A Bíblia não prova que Jesus existiu. O Novo Testamento é principalmente um texto de PROPAGANDA RELIGIOSA, escrito por gente querendo convencer os outros de sua "verdade", verdade essa cheia de lances sobrenaturais. Como tal, os relatos devem ser abordados com uma desconfiança natural. Relatos paralelos e concordantes de outros povos, livres de comprometimento religioso com os relatos bíblicos, poderiam reforçar sua confiabilidade.
No entanto, fora da Bíblia, em documentos que remetam à época, não existe menção alguma à existência de Jesus. Existe apenas menção mais posterior aos CRISTÃOS como facção religiosa.
Sobre Públio Lêntulo, na Enciclopédia Católica (traduzindo do inglês):
http://www.catholicity.com/encyclopedia/l/lentulus,publius.html
"Públio Lêntulo é uma pessoa FICTÍCIA, que se diz ter sido governador da Judéia antes de Pôncio, e ter escrito a seguinte carta ao Senado Romano: (...)
(...) A carta de Lêntulo é certamente APÓCRIFA: NUNCA HOUVE um governador de Jerusalém; não se conhece nenhum Procurador da Judéia que se chamasse Lêntulo; um governador romano não se teria dirigido ao Senado, mas ao imperador; um escritor romano não teria empregado as expressões "profeta de verdade", "filhos dos homens", "Jesus Cristo". As duas últimas são expressões hebraicas, a terceira é tirada do Novo Testamento. A carta, portanto, nos mostra uma descrição de nosso Senhor tal como a piedade cristã o concebia."
Já os manuscritos do Mar Morto eram partes do VELHO TESTAMENTO. Não há nenhum relato sobre Jesus entre eles.
2006-11-16 03:14:55
·
answer #1
·
answered by Ensjo 6
·
0⤊
0⤋
Primeiro Cristo não é o patriarca da cristandade. Segundo a sua pergunta se torna tola, por vc já fazer uma afirmação, tornando o comentaristas tendencioso. Terceira, a existência do Cristo não se baseia somente na bíblia, existe achados históricos, as melhores pessoas na minha opinião para te apresentar isso são as Testemunhas de Jeová, elas me ajudaram muito neste sentido. Quarto, os parentes de Cristo deixaram descendentes, lembra da urna de Judas, irmão carnal de Jesus, encontrada a pouco tempo? A própria bíblia deixa margens sólidas para se crer nisso. Quinto... deixa pra lá. Xau ferinha
2006-11-16 09:44:48
·
answer #2
·
answered by Filipe 4
·
1⤊
0⤋
bom, vc esta equivocado.....
existem sim provas historicas, como os manuscritos do mar morto q foram esncontrados no deserto d qunrun ( sei lah como se escrev! ), alem d textos d pensadores d epocas prox a da crucificaçao d Cristo....1 poko depois desse ocorrido....
pelo - 3 textos historicos d pensadores conhecidos citam Jesus d Nazareh, falando inclusiv d sua Divindad....
exist tb 1 texto escrito por pubilo lentulo, um ser c/ 1 nome estranho, president da judeia q faz 1 retrato fisico e moral d Jesus, a pedido d cesar (n lembro ql..), o q era o cesar na epoca d Cristo...
isso eh documento, prova historica....
2006-11-16 09:40:07
·
answer #3
·
answered by brida_joanadarc 3
·
1⤊
0⤋
Vc deveria se informar mais a respeito do assunto.
Meu povo padece por falta de conhecimento.
2006-11-16 09:31:05
·
answer #4
·
answered by ZADDOCK 4
·
1⤊
0⤋
A prova de que Jesus veio a Terra é que o ele dividiu a história do mundo em duas partes: AC e DC.
(Antes de Cristo e depois de Cristo)
V@leu?
.
2006-11-19 18:14:50
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não entendo por que ninguém põe em dúvida a existêncioa de Maomé ou de Buda.
2006-11-17 18:23:20
·
answer #6
·
answered by Adel 3
·
0⤊
0⤋
Na verdade existem provas sim da existência de Cristo, a primeira delas é a Bíblia. Mas mesmo para os não cristãos, existem muitos relatos de filósofos e mesmo judeus falando sobre um "tal Jesus" poucos anos após sua morte. Muitos contra porque a morte de cruz era um escândalo e outros a favor o considerando um grande profeta, dando foco aos seus gestos, sua oração, seu amor pelos homens, sua predileção pelos pequenos e pelos pobres. Desculpe-me por não lembrar o nomes dessas pessoas que escreveram. Mas te garanto que existe relato histórico de Jesus sim.
2006-11-16 14:35:49
·
answer #7
·
answered by Betinha 3
·
0⤊
0⤋
O ESPAÇO É PEQUENO MAS EU VOU LHE MANDAR ALGUMAS PROVAS.
TRIBUNAL DA CÚRIA ROMANA
A Sentença de Cristo
No ano dezenove de TIBERIO CÉSAR, Imperador Romano de todo o mundo, Monarca Invencível, na Olimpíada cento e vinte e um, e na Elíada vinte e quatro, da criação do mundo, segundo o número e cômputo dos Hebreus, quatro vezes mil cento e oitenta e sete, do progênio, do Romano Império, no ano setenta e três, e na libertação do cativeiro de Babilônia, no ano mil duzentos e sete, sendo governador da Judéia; QUINTO SÉRGIO, sob o regimento e governador da cidade de Jerusalém, Presidente Gratíssimo, PÔNCIO PILATOS; regente, na baixa Galiléia, HERODES ANTIPRAS; pontífice do sumo sacerdote, CAIFÁS; magnos do templo, ALIS ALMAEL, ROBAS ACASEL, FRANCHINO CEUTAURO; cônsules romanos da cidade de Jerusalém; QUINTO CORNÉLIO SUBLIME e SIXTO RUSTO, no mês de março e dia XXV do ano presente,
EU, PÔNCIO PILATOS, aqui Presidente do Império Romano, dentro do Palácio e arqui-residência, julgo, condeno e sentencio à morte, Jesus, chamado pela plebe CRISTO NAZARENO e galileu de nação,homem, sedicioso, contra a Lei Mosaica contrário ao grande Imperador TIBÉRO CÉSAR.
Determino e ordeno por esta, que se lhe dê morte na cruz, sendo pregado com cravos como todos os réus, porque congregando e ajustando homens, ricos e pobres, não tem cessado de promover tumultos por toda a Judéia, dizendo-se filho de DEUS e REI DE ISRAEL, ameaçando com a ruína de Jerusalém e do sacro Templo, negando o tributo a César, tendo ainda o atrevimento de entrar com ramos e em triunfo, com grande parte da plebe, dentro da cidade de Jerusalém.
Que seja ligado e açoitado, e que seja vestido de púrpura e coroado de alguns espinhos, com a própria cruz aos ombros para que sirva de exemplo a todos os malfeitores, e que, juntamente com ele, sejam conduzidos dois ladrões homicidas; saindo logo pela porta sagrada, hoje ANTONIANA, e que se conduza JESUS ao monte público da Justiça, chamado CALVÁRIO, onde, crucificado e morto ficará seu corpo na cruz, como espetáculo para todos os malfeitores, e que sobre a cruz se ponha, em diversas línguas, este título: JESUS NAZARENUS, REX JUDEORUM.
Mando, também, que nenhuma pessoa de qualquer estado ou condição se atreva, temerariamente, a impedir a Justiça por mim mandada, administrada e executada com todo o rigor, segundo os Decretos e Leis Romanas, sob as penas de rebelião contra o Imperador Romano.
Testemunhas da nossa sentença: Pelas doze tribos de Israel: RABAM DANIEL,
RABAM JOAQUIM BANICAR, BANBASU, LARÉ PETUCULANI,
Pelos fariseus: BULLIENIEL,
SIMEÃO, RANOL, BABBINE, MANDOANI,
BANCURFOSSI.
Pelos hebreus:MATUMBERTO.
Pelo Império Romano e pelo Presidente de
Roma: LÚCIO SEXTILO e AMACIO CHILICIO.
2006-11-16 11:28:06
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
É da naturaza humana crer somente naquilo que pode ver.
No entanto, nós também temos a nossa natureza espiritual. E é essa natureza que nos permite aceitar e crer naquilo que é não natural, ou seja, em Deus, que é sobrenatural.
Quanto as provas, não se iluda. Jesus foi morto porque sua doutrina contrariava os interesses dos que detinham o poder naquela época.
Mas e hoje? Ora, hoje não é nem um pouco diferente. As pessoas que comandam o mundo poderiam continuar comandando se de repente todas as pessoas do povo passassem a seguir fielmente os ensinamentos de Jesus?
Claro que não.
Os interesses daqueles que detém o poder no mundo, ou seja, os países ricos e mesmo as mais poderosas instituições, como as indústrias bélicas, os bancos, e as grandes empresas que detém grande parte da riqueza mundial, seriam abalados... na verdade essa instituições seriam extintas.
Então, não espere que se encontre provas da existência de Jesus, porque isso não interessa àqueles que dirigem esse planeta!
2006-11-16 10:43:01
·
answer #9
·
answered by Khallil 4
·
0⤊
0⤋
a bíbila toda é uma prova d q Jesus Cristo existe...
aí vc me fala..mas e se alguém mentiroso escreveu a bíblia..como vou acreditar nela...aí eu te falo..qm te garante d q houve a proclamação da república dia 15/11??só doc's né...?então..a bíblia é um documento....cheio d verdades....
ker outra?
só o fato d estarmos vivos..já um gde milagre e existência de Jesus Cristo..afinal..vivemos nu mundo em q qq coisa já é motivo de matança
2006-11-16 09:43:53
·
answer #10
·
answered by felipevencedor 1
·
0⤊
0⤋