Como já andei lendo por aqui, há evidências de a Bíblia parecer ser uma mistura de coisas que já eram crenças de outros povos, como para fazer uma religião com interesse de expandir sobre várias culturas. Os exemplos abaixo são de religiões mais antigas que o Cristianismo:
- No hinduismo, Krishna teve um nascimento virginal, fez milagres, exorcizou demônios, ressuscitou mortos, morreu e ressuscitou.
- Na mitologia egípcia Osíris era filho de um deus maior, fez maravilhas, foi traído e assassinado, Ísis recolheu seu corpo e chorou sobre ele. Osíris ressuscitou, habita o reino pós-vida aonde é juiz eterno, julgando quem merece ou não a vida eterna (sim, egípcios já falavam em vida eterna). Este se chama Tribunal de Osíris, que é igual ao de Jesus no filme Alto da Compadecida...
- O Zoroastrismo pregava a existência de uma entidade do bem, um deus amor, e um “deus do mal” como o diabo, e o tal "diabo" tentava persuadir os homens a se desviarem do bem.
- o inferno é um mito grego, etc
2006-11-15
09:03:22
·
8 respostas
·
perguntado por
neófito
1
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Jorge Luiz Stein.
Penso que você sim está se expondo ao rídículo utilizando palavras de forma a expor explicitamente o germe da intolerância religiosa que pelo visto já dominou sua mente. O que quis compartilhar são evidências que mostram familiaridades, não cópia exata, entre as mitologias antigas e uma religião atual como o Cristianismo. Muitos historiadores renomados mundialmente partem da mesma base, como Mircea Eliade, e também antropólogos conceituadíssimos, e penso que você não pode se achar tão superior assim em seus argumentos taxativos.
Pensar não ofende, perguntar também não, muito menos à Deus.
2006-11-15
09:28:28 ·
update #1
Sobre a resposta de Jorge Luiz Steim:
Num aspecto tenho que concordar com você, de que uma história que não tem credibilidade entre o povo aonde nasceu deve ser vista com receio. Talvez você tenha esquecido que o povo judeu, que vive até hoje aonde nasceu a história de Jesus, não acreditou tanto assim no que dizem ter acontecido, tanto que contuanum judeus e não reconhecem o Novo Testamento. Nisto então lhe dou toda razão.
2006-11-15
09:35:52 ·
update #2