Jamais, Adna, são zero suas chances de engravidar.
Vamos entender o ciclo menstrual feminino e o período fertil da mulher:
O ciclo menstrual é o período que se estende do primeiro dia do fluxo sangüíneo até o primeiro dia do fluxo seguinte.
Dura, em média, 28 dias, mas pode haver mais curtos: 25 ou 26 dias, ou mais longos: 31 ou 32 dias. Irregularidades no ciclo menstrual podem, dentro de certos limites, não contrastar com uma boa saúde. O ciclo menstrual está sob a dependência da hipófise, que influencia na função ovárica mediante dois hormônios: a folículo-estimulina e a lúteo-estimulina, chamadas também "prolan" (prolan A e prolan H), ou gonadotropina. O ciclo pode dividir-se em dois períodos:
1. Fase folicolínica, que se estende do primeiro ao décimo quarto dia (se se trata de um ciclo de 28 dias), no curso da qual um dos folículos contidos no ovário vem à superfície, se transforma, alcança a maturação .e secreta um hormônio. A maturação do folículo (chamado folículo de Graaf) tem lugar deste modo: o folículo é primeiramente formado por uma célula provida de um grande" núcleo, o óvulo, cercada por uma camada de células achatadas. Estas células, primitivamente dispostas em uma única camada, proliferam e se dispõem em numerosas camadas; no interior se forma uma cavidade que se enche com o líquido folicular. O óvulo é expulso lateralmente e aumenta pelo acúmulo de materiais de reserva, protelco e graxo, que constitui
o "vitélio", alcançando um diâmetro de 0,10 a 0,15 de milímetro.
A volta do folículo em evolução, o tecido ovárico torna-se denso e forma uma espécie de invólucro resistente chamado "teca".
O folículo, chegado à maturidade, tem um diâmetro de 1 a 2 centímetros, tenso, translúcido, emerge na superfície do ovário, e, enfim arrebenta libertando o Óvulo ou ovocito. O fenômeno se chama ovulação e com ele termina a primeira fase, folicolínica.
2. Fase folículo-luteínica, que segue imediatamente à ovulação e dura até a menstruação seguinte. Esta é essencialmente uma fase de preparação para a gravidez. No ovário, o folículo rompido se transforma em "corpo lúteo", que secreta a progesterona, ou luteína, sem deixar, todavia, também, de produzir a foliculina. Sob a ação da progesterona produzem-se importantes modificações no útero, cuja mucosa se espessa, os capilares sangüíneos se dilatam e trazem uma maior quantidade de sangue, enquanto as glândulas uterinas entram em um estado de intensa atividade. Se o óvulo é fecundado, inicia-se a gravidez: a mucosa uterina, modificada para esse fim, acolhe o ovo que nela se aninha; a menstruação faltará por nove meses. Se, ao contrário, o óvulo não foi fecundado, morre: todo o trabalho de preparação da mucosa uterina, transformada para acolhê-lo, torna-se inútil. O corpo lúteo regride, a proporção dos hormônios ováricos no sangue diminui, a mucosa uterina se descama e cai: tem-se assim a menstruação, pela qual o útero se liberta da mucosa mediante uma hemorragia. A menstruação marca o início de um novo ciclo.
A menstruação constitui a manifestação externa, visível, do ciclo menstrual, Dura, em média, 4 a 5 dias, que se tornam, portanto, os primeiros 4 ou 5 dias do ciclo. A quantidade de sangue perdida varia, em média, de 60 a 100 centímetros cúbicos. Trata-se de sangue incoagulável, alcalino, misturado a fragmentos da mucosa e às secreções útero-vaginais.
Para se entender como são calculados os dias férteis da mulher, é preciso conhecer as variações de alguns sinais do organismo feminino que acontecem no decorrer do ciclo menstrual.
O ciclo menstrual inicia-se no primeiro dia da menstruação, na sua primeira fase ocorre uma produção exclusiva de estrogênio pelo ovário e, logo após a ovulação, tem início a fase de produção de progesterona, conhecida também como fase lútea. Esta fase do ciclo é fixa e a ovulação ocorre cerca de 14 dias antes do início da próxima menstruação.
O tempo de sobrevida do óvulo dentro das trompas, após a ovulação, não é bem definido, mas parece estar entre 12 e 24 horas. Já os espermatozóides parecem ter uma sobrevida maior, variando de 24 até 96 horas. Por isso os dias férteis começam antes mesmo da ovulação.
Alguns sinais fisiológicos são indicativos da ocorrência da ovulação, dentre eles podemos citar a dor pélvica que ocorre em algumas mulheres, provocada pela distensão excessiva do folículo que envolve o óvulo, na hora da eliminação do mesmo.
Agradeço se pude ajudar. Beijinhos
2006-11-14 07:39:06
·
answer #6
·
answered by ? 6
·
0⤊
0⤋