English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sofro com isso desde criança, mas minha familia me dá muito apoio e por isso nunca busquei ajuda de um psiquiatra, embora alguns médicos já tenham me encaminhado, será mesmo que um psiquiatra pode resolver isto? Meu medo são de tatoranas, eu tenho medo até de dizer o nome delas, até já me mudei de casa só por causa desse medo. Você já foi curado de alguma fobia?

2006-11-14 04:02:08 · 13 respostas · perguntado por princess 5 em Saúde Saúde Mental

13 respostas

O que é?
Anteriormente denominada fobia simples a fobia específica é o medo persistente e recorrente a um determinado objeto ou circunstância que desencadeia uma forte reação de ansiedade, sempre que apresentado ao paciente fóbico.

Diagnóstico
Os critérios para realização do diagnóstico exigem as seguintes condições:
um objeto claramente identificável (nos demais transtornos fóbicos e ansiosos nem sempre o objeto é claramente identificável). Este objeto sempre que apresentado desencadeia uma forte reação de medo, ansiedade ou mal estar no paciente, podendo chegar a uma crise semelhante a crise de pânico. Os adultos e adolescentes reconhecem que esse medo é exagerado, mas as crianças não necessariamente. Pelo critério norte americano o diagnóstico só pode ser dado quando o objeto fóbico interfere na rotina do indivíduo. Essa posição é passível de crítica não representando a opinião desde site.


Características
As fobias, em geral, caracterizam-se pela ausência de motivo para despertar o medo constatado, ou por ser o medo exagerado diante do objeto fóbico. As pessoas com fobia específica não apresentam uma história de traumas, injúrias ou ameaças decorrentes da exposição aos objetos mais comuns da fobia específica. Se isso acontecesse seria necessário diferenciar a fobia específica do estresse pós-traumático. Na maioria das vezes as pessoas com uma fobia específica não são afetadas em sua rotina porque o objeto fóbico não faz parte dela. Quando faz parte torna-se indicado o tratamento.
Há situações nas quais o objeto fóbico é o mesmo da agorafobia. A diferença entre essas duas formas de fobia baseia-se no que o paciente pensa. Na fobia há uma forte reação contrária ao objeto, sendo o objeto afastado, a ansiedade some. Na agorafobia o medo é da dificuldade de sair de onde esteja caso passe mal, o que não acontece na fobia específica. Essa diferenciação é importante porque a fobia específica é um problema isolado, já a agorafobia dificilmente vem sozinha, geralmente antecede, vem junto ou depois de um quadro depressivo ou de pânico.
Esse transtorno geralmente é identificado na infância ou mesmo na idade adulta. É um problema um pouco mais freqüente nas mulheres e apesar de eventualmente levar a desmaios isso não significa nada especialmente grave.
A fobia específica é um transtorno pouco estudado pelo baixo comprometimento que geralmente representa.

Objetos mais comuns
Os objetos fóbicos mais comumente encontrados são fobia a animais como cães, aranhas, lesmas. Medo de animais altamente perigosos como cobras venenosas, jacarés, tigres não podem ser considerados patológicos. Outras fobias comuns são de sangue, de águas rasas ou profundas, trovões e tempestades, alturas, elevadores, aviões. A lista de objetos fóbicos, contudo, não é restrita: qualquer objeto desde que suscite uma resposta fóbica típica pode enquadrar os critérios de fobia específica.

Tratamento
Pela pequena quantidade de pesquisas nessa área e por causa da pequena demanda de tratamento há poucas pesquisas sobre o da fobia específica. As medicações se mostram ineficazes e a terapia cognitivo-comportamental apresentam resultados bastante satisfatórios.

2006-11-14 04:10:30 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Sim, você tem uma fobia.

Sim, um (bom) profissional pode te ajudar.

Mas também depende de você. Como disse o amigo acima, muita gente tem "vergonha" de ir num "médico de louco". Mas a psiquiatria hoje em dia não trata somente de "loucos". Álias, o próprio conceito de loucura é relativo. Então perca o medo e procure ajuda profissional. Vai melhorar muito a sua qualidade de vida, pode crer.

2006-11-14 12:11:49 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Sim, vc está com fobia !!!! Ainda não fui curado da fobia que eu tenho: Claustrofobia (Lugares apertados).

2006-11-14 12:11:39 · answer #3 · answered by MTV Green Day 2012 7 · 1 0

olha, não sou medica, mas acho que isso é fobia sim. É legal procurar um psiquiatra, sei q ajuda bastante. Vi alguns documentarios sobre fobia no discovery channel q uma mulher nao entrava nem no mesmo quarto que tinha uma pena, o medico foi cenversando com ela, ela entrou na sala, sentou na mesa e depois de algum tempo na terapia ela tocou na pena...é claro que isso nao e de um dia pro outro, mas se isso esta te encomodando e tem cura...va buscar ajuda. Um beijo

2006-11-14 12:11:18 · answer #4 · answered by maricardoso83 1 · 1 0

Sim, fobia é caracterizada pela sensação de não conseguir superar de maneira alguma determinada coisa ou objeto.
O psiquiatra vai poder ajudar você a esclarecer o seu medo e vence-lo.
Ao contrário do que muitos pensam, o psiquiatra não trata apenas de pacientes com comprometimento mental, mas ele é sim, o medico que cuida da saúde da sua mente.
Quanto a cura, graças a Deus e a um colega que me enviou para a Psiquiatra Heliana Velloso, já não possuo mais.
Faça uma consulta, você não vai se arrepender.
Um abraço!

2006-11-14 12:07:27 · answer #5 · answered by NADA 6 · 1 0

Ñ,vc ñ é caso de psiquiatra,no máx. de psicólogo,1 terapia...;.
Mas,ñ vejo necessidade,ñ conheço 1 pessoa q ñ tenho pelo menos 1 fobia...
a minha fobia por escuro melhorou muito,mas ñ sumiu.

2006-11-14 15:10:58 · answer #6 · answered by Daniella YR 7 · 0 0

Não tenha medo de procurar um psiquiatra.
As fobias são hiperproblemáticas, muito constrangedoras e só quem tem sabe o quanto sofre com elas, além de serem mais fáceis de curar do que você imagina.
Porisso, cara Ana, não se sinta envergonhada de procurar ajuda médica de um psiquiatra, que é um médico igual aos outros especialistas.
Não perca mais tempo e não se sinta constrangida.
Bjs

2006-11-14 12:19:49 · answer #7 · answered by Químico 7 · 0 0

Também que bixim nojento(taturana)!!
Procura ajuda profissional Ana. Vc pode se livrar disso com certeza. Não fique sofrendo por uma coisa que tem solução. Qualquer bom psiquiatra pode te livrar desse medo irracional, um medinho de bixins nojentos eu acho normal.
As vezes com regressão vc pode descobrir a causa da fobia e aí o psiquiatra vai trabalhar com vc até o medo desaparecer

2006-11-14 12:11:45 · answer #8 · answered by Harmony 7 · 0 0

de animal todos tem medos e nao pode ser considerado fobia , é natural da natureza humana

2006-11-14 12:11:44 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Procure realmente um tratamento. Vai ser bom vc se sentir livre deste pesadelo.

2006-11-14 12:10:25 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers