Vc deve ser dos Sabatistas (do sétimo Dia)
Você não vai encontrar nestes termos, nehum verso. Porque em toda Bíblia e inclusive Jesus, não DESAUTORIZOU guardar o sábado.
Apenas ele disse:
Mat 12:5 “Ou não lestes na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?” isso está em Num 28:9 a seguir. Os sacerdotes matavam nos sábados, ofereciam pesados holocaustos nos sábados e mesmo assim não acontecia nada com eles.
Simplesmente ele mostrou que PODE SIM, (Comer no sábado – Mat 12:1); (Curar nos sábados – Mat 12:10); (Tirar animais dos buracos nos sábados – Mat 12:11); (Fugir do inverno no sábado – Mat 24:20); (visitar cemitério – Mat 28:1); enfim....... Trabalhar aos sábados, casar aos sábados, ir a festas aos sábados, (circuncidar no sábado - Jo 7:22,23).
Guardar o Sábado fazia parte da Lei de Moises, vários mandamentos da lei mosaica, inclusive o sábado, foram abolidos por Jesus.
Rom. 10:4: “Cristo é o fim da Lei, para que todo aquele que exercer fé possa ter justiça.
Marcos 2:28 Porque o Filho do homem até do sábado é o Senhor.
2006-11-13 12:13:26
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Colossenses 2:16, Romanos 15:4 deixam claro que com a morte de Cristo, vários mandamentos da lei mosaica, inclusive o sábado, foram abolidos.
2006-11-13 11:29:20
·
answer #2
·
answered by Avatar 5
·
3⤊
1⤋
O sábado é Perpetuo____
Notem que em Levítico. 24:8 têm a mesma linguagem que diz:"Em cada sábado, Arão os porá (as ofertas) em ordem perante o Senhor, continuamente,da parte dos filhos de Israel,por aliança PERPÉTUO."
Como poderia aqueles que dizem que o sábado semanal teve o seu fim, se a própria bíblia diz que seria uma observância perpétua? As evidencias estão aí,e agora?
Mas vamos a explicação !
Veja outro erro de tradução na bíblia sangrada João Ferreira de Almeida sob a palavra “perpétua”.
O que significa a palavra perpétua?
Perpétuo é algo que é eterno, para sempre, correto?
Certo!
Vejamos mais um outro erro de tradução,pegue a sua bíblia SANGRADA João Ferreira de Almeida e abra em Êxodo.31:16,17 que diz.“Guardarão, pois o sábado os filhos de Israel, celebrando o sábado nas suas gerações por concerto [pacto] perpétuo. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre ”
______Assim segundo esta tradução errada,a observância do sábado semanal seria eterna!
Mas palavra hebraica vertida aqui “perpétuo” em João Ferreira de Almeida é ‛oh•lám, que significa basicamente um período de tempo que, do ponto de vista do presente, é indefinido ou escondido da vista, mas de longa duração.
Que pode significar para sempre, dependendo do contexto, mas não necessariamente.Vejamos outras evidências desta mesma palavra hebraica em outras passagens bíblicas.
Por exemplo, em Números 25:13, a mesma palavra hebraica(Oh-lam)aparece e se aplica ao sacerdócio aronico, que mais tarde terminou, segundo Hebreus 7:12.
Outro exemplo,desta mesma palavra ‛oh•lám também aparece em Êxodo.40:15 em Números.25:13 se aplicando ao sacerdócio de Israel mas que mais tarde teve o seu fim segundo Hebreus.7:11,12-24 e Hebreus.10:1
“Todo varão, entre os filhos de Arão comerá dela [manjares]:estatuto perpétuo...”Levitico.6:18,22
Leia também Levitico.7:34,36/Levitico.16:29-34
_______ Qual é o perigo destas versões errôneas?
É por causa destas versões erradas que algumas seitas evangélicas se apóiam na guarda de um sábado semanal.
Assim sendo se fossemos dar créditos a estas versões ao pé da letra ainda estaríamos praticando sacrifícios de animais, praticando a lei da oferta de manjares no fogo [Levítico.6:18,22],oferecendo gordura de animais em sacrifícios[Levítico.7:34-36]
Festejando as festas anuais das expiações [Levítico.16:29-34]Oferecendo pães e doze bolos para o senhor como estatuto perpétuo[Levítico.24:5-8] e o sacerdócio de Finéias,nem Cristo teria posto fim[Números.25:10-13,compare com Romanos.10:4]...
“Então o Senhor falou a Moisés,dizendo:Finéias,...e a sua semente depois dele,terá o concerto do sacerdócio perpétuo...”Números.25:10
Assim vemos que esta versão das Escrituras sangradas é totalmente contraditória do inicio ao fim.
A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas faz com que a Bíblia se torne viva em linguagem facilmente entendível. Ela tem mais de 1.400 páginas, e vem equipado com concordância, apêndice e mapas. Assim vemos o quanto somos agraciados com uma tradução da bíblia que realmente traz coerência e clareza.
A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas é realmente em muito superior as outras versões da bíblia!
Mais importante que Ter uma lei do Senhor par condenar o pecado é Ter o Senhor, cheio de graça e amor, salvando o pecado, libertando e dando a condição para se viver nele, em novidade e santidade de vida.
O SÁBADO FAZ PARTE DA LEI E ESTA FOI TOTALMENTE ABOLIDA POR CRISTO.
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne DESFEZ a inimizade, isto é, a lei dos MANDAMENTOS, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz .Efésios 2:14-15
Havendo RISCADO a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. (Colossenses 2:14)
Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (Hebreus 7:18)
Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar. (Hebreus 8:13)
Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo. (Hebreus 10:9)
O que está evidente nos textos acima citados? Ao cumprir Cristo a Lei, esta foi por ele: Desfeita
Riscada
Tirada de nosso meio
Cravada no madeiro
Ab-rogada
Acabada por envelhecer
Tirada para dar lugar à graça
NO NOVO CONCERTO, SOB O QUAL ESTAMOS, NÃO EXISTE MANDAMENTO PARA GUARDAR O SÁBADO, EMBORA ENCONTREMOS TODOS OS OUTROS DO DECÁLOGO.
Mandamento
Antigo Testamento
Novo Testamento
1.º
Êxodo 20:2-3
I Coríntios 8:4-6;Atos 17:23-31
2.º
Êxodo 20:5,6
I João 5:21
3.º
Êxodo 20:7
Tiago 5:12
4.º
Êxodo 20:8-11
? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
5.º
Êxodo 20:12
Efésios 6:1-3
6.º
Êxodo 20:13
Romanos 13:9
7.º
Êxodo 20:14
I Coríntios 6:9-10
8.º
Êxodo 20:15
Efésios 4:28
9.º
Êxodo 20:16
Colossenses 3:9;Tiago 4:11
10.º
Êxodo 20:17
Efésios 5:3
Em nenhum lugar do Novo Testamento encontramos qualquer texto que ensine o que o cristão deve guardar o Sábado como mandamento e que, uma vez quebrado, traga condenação da parte do Senhor.
http://www.jw.org/pt/busca/?q=s%C3%A1bad...
ANTES DO CONCERTO DO SINAI DEUS NÃO ORDENOU A NINGUÉM QUE GUARDASSE O SÁBADO.
A ÚNICA Lei dada por Deus ao homem a princípio foi a que está inserida em Gênesis 2:16-17:
E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Quando o Senhor chamou Abraão e lhe anunciou o Evangelho da salvação, o qual viria a ser revelado de maneira mais ampla e clara com a vinda de Jesus, nada lhe comunicou quanto à necessidade de se guardar o Sábado, ou mesmo a "Lei de Moisés", como algo necessário para se obter a salvação, conforme registrado em Gálatas 3:8.
“Ora, tendo a Escritura prevista que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti”.
O SÁBADO ERA UM PACTO ENTRE DEUS E OS ISRAELITAS. ERA BILATERAL. SÓ TERIA VALIDADE COM A ACEITAÇÃO E O CUMPRIMENTO DE AMBAS AS PARTES.
“Chega-te tu, e ouve tudo o que disser o SENHOR nosso Deus; e tu nos dirás tudo o que te disser o SENHOR nosso Deus, e o ouviremos, e o cumpriremos”. (Deut. 5:27)
Será que os cristãos precisam guardar o sábado?
http://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/pe...
2015-09-01 13:51:05
·
answer #3
·
answered by ? 7
·
1⤊
0⤋
Êxo. 31:16, 17: “Os filhos de Israel têm de guardar o sábado, a fim de celebrar o sábado nas suas gerações. É um pacto por tempo indefinido [“pacto perpétuo”, IBB]. É um sinal entre mim e os filhos de Israel por tempo indefinido.” (Note que a guarda do sábado era um sinal entre Jeová e Israel; não seria assim se todos os demais estivessem sob a obrigação de guardar o sábado. A palavra hebraica vertida aqui “perpétuo” em IBB é ‛oh‧lám, que significa basicamente um período de tempo que, do ponto de vista do presente, é indefinido ou escondido da vista, mas de longa duração. Pode significar para sempre, mas não necessariamente. Em Números 25:13, a mesma palavra hebraica se aplica ao sacerdócio, que mais tarde terminou, segundo Hebreus 7:12.)
Rom. 10:4: “Cristo é o fim da Lei, para que todo aquele que exercer fé possa ter justiça.” (A guarda do sábado fazia parte dessa Lei. Deus usou a Cristo para pôr fim àquela Lei. Alcançar alguém a justiça perante Deus depende da sua fé em Cristo, não da guarda do sábado semanal.) (Também Gálatas 4:9-11; Efésios 2:13-16.)
Col. 2:13-16: “[Deus] nos perdoou bondosamente todas as nossas falhas e apagou o documento manuscrito que era contra nós, que consistia em decretos e que estava em oposição a nós . . . Portanto, nenhum homem vos julgue pelo comer ou pelo beber, ou com respeito a uma festividade ou à observância da lua nova ou dum sábado.” (Se uma pessoa que estava sob a Lei mosaica fosse julgada culpada de profanar o sábado, tinha de ser apedrejada até à morte pela inteira congregação, segundo Êxodo 31:14 e Números 15:32-35. Muitos que argumentam a favor de se guardar o sábado têm motivos de se alegrar de que não estamos debaixo dessa Lei. Conforme indicado no texto bíblico citado aqui, para alguém ter uma condição de aprovação perante Deus não mais precisa seguir o requisito de guardar o sábado dado a Israel.)
IBB - A Bíblia Sagrada (1972), versão da Imprensa Bíblica Brasileira baseada na tradução de João Ferreira de Almeida.
2006-11-13 11:29:14
·
answer #4
·
answered by ? 3
·
2⤊
1⤋
Olá brother, este assunto é muito vasto e cheio de indagações mas vou tentar resumir da melhor forma possível. À respeito de sua pergunta, temos uma infinidade de versículos que nos mostram que a guarda do sábado era um ritual exclusivo do povo de Israel. Podemos constatar isso nos versículos a seguir.
(Ex.31:16). - (Is.1:13) - (IICor.3:14)
Ainda vemos a quebra de alguns dos ensinos de Moisés na vinda de Jesus à terra. Mas se fôssemos pegar um versículo que aproxime mais à autorização da quebra da guarda do Sábado poderíamos usar estes dois:
“Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação. As luas novas, os sábados, e a convocação de assembléias... não posso suportar a iniqüidade e o ajuntamento solene!” (Is.1:13)
Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados. (Cl. 2:16)
2006-11-16 22:46:37
·
answer #5
·
answered by Fábio G 1
·
0⤊
0⤋
No novo testamento Jesus disse: Meu Pai trabalha até hoje e Eu também.
Disse isso num sábado quando acabou de curar um menino obsediado( apresentava loucura -gritando,pulando).
Não há porque guardar qualquer dia como testemunho , Jejum, respeito ou outra desculpa qualquer. Todos os dias são iguais perante Deus. A sociedade humana precisou estabelecer um dos dias da semana para poder dar folga, descanso ao corpo físico daqueles que trabalham, labutam.
É claro que devemos, temos a obrigação de respeitar doutrinas, religiões ou pessoas que pensam diferente. O maior segredo para se poder viver bem entre os povos e as criaturas humanas é o respeito de um pelo outro, principalmente respeitar as diferenças que existam entre duas ou mais pessoas.
Não há verdade absoluta em nenhuma religião, doutrina, pensador, templos. Todos têm o direito de expressar sua opinião, seu pensamento, sua idéia - o que não pode é impor-se como dono da verdade.Um abração.
2006-11-13 12:32:38
·
answer #6
·
answered by Ambiental 5
·
0⤊
0⤋
Mateus 12:8 Pois o Filho do Homem tem autoridade sobre o sábado.
2006-11-13 11:56:13
·
answer #7
·
answered by Arêbola 2
·
0⤊
0⤋
Alguns livros atribuídos a Paulo – especialmente Colossenses e Romanos – Pedro, tidos pelas ultimas analises de estilos com adulterados, possivelmente pela corte do imperador romano Constantino, fazem séria alusão a não guardar o sábado. Porém, na grande maioria dos livros do Novo testamento lemos que o sábado continuo sendo guardado por Jesus, os apóstolos e seus primeiros seguidores.
Guardar o sábado não significa(va) ficar imóvel sem fazer absolutamente nada. Esta é uma interpretação da tradição dos farizeus que sempre foi combatida por Jesus. Para a maioria dos judeus da época até os dias do hoje (conceitos seguidos pela grande maioria das igrejas cirsãns) o sábado sempre e continua sendo dedicado a Deus e as boas ações aos próximos.. Qualquer trabalho, ação ou o mínimo movimento do corpo de do cérebro que fosse executados nos sábados para visando adorar, honrar e cultuar ao Deus Santo e Bendito, e que visasse ajudar o próximo com sinceridade de e sem terceiras intenções sempre foi e ainda é considerado o serviço a Deus, já que todos nós somos seus filhos e filhas.
2006-11-13 11:50:46
·
answer #8
·
answered by Arqueiro 6
·
0⤊
0⤋
Col 2
16 Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de SÁBADOS,
17 que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo.
2006-11-13 11:34:46
·
answer #9
·
answered by magrão 7
·
1⤊
1⤋
Jesus fez muita coisa no sábado, ele deu o maior exemplo que de que o sábado é um dia como qualquer outro.
Lucas 13:10 Ora, ensinava Jesus no sábado numa das sinagogas.
Lucas 13:14 O chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois, nesses dias para serdes curados e não no sábado.
Lucas 13:15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas, cada um de vós não desprende da manjedoura, no sábado, o seu boi ou o seu jumento, para levá-lo a beber?
Lucas 13:16 Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos?
João 5:16 E os judeus perseguiam Jesus, porque fazia estas coisas no sábado.
2006-11-13 11:32:45
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋