English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

(Mateus 11:25) . . .Naquela ocasião, Jesus disse, em resposta:

“Eu te louvo publicamente, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e dos intelectuais, e as revelaste aos pequeninos. . .

2006-11-14 00:41:11 · 15 respostas · perguntado por Pauloyahoo 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

15 respostas

No sentido de que somente com a ajuda do espírito santo de Deus, podemos chegar a conhecê-LO e a verdade contida na sua palavra a Bíblia.
Aqui mesmo neste espaço do Yahoo - Religião e espiritualidade, quanta confusão religiosa, quantos conceitos absurdos, quantas coisas sem pé nem cabeça vemos em relação a Bíblia, em relação a Deus e seus propósitos ???
Se a Bíblia é uma só, se o Deus Verdadeiro é um só, qual é a diferença entre as várias religiões ??? Naturalmente o verdadeiro entendimento.
Claro que não faz sentido nenhum, achar que todas estão certas, porque não estão. Podem concordar em pequenos, muitos ou a maior parte dos pontos; mas com certeza existem pontos de discordância e por isso existem diferentes religiões ditas cristãs e que dizem ter a Bíblia como autoridade.
Ora, a Bíblia é a autoridade máxima, e o provisor da Bíblia Deus, é um Deus de Verdade e não de mentiras.
Assim sendo, no tempo devido, o juiz designado por Deus - Jesus, vai declarar claramente quem humildemente esforçava-se para fazer a vontade de Deus e seguir os passos de Cristo e quem não estava.
Isto é claramente demonstrado em várias parábolas - O Trigo e o Joio, As ovelhas e os Cabritos, onde se descreve claramente um julgamento, com destinos completamente diferentes, sem meio-termo.
Se conhecimento secular e intelectual fosse uma condição imprescindível para se conhecer a Deus e suas Verdades, então Todos os ditos sábios, eruditos, Alto Críticos da Bíblia, Teólogos deste mundo certamente estariam fazendo a vontade de Deus. No entanto, a maioria deles prova pelos seus atos, pelas suas opiniões que são completamente ignorantes a respeito de Deus e seus propósitos.
Fazem o que lhes convém fazer. Na hora em que seus interesses pessoais são colocados em questão, prontamente arranjam qualquer desculpa para não seguir aqueles pontos da Bíblia, ou deturpar a Bíblia para justificar seus próprios erros.

2006-11-14 02:26:10 · answer #1 · answered by WDR 4 · 1 1

Quando a Biblia fala intelectuais e sábios se refere a arrogancia (e não a inteligencia).Os pequeninos são aquelas pessoas humildes de coração.Apenas pessoas humildes e de coração puro que querem entender a Biblia é que vão receber a ajuda de Deus para entende-la.

2006-11-14 01:26:52 · answer #2 · answered by Belinha 20 1 · 2 0

Creio que Jesus estava era criticando ou melhor, tentando mostrar que os que se diziam sábios (escribas, fariseus) não "queriam" entender mas os de coração puro, humilhados e discriminados a esses sim Deus se revelara.

2006-11-14 00:53:07 · answer #3 · answered by Pax Domine 3 · 2 0

A glória divina foi revelada aos humildes

9 No entanto, a humildade e suas qualidades relacionadas não devem ser encaradas como sinal de fraqueza ou tolerância ao erro. Como as Escrituras Sagradas atestam, Jeová é humilde, não obstante, demonstra indignação justa e espantoso poder quando a ocasião exige isso. Por causa de sua humildade, Jeová dá atenção, ou consideração especial, aos de disposição humilde, mas se distancia dos orgulhosos. (Salmo 138:6) Como Jeová tem demonstrado consideração especial para com seus servos humildes?

10 No seu devido tempo, e por meio de seu canal de comunicação escolhido, Jeová tem revelado aos humildes alguns detalhes a respeito da realização de seu propósito. Essas coisas gloriosas permanecem ocultas dos que confiam orgulhosamente no conhecimento e raciocínio humanos, ou que a eles se apegam obstinadamente. (1 Coríntios 2:6-10) Mas os humildes, tendo recebido um entendimento correto do propósito de Jeová, são movidos a magnificar a Jeová porque passam a estimar ainda mais a Sua glória impressionante.

11 No primeiro século, muitos, incluindo alguns que se diziam cristãos, mostraram falta de humildade e tropeçaram por causa daquilo que o apóstolo Paulo lhes revelou sobre o propósito de Deus. Paulo tornou-se “apóstolo para as nações”, mas não por causa de sua nacionalidade, erudição, idade ou longa folha de bons serviços. (Romanos 11:13) Muitas vezes, pessoas de mentalidade carnal consideram tais fatores como determinantes de quem Jeová deve usar como Seu instrumento. (1 Coríntios 1:26-29; 3:1; Colossenses 2:18) Mas Jeová escolheu Paulo, em harmonia com Sua longanimidade e propósito justo. (1 Coríntios 15:8-10) Aqueles a quem Paulo chamou de “superfinos apóstolos”, bem como outros opositores, recusaram-se a aceitar Paulo e seus argumentos à base das Escrituras. A sua falta de humildade os impediu de conhecer e entender a maneira gloriosa de Jeová realizar seu propósito. Jamais subestimemos ou prejulguemos aqueles a quem Jeová escolhe para usar na realização de sua vontade. — 2 Coríntios 11:4-6.

12 Por outro lado, há muitos exemplos bíblicos que destacam como pessoas humildes são favorecidas com um vislumbre da glória de Deus. Moisés, “em muito o mais manso de todos os homens”, viu a glória de Deus e teve um relacionamento achegado com ele. (Números 12:3) Esse homem humilde, que passou 40 anos como modesto pastor de ovelhas, talvez a maior parte disso na Península Arábica, foi altamente favorecido pelo Criador, de muitas maneiras. (Êxodo 6:12, 30) Com o apoio de Jeová, Moisés tornou-se porta-voz e organizador principal da nação de Israel. Ele tinha uma comunicação bidirecional com Deus. Por meio duma visão, ele contemplou “a aparência de Jeová”. (Números 12:7, 8; Êxodo 24:10, 11) Os que aceitavam a liderança desse humilde servo e representante de Deus também foram abençoados. Nós também seremos abençoados se aceitarmos obedientemente a liderança do profeta maior do que Moisés, Jesus, bem como a do “escravo fiel e discreto”, designado por Ele. — Mateus 24:45, 46; Atos 3:22.

13 Para quem “a glória de Jeová reluzia” por ocasião do anúncio angélico das boas novas do nascimento de “um Salvador, que é Cristo, o Senhor”? Não foi para os arrogantes líderes religiosos ou para pessoas de destaque, mas sim para os humildes pastores ‘que viviam ao ar livre e mantinham de noite vigílias sobre seus rebanhos’. (Lucas 2:8-11) Essas pessoas não gozavam de grande prestígio em função de suas qualificações e trabalho. Mas foram essas pessoas que Jeová notou e escolheu para informar em primeira mão a respeito do nascimento do Messias. Sim, Jeová revela sua glória aos humildes que o temem.

14 O que esses exemplos nos ensinam? Que Jeová favorece os humildes e revela-lhes conhecimento e compreensão de seu propósito. Ele escolhe pessoas que talvez não atendam a certas expectativas humanas e as usa como Seu meio de comunicar a outros seu propósito glorioso. Isso deve nos motivar a continuar a recorrer a Jeová, à sua Palavra profética e à sua organização em busca de orientações. Podemos ter certeza de que Jeová manterá seus servos humildes informados a respeito do desenrolar de seu propósito glorioso. O profeta Amós declarou: “O Soberano Senhor Jeová não fará coisa alguma sem ter revelado seu assunto confidencial aos seus servos, os profetas.” — Amós 3:7.

2006-11-14 02:21:19 · answer #4 · answered by miguelper2001 2 · 1 0

"pequeninos" aqui diz respeito a pessoas que humildemente crêem na Palavra de Deus, pois há outras que, para tentarem crer, buscam a razão e, sendo a fé supra-racional, elas têm enorme dificuldade de aceitar as verdades divinas ficando à margem do plano de salvação. Ora a promessa não é para os que "entendem", mas para os que "crêem" (Marcos 16; 15). Por isso é normal que pessoas arrogantes em seu conhecimento reputem a pregação como loucura (1ª aos Coríntios 1; 23).

2006-11-14 01:56:16 · answer #5 · answered by Euclides N 6 · 1 0

Muitos que se dizem sábios prefere crer que o homem veio do macaco, e jamais aceitam uma outra idéia.

2006-11-14 00:58:04 · answer #6 · answered by Anonymous · 2 1

Jesus se referia aos puros de coração aos que aceitariam as verdades sem contestação; os mais simple não estvam envolvidos com istemas eligiosos podendo ouvir, tirar conclusões; os escribas e fariseus já possuiam o coração coberto de ódio, mágoas e rancores a lém de não quererem aceitar nada que viesse de um homem do povo simple.

2006-11-14 00:48:30 · answer #7 · answered by lcmvip 5 · 1 0

Ficar calado sempre em rodas de pessoas desconhecidas e falar o minimo possível sem se comprometer ou expor sua vida, em rodas de conhecidos. e deletar de vez da sua vida, pessoas falsas. Isso é ser sábio !

2016-12-17 09:48:22 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Porque a Palavra de Deus é espiritual e não material, a maioria dos sábios e intelectuais que você disse examinam a Sagrada Escritura com desdém como se fosse uma revista ou um jornal qualquer. E não é assim que alcansamos o necessário intendimento.

ESPERO TER TE AJUDADO

2006-11-14 12:17:38 · answer #9 · answered by ssddii19 3 · 0 0

É porque Deus escolheu as coisas loucas para fazerem sábias e as sábias se fazem loucas para aqueles que não tem o Espírito Santo habitando em seu interior, e como as coisas espirituais só se discernem espiritualmente, aqueles que não tem o Consolador não podem saber, pois ainda não foram convencidos da verdade, do pecado e do juízo. É assim que as coisas deste século estão escondidas, atrás da confusão dos homens sem Deus.

2006-11-14 00:53:32 · answer #10 · answered by Monique Tuani 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers