É irrevelante! veja bem, a própria Igreja Católica que apóia este dogma, ao mesmo tempo, explica a verdadeira origem, que é duvidosa, dessa filosofia.
A New Catholic Encyclopedia explica: “A utilização do termo ''"trias"'' da qual é vertida para o latim ''"trinitas",'' foi a princípio formulada por Teófilo de Antioquia por volta de 180 a.D. (bispo de Antioquia da Síria, no oitavo ano do reinado de (Marco Aurélio). Nas Escrituras não há nenhum termo de ''per si'' pelo qual se indique as três Pessoas Divinas. Sua forma latina tão bem conhecida teve seu uso em Tertuliano, por volta de 210 d.C, quando renegou sua fé cristã se unindo à seita montanista e mais tarde criando sua própria teologia. No entanto, a tríade de Teófilo era formada de "Deus, e Sua Palavra, e Sua sabedoria", diferindo-se de Tertuliano que achava seu ensino trinitário incoerente.”
Também a The New Encyclopædia Britannica diz: “Nem a palavra Trindade, nem a doutrina explícita, como tal, aparecem no Novo Testamento, e nem Jesus ou seus seguidores tencionaram contradizer o Shema do Velho Testamento: ‘Ouve, ó Israel: O Senhor, nosso Deus, é um só Senhor’ (Deut. 6:4). . . . A doutrina desenvolveu-se gradualmente com o decorrer dos séculos, enfrentando muitas controvérsias. . . . Por volta do fim do 4.° século . . . a doutrina da Trindade tomou substancialmente a forma que desde então tem conservado.” — (1976), Micropædia, Vol. X, p. 126.
Em The Encyclopedia Americana lemos: “O cristianismo derivou-se do judaísmo, e o judaísmo era estritamente unitário [cria que Deus é uma só pessoa]. O caminho que levou de Jerusalém a Nicéia dificilmente foi em linha reta. O trinitarismo do quarto século de forma alguma refletiu com exatidão o primitivo ensino cristão sobre a natureza de Deus; foi, ao contrário, um desvio deste ensinamento.” — (1956), Vol. XXVII, p. 294L.
Segundo o Nouveau Dictionnaire Universel: “A trindade platônica, que em si é meramente um rearranjo de trindades mais antigas, que remontam aos povos anteriores, parece ser a trindade filosófica racional de atributos que deram origem às três hipóstases ou pessoas divinas ensinadas pelas igrejas cristãs. . . . O conceito deste filósofo grego [Platão, do 4.° século AEC] sobre a trindade divina . . . pode ser encontrado em todas as religiões [pagãs] antigas.” — (Paris, 1865-1870), editado por M. Lachâtre, Vol. 2, p. 1467.
O jesuíta John L. McKenzie, no seu Dictionary of the Bible, diz: “A trindade de pessoas dentro da unidade de natureza é definida em termos de ‘pessoa’ e de ‘natureza’, que são termos filosóficos gr[egos]; na realidade, esses termos não aparecem na Bíblia. As definições trinitárias surgiram em resultado de longas controvérsias, em que estes termos e outros, tais como ‘essência’ e ‘substância’, foram erroneamente aplicados a Deus por alguns teólogos.” — (Nova Iorque, 1965), p. 899.
Portanto meu caro, este ensino é tão confuso que ninguém consegue defini-lo. Pois como mostra o longo histórico sobre sua origem, é completamente a parte dos ensinos do cristianismo como também do contexto bíblico.
2006-11-16 04:53:36
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu leio e releio o texto bíblico tentando entender a origem da crença na divindade do Cristo, mas não consigo. Para tudo Ele se refere ao Pai, diz que faz isso ou aquilo em nome do Pai; diz que "daquele dia" só o conhece o Pai.
Sou levado a crer que Jesus e o Pai não são a mesma pessoa e entender a trindade parece "forçar a barra".
Felicidades.
2006-11-16 09:19:13
·
answer #2
·
answered by Chester 6
·
2⤊
0⤋
Santo Agostinho, doutor da Igreja, diz: "O Espírito Santo procede do Pai enquanto fonte primeira e, pela doação eterna deste último ao Filho, do Pai e do Filho em COMUNHÃO"
Não tem como separá-los. Todas as pessoas são um só: Deus.
Além disso, o Espírito Santo realiza em Maria todas as preparações para a vinda do Cristo; O Filho de Deus é consagrado Cristo pela unção do Espírito Santo; por sua morte e ressurreição, Jesus é constituído Senhor e de sua plenitude derrama o Espírito Santo sobre os apóstolos e a Igreja. Lembre-se tudo em COMUNHÃO com o Pai e com o Espírito Santo.
Será que isso não é relevante ainda?!
2006-11-16 14:55:27
·
answer #3
·
answered by Betinha 3
·
0⤊
0⤋
Amigo vamos começar assim: Eis o mistério da Fé!
no principio morava um Verbo(Deus, ninguém jamais viu a face de Deus), daí o sopro do E. Santo(sopro de Deus) gerou o Verbo(q é Jesus, face revelada de Deus). A trintade meu amigo tem esse mistério, todos são um e um são todos, não podemos separa-los como nós separamos o joio do trigo, podemos pensar assim, pegue 3 palitos de fosoforo, risque um por um, e junte-os veja se altera o fogo. Assim é a Santissima Trindade, separados são o mesmo e juntos tb. valeu!
2006-11-16 10:12:51
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
você mesmo disse SE; como jesus não é parte de nada é FILHO de Deus que é pai e sabia de tudo, só não podia revelar porque o povo analfabeto não entenderia; por isso disse no sermão do cenáculo "pedirei ao Pai que envie OUTRO consolador qu e dirá tudo que tenho dito e revelar´pa coisas que não posso revelar. Espírito Santo é um esp´pirito puro que btizou jesus e os discipulos, leia o evangelho; depois os espíritos sanos feitos pela igreja de roma, joão, paulo, assis, não possuem a pureza do Espírito Santo que batizou jesus e os discipulos. pare de decorar textos e estude pela fé raciocinada e não pela imposta que é cega e não te levará a lugar nenhum.
Deus é Pai, Jesus é filho, Espírito Santo é Um Espírito de pureza absoluta. caramba como vocês catolicos são cegos em acreditar na divinização de jesus atraves da santissima trindade; não é isso que a evangelização dos catolicos ensinam; volte ao maternalzinho.
2006-11-16 09:27:49
·
answer #5
·
answered by lcmvip 5
·
0⤊
1⤋
.
Embora eu não saiba por quê exatamente, a idéia de trindade tem sido importante desde o Egito antigo, em cuja mitologia havia a trindade formada por Ísis, Osíris e Hórus.
De acordo com diversos autores, foi da observação dos cultos de Ísis, muito comuns na Palestina no início do cristianismo, que os hebreus tomaram conhecimento da trindade egípcia que o cristianismo primitivo adotou na forma da trindade cristã: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
De qualquer forma, não acho que a bíblia sirva como fonte para esse (ou quase nenhum outro) tipo de explicação. Ela é um livro confuso, escrito por uma gente atrasada e supersticiosa e, como tal, embora até acerte em algumas coisas referentes à natureza humana, não tem condições de elucidar coisa nenhuma - ao contrário: a bíblia confunde muito mais do que explica.
.
2006-11-16 09:25:11
·
answer #6
·
answered by m_amoy 5
·
0⤊
2⤋
Não da para interpretar a bíblia com um ou poucos versículos, tem que ser como um todo...
Mais importante que os detalhes do seu argumento é que se Jesus não fosse Divino seu sacríficio não teria o mesmo valor.
Sem a divindade dEle nós não seríamos remidos pelo seu precioso sangue vertido na cruz.
O significado do sacríficio de Jesus na cruz tem maior importância que as relações "técnicas" entre as 3 pessoas da Trindade, relações essas que a nossa mente humana não tem capacidade para compreender!
2006-11-16 09:17:50
·
answer #7
·
answered by Marcelo 4
·
0⤊
2⤋
Já viu falar no o acaso.
2006-11-16 09:15:03
·
answer #8
·
answered by Marcio B 4
·
0⤊
2⤋