English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Isso é uma conveniência? Qual é a regra do jogo?

Eu acredito que sejam todas parábolas, o que fica é o moral da história, que é mais ou menos subjetiva. Não acham?

Uma referência com respostas interessantes: http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Aq.Zx99Jh7wJR9YJiYehFFrI6gt.?qid=20061114095110AASVm49

2006-11-14 12:26:31 · 14 respostas · perguntado por εїзdragonflyεїз 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

14 respostas

Nem o evangelho e nem as parábolas que são parte do evangelho devem ser interpretadas literalmente. A interpretação literal não nos leva a nada, pois sempre ficaremos em dúvidas e questionamentos. Exites o termo "ler a letra do evangelho e ler o evangelho da letra". O primeiro é a leitura direta e o segundo é a leitura com interpretação".

2006-11-14 13:18:55 · answer #1 · answered by sctorquato 6 · 3 0

Quando são parábolas, geralmente o escritor deixa alguma informação mostrando que é uma ilustração ou o próprio discurso mostra que é uma história que tem muito mais a dizer do que as informações concretas.

Pelo que pude observar, Jesus utilizava parabolas como um recurso didático para tornar a informação mais acessível.

Ele falava de pássaros, animais, coisas do cotidiano da época.

Se fosse nos nossos dias talvez ele utilizasse termos como internet, televisão, shopping...

De qualquer forma não é preciso se preocupar. Quando Deus quiser ensinar alguma coisa à você , Ele passará essas informações na sua lingua, respeitando seu estilo.

Talvez Ele tenha decidido que o caminho para chegar até você , seja despertando sua curiosidade sobre Parabolas...

"Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos."
(Livro de Isaias, cap.55, versículo:9)

.

2006-11-14 20:51:10 · answer #2 · answered by Rose C 2 · 2 0

É porque é conveniente mesmo.

2006-11-15 07:01:40 · answer #3 · answered by Justina 6 · 1 0

Olá,

Não sou radical,mas vou responder a sua pergunta.

Todos os livros sagrados contem este tipo passagens...
Uma vez por parábolas outra simples...

Sabedoria de DEUS...

Beijos

2006-11-14 20:33:27 · answer #4 · answered by J S 4 · 1 0

Na verdade JESUS usa parábola,para ficar mais facil de entender.

2006-11-14 20:31:50 · answer #5 · answered by Anginha Lobos 3 · 2 1

PARÁBOLA É PARÁBOLA. QUESTÕES RELIGIOSAS TÊM SEMPRE SENTIDO DUPLO, O MATERIAL E O ESPIRITUAL.

2006-11-14 20:30:00 · answer #6 · answered by Daniel . 6 · 2 1

Existem n tipos de versões e convicções que não se coincidem por motivos vários...mas a VERDADE é uma só...a verdade não evolue...a verdade não proguide...a verdade simplesmente é ...

porém muito tempo já se passou para que a atual civilização humana encontrasse seus caminhos...mas esta civilização muito prometeu e nada conseguiu cumprir...o sacerdote ora porém pensa em outra coisa...o militar se prepara mesmo que não haja motivo... o comerciante clama mas defende só os seus lucros...a destruição da ECOLOGIA do Planeta deu origem ao grande desequilibrio interno em todas as grandes funções psíquicas da MENTE HUMANA...

parece que nada resolve ...nem terapia...nem análise...nem psiquiatria...nem grandes festas... um desvio mental...

literalmente as pessoas não falam cré com cré...muito difícil saber o que é real ...e como é a realidade dos fatos ...o universo individual criado na cabeça de cada hum...que sai atirando ...que sai matando...que se atira do 15 andar...mata os filhos...mata os pais...a namorada...os irmãos...os amigos...

sim ...temos que admitir os tempos mudaram...ou chegaram ...tempos biblícos...profetizados...o amor frio no coração duro das pessoas...a malignidade instalada...infiltrada...impre... vida das pessoas...

a ciência descreve como PARANÓIA ESQUIZOFRÊNICA...o surto maligno nas pessoas...forças espirituais do MAL solta pelos ares...os famosos ENCOSTOS...são LEGIÕES...andam em grupo de sete a oito espíritos...ou em centenas até milhares...pessoas sensíveis detectam as suas presenças...calafrios...e a pessoas dedicadas conseguem exorcizar estes espíritos das trevas...no tempo de Jesus ...apenas com a presença de Jesus ... os espirítos malignos se atiravam sózinhos no grande abismo...antes reconhecendo a Jesus...como filho de DEUS...

Todos agora ...se você ainda não ultrapassou o ponto de retorno no caminho que os levará a queda fatal ...ao grande abismo,,, devem em concentração e dedicação maxima ...mover-se espiritualmente...dedicar-se a purificar o seu espírito ...prepara-lo ...cada minuto é precioso ...cuide dos seus pensamentos ...cuide dos seus sentimentos...cuide das palavras que saem pela vossa boca...não blasfeme...não maldiga...palavras...só do bem...

e a AÇÃO ...EU QUERO e EU VOU...

Abraços e Boa Sorte !!!

Que Deus esteja convosco!!!

Vem Senhor Jesus !!!

2006-11-14 22:32:15 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Existem versãoes para tudo, mas uma só verdade, a verdade que vem de Deus e através de sua palavra, ou acreditamos em Deus ou não acreditamos, depende da sede da alma de cada um. Jesus explicava muitos ensinamentos por parábolas para que o povo daquela época entendesse o que ele queria dizer, era sua didática para se aproximar do homem, porém, a bíblia é profética, ou seja revelada à homens escolhidos por Deus, para nos deixar ensinamentos para voltarmos de onde nunca deveriamos ter saido, ou seja, de onde Deus está, a eternidade.
A bíblia não é um jogo, é a boca de Deus falando ao homem, não que mereçamos, mas, por que necessitamos, precisamos de Jesus para alcançar a vida eterna.
Felicidades.

2006-11-14 20:57:03 · answer #8 · answered by ? 6 · 0 0

nada como a conveniência do momento,uma parábola hoje,pode ser literal amanhã!Eta livrinho versátil!

2006-11-14 20:47:15 · answer #9 · answered by Atanásio 6 · 1 1

Alguns dizem que a Bíblia é como um violino em que se pode tocar qualquer melodia de que se goste. Mas pensem: Se você quisesse descobrir o que um escritor quis dizer com suas declarações, não seria melhor perguntar a ele? Diferentemente dos escritores falecidos de obras humanas, o Autor da Bíblia, Jeová, está vivo. (Romanos 1:20; 1 Coríntios 8:5, 6) O contexto de um versículo bíblico pode indicar a interpretação certa. Além disso, a Bíblia várias vezes trata do mesmo assunto em vários lugares, de modo que compará-los é de ajuda. Assim podemos permitir que Deus oriente nossas idéias, como se ele mesmo nos explicasse o texto. Fazendo isso, podemos saber qual é a vontade dele e viver em harmonia com ela, conforme revelada na Bíblia, não é verdade?

O que acharia uma dona-de-casa de um livro de receitas que permitisse qualquer tipo de interpretação? Ou, que adiantaria comprar um dicionário que permitisse ao leitor interpretar o significado das palavras da maneira que quisesse? É esse o tipo de Guia que esperaríamos que Deus fornecesse a suas criaturas? Deveras, se assim fosse, seria próprio falar desse livro como Guia?

Pessoas sinceras e tementes a Deus não tentam torcer as Escrituras “para a sua própria destruição”. (2 Pedro 3:16) Para evitar isso, procuram todos os textos pertinentes ao assunto que tentam entender. Ao se depararem com textos que claramente contradizem conceitos pessoais prévios, tais conceitos são prontamente rejeitados, pois não podem ser corretos.

Por terem tal atitude flexível, milhões de pessoas anteriormente divididas em sentido religioso conseguiram união religiosa junto às Testemunhas de Jeová. Em vez de quererem interpretar a Bíblia para confirmar idéias pessoais, estão dispostas a se ajustar à interpretação óbvia feita pelo próprio Autor da Bíblia.

Quão bom é saber que a Bíblia não permite todo e qualquer tipo de interpretação. Quando permitimos que o seu Autor a interprete para nós, ela é realmente “proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça”. Neste caso, e somente neste caso, ela nos tornará ‘plenamente competentes, completamente equipados para toda boa obra’. — 2 Timóteo 3:16, 17.

Mas, alguns perguntarão: ‘Não admite a Bíblia muitas interpretações? Se eu a lesse por conta própria, não me arriscaria a incorrer num erro?’ A própria Bíblia mostra como evitar este laço. Lemos em Gênesis 40:8: “Não pertencem a Deus as interpretações?” (P. I. B.) Como se pode aplicar hoje este princípio?

Naturalmente, não significa que Deus descerá do céu para falar audivelmente àquele que lê a Bíblia. Mas, pode-se chegar à interpretação que Deus dá por deixar que uma parte de sua Palavra inspirada explique outra parte. Em grande parte, a Palavra de Deus interpreta a si mesma.

Isto salienta a importância de se ler regularmente a Bíblia. Preparará o leitor para fazer as necessárias comparações de versículos para esclarecer passagens difíceis. De modo que o assunto da interpretação deve mais encorajar do que desanimar da leitura da Bíblia.

2006-11-14 20:47:38 · answer #10 · answered by ? 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers