"Se você está sob a pressão de algum problema, recorde que desespero ou desânimo não oferecem amparo algum". Extraído do livro Busca e Acharás, do Chico.
Sintetizando, o Espiritismo segue os valores éticos e morais propalados por Cristo quando de sua existência terrena, mostrando, inclusive, que fora da caridade não há salvação.
Nada existe de miraculoso no Espiritismo. Na verdade é uma doutrina que nos mostra a realidade das coisas, através da ótica da racionalidade. Alguns pode alegar que foi tudo escrito por um homem (Kardec) mas a verdade é que ele, com a ajuda da espiritualidade, apenas nos explicou o que Cristo mostrou como caminho da evolução espiritual.
A maior contribuição é o entendimento, pois através dos ensinamentos espíritas consegue-se entender determinados mecanismos tais como o resgate, que é uma forma de trabalharmos na reparação de ações por nós cometidas e que acabaram por prejudicar alguém em vidas passadas.
Leia as obras básicas e procure um bom Centro Espírita, que tenha cursos, que lá vc aprenderá a entender toda essa mecânica complexa e, muitas vezes, distorcida sobre os ensinamentos de Deus.
Vc não precisa se afastar de sua religião ou fé, seja qual for, mas você se deve dar a oportunidade de entender e conhecer o que as outras religiões muitas vezes se furtam de explicar.
Paz.
2006-11-14 11:14:24
·
answer #1
·
answered by Kiko Ferreira 3
·
1⤊
0⤋
Citações, seriam mais de mil, ele nunca foi afeito a nenhum tipo de discussão e poucos tiveram ou tem a sua elevação espiritual, ele não freqüentava igrejas, mas as respeitava (todas), e galgou toda a sua existência baseado na máxima de JESUS: "Amai-vos uns aos outros, como eu vós amei!". Praticava todos os dias a caridade e o amor ao próximo, toda as doações que lhe foram dadas ele dou aos pobres, nunca pegou ou cobrou um vintém de ninguém, por nada! Agiu como JESUS e se espelhou NELE durante toda a sua vida.
2006-11-14 11:07:21
·
answer #2
·
answered by macritheus 6
·
1⤊
0⤋
O Espiritismo é um elo triplice , Ciência, filosofia e Religião.
Tem enumeros principios, - Deus- Espirito-reencarnação-imortalidade da alma-livre-arbitrio- causa e efeito-vida futura- e muitos outros.....Tendo Deus como criador de todas as coisas, o espirito criado simples e ignorante, a oportunidade de escolha através do livre-arbitrio, a quebra das penas eternas através da imortalidade da alma.
Os valores eticos, são a forma de usar a verdade,a responsabilidade dos actos, pensamentos e sentimentos.
Em tudo tem de haver vontade de restabelecer o bem afim de suplantar o mal é esta a forma de crescermos e nos elevarmos moralmente e espiritualmente. Só o amor real nos fará crescer.
Bem-haja
eternidade18
2006-11-14 11:06:37
·
answer #3
·
answered by eternidade18 2
·
1⤊
0⤋
Sem querer lhe ofender, mas em amor ao debate de idéias e convicções, entendo que Chico Xavier pregou a fé na reencarnação da alma do homem em detrimento a pregação cristã de que ao homem é dado morrer uma única vez e após isso ir diante de Deus e seu juízo. Pregou também que a salvação ou elevação da alma se dá pelas obras de caridade, contrariando a doutrina da salvação pela fé em Cristo como o filho de Deus, pela substituição da cruz para que o homem não se vanglorie, conforme a carta de Tiago no novo testamento. Por fim, pode-se ver no destaque dado ao poder espiritual humano que ainda somos seduzidos pela velha serpente que nos oferece sermos igual Deus tomando do fruto proibido, visto que é agradável a vista e estamos ávidos por poder espiritual.
Quem tem mais poder? Deus ou o homem que é capaz de tanto desenvolvimento intelectual, que responde todos os mistérios do mundo e quisá do universo?
Em quem confiar? Na Bíblia, livrinho complexo e misterioso que divide o mundo em cristãos e não-cristãos ou no homem que se sublima e reencarna pagando por si próprio seus erros e resgata sua própra alma do hades, concebendo-se e purificando-se tornando o mundo a cada reencarnação um lugar mais harmônico e coerente, numa lição de humildade e divindade desmoralizando os ensinos vaidosos de Salomão e ultrapassados de Jesus...
A Bíblia ensina maldito é o homem que confia no homem, mas Chico Xavier recebia seus ensinos de homens mortos, os quais já se podiam confiar, visto que despossuidos de interesses terrenos...
Porém, há um pequeno ensino que ecoa sem resposta, na parábola do rico e de Lázaro, visto que o rico não pode retornar para avisar os seus parentes ainda vivos, de que deveriam dar ouvidos à pregação de Isaias e dos Profetas para que não perecessem para o reino espiritual uma vez que é o pecador remido quem deve proclamar a vontade e verdade divina, tarefa essa que aos anjos foi sonegada apesar deles a terem reclamado.
Chico Xavier foi um homem que creu e morreu defendendo suas convicções, contribuindo em favor daqueles que querem optar por crer em outro caminho e outro evangelho, que é segundo o espiritismo, diferente do caminho da fé em Jesus Cristo como O caminho, A verdade e a Vida, O qual afirmou que NINGUÉM vai a Deus senão for por Ele, Jesus Cristo o Filho de Deus. Não pelas obras para que ninguém se glorie, porque a ninguém cabe louvor senão Àquele que tudo criou por sua vontade.
2006-11-14 11:42:25
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋