONTEM, dilaceramos a alma sensível de pais afetuosos e devotados, sangrando-lhes o espírito, a punhaladas de ingratidão. HOJE, moramos no espinheiro, em forma de lar, carregando fardos de angústia, a fim de aprender a plantar carinho e fidelidade.

À frente de toda dificuldade e de toda prova, abençoa sempre e faze o melhor que possas.

Ajuda aos que te partilham a experiência, ora pelos que te perseguem, sorri para os que te ferem e desculpa todos aqueles que te injuriam...

A humildade é a chave de nossa libertação.

E, sejam quais sejam os teus obstáculos na família, é preciso reconhecer que toda construção moral do Reino de Deus, perante o mundo, começa nos alicerces invisíveis da luta em casa.

Da obra: Amor e Vida em Família. Ditado pelo Espírito Emmanuel. 1995

2006-11-18 17:02:02 · answer #8 · answered by Antonio Vieira Sobrinho 7 · 0 0

nscer de novo é renascer m novo corpo, ou seja, reencarnar para pagar os erros cometidos e ainda não pagos. se você olhar pra dentro de voce com sinceridade e honestidade verá quantos erros já cometeu e devera conserta-los(paga-los); erro de pensamento de atitude de comportamento de julgamento(não devemos julgar, quem julgsa e Deus). Por iso nicodemus não entendeu; "como pode um homem velho entrar no ventre da sua mae?" a reeencarnação está prsente em todas as religiões; apenas algumas não aceitam por egoismo e orghulho pois isto jogara por terra todos os seus dogmas; tambem na passagem que jesus pergunta quem dizem que eu sou" uns dizem que joão batista ou elias" e eu digo que elias ja veio e não o econheceram, algo mais ou menos assim, não decoro versiculos, raciocino, estudo e entendo a moral do ensinamento.
jesus estava se referindo exatamente a joão batista reencarnação de elias e que morreu pela espada do mesmo modo que elias mandou matar os sacerdotes do baal. jesus queria mostrar a lei de causa e efeito ação e reação.e na materialização do monte; e em muitas passagens. é preciso reencarnar e pagar os erros ate o ultimo centil ate que não erremos mais e não presisarmos mais renascer neste planeta. mas iso é papo muito longo. aconselho a fzr contato comigo of ou ler richard simonetti, leitura esclarecedora e light.
fraternalmente

2006-11-18 16:44:53 · answer #9 · answered by lcmvip 5 · 0 0

quer dizer morrer aqui entende
desapegar dos "pecados"
do modo de vida q vc vive aqui na terra
você morre aqui pois... nâo sâo permitidos pensamentos...nem sonhos... porque isso é uma coisa terrena

mas apenas os que são capazes de enfrentar tudo isso, e ver a verdade, entrarão "no reino dos céus"

2006-11-18 16:38:50 · answer #10 · answered by Mafalda 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers