English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

para que um deus justo e misericordioso como Jeová, permitisse que todo um “povo escolhido” fosse escravizado pelos egípcios, por 400 anos, (cerca de 25 gerações).
Fosse escravizado pelos babilônicos por 40 anos.
Fosse escravizado pelos romanos.
E tenha sempre que viver em guerra?

2006-11-13 20:30:38 · 10 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

10 respostas

COMPANHEIRO AQUILO QUE ISRAEL SOFREU ESTA FAZENDO AGORA A MESMISSMA COISA COM OS PALESTINOS.

2006-11-13 20:34:38 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 1

Vocês misturou um pouco as coisas. Não foram apenas os Judeus que passaram por todas estas coisas, mas todo o povo de Israel, que é formado por 12 tribos, sendo que uma delas é a dos Judeus. Bom... cada uma das "escravisações" ou "guerras" que citou teve motivos distintos, mas existe sim um motivo geral para todos estes "castigos", se podemos chamar assim.

Você já se perguntou por que os Israelitas foram "escolhidos" por Deus? O motivo é para ser exemplo. Na antiguidade eram o povo que cultuava a Deus, e tinham como missão principal "apresentar" Deus ao resto do mundo. Essa era a principal função deles. Eles poderiam fazer isso do modo mais fácil ou mais dificil. Advinhe qual eles escolheram? Pois é, preferiram ser exemplo de como Deus disciplina a quem ama, muito mais do que exemplo de como Deus abençoa a quem segue seus mandamentos. Mesmo assim Deus não deixaria de cumprir seus propósitos e o contato dos Israelitas com todas estas culturas permitiu de uma forma ou outra que Deus fosse conhecido.

Como citei no início, cada um dos casos que citou teve sim motivos próprios e distintos dos outros. Todavia é possível perceber tudo o conjunto da forma como expliquei...

Um abraço... ;-)

2006-11-14 05:04:24 · answer #2 · answered by William 3 · 1 0

Não sou de bíblia, mas contam que o povo judeu negou Cristo, e por isto, foram condenados a não ter nunca uma pátria, e a serem sempre perseguidos por outros povos, que acham que eles são uma raça inferior, e faziam deles, escravos.

2006-11-14 04:37:52 · answer #3 · answered by Fortuna10 2 · 1 0

NASCERAM

2006-11-14 04:33:59 · answer #4 · answered by k.peta 2 · 1 0

Lisandro, os judeus abandonaram a aliança que tinham com Jeová, por isso, até hoje sofrem as conseqüências. No Egito, eles não sofreram durante 430 anos. No início foram muito bem tratados, pois José era governador, então, nessa época, eles receberam a terra de Gozem para morar (foz do Nilo). Quando Israel foi oprimido pelo Egito, Jeová o tirou de lá, mas ele, ao tomar posse de Canaã, adorou outros deuses, por isso teve o reino dividido (duas tribos no sul, com capital em Jerusalém e, onze tribos no norte, com capital em Samaria) e Samaria foi dispersa pelos sírios e Judá foi tomada pelos babilônicos num cativeiro de 70 anos, por causa de sua infidelidade. Israel, do ano 70 a 1948 viveu em dispersão (1.878 anos), voltando a ser um Estado, mas vive em guerra porque também na crucificação de Cristo eles pediram: "que seu sangue recaia sobre nós e nossos filhos" Mateus 27; verso 25. Mas Israel será restaurado e será o centro do governo de Cristo, na terra (Apocalipse, capítulo 20; versos 1 a 10 e Zacarias 14).

2006-11-14 08:31:46 · answer #5 · answered by Euclides N 6 · 0 0

Se formos pensar assim,então o que o continente africano fez?
Os judeus foram perseguidos por se unirem entre eles se achando sureriores ao resto da humanidade.
Penso tambem que se eles não tivessem agido desta maneira, teriam desaparecido pois ficaram sem patria durante 2000 anos e resistiram...

2006-11-14 07:00:55 · answer #6 · answered by jo lupo 1 · 0 0

Lisandro:

A questão é muito simples de responder, e você mesmo já respondeu na sua declaração. A justiça e a misericórdia de Deus.
A Bíblia mostra que os Israelitas por meio de Moisés fizeram um pacto com Jeová para servirem só a Ele e serem Obedientes a Ele. O pacto foi voluntário da parte dos Judeus. Eles não foram obrigados a fazê-lo.
No entanto, quando eram obedientes a Jeová e serviam a Ele, a nação era próspera, ninguém conseguia vencê-los. Podemos dizer que Todas as vitórias dos Israelitas (que não era uma nação militarizada) contra nações altamente militarizadas tiveram a "mão" de Deus por trás.
No entanto, quando não cumpriam o pacto feito e não eram obedientes a Deus, Deus deixava de protegê-los, com consequencias calamitosas.
Durante séculos, Jeová usou de misericórdia enviando profetas para tentar fazer os Israelitas entenderem, que sem a orientação Dele, eles NUNCA poderiam ser bem sucedidos.
Infelizmente em vão. Matavam os profetas, e continuavam com sua idolatria adorando postes sagrados, baal, e outros deuses falsos.
Por fim, Jeová mandou o seu próprio filho. O que eles fizeram como nação ??? Não somente rejeitaram a Jesus como nação, mas mataram a Jesus também.
Jeová então encerrou o pacto com aquela nação e fez um novo pacto com uma nação espiritual composta de pessoas de todas as nações. O chamado "Israel Espiritual" ou "Israel de Deus". Este pacto foi feito por meio de Jesus e validado pelo seu sacrifício, que além de validar o pacto valia também como resgate para trazer TODOS os da humanidade que QUISESSEM e RECONHECESSEM o amor, a justiça e a misericordia de Deus da morte para a Vida.
Qual tem sido o resultado ? Pouquíssimos tem reconhecido esta dádiva, este presente precioso de Jeová para com a humanidade - O sacrifício do seu Único (criado diretamente por Ele) e Primeiro Filho.
A humanidade continua arrogante, acha que pode viver sem Deus, que pode fazer o que bem quer e entende, no entanto, não quer colher os maus frutos dos seus erros.
É assim que hoje, aqueles que não obedecem a Deus, enfrentam em maior grau problemas tais como - Doenças Venéreas, Doenças Cardíacas, Câncer, etc.
O que dizer da terra ??? Tem se tornado um planeta melhor em sentido amplo e pleno para a humanidade ???
Penso que você como uma pessoa inteligente, concorda comigo que a criminalidade, a falta de paz, a má distribuição de renda, a fome, a falta de famílias verdadeiras, filhos que são abandonados pelos pais porque não os queriam ou não podem criá-los, etc, etc; são todas provas inequívocas do O que adianta o progresso científico e material do mundo, se não resolvemos o mais importante - A sobrevivencia em paz e em felicidade da humanidade na terra ???
E isto obviamente NÃO pode ser imputada a culpa a Deus.
Imagine se TODOS da humanidade seguissem de perto os ensinamentos de Jesus.
Teriamos Guerra no mundo ?
Teriamos pessoas passando fome ???
Teriamos pessoas vivendo nas ruas ???
Teriamos pessoas sofrendo de AIDS e outras doenças ???
Acho que concorda comigo que não.
Infelizmente Lisandro, o que falta no homem é humildade, amor, e reconhecer que sem Jeová, ele não pode chegar a lugar nenhum.
Já viu o filme ou leu o livro - Uma verdade inconveniente ???
Penso que ninguém pode culpar a Deus por tudo aquilo que se diz e mostra no livro e no filme e que está provado cientificamente. A culpa é somente do homem.

Pode ter certeza que Jeová e Jesus estão muito interessados não somente na sua felicidade eterna, mas de todas as pessoas.
Agora, as pessoas precisam querer isto. Dar os passos para se aproximarem Deles.

Assim, nenhuma nação no mundo, inclusive Israel tem hoje um pacto ou acordo com Deus. Todas perante Deus estão em igualdade e tratadas igualitariamente.
O que importa para Deus são as pessoas, não a nacionalidade delas, a raça delas, o sexo delas, etc. Deus NÃO age com parcialidade, como age o homem.

Espero ter ajudado você a olhar as coisas de um outro ângulo.

Um abraço.

2006-11-14 05:52:40 · answer #7 · answered by WDR 4 · 0 0

Eles só condenaram Jesus a crucificação,através do seus lideres políticos e religiosos da época que eram os farizeus,e também com a manipulação do povo utilizando-se do grupo de oposição aos farizeus (Os zelotas) que também lutavam contra aqueles judeus que estavam no poder em comum acordo com Roma .
Quanto ao período anterior a Jesus Cristo eles invadiram o território egípcio ,pois eram nômades e os Egípcios por sua vez não deixaram portanto escravizaram este povo para que eles não degradacem suas terras.
Quanto a Roma era um império belicoso e em franca expansão eles escravizaram não só os Judeus mais todos os povos da atual Europa e parte da Ásia.
Por ultimo a Babilônia o atual Iraque ,uma cidade extremamente evoluída e bela com uma civilização mais adiantada e inteligente que a dos judeus ,observe que eles eram pastores e nômades ,portanto entraram em conflito com os agricultores da Suméria e com seus rebanhos o que levou ao conflito liderados por Nabucodonosor (que também construiu os Jardins Suspensos da Babilônia, uma das sete maravilhas do mundo antigo), os babilônios destruíram Jerusalém em 587 A.C., levando os judeus ao exílio babilônico. O rei persa Ciro, o Grande, derrotou os babilônicos em 539 A.C., e libertou os judeus de seu exílio.
A guerra existe até hoje porque eles após dominarem a terra e fundarem o estado de Israel não estão satisfeitos e querem o resto do oriente médio ,a comecar pela Palestina,resultando em conflito.

2006-11-14 05:34:27 · answer #8 · answered by Hilton 3 · 0 0

Desobedeceram as leis e quando um povo não segue os principios básicos de sobrevivência, sejam elas ditadas por regras políticas ou regras religiosas tende a se dominado pelo grupo mais forte. Assim são todas as raças que não conseguem chegar a um denominador comun dentro da sua própria sociedade estabelecida. Não que tenhamos que concordar com todos, mas quando o nosso ponto de vista é menor não devemos interceder no ponto de vista da maioria. Isso não se chama medo e sim respeito.

2006-11-14 04:59:19 · answer #9 · answered by JIMMY NEUTRON " O Avaliador 6 · 0 0

Crucificaram Jesus!

2006-11-14 04:53:12 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers