Bem, em geral, na TC contrastada se utiliza iodo intravenoso, que permite visualizar regiões vascularizadas, portanto os vasos que na TC normal apareceriam com uma coloração acinzentada qnd com contraste se acendem (ficam brancos). Todo o trajeto do sangue dentro dos vasos fica branco, se por acaso existir alguma lesão na TC que esteja sangrando durante o exame, ele ficará da msm cor do sangue no vasos (branco), o q não ocorreria na TC sem contraste. Outro exemplo, é o fígado um órgão mt vascularizado q com a aplicação de contrate intravenoso tem o seu parêquima (sua "estrutura") preenchido pelo contraste se tornando mais visível e por tanto uma lesão que estivesse escondida apareceria em outra densidade, ou seja, mais escuro (por exemplo, uma neolpasia) ou mais claro (por exemplo, uma lesão hemorrágica).
Espero ter ajudado.
Bjs
2006-11-18 08:35:22
·
answer #1
·
answered by Renatita 2
·
0⤊
0⤋
É muito simples! Quando vc injeta um contraste vc deseja visualizar uma região que normalmente não tem expressão que a contraste com as demais ao seu redor. Vou explicar como funciona com o filme radiográfico, mas o princípio serve para tomografia.Quando o filme radiográfico recebe a radiação x acaba excitando a película quando atinge a mesma, para isto tem que passar pelo tecido irradiado e atingir a película do filme, assim quanto menor for a densidade do material (tecidos moles) maior será a excitabilidade da película. Ao revelar-mos o filme eliminamos as camadas não excitadas da película ou seja as camadas que eram mais densas do material exposto, por exemplo o osso. Ao visualizar-mos o filme radiográfico num negatoscópio (ou contra uma fonte luminosa) observamos áreas radiopacas (brancas) que são os locais (tecidos mineralizados, osso) onde os raios não conseguiram excitar a película; e áreas radiolúcidas (escuras, tom cinza) que foram os locais que permitiram maior passagem de raios para excitarem a película (tecidos moles). Quando usamos contraste colocamos uma substância radiopaca, dentro de um vaso por exemplo que é radiolúcido, e então o que normalmente apareceria radiolúcido (escuro), com o contraste se torna radiopaco (claro)!
2006-11-20 17:23:40
·
answer #2
·
answered by jesus 3
·
0⤊
0⤋
A DIFERENÇA É QUE INJETAM UMA SUBSTÂNCIA SE BE ME LEMBRO IODADA QUE DEFINE MELOR A ÁREA QUE ELE QUER VER...MAS NÃO SE DÊ AO TRABALHO DE QUERER DIFERENCIÁ-LAS...NEM ELES MESMOS ÀS VEZES SABEM DA DIFERENÇA....RSSSSS SE VC JÁ FOR ALÉRGICA AO PRODUTO DEVE AVISAR(OU QUAISQUER OUTRAS ALERGIAS) ALÉM DO MAIS ASSINA UM TERMO DE RESPONSABILIDADE ESTANDO CIENTE DO USO DO PRODUTO E EVENTUAIS EFEITOS ADVERSOS....
2006-11-17 19:08:36
·
answer #3
·
answered by lizborges35 4
·
0⤊
0⤋
minha querida nesse site do hospital albert einstein (um dos melhores do país) tem explicando direitinho
http://www.einstein.br/tc64/
2006-11-18 08:39:15
·
answer #4
·
answered by wendell a 7
·
0⤊
1⤋