English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Acredito que muitas pessoas se confudem sobre estes conceitos

2006-11-18 00:06:09 · 10 respostas · perguntado por Luiz Ricardo M 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

10 respostas

Seitas são Igrejas que adicionan algo a Bíblia, como profetas atuais ou livros que adicionan as doutrinas da Bíblia. Pode ser também a invenção humana de algum maluco que diz ter tido uma visão e fundar uma religião conforme a sua cabeça.
Se a religião não é baseada somente na Bíblia e nada mais, então pode ser considerado uma seita.

2006-11-18 00:58:54 · answer #1 · answered by N!R@K 3 · 0 0

SEITA É UMA RELIGIÃO QUE SE DESVIOU DA RELIGIÃO ORIGINAL OU UMA RELIGIÃO QUE DIFERE DAS RELIGIÕES TRADICIONAIS E TIDAS COMO RECONHECIDAS!

ESSA QUE É A INTERPRETAÇÃO!!

.

2006-11-18 08:49:41 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Olá Sr. Luiz Ricardo... Sua pergunta foi muito pertinente, realmente não existe no cognitivo das pessoas em geral a compreenção sobre este assunto, isso facilmente pode ser acompanhado através do aparecimento de doutrinas pseudo-cristãs que aliciam o povo acreditando estarem fazendo o certo...

Eu tenho uma idéia formada sobre a diferença entre seitas e religiões, mas encontrei este conteúdo muito mais abrangente em um site...

Religão: Religião é um termo que nasceu com a língua latina: "religare" = "religar", o que poderia significar a tentativa humana de "religar-se": a suas origens, a seu(s) criador(es), a seu passado. Acabou sendo adotado para designar qualquer conjunto de crenças, normas e valores que compõem artigo de fé de determinada pessoa ou conjunto de pessoas.

Meu conceito:Religião siginifica a religação entre o homem e Deus, dentro da religião Cristã existe uma grande quantida de formas de operar esta religação, algumas formas são coerentes e dentro da satisfação da palavra de Deus, outras não... As verdadeiras igrejas cristãs em meu entendimento são aquelas que vivem a vida apostólica professando a fé e Jesus e reconhecendo a Cristo como seu único salvador, são igrejas que são dedicadas a professar a fé e a anunciar a graça de Deus através de Jesus Cristo, sem proselitismo e sem promessas vazias como enriquecimento terreno, curas de doenças e satisfações materiais, pois embora Deus tem todo o poder para dar estas coisas ao fiel o obejtivo da igreja não são estes...

Seita

A palavra seita vem do latim, "secta", de "sequi", "seguir", que por sua vez vem do termo grego "hairesis", de onde traduzimos nosso vocábulo português, "heresias". A etimologia da palavra per si, não tem semelhança alguma com a definição moderna que lhe damos dentro do contexto religioso cristão atual. Primariamente, "hairesis" na literatura antiga significava "o ato de tomar", no caso de uma cidade. Posteriormente, tomou o significado de "escolha", no sentido de preferência de pensamento, escola filosófica etc. É progressiva a mutação desta palavra dentro das escrituras neotestamentaria, ela aparece como: "partido", em Atos 5.17 para tomar o caráter de erro doutrinário, apostasia deliberada em II Pedro 2.1 e Tito 3.10, este é o significado que revalece atualmente no contexto apologético, ou seja, é a negação e/ou a pregação de um outro evangelho (Gálatas 1.6,9). Dentro dos parâmetros cristãos, sobretudo partindo da ótica evangélica/protestante, uma seita é identificada sobre o que ela crê e ensina em relação à palavra de Deus, principalmente nos seguintes assuntos: Paracletologia, Soterologia, Hamarteologia, Bibliologia e Cristologia.


Toscamente podemos dizer que seita é um grupo de pessoas organizadas ou não, que se formaram à parte da religião original e que não comunga com ela em sentido doutrinário vivendo à margem da mesma, com sua própria cosmovisão, fechados em si, podendo ser ela cristã ou não cristã. O nome carrega consigo um ar pejorativo na área apologética, apresenta uma imagem extravagante, sectária e fanática que desperta a curiosidade e preocupação da opinião pública e governamental. Contudo, entre os pesquisadores de religiões, sociólogos e estudiosos liberais deste fenômeno, há uma certa tendência (por influência do ecumenismo) de neutralidade, preferindo usa-la não como polêmica mas apenas para designar determinados grupos religiosos no contexto social. Assim, atualmente, inventaram novas terminologias a fim de evitarem uma abordagem pejorativa, sendo a mais comum:

"Novos Movimentos Religiosos".

O termo "seita" é sem dúvida, como o era na época de Agostinho, bastante complexo, por isso não podemos dogmatizar uma definição exata. Qual a relação entre seita e heresia? Podemos dizer que seita é o grupo de pessoas enquanto que heresias são as idéias que este grupo professa e defende.


ALGUMAS DEFINIÇÕES DE SEITA

Neste termo encontramos as mais variadas associações tais como: corrente de pensamento, separação, facção, dissidência, partido, heterodoxia entre outras.O que venha a ser seita na opinião de alguns especialistas ?"Uma seita é alguma perversão religiosa. É a crença e a prática, dentro do mundo religioso, que requer a devoção das pessoas a algum ponto de vista religioso ou para algum líder, estribados em alguma doutrina falsa. Uma seita é uma heresia organizada." Dave Breese. "Uma seita, pois, é um grupo de pessoas que se popularizou em torno de alguma interpretação particular da Bíblia, caracterizando-se por grandes desvios do cristianismo ortodoxo no que tange às doutrinas cardeais da fé cristã, particularmente o fato de que Deus se fez homem em Jesus Cristo." Walter Martin "Uma seita é uma perversão, uma distorção do cristianismo bíblico e/ ou a rejeição dos ensinos históricos da Igreja Cristã." Josh McDowell e Don Stewart...

Meu conceito: As seitas em geral são baseadas em alguns trechos da bíblia, como por exemplo aquela igreja nos EUA que o pessoal dança no meio de cobras e bebe veneno, que saiu no fantástico a uns anos atrás, ou então as testemunhas de Jeová por exemplo que negam a divindade de Cristo... Existem casos mais extremos como no caso da Guiana francesa onde um missionário americano montou uma comunidade com 900 pessoas e depois de anunciar o fim do mundo fez com que todos cometecem suicídio, a policia quando fez uma pericia no local não encontrou nenhuma bíblia apenas alguns escritos com as palavras do próprio missionário... Existem muitos casos deste tipo pois as pessoas sem entendimento facilmente são aliciadas para estes lugares, o caso mais recente no brasil que eu me lembro é o da Seita "Jesus a verdade que marca", onde o seu lider proibe o sexo entre os casados por falar que é pecado, iduz as pessoas a abandonar suas casas e dar tudo, mas tudo mesmo para a comunidade, enquanto as pessoas dormem em galpões improvisados, o lider mora em uma luxuosa mansão! é triste mais é verdade... Também não podemos esquecer que as seitas sempre existiram, nas cartas de Paulo, ele relata sua preocupação com pessoas que se dizem apostolos mas não professam Cristo e sim outras "falsas doutrinas".

Conclusão: uma religião não deve apenas professar a Cristo mas dever seguir uma ordem baseada em fontes contundentes que no caso é a bíblia, professar a graça de Deus, o arrpendimento dos pecados e a busca da salvação individual não dentro da igreja mas através de Jesus Cristo... As doutrinas que outrora não são fundamentadas nisso, ou pregam fora da bíblia e introduzem idéias e conceitos que são conceitos humanos são as denominadas seitas, onde não impera a palavra de Deus mas sim a palavra de enganadores, os falsos pastores que desviam o povo do verdadeiro valor, que é Cristo!! "Cristo veio a mundo para salva-lo e não para condená-lo"
Cada um tem que fazer a sua parte, por isso eu acredito que para ajudar estas pessoas que estão nas garras de pessoas inescrupulosas, alem de muita oração pedindo para Deus lhes abrirem o entendimento, temos que ser exemplos para que eles vejam como é o verdadeiro atuar de Deus em nossas vidas!!! Por isso, já fugindo um pouco do assunto, embora eu seja recente aqui no Yahoo respostas, vejo que muitos irmãos ainda prescisam de entendimento e oração para deixar um pouco de lado a vida dos outros e pararem de criticar as outras crenças se preocupando unica e exclusivamente com a salvação da alma e assim parar com as desavenças que existem por aqui... não é mesmo????

2006-11-18 08:24:36 · answer #3 · answered by Alexandre 3 · 1 0

Religião é o geral, o corpo principal, como todo corpo é indivisível.
Seita é como se fosse um braço ou uma perna separada do corpo principal, não tem funçaõ, não tem vida, não tem sentido.

2006-11-18 08:13:04 · answer #4 · answered by Frei Bento 7 · 1 0

O R A Ç Ã O P A R A E S T E N A T A L
2 5 D E D E Z E M B R O D E 2 0 0 6


JESUS CRISTO
FAZEI ENTRAR NESTA CASA:
A FELICIDADE SEM FIM
A ALEGRIA SERENA
A CARIDADE BENFAZEJA
A SAÚDE DOURADORA.
RETIREM-SE DAQUI OS ANJOS MAUS
E VENHAM OS ANJOS BONS E PORTADORES DA PAZ.
DESAPAREÇA DESTA CASA TODA DISCORDIA
MANIFESTAI, EM NÓS O PODER DE VOSSO SANTO NOME, E ABENÇOAI ESTA CASA EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPIRITO SANTO

2006-11-18 12:18:05 · answer #5 · answered by Janáira 08. 7 · 0 0

Seitas são aquelas q ensinam as pessoas de maneira errada (heresia).

Religião significa na etimologia ou origem da palavra, religar. Então são aquelas que ensinam q Jesus Cristo é a verdadeira religião e é o aquele pode religar o homem a Deus, pois este em virtude do pecado ficou alienado ou distante do seu Criador.

2006-11-18 09:00:50 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Seita é uma crença diferente da que vc professa... Independente que religião seja a sua (crença).

2006-11-18 08:43:11 · answer #7 · answered by LELO 2 · 0 0

Pra mim é tudo a mesma coisa, seita e religiao sao coisas criadas para confundir a cabeça das pessoas, essas pessoas se tornam escravas de um ensinamento: Nao existe lei ou formula magica para ser feliz, vc mesmo faz acontecer, eu vivo cada dia da melhor maneira possivel, nao frequento nenhuma igreja, templo ou coisa parecida. Nao necessito de um lider espiritual para me dizer o que tenho que fazer, vc tem que ser suficientemente capaz de distinguir o que prejudica vc e a outros.

2006-11-18 08:37:37 · answer #8 · answered by rose mary chilena 1 · 0 1

O que é religião para um, é criticado como ceita por outros.
Cada um quer ser o dono da verdade, e a religião alheia é reduzida por essa palavrinha : ceita.

2006-11-18 08:22:47 · answer #9 · answered by Mister N 6 · 1 2

Na prática não há nenhuma diferença clara, mas seita costuma ser uma palavra com um sentido ligeiramente pejorativo.

2006-11-18 08:09:35 · answer #10 · answered by Luis Olavo D 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers