Referente ao tipo de atividade química, característico da adrenalina.
Neuroreceptor adrenérgico β1
Beta1-adrenérgico receptor: Neuroreceptor de adrenalina localizado no músculo cardíaco e no cérebro, cuja estimulação aumenta a freqüência cardíaca.
Neuroreceptor adrenérgico, α1
Adrenérgico receptor, alpha1: Neuroreceptores unidos à ativação de fosfolipase Cβ, com preferência mediante proteínas Gq.
Neuroreceptor adrenérgico, α2
Adrenérgico receptor, alpha2: Neuroreceptores unidos à inibição de adenil ciclase, com preferência mediante proteínas Gi, e, em alguns tecidos, à regulação dos canais de cálcio e potássio.
Neuroreceptor adrenérgico, β3
Adrenérgico receptor, beta3: Neuroreceptores situados exclusivamente em lugares como o tecido adiposo e a vesícula biliar, com uma possível função estimuladora da lipólise e geradora de calor no tecido gorduroso. Conseqüentemente, os agonistas dos receptores adrenérgicos β3 quiçá sejam medicamentos úteis no tratamento da obesidade.
2006-11-14 23:57:08
·
answer #1
·
answered by nic 4
·
0⤊
0⤋
Receptores adrenérgicos
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Em diferentes células do ser humano e dos animais, existem receptores para diversas substâncias. Essas estruturas são responsáveis por causar uma alteração do metabolismo da célula levando a uma modificação fisilógica de um órgão. Esses receptores podem ser influenciados por hormônios, acetilcolina ou outras substâncias.
Muitas células apresentam receptores adrenérgicos, uma vez essa substância é uma das principais utilizada pelo sistema nervoso autônomo.
Nas células-alvo adrenérgicas existem alguns receptores que diferem um pouco entre si, sendo eles divididos em α1, α2, β1, β2. É importante ressaltar que determinadas drogas fazem efeito em somente um desses receptores, não interagindo com os outros. Sendo assim pode-se por exemplo aplicar uma droga que irá causar broncodilatação, faz que não interferirá na constrição de vasos sangüíneos e consequentemente na pressão arterial.
Os receptores α1 se localizam exclusivamente no espaço pós-sináptico. No entanto, α2 pode-se se localizar tanto pré quanto pós sinapticamente. Isso permite um controle maior do organismo através de um sistema de retroalimentação negativa. Quando a concentração de noradrenalina se encontra muito alta no espaço sináptico, os receptores α2 pré-sinápticos, também conhecidos como auto-receptores, enviam um sinal ao sistema nervoso autônomo para que ocorra a inibição de neurotransmissores.
As células da medula adrenal se assemelham bastante com as células pós ganglionares. Elas recebem inervação de células pré ganglionares, e são excitadas pela acetilcolina. Ela produz duas substâncias que vão direto para a corrente sangüínea afetando o corpo como um todo. Cerca de 20% de sua produção é de noradrenalina, enquanto 80% é de adrenalina, uma substância análoga. A conversão de noradrenalina a adrenalina ocorre através de uma enzima chamada feniletanolamina n-metiltransferase, presente apenas na medula da adrenal.
--------------------------------------------------------------------------------
[editar] Ver também
2006-11-16 10:03:42
·
answer #2
·
answered by neto 7
·
0⤊
0⤋
tire sua duvida nesse site
http://www.campinas.sp.gov.br/saude/vigilancia/farmaco/cardiovascular.html
2006-11-15 07:42:09
·
answer #3
·
answered by wendell a 7
·
0⤊
0⤋
Consulte o site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Receptores_adren%C3%A9rgicos
2006-11-15 07:41:57
·
answer #4
·
answered by Pipinho 4
·
0⤊
0⤋