English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Pelo que eu já observei nas outras Igrejas, todos os batizados recebem o pão e o vinho.
Obs. Não é uma critica e sim uma pergunta.

2006-11-17 13:48:42 · 17 respostas · perguntado por elimendra 3 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

17 respostas

Nós primeiros séculos da Igreja a Comunhão era distribuida em duas espécies. Depois isto foi abolido no rito latino e conservado apenas nos ritos bizantinos. Isto sobretudo quando começou a devoção eucarística, impulsionada por São Pedro Julião Eymard, fundador dos Sacramentinos no século XIX. Não era conveniente conservar as duas espécies no sacrário.
Quando o fiel recebe apenas a Hóstia, recebe o Corpo Sangue, Alma e Divindade de Cristo. Portanto já é suficiente.
Quando surgiu o movimento progressista, continuador do Modernismo condenado pelo Papa São Pio X, começaram a haver abusos. Em algumas igrejas nos Estados Unidos, chegavam a jogar fora o Vinho Consagrado, que sobrava da missa. Era despejado na pia da sacristia. Acho que isto aconteceu em muitas igrejas.
Há poucos anos atrás houve uma regulamentação por parte da Santa Sé, no que diz respeito à comunhão em duas espécies. É só para ocasiões especiais. Uma delas é na celebração do casamento.

2006-11-17 14:44:22 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 1

Não é só o padre que tem o direito do sangue e do vinho os fiéis também o tem e também o recebem. Você verá isso se a comunidade for pequena e se fizer possível esse ato.
Nas outras religiões o pão e o vinho não são tão valorizados como na Católica. A hóstia e o vinho consagrados são de fato, como Jesus falou seu Corpo e seu Sangue.
Pode perguntar às pessoas de outras religiões que eles vão te confirmar isso.
O risco de tanta gente comungando nas duas espécies em derramar o vinho no chão por algum acidente é muito grande, como proceder se isso acontecer? Se uma hóstia cair no chão é fácil pegar, mas o vinho seria um problema, e grande ali na hora.
Então, é simplesmente por isso que não se é muito comum fazer a comunhão nas duas espécies, mas não que seja exclusividade do padre. OK?

2006-11-18 06:38:54 · answer #2 · answered by magrão 7 · 1 1

O vanderley te deu uma otima resposta e o Carlos Magno tb.
E eu so quero completar, nós não recebemos as "santa ceia" nós participamos é da Eucaristia, ou seja da presença real de Jesus nas duas espécies, não de forma simbolica ou representativa, mas de forma real e absoluta. Talvez por isso vc não entenda q como não existe diferença entre o nosso corpo e o nosso sangue, um existe pq o outro existe, tb na eucarisita não há separação entre as espécies, estando Jesus totalmente presente em cada uma , ou nas duas.

2006-11-17 22:03:14 · answer #3 · answered by Frei Bento 7 · 1 1

essa é fácil de responder nós católicos acreditamos que Jesus está real na comunhão então se ele é real Ele está total no pão consagrado e no vinho quando recebemos seu corpo recebemos juntos o seu sangue pois Ele está vivo (eu sou o pão vivo que desceu do céu)observou pão vivo se ele está vivo não existe ninguem que seja vivo que não tenha sangue no seu corpo quando recebemos só a hóstia consagrada Ele está com seu corpo e sangue,nas demais igrejas eles não acreditam nisso por isso recebem tanto o vinho como o pão,tem igrejas até como a CCB que depois da ceia eles pegam o pão que sobrou e enterram ,outras denominaçoes dão as sobras aos animais eu te faço uma ´pergunta agora ?
como pode existir Santa ceia se não se acredita que o Santo está real no pão e vinho?
quando lutero iniciou a reforma protestante ele não tirou isso da igreja foi depois que ele morreu que começaram com as mudanças.

2006-11-17 20:56:02 · answer #4 · answered by vanderley r 3 · 1 1

Nas outras igrejas voce vê servir o pão e o vinho mas sem serem consagrados. O catolico comunga o pão (hóstia) e o sangue (vinho) em ocasiões especiais. Se comungar só sangue e/ou só pão (corpo) ambos tem valor completo pois são transsubstancial. No Corpo é de Cristo e o Sangue é de Cristo. No sangue e corpo está Cristo e é Cristo que comungamos.
Não é previlégio só dos padres, nas celebrações semanais, com pouca gente, geralmente se distribui a comunhao nas duas espécies.

2006-11-17 14:01:44 · answer #5 · answered by ivoneferr 3 · 1 1

Por que alguns (digo alguns) evangélicos não se dedicam mais ao estudo da fé, das religiões, dos seus ritos, para respeitar o próximo, ao invés de ficar perguntando asneiras aqui YR?

2006-11-17 14:00:41 · answer #6 · answered by Anonymous · 2 2

Na igreja que eu vou,todos os catolicos recebem o pao e o vinho.

2006-11-17 13:51:23 · answer #7 · answered by Cigana 5 · 1 1

porque Jesus está inteiro na hóstia (Corpo de Cristo, verdadeira comida) e no vinho (Sangue de Cristo, verdadeira bebida).
Na Igreja Católica não é proibido receber a comunhão nas duas especies. Cito um exemplo, dentre outros tantos: na Igreja de Santa Efigênia (perto do estação São Bento) nas Missas diárias as 19 horas pode-se comungar nas duas espécies

2006-11-19 11:28:32 · answer #8 · answered by verita 4 · 0 1

Os católicos recebem o "sangue de cristo", os padres, ou auxiliares, molham a óstia no vinho antes de entregar a pessoa, sem dar o vinho diretamente para ela beber.

2006-11-17 15:19:20 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 1

elimendra! O vinho realmente nunca vi, nas vezes que participei de missas, mas o pão é representado pelas hóstias.
Um abraço.

2006-11-17 14:44:36 · answer #10 · answered by RuyLFreitas 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers