A afasia é uma deterioração da função da linguagem, depois de ter sido adquirida de maneira normal e sem déficit intelectual correlativo. Caracteriza-se por dificuldade em nomear pessoas e objectos. Podem levar a um discurso vago ou vazio caracterizado por longos circunlóquios e pelo uso excessivo de referências indefinidas como "coisa" ou "aquilo". Pode evoluir para um comprometimento grave da linguagem escrita e falada e da repetição da linguagem. No extremo pode levar a mudez ou a um padrão deteriorado com discurso com ecolália ou palilália. As causas principais são:
tumores
AVC (ou derrame);
doenças infecciosas (como a meningite);
doenças degenerativas (como a esclerose múltipla ou as demências);
acidentes com traumatismo cranioencefálico;
tensão metabólica (intoxicações);
Epilepsia
...............................................
O ideal é procurar ajuda profissional mesmo...
2006-11-16 10:21:10
·
answer #1
·
answered by TEDDY 2
·
0⤊
0⤋
Procure um neurologista. Existem quatro formas: motora, que se manifesta pela incapacidade de articulação da palavra; grafica, pela incapacidade de escrever;auditiva, pela de compreender a significação de palavras ouvidas:visual, pela de compreender o significado de palavras escritas.
A afasia devidamente diagnósticada sua forma será tratada, esta é a sua melhor ajuda no momento, depois o especialista que ficar tratando te passará melhores formas de ajudar.
Espero ter ajudado.
2006-11-16 18:39:27
·
answer #2
·
answered by itamar.franca 6
·
0⤊
0⤋
Instituto de Estudos da Linguagem - IEL/UNICAMP
Tratamento
Não existe tratamento farmacológico ou cirúrgico que cure a afasia. Para melhorar o estado de saúde, ou para estimular a dinâmica cerebral, muitas vezes são administrados tratamentos farmacológicos que são receitados pelo médico. Desse modo, o tratamento que ajuda a enfrentar, superar ou aprender a conviver com a afasia é o do tipo terapêutico, periódico e sistemático, que acaba por ser inserido no dia-a-dia das pessoas afásicas. Em geral, os tratamentos médicos e terapêuticos necessários são realizados nos hospitais, nos postos de saúde, nos centros universitários, nos centros de reabilitação (públicos, filantrópicos ou privados), nos consultórios particulares de médicos e terapeutas (como fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais)
BJUS
2006-11-16 18:31:16
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Levá-la a um bom fonaudiólogo tb ajuda.
2006-11-16 18:23:06
·
answer #4
·
answered by ♫♫ A Eremita ♫♫ 7
·
0⤊
0⤋
Estimula-la o maximo possivel.
2006-11-16 18:18:46
·
answer #5
·
answered by Márcio 3
·
0⤊
0⤋