English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Pessoas que acreditam na vida após a morte costumam ter medo da morte, mas tem a esperança de uma continuidade após isso... Ou seja, continuaram existindo! Já o ateísmo nega essa continuação (a não ser se alguém acreditar em vida além da morte, mas não em Deus, o que até é possível, acho) e após a morte, acabou! Fora as lembranças das pessoas que conheceram alguém, essa pessoa deixará de existir! Sua individualidade deixará de existir... Isso é meio ddesesperador na minha opinião, mas não parece ser para a maioria dos ateus... Ou estou enganado? Queria saber como é encarada a morte pelos ateus (já fui um e lembro que não era nada legal pensar nisso, mas queria saber dos outros)...!

2006-11-14 03:50:04 · 17 respostas · perguntado por Makoto 6 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

17 respostas

Sim, eu morro de medo de morrer....

É melhor aproveitar o q eu tenho aqui, pois não há garantias de q eu vá viver outra vida.

A parte reconfortante é q meus restos irão fazer parte da natureza novamente e irei ajudar outros seres vivos a se sustentarem. A parte ruim disso, é q meu corpo vai ser comido por vermes, eca! Ainda bem q eu não vou ver isso acontecer!

2006-11-15 06:30:34 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Hummm, a sua pergunta é interessante.
Vou tentar respondê-la da melhor forma possível.
As pessoas temem a morte pq ela representa o fim. Certo, isso pode não ser bom. Mas qdo um bom filme está acabando, vc fica desesperado? Mesmo q vc possa assistir de novo, jamais terá a mesma emoção do q a da primeira vez. A vida é parecida. Vc não precisa viver centenas de gerações para ficar feliz com ela. Vivendo 1 geração vc jah pode ser feliz.
A morte é simplismente para q vc tente viver sua vida ao máximo, e não fazer o q quiser dela. Pq, uma hora, ela vai acabar.

2006-11-14 13:02:59 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

Exato. Desprendidos de dogmas religosos, ateus não acreditam em vida após a morte. Quando alguém morre, ele deixe de pensar e existir.

A idéia da morte é perturbadora, realmente, mas não desesperadora. Isso pode ser superado por uma mente suficientemente madura.

Um dia todos vamos morrer. O que isso tem de mais para gerar pânico e desespero? É realmente necessário criarmos um mundo imaginário pós-morte para não ficarmos insanos???

Sim, nós morreremos, e só ficará as nossas lembranças nas pessoas que nos conheceram. Não sei quanto a você, mas para mim isso já é suficiente, a saudade que as pessoas tem de nós, e o modo bom (espero!!!) que se lembrem de nós.

Eu morrerei e deixarei de existir: isso não é perturbador. É perturbador para as pessoas que ficam, que pensam numa existência sem a pessoa querida, mas para o falecido não. Esse será, de fato, o descanso eterno.

Não que eu goste da morte, mas também não me perturba a idéia de "hoje eu poderei morrer, ai socorro!" (até mesmo que, se eu pensar assim todos os dias, um dia acertarei, óbvio...).

Enfim, a morte virá, mas eu não tenho pressa, e não penso nela o tempo todo! Vivo a vida sem esse tipo de preocupação, e consegui conservar minha sanidade normalmente, obrigado.

2006-11-14 12:56:52 · answer #3 · answered by Jeanioz 5 · 2 0

A morte é a coisa mais certa da vida porquê ter medo? A vida pode ser uma coisa muito boa mas as vezes traz-nos dissabores. Por isso vamos encarar a morte como uma libertação.

2006-11-14 12:03:30 · answer #4 · answered by Rosa Miguel 2 · 2 0

Acredito que se não tem crença de que haja existência depois da morte, tb não há motivo para temê-la, afinal ninguém sabe o que é verdade realmente, cada religião prega uma visão do que se pode encontrar depois da morte. Ressureição? Reencarnação? Paraíso? Qual será o verdadeiro?
Cada um tem a sua verdade, mas ninguém sabe realmente, apenas tem uma idealização do que se pode encontrar.
Não me considero atéia, apenas uma questionadora.

2006-11-14 12:01:37 · answer #5 · answered by Anonymous · 2 0

NÃO EXISTE RELAÇÃO DIRETA ENTRE SER ATEU E TER MEDO DA MORTE.

Morrer não é uma coisa legal, na minha opinião. Mas saber que vou morrer não me deixa mais ou menos desesperado do que se acreditasse em um Deus, crença essa, que a bem da verdade não livra ninguém da morte. Acreditando ou não, todo mundo morre.

Também, desde que Lavoisieur demonstrou que na Natureza nada se perde, nada se cria, ..morrendo ou não, o que existe em você nunca desaparece, porque isso é impossível. Tudo se transforma.

Agora, no que se transforma, isso já é outra história. É lógico, que essa unidade física que é você, não mais será você, mas você se transforma (ou seu corpo) em um "outro você " a cada segundo. Seu corpo não é formado apenas de "você". Existem milhares de células, vivas, individuais, que compõe seu corpo, que você chama genéricamente de você. Só que seu corpo é um berçario e um cemitério de celulas novas a todo instante, até o seu cérebro entrar em colapso, e você for considerado técnicamente morto. A maioria das células, não dura mais que um ano e já foram substituidas por outras. A maioria de suas células tem a mesma idade que a de um bebe de um ano.

(ACHO ENGRAÇADO AS PESSOAS QUE TEM MEDO DE CEMITÉRIO. Vôcê mesmo é um cemitério (de vida celular )ambulante, ainda que não tenha se dado conta disso.)

O que é 'VOCÊ" mesmo dentro desse imbrólio todo? Seu corpo mesmo? Com certeza, mais de 99% dele "não é você". Agora qual é a explicação para isso? A teoria religiosa de que DEUS existe?

Seja lá qual for a explicação plausível, a Divina é muito alegórica e fantasiosa. Fomos criados "a imagem humana de Deus e estamos aqui só para ele fazer a triagem entre os bons que irão para o Céu e os outros?
EXPLICAÇÃO DAS MAIS EXDRUXULAS, para não dizer o mínimo. Seu prazo de validade já expirou a muito tempo, mas os desavisados continuam consumindo um produto com validade vencida, ainda que quase todas as pessoas seja "gente muito boa" e não acredito que o façam por mal. O medo da Morte é horrível, e é natural que façam algo para aliviá-lo.

Não creio que a Morte elimine o todo de qualquer um. Só que se um dia, seu corpo for remontado de alguma outra forma, o que vier disso, não terá nenhuma memória registrada das outras formas com que foi juntada. E nada do que existiu outrora, te fará sentido.

Mas, isto também não não faz muita diferença. O Universo é a minha casa, e aconteça o que acontecer, sempre estaremos nele. Apesar do nosso diminuto tamanho, por menor seja você é uma parte importante do Universo, e o Universo não pode existir sem VOCÊ.

2006-11-14 11:54:05 · answer #6 · answered by ClaiX 6 · 2 0

A morte é a única certeza que temos. Se depois de algumas dezenas de anos, já nos sentimos cansados, imagine a eternidade? Ela foge da nossa compreensão. Todos merecemos um descanso, podemos deixar uma geração que seguirá nosso legado, prá quê mais compensador?

2006-11-16 03:56:32 · answer #7 · answered by Joe M 5 · 1 0

Tenho plena certeza da continuidade da vida após a morte do corpo físico pois sei da bondade Divina e não tenho medo porque sei que minha individualidade será sempre preservada e também que o Pai jamais nos deixa sem socorro basta observar que as bençãos são sempre mais numerosas que as dores. Muita luz

2006-11-14 12:39:40 · answer #8 · answered by Vilma 4 · 1 0

os ateus segundo a definição não deveriam acreditar em nada, mas a verdade é que eles não querem acreditar em nada, ms acrditam; não aceitam Deus por orgulho e egoimo; eu sou ateu e não devo acreditar nisso.
trabalho em mesa mediunica e os que dão mais trabalho par o doutrinador são justamente os ateus; chegam geralmente trazidos quase que na marra e não entendem por que estão vivos se a morte deveria acabar com tudo.; mas eu não morri é sempre a alegação- vaõ e voltam até o dia em que vacilam na sua afirmaçao e se permitem ser assistidos ao invés de ficarem vagando e começar um tratamento com vists a nova realidade espiritual; já as pessoas que acreditam de verdade na vida após a morte, coisa rotineira já nos dias de hoje, porque se multiplicam as casas espiritas e com elas as mesas de atendimento e com elas os que tiveram o corpo físico morto- essas pessoas não querem morrer porque se apegm spelo psiquismo aos familiares, sempre acreditando terem algo a poduzir ou fazer- ms qundo desencarnam são as que mais rapidamente se adaptam a vida espiritual, justamente por saberem que a vida é eterna e nada mais podrão faer anão ser aguardar nova oportunidade de reencarnar; mas aí já vem outro papo.fraternalmente

2006-11-14 12:30:38 · answer #9 · answered by lcmvip 5 · 2 1

Eu não tenho medo da morte. Até porque, se nasceu tem que morrer.

Eu prefiro morrer a ter uma vida horrível.

Como não acredito no sobrenatural... Também não tenho medo de algum amigo ou inimigo imaginário.

Sou eu que faço o meu destino.
E os meus “erros” são só um aprendizado ou o preço que pago por não saber fazer melhor

Abraços do Lisandro.

2006-11-14 12:13:51 · answer #10 · answered by Anonymous · 1 0

fedest.com, questions and answers