English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Como já andei lendo por aqui, há evidências de a Bíblia parecer ser uma mistura de coisas que já eram crenças de outros povos, como para fazer uma religião com interesse de expandir sobre várias culturas. Os exemplos abaixo são de religiões mais antigas que o Cristianismo:
- No hinduismo, Krishna teve um nascimento virginal, fez milagres, exorcizou demônios, ressuscitou mortos, morreu e ressuscitou.
- Na mitologia egípcia Osíris era filho de um deus maior, fez maravilhas, foi traído e assassinado, Ísis recolheu seu corpo e chorou sobre ele. Osíris ressuscitou, habita o reino pós-vida aonde é juiz eterno, julgando quem merece ou não a vida eterna (sim, egípcios já falavam em vida eterna). Este se chama Tribunal de Osíris, que é igual ao de Jesus no filme Alto da Compadecida...
- O Zoroastrismo pregava a existência de uma entidade do bem, um deus amor, e um “deus do mal” como o diabo, e o tal "diabo" tentava persuadir os homens a se desviarem do bem.
- o inferno é um mito grego, etc

2006-11-15 09:03:22 · 8 respostas · perguntado por neófito 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Jorge Luiz Stein.
Penso que você sim está se expondo ao rídículo utilizando palavras de forma a expor explicitamente o germe da intolerância religiosa que pelo visto já dominou sua mente. O que quis compartilhar são evidências que mostram familiaridades, não cópia exata, entre as mitologias antigas e uma religião atual como o Cristianismo. Muitos historiadores renomados mundialmente partem da mesma base, como Mircea Eliade, e também antropólogos conceituadíssimos, e penso que você não pode se achar tão superior assim em seus argumentos taxativos.
Pensar não ofende, perguntar também não, muito menos à Deus.

2006-11-15 09:28:28 · update #1

Sobre a resposta de Jorge Luiz Steim:
Num aspecto tenho que concordar com você, de que uma história que não tem credibilidade entre o povo aonde nasceu deve ser vista com receio. Talvez você tenha esquecido que o povo judeu, que vive até hoje aonde nasceu a história de Jesus, não acreditou tanto assim no que dizem ter acontecido, tanto que contuanum judeus e não reconhecem o Novo Testamento. Nisto então lhe dou toda razão.

2006-11-15 09:35:52 · update #2

8 respostas

Bem vamos lá:
1- Krishna é tido no hinduísmo como uma heresia, uma falsa corrente da religião que não é olerada e aceita na própira Índia, berço dessa religião. Logo, podemos dizer que algo que não tem credibilidade em seu nascedouro não merece nenhuma credibilidade e usar esse tipo de argumento e se expor a um rdículo sem tamanho.
2- Em toda a mitologia politeísta há sempre um deus maior, pai de outros deuses. Veja Zeus, Tupã, até no candomblé é assim.
Diferente do cristianismo, onde não existem vários deuses, mas uma mesma essência e um Deus trino. Usar esse tipo de argumento sem uma base melhor é se expor ao ridículo.
3- O zoroastrismo não fala em deus, ele fala emuma força má e uma força boa que regem o universo em harmonia. É um princípio rejeitado com todas as forças pelo cristianismo e completamente antagônico aos seus ensinos. Esse é o que muitos estampam semsaber em suas camisetas e seus cadrenos e desenham em seus corpos, é o chamado ying yang. O bem nunca se completará no mal e nunca necessitará dele para ter equilíbrio. Basear-se em tal argumento, furado e sem sentido é pretexto para enganar incaltos e expor-se ao ridículo.
Um poucomais de estudo, mais profundidade seria aconselhável. Nem todos se deixam levar por argumentos sem sentido, somente aqueles que não têm argumento algum ou um mínimo de conhecimento.
Quanto ao inferno, meu caro, há duas opções:
-Fique esperando e pague pra ver. No caminho vc já está, percebe-se ("aquele que comigo nãoajunta, espalha").
- Podes ainda arrepender-se e buscar em Jesus Cristo a salvação que ele oferece a todos, mesmo aqueles que dele não fazem conta no presente momento. Nunca é tarde e Ele está de braços abertos, e não cimentados como na estátua. Quando alguém se achega Ele fecha os braços num abraço de amor.Repense seus conceitos, enquanto há vida, há esperança.

2006-11-15 09:18:14 · answer #1 · answered by jorge luiz stein 5 · 1 2

Sim curioso...é pena que alguns bitolados achem que existe apenas um caminho ou verdade e apenas uma forma de se viver.

2006-11-15 17:41:48 · answer #2 · answered by Joe M 5 · 0 0

O melhor trabalho sobre a biblia que tive conhecimento, foi escrito por Ingersoll em 1894 (o mais importante orador do século XIX.)
E isso voce pode ler gratuitamente no site
www.mphp.org/ingerso1.htm

2006-11-15 17:17:30 · answer #3 · answered by klogh 6 · 0 0

não acho

2006-11-15 17:12:15 · answer #4 · answered by emersonrs10 5 · 0 0

Acho uma leitura interessante, se conseguir unir, relacionar a história e seus movimentos.

2006-11-15 17:11:26 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

para mi tudo e uma mitologia.
ñ passa de uma bela historinha.

2006-11-15 17:07:46 · answer #6 · answered by serginhopit 3 · 1 1

as pessoas estão vendo hoje a palavra de deus como mito, mas e pura e real, e a unica seteza que o homem tem...

2006-11-15 17:08:40 · answer #7 · answered by tyranty/rock 2 · 0 1

Jeová é o autor da Bíblia e o único Deus verdadeiro. As demais crenças e religiões são nada menos que uma inventividade dos homens incrédulos.

2006-11-15 17:06:47 · answer #8 · answered by Avatar 5 · 0 1

fedest.com, questions and answers