DEUS CRIOU OS ANJOS num alto estado de perfeição natural e além disso os elevou à ordem sobrenatural. É de fé que todos os espíritos angélicos foram criados bons.certos anjos tornaram-se maus, tiveram sua vontade pervertida. Em suma: pecaram.
"Tu, desde o princípio, quebraste o meu jugo, rompeste os meus laços e disseste: - Não servirei!" (Jer 2,20).
Este versículo do Profeta Jeremias sobre a revolta do povo eleito contra Deus tem sido aplicado à revolta de Lúcifer. Ao brado de rebelião de Lúcifer – "Não servirei!" – respondeu São Miguel com o brado de fidelidade: "Quem é como Deus!"
"E houve no céu uma grande batalha: Miguel e os seus anjos pelejavam contra o dragão, e o dragão com os seus anjos pelejavam contra ele; porém estes não prevaleceram e o seu lugar não se achou mais no céu. E foi precipitado aquele grande dragão, aquela antiga serpente, que se chama o Demônio e Satanás, que seduz todo o mundo; e foi precipitado na terra e foram precipitados com ele os seus anjos" (Apoc 12, 7-9).
O próprio Jesus dá testemunho dessa queda: "Eu via Satanás cair do céu como um relâmpago" (Lc 10,18). "(O Demônio) foi homicida desde o princípio, e não permaneceu na verdade" (Jo 8,44)
Como poderia o anjo Ter pecado, uma vez que ele não está sujeito às paixões ou ao erro no entendimento, como nós homens?
"Como compreender semelhante opção e rebelião a Deus em seres dotados de tão viva inteligência?" – "Os Padres da Igreja e os teólogos não hesitam em falar de cegueira, produzida pela supervalorização da perfeição do próprio ser, levada até o ponto de ocultar a supremacia de Deus, a qual exigia, ao contrário, um ato de dócil e obediente submissão. Tudo isto parece expresso de maneira concisa nas palavras: ‘Não servirei’ (Jer 2,20), que manifestam a radical e erreversível rejeição de tomar parte na edificação do reino de Deus no mundo criado. Satanás, o espírito rebelde, quer seu próprio reino, não o de Deus, e se levanta como o primeiro adversário do Criador, como opositor da Providência, como antagonista da sabedoria amorosa de Deus".
2006-11-17 03:45:21
·
answer #1
·
answered by biniteza 2
·
1⤊
0⤋
O mal veio da inveja que ele ssentiu do poder de Deus. Apenas isso. Podemos ser as melhores pessoas do mundo, fato que acaba por não impedir que sintamos inveja de outras pessoas. A questão é não permitir que essa inveje nos leve a cometer atos que sejam reprováveis pela sociedade. No que diz respeito a sua pergunta, lúcifer deixou que sua inveja interferisse na relação que tinha com Deus, uma vez que quis tomar seu lugar.
2006-11-17 11:12:33
·
answer #2
·
answered by Marcelo L 3
·
1⤊
0⤋
Vejo que a sua dúvida é sobre o mal (de Lúcifer), sendo ele um anjo de luz?
Muitos já responderam a altura, como o BINITEZA, o THADEU, o MANCHESTE, ETC...
MAS VEJO QUE AINDA NÃO RESPONDERAM A SUA PERGUNTA.
Falou-se de livre arbÃtrio, sim, a sua resposta parte daÃ. Veja:
Se Deus os preferiu criar assim (não que Deus tenha falhado na sua criação) Deus não pode pecar, no entanto já no plano de Deus precisava de um salvador desde a eternidade, portanto Deus precisaria dar permissão para o pecado.
Nada disso conclui sua resposta. O que realmente temos que observar é o seguinte:
Deus gera Jesus, a imagem do Deus invisÃvel, o primogênito de toda a criação (Col 1:15); Criou os anjos (Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? Heb 1:5 e 5:5).
Criando seres, ele os fez com livre arbÃtrio resultando, ou na repressão de seus desejos, ou na licença para fazer o que quisessem, inclusive se rebelar.
Resumindo. Quando Deus fez os anjos deu a eles permissão para escolherem o bem e o mal. Foi daà que surgiu o primeiro pecado.
No caso de Lúcifer, “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade”. Ele passou muito tempo com pensamento de grandeza, e só conseguiu seu objetivo porque encontrou apoio de outros anjos, penso que ele não tinha coragem de se rebelar sozinho. Quanto tempo levou pra Lúcifer “fazer a cabeça” da TERÃA parte dos anjos?
Então o mal vem sim de bem antes do que imaginamos, vem desde o ato da criação por conceder Deus o livre arbÃtrio aos anjos.
2006-11-18 13:10:06
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Posso dizer que assim como Deus é Criador de tudo q é bom, satanás é o criador do mal. Nada induziu Lúcifer pecar, ele mesmo gerou o pecado. O mal q ele sentiu foi ao ver uma multidão de anjos sob sua liderança que levou ele a querer ser igual ou maior q Deus...
2006-11-17 15:23:53
·
answer #4
·
answered by Emerson FG 5
·
0⤊
0⤋
Concordo com você e, posso dizer mais. Lucifer foi expulso do lado de Deus por sentir inveja. Queria ele ter os poderes do Deus todo poderoso para satisfazer seu ego pois, dentre todos os anjos era o de maior beleza, o que corrompeu sua mente. Porque o mais belo, não pode ser o mais poderoso? É assim que funciona tbém com o ser humano. Desde o início dos tempos já se existia a luz e as trevas. Então sempre existiu o bem e o mal.
2006-11-17 12:48:29
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Deus deu a lucifer a luz pra q ele podesse reger o coro celeste, só q a soberba fez com q ele caísse, pq ele achava q a luz dele poderia substituir a luz de Deus, daí tentava ensinar as coisas de Deus conforme lhe cabia, Deus sabendo disso deportou ele para o inferno e os anjos q ele já tinha cativado cairam com ele. Agora eu não sabia q ele tinha mudado de nome, acho q são codinomes quais quer, e outra ele não tem poder sobre nós, nem no inferno ele manda, e a unica coisa q ele pode fazer é nos embreagar com suas coisas ruins, pra q caiamos tb, ele não quer ficar sozinho no inferno!
2006-11-17 12:31:19
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Usando o seu livre-arbítrio, esse elevado anjo aninhou o orgulho no coração. Ezequiel 28:17 diz:
"Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor!"
Ele cobiçou a posição do próprio Senhor Deus: "Eu subirei ao Céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono... subirei acima das mais altas nuvens, E SEREI SEMELHANTE AO ALTÍSSIMO." Isaías 14:13 e 14.
O orgulho moveu Satanás a se rebelar contra o seu Criador. Usando então a sua extraordinária inteligência para o mal e empregando a mentira (ele é o pai da mentira), Satanás seduziu a terça parte dos anjos. (Apocalipse 12:3 e 4) Começou a discórdia e o descontentamento no Céu. Não sabemos por quanto tempo Deus, na Sua longanimidade, os suportou lá. Evidentemente Satanás e seus anjos recusaram o oferecimento do perdão que Deus lhes deve ter feito, como nos faz a nós homens, e persistiram no erro. Dessa maneira eles se confirmaram no pecado; foram além dos limites da misericórdia de Deus e tornaram-se irreconciliáveis inimigos do seu Criador e do Bem.
Espero ter respondido.
2006-11-17 12:15:03
·
answer #7
·
answered by Thadeu 4
·
0⤊
0⤋
lúcifer era o ser mais poderoso abaixo da Trindade ele foi feito para adorar a Deus, como diz na bíblia "em ti foram feitos os instrumentos..." mas ele quis ser maior que o Altíssimo, e isso veio dele. cabe lembrar que treva é a ausência de luz, e , do mesmo modo, mal é a ausência de bem.
ele passou a ser treva porque saiu da luz e como ele era imortal, não adiantava nada Jesus morrer por ele para trazê-lo de volta.
2006-11-17 12:10:11
·
answer #8
·
answered by patrulheiro zé 2
·
0⤊
0⤋
Se você ler a bíblia toda vai achar as referências falando de satanás e seus subordinados e em nenhuma delas diz na bíblia que satanás era o braço direito de Deus, também não está escrito que seu nome mudou para satanás nem está implicito ou explícito.
A bíblia fala que satanás era um querubim ungido, até o dia em que se achou iniquidade em seu coração, até aquele momento os anjos não conheciam nem sabiam o que era pecado ou sequer tinham ouvido falar esta palavra no céu não existe o pecado.
O que aconteceu foi que o querubim ungido intentou em seu coração ser maior do que Deus e isso foi reprovado por Deus, que qualificou aquele ato como um pecado contra o criador, a partir de então todos os anjos passaram a saber que o mal foi criado no coração de satanás, pois de Deus só procede o bem pois ele é bom, e quem vai contra o bem? O mal é claro. Não que satanás inventou o mal, mas a sua atitude foi vista e repreendida por Deus como uma prática má, e antes dele fazer Deus ordenou Miguel o anjo da espada o guerreiro, para que com os demais anjos lançarem satanás e os anjos que se rebelaram com ele do 7° céu abaixo(Ap. 12)
2006-11-17 11:35:35
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O MAL COMEÇOU EM LUCIFER, QUANDO ELE QUIS POR USURPAÇÃO SER IGUAL A DEUS. A PARTIR DELE É QUE VEIO O MAL AO MUNDO COMO ESTA ESCRITO EM GÊNESIS, QUANDO ELE ENGANOU EVA E ADÃO.
2006-11-17 11:30:56
·
answer #10
·
answered by alessandra m 3
·
0⤊
0⤋