English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

o que é tiroide

2006-11-15 10:39:44 · 5 respostas · perguntado por Thii 5 em Saúde Saúde Feminina

5 respostas

A tireóide é uma glândula situada na base do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão - mais conhecido como gogó. É responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), fundamentais para diversos processos metabólicos em nosso organismo. O auto-exame é importante para se conseguir identificar alterações na tireóide - os nódulos - que, em sua grande maioria, são benignas e, sobretudo, para permitir o diagnóstico precoce dos nódulos malignos. O hipertiroidismo - produção de hormônios em excesso pela tireóide - e o hipotireoidismo - produção em quantidade insuficiente - não podem ser identificados no auto-exame, somente em exame de sangue. Feito o auto-exame e constatado o nódulo, deve-se procurar um endocrinologista para confirmar o diagnóstico e tomar as devidas medidas

2006-11-15 10:58:58 · answer #1 · answered by Marivaldo L 6 · 0 0

Tireoide é uma glândula que se encontra situada na parte anterior do pescoço abaixo do pomo de Adão e sua função é produzir, armazenar e liberar o hormônio tireiodeano na corrente sanguínea. Se o nível do hormônio está acima do normal diz-se que a pessoa está com hipertireiodismo. Se está abaixo diz-se que está com hipotireiodismo..

2006-11-15 18:55:30 · answer #2 · answered by eliasgorayebodonto 6 · 1 0

A glândula tireóide se encontra na base do pescoço, abaixo do pomo de Adão. Tem a forma de uma borboleta; cada asa, ou lobo, da tireóide está presente em ambos os lados da traquéia.

A função da glândula tireóide é produzir, armazenar e liberar hormônios tireoideanos na corrente sangüínea. Estes hormônios, também conhecidos como T3 e T4, agem em quase todas as células do corpo, e ajudam a controlar suas funções. Se os níveis destes hormônios tireoideanos no sangue estão baixos, seu corpo funciona mais lentamente. Esta condição se denomina hipotireoidismo. Se existe um aumento dos níveis dos hormônios tireoidianos no sangue, seu corpo trabalha mais rapidamente. Esta condição se denomina hipertireoidismo.

A quantidade de hormônios tireoideanos produzidos pela glândula tireóide é controlada por uma glândula que se encontra no cérebro, chamada pituitária ou glândula hipófise. Outra parte do cérebro, o hipotálamo, ajuda a pituitária.

O hipotálamo envia informação à glândula hipófise

A glândula hipófise por sua vez controla a glândula tireóide

A glândula tiróide, a hipófise e o hipotálamo trabalham juntos no controle da quantidade de hormônios tireoideanos no seu corpo. Com a hipófise controlando a maior parte da ação, estes órgãos trabalham de forma similar ao termostato que controla a temperatura de uma casa.

Por exemplo, assim como o termômetro de um termostato mede a temperatura de uma casa, a glândula hipófise mede em forma constante a quantidade de hormônios tireoideanos em seu sangue. Se não há suficiente hormônio, percebe a necessidade de "acender a caldeira". Isto se faz liberando mais hormônio estimulante da tireóide (TSH), que indica à tireóide que deve produzir mais hormônio. A glândula tireóide então produz e libera hormônio diretamente na corrente sanguínea.

A glândula hipófise percebe logo que a quantidade de hormônios tireoideanos em seu corpo é a correta. Com os níveis de hormônios estando dentro dos valores normais, a hipófise diminui a produção de TSH a seus valores normais.

2006-11-15 20:25:52 · answer #3 · answered by Natalino 2 · 0 0

Tiroidites é uma inflamação da glândula tiróide e a mais freqüente causa de hipotiroidismo. Quando pacientes com tiroidites tem sintomas, geralmente eles são sintomas de hipotiroidismo. Também é bastante comum ocorrer um aumento do volume da glândula (bócio) que pode regredir com o tempo.

O tipo de tiroidite mais comum é a Tiroidite crônica auto-imune (ou de Hashimoto), uma doença indolor do sistema imune. Ocorre em famílias, juntamente com outras doenças auto-imunes ou alérgicas (renite, asma brônquica, artrite, vitiligo, lupus, etc.). Tiroidite de Hashimoto atinge cerca de 5% da população adulta, aumentando principalmente nas mulheres e com a idade.

Tiroidite pós-parto é uma forma de tiroidites que afeta a mulher no período pós-parto (podendo iniciar até 8 meses após o parto), sendo observada em 5% a 9% das grávidas. Pode ser identificada pelos sintomas de hipotiroidismo e graves distúrbios de depressão e mudanças no humor.

Vírus e bactérias também podem causar tiroidites.

2006-11-15 18:52:10 · answer #4 · answered by alvesboy 1 · 0 0

E a falta de iodo no sangue!!!

2006-11-15 18:46:59 · answer #5 · answered by ana 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers