Amigo. Não me venha com essa de primos, sobrinhos, etc... primo é primo, sobrinho é sobrinho.
Ooppaaa Bento querido, este ginecologista aqui da Paraíba vc ainda não desafiou, somente criticou meu estudo. Será que vc já o leu? Vc já tem este esyudo, e enquanto surgirem perguntas nestes termos eu vou mandar.
Tenha cuidado com as traduções bíblicas, pois elas são feitas ao bel prazer de religiões, é necessário ler várias delas para ver seus contextos. Eu tenho a traduzida católica, tenho a das testemunhas de Jeová, tenho 3 evangélicas: a de estudo pentecostal, a de estudo Vida, e a Bíblia na linguagem de hoje. Tenho estudado muito este caso e olhe que pra chegar na minha conclusão, eu li vários versículos delas todas e, acredite ou não, uma vírgula ou um artigo feminino mata a charada e pode modificar totalmente o sentido da frase, como é o caso de VEJA.
Veja nesta Bíblia http://www.cifranet.org/biblia/biblia.html as vírgulas.
João 19: 25 Estavam em pé, junto à cruz de Jesus, SUA MÃE, E A IRMÃ DE SUA MÃE, E MARIA, MULHER de Clôpas, e Maria Madalena.
Veja noutra tradução o mesmo versículo:
João 19: 25 Estavam em pé, junto à cruz de Jesus, SUA MÃE, E A IRMÃ DE SUA MÃE, MARIA MULHER de Clôpas, e Maria Madalena.
Peço que todos leiam estas palavras sem críticas, mas sim analisando devagar cada ponto e referência para poder tirar as dúvidas.
Que dizer de Isabel prima (Luc 1:36) de Maria? Em Col 4:10, Paulo fala de sobrinho (primo) de Barnabé.
Acredito sim, que eles procuravam colocar os mesmos nomes de linhagem ou nas parentelas, nomes esses repetidos, nos filhos. Encontramos vários Tiagos, Joãos, simãos, Judas, Josés Etc... Ainda hoje, muitos aqui no interior gostam de colocar os nomes repetidos dos pais e avós nos filhos, os quais são chamados de “Junior” ou “Neto” . Assim também era na época dos irmãos de Jesus. A prova disso foi quando a Izabel, mãe de João Batista, os parentes e vizinhos, queriam colocar-lhe o nome de Zacarias o mesmo nome do pai (Luc 1:59, 60 e 61)
Lucas 21:16 fala de pais, irmãos e parentes, se usaria a mesma palavra pra chamar todo mundo na língua original?. Que bagunça seria, não?
Olhe a Referência de Jo 2:11,12 e 13 Antes de Jesus dar início ao seu ministério, Dizia a Maria AINDA NÃO É CHEGADO A MINHA HORA, iniciou seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. Depois disso desceu a Cafarnaum, ele, sua mãe, seus irmãos, e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias.
Agora leia João 7:3, 4,5 e 6 quando na Judéia procuravam mata-lo, estando perto a festa dos judeus, a dos tabernáculos. Disseram-lhe, então, seus IRMÃOS: Retira-te daqui e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque ninguém faz coisa alguma em oculto, quando procura ser conhecido. Já que fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. Pois nem seus irmãos criam nele.Disse-lhes, então, Jesus: AINDA NÃO É CHEGADO O MEU TEMPO. Esta resposta não soa familiar?
Olhe meu caro Católick, eu fiz uma pesquisa profunda e cheguei a esta conclusão (ABAIXO) já mandei este estudo pra muita gente, por favor todos os católicos que ainda tenham dúvidas sobre este assunto, estudem estas minhas referências, se vocês estiverem realmente convictos, não custa nada ter mais conhecimento. Não se aprende nada pela cabeça dos outros, é preciso estudar mesmo, por isso peço que vcs leiam as referências na própria Bíblia de Vcs.
Vejam aqui os filhos de Maria.
1 - TIAGO BARSABÁS JUSTO, o Filho de Maria e o irmão do Senhor Jesus, (Jesus chamado justo Apoc 16:5). Este Tiago, como também José seu irmão e Jesus, era chamado “Justo” para distingui-lo dos demais (Atos 1:13-25; Col 4:11). Tiago, irmão de Jesus foi mencionado como presidente da igreja em Jerusalém e é chamado por Paulo “Irmão do Senhor” (At 12:17) quando o anjo livrou a Pedro da prisão, Foi pedro para a casa de Maria mãe de João (Jo 19:26), e que estava lá? Tiago, filho de Maria e seus irmãos também, leiam (At 21:18-25) Paulo nesta referência foi ter com Tiago, dirigente da Igreja em Jerusalém, e em Gal 1:19, Paulo reclama que quando foi a Jerusalém três anos depois, só encontrou ao fiel Tiago, Irmão do Senhor Jesus.
2 - JOSÉ BARSABÁS JUSTO - O mesmo que é chamado José é chamado Barsabás (Atos, I, 23), este irmão de Jesus foi um dos indicados para assumir a vaga deixada no colégio apostólico por Judas Iscariotes, mas que ficou com ela foi Matias (v.25)
3 - JUDAS BARSABÁS JUSTO (At 15:22) Irmão de Tiago irmão do Senhor, foi ele que escreveu a Epístola de Judas, ele identifica-se apenas como o irmão de Tiago, não diz se era o Tiago Maior ou o Menor, mas simplesmente Tiago Irmão do Senhor. Segundo a tradição, foi um dos setenta enviados. Ele escreve seu livro já no final de sua vida cerca de 70-80 D.C. Foi Judas um dos apóstolos Juntamente com seu Irmão Tiago (At 15:22, 27, 32) foi muito considerado pelo povo de Nazaré e ficavam maravilhados com o seu ensino do Filho de seus vizinhos. Foi ele escolhido para ir com Paulo e Barnabé como delegados a Antioquia para propagar os mesmo objetivos de seu Irmão, informando aos irmãos a resolução que os Cristãos Gentios não eram obrigados a observarem a Lei Cerimonial da circuncisão e era permitido a salvação aos gentios. Foi na casa de Judas que Paulo ficou quando estava cego (At 9:11) Tinha dons proféticos e era bem conceituado entre os irmãos na fé . Judas Barsabás Justo (At 15:22) Irmão de Tiago irmão do Senhor, foi ele que escreveu a Epístola de Judas, ele identifica-se apenas como o irmão de Tiago, não diz se era o Tiago Maior ou o Menor, mas simplesmente Tiago Irmão do Senhor. Segundo a tradição, foi um dos setenta enviados. Ele escreve seu livro já no final de sua vida cerca de 70-80 D.C. Foi Judas um dos apóstolos Juntamente com seu Irmão Tiago (At 15:22, 27, 32) foi muito considerado pelo povo de Nazaré e ficavam maravilhados com o seu ensino do Filho de seus vizinhos. Foi ele escolhido para ir com Paulo e Barnabé como delegados a Antioquia para propagar os mesmo objetivos de seu Irmão, informando aos irmãos a resolução que os Cristãos Gentios não eram obrigados a observarem a Lei Cerimonial da circuncisão e era permitido a salvação aos gentios. Foi na casa de Judas que Paulo ficou quando estava cego (At 9:11) Tinha dons proféticos e era bem conceituado entre os irmãos na fé .
E de fato o Judas era irmão de Tiago, pois ele diz no começo de sua Epístola: "Judas, servo de Jesus Cristo e IRMÃO de Tiago (vers. l.). Tanto o Evangelho de S. Lucas (VI-16) como os Atos dos Apóstolos (1-13) para diferenciarem Judas Tadeu de Judas Iscariotes, chamam a Judas Tadeu: Judas, irmão de Tiago”, mas não se distingue eles de Judas Barsabás.
4- SIMÃO há referência a vários Simãos na Bíblia: Simão Pedro ou Simão Barjonas, Simão Cirineu, Simão o curtidor etc. mas claramente a Bíblia fala do Irmão do Senhor (Mat 13:55 e Marc 6:3).
2006-11-20 11:34:08
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Vc tem razão, em nenhum evangelho, em nenum capitulo ou versiculo do NT existe a vinculação dos "irmãos " de Jesus aos seus "pais" Maria ou José. E note-se que nas escrituras os homens são sempre designados como "ben/bar+nome do pai" Barjonas, Bartolomeu,Bartimeu etc. Nenhum dos citados irmaos de Jesus são tratados de Ben Youssef ou coisa parecida. E muito menos são declarados filhos de Maria. O fato de estar escrito em varias passagens: Sua mãe e seus irmãos...Não é este o filho do carpinteiro, não vivem entre nós seus irmãos e irmãs? Alem de outras, em nenhuma delas se lê filhos de sua mãe ou filhos de Maria, nem mesmo como de José são citados. Além da prova final, no Evangelho de João qdo Cristo moribundo entrega "a mulher", par os cuidados de João, filho de Zebedeu, quando podia entrega-la para o cuidado de tantos irmãos q ele teria , não é mesmo?
A tradução da palavra "irmão", nesses casos, foi feita a partir da palavra grega "adelpho" (adelfoi), que serve para designar tanto irmão de sangue, quando companheiros, compatriotas, etc. Esse argumento ganha mais força quando se tem em vista que, embora aqui estejamos tratando de uma expressão grega, os fatos narrados no Evangelho tiveram existência no meio hebraico, cultura cujas línguas, -- tanto o hebraico quando o aramaico--, não possuem distinção lingüística nenhuma para primos e irmãos. Tanto no hebraico quanto no aramaico, primos, irmãos, sobrinhos e mesmo parentes próximos, são designados por "ha" e "aha", respectivamente (Cfr.Michael Sokoloff, A Dictionary of Jewish Palestinian Aramaic, Bar Ilan University Press, Ramat-Gan, Israel, 1990, p.45).
Eu já desafiei os crentes ginecologistas daqui do YR a me mostrarem uma prova contundente da filiação dos tais irmãos de Jesus à sua mãe, Maria Santissima, mas nenhum me respondeu. So responderam ataques e grosserias como sempre.
Ja postei inclusive um estudo identificando pais e mães de Judas,Tiago,José e Simão, os mais citados como irmãos Dele, indentificando-os como primos do Senhor, filhos de Maria de Cléofas ou de Salomé, tendo como pais, Zebedeu ou Alfeu ou Cleófas. Mas insitem no reme reme giencologico atacando noss a fé na virgindade perpétua, alias, nossa fé e a fé dos hereges Lutero e Calvino, que tb defendiam a virgindade perpétua de Maria.
Os crentes nem aos pais de suas seitas, são fiéis.
2006-11-18 05:09:41
·
answer #2
·
answered by Frei Bento 7
·
1⤊
0⤋
Primeiramente, as escrituras que narram a vida de Jesus foram escritas na língua Hebraica e Grega, o Aramaico é uma língua mais antiga da qual tem parentesco com a língua Hebraica, alguns afirmam que o Hebraico se originou do Aramaico, mas, bom, a sua pergunta é no mínimo curiosa porque não são todos que lêem a Bíblia que questionam os seus fundamentos, portanto, acho que você quer duas coisas ou nenhuma, ou descobrir a verdade e tem deveras muita curiosidade ou tá de brincadeira de mau gosto, mas mesmo assim vamos lá.
Os teólogos é que afirmam que: "Os semitas de fala grega usavam os termos ADELPHOS e ADELPHE, não só no sentido comum [como significando 'irmãos' e 'irmãs'], mas também para sobrinho, sobrinha, meio-irmão, meia-irmã e primo". Este argumento foi apresentado por Jerônimo, o "pai" da primitiva Igreja Católica, e remonta a não antes de 383 D.C. Mas caso estivessem envolvidos outros além de irmãos e irmãs, os escritores bíblicos teriam usado a palavra grega SIGGENON, para designar parentes como em Marcos 6:4, aquí o escritor destingüe parentes de membros diretos da família de Jesus. Existe essa distinção nas escrituras escritas na lingua grega em Lucas 14:12 e 21:16.
De resto, amigo, outros argumentos contra, somente se for ateista ou critico da Biblia.
2006-11-18 00:09:27
·
answer #3
·
answered by ESTIVE AQUÍ 3
·
1⤊
0⤋
De onde vc tirou que não havia o adjetivo "primo", na língua hebraica? Convém lembrar que o Novo testamento foi escrito todo em grego, e mesmo que a "pobreza" da lingua hebraica eximisse os irmãos de Jesus, com certeza a língua grega não o faria. Sinto muito pelos amigos católicos, que buscam de todas as formas endeusar Maria, e com isso perdem as bençãos do Altíssimo! Jesus é nosso único e suficiente salvador, minha gente! Não precisa de mais ninguém intercedendo por nós! Ou vcs acham que o Leão da tribo de Judá é pouco??
2006-11-17 23:51:16
·
answer #4
·
answered by DuDu 2
·
1⤊
0⤋
Li que em livros que não estão na Bíblia, contam que José era viúvo e tinha filhos. Maria permaneceu virgem até o fim de seus dias.(Isso é dogma da Igreja Catolica)
"Maria sempre virgem
Frei Clarêncio Neotti, O.F.M.?
O segundo, na ordem histórica, dos quatro dogmas marianos é o da virgindade de Maria, antes, durante e depois do parto de Jesus. O dogma foi proclamado em 649, pelo Concílio Ecumênico do Latrão. Uma declaração dogmática, na Igreja, é necessariamente antecedida por séculos de estudos, debates, aprofundamentos e, muitas vezes, superação de doutrinas heréticas. A partir de 649, não houve mais nem no Oriente nem no Ocidente vozes discordantes. A Liturgia cristã, que é a teologia feita oração, a literatura e as artes em todas as épocas enalteceram a virgindade perpétua de Maria, por ser Maria a Mãe de Deus. Convém acentuar sempre de novo que é em sua maternidade divina que radicam sua virgindade e todos os outros privilégios marianos."
2006-11-17 23:48:49
·
answer #5
·
answered by miosotis 7
·
1⤊
0⤋
Bento já disse tudo
não existe nenhuma passagem falando de outros filhos da Virgem Maria, mas os protestantes continuam afirmando isso para fortalecer a heresia de que ela era uma mulher qualquer, comum, uma barriga de aluguel
2006-11-19 19:38:10
·
answer #6
·
answered by verita 4
·
0⤊
0⤋
Irmãos não,mas Maria e José tiveram filhos, porque Maria deu luz ao filho de Deus portanto, virgem.não.
2006-11-18 17:02:11
·
answer #7
·
answered by nana 2
·
0⤊
0⤋
Sabe o que eu acho engraçado? É a certeza que o pessoal afirma que teve. Parecem até que estavam lá e viram.
Primeiro na bíblia não fala:
Maria e seus outros filhos e sim, Maria e os irmãos de Jesus.
Na bíblia fala que ela se manteve virgem até o nascimento de Jesus e só então depois disso foi que José a conheceu. Termo usado na bíblia para relações sexuais.
Outros livros fora da bíblia que fala um pouco do seu marido dizem que São José era de idade avançada o motivo de ela ficar virgem até o nascimento de Jesus.
Por que isso? Por que uma mulher ficaria virgem toda sua gravidez? Nem naquele tempo havia essa necessidade.
Irmãos de Jesus: Abraão era tio de Ló e se tratavam por irmãos.
Gen-11
27 Estas são as gerações de Tera: Tera gerou a Abrão, a Naor e a Harã; e Harã gerou a Ló.
Gen13
8 Disse, pois, Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos.
Não existia a palavra primo no idioma em que a bíblia foi escrita.
Isso explica os irmãos de Jesus.
Outra coisa é:
Por que Jesus entregou sua mãe aos cuidados do apóstolo João se ele era muito novo. Se Jesus tivesse um irmão seria mais velho que João e teria melhores condições de tomar conta de sua mãe. Ele (Jesus) não necessitaria de se preocupar com ela na cruz, pois ela estaria garantida pelo seu "irmão" mais novo.
João 19
26 Ora, Jesus, vendo ali sua mãe, e ao lado dela o discípulo a quem ele amava, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho.
27 Então disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde àquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.
Onde estavam os irmãos de Jesus? Por que não estavam ali ao lado da mãe que sofria tanto para apoiá-la e a seu irmão?
Olha, ela até podia ter outros filhos, isso não a desabona de nada, pois ela era casada e tinha esse direito. Agora, essa certeza que esse pessoal demonstrou, não sei de onde tiraram.
Da bíblia é que não foi!
2006-11-18 14:12:06
·
answer #8
·
answered by magrão 7
·
0⤊
0⤋
Maria foi escolhida porque ja´havia sido preparada para tal mião pela espiritualidade superior. cumpriu sua missão e não existe nada escrito que ateste que ela foi mãe de outros filhos. qualquer coisa a respeito é pura especulação . portanto não há como afirmar tal fato. o aurelio já nos diz que especulação é Iivestigação teórica, de natureza exploratória, sem apoio de evidência sólida. donde se conclui que afirmar categoricamente neste caso, é especular. Depois lutero lá por 1517, em confronto direto e aberto com a igreja de roma, aproveitando-se da invenção da imprensa por gutemberg, traduziu a biblia para o alemão e tornou-a popular (antes só a igreja de roma podia ler e estudar a biblia ou pessoas por ela autorizadas).
não me importo com questões sem muita importância(afinal adiantaria o que? saber se maria teve filhos ou não?); se 2006 anos depois ainda não aceitamos, entendmos e praticamos o evangelho de luz de jesus, principalmente os protetantes que já traduziram a biblia não aceitando fragmentos de livros do velho testamento escritos pelos 70 sábios de alexandria, que só constam na VULGATA.
2006-11-18 05:41:46
·
answer #9
·
answered by lcmvip 5
·
0⤊
0⤋
claro que sim
2006-11-18 05:39:53
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋