English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

24 respostas

Lendo um pouquinho sobre paganismo, entendí que a idolatria faz parte dele, como o culto à Deuses. O catolicismo é monoteísta, diferindo bastante daquele em diversos aspectos. Quanto às imagens de barro, de cerâmica ou de ouro, há os que idolatram e os que se ligam a Deus por meio delas, mas, salvo melhor juízo, quem adora santos, para mim é idólatra, com ou sem imagem e não vejo isso como algo errado a não ser pelo fanatismo que cega. Para tirar qualquer dúvida, veja o texto abaixo.

IDOLATRIA
Idolatria é adorar a criação em vez do Criador. A Bíblia diz em Romanos 1:22-23 “Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.”
Os mandamentos proíbem que adoremos ídolos ou imagens. A Bíblia diz em Êxodo 20:3-4 “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.”


CENTRO APOLOGÉTICO CRISTÃO DE PESQUISAS - CACP
Concluímos que idolatria vai além do amor a imagens pagãs ou não-pagãs, além de se querer atribuir vida e poder a um objeto inanimado. Ídolo é qualquer coisa ou pessoa que colocamos no fundo do coração, em primeiro lugar, depositando nela grande confiança, o que faz dela um deus (com “d” minúsculo). Sendo assim, idolatria pode ser a dedicação a uma imagem, a um ídolo, a um líder religioso, a um deus, a um “santo”, ao ventre, ao poder e a seres ou coisas concretas ou não, reais ou imaginárias, uma vez que até deuses pagãos são criações da mente. É possível idolatrar-se um emprego, um automóvel, um filho e a nós ou a atitudes nossas, o que faz com que Deus perca a primazia.





O PAGANISMO
Uma introdução pela Federação Pagã

Quem agora conhece a antiga linguagem da Lua? Quem agora fala com a Deusa ?... Só as pedras agora se recordam do que a Lua nos disse há muito tempo, e o que nós aprendemos com as arvores, e as vozes das ervas e dos cheiros das flores...

(Tony Kelly, "Pagan Musings" 1970)

Em todas as Eras tem havido mulheres e homens cujas almas têm sido profundamente tocadas pela Natureza, pessoas para as quais as Estrelas falam do seu gracioso silêncio, para as quais a Lua não é só um corpo celeste, para as quais as plantas e os densos bosques são como as catedrais da alma. Pessoas que amam e respeitam a Natureza, tirando partido dela sem a destruir, pessoas que acreditam que homens e mulheres têm os mesmos direitos e se respeitam. Estes são os Pagãos.

Paganismo é uma forma de vida e é uma religião que tem as suas raízes na pureza da infinita variedade da Natureza, venerando a Divindade Feminina e o seu sagrado Masculino em todos seus aspectos. Um ser humano não se concebe só por um ser, é preciso o lado feminino e o masculino para a criação, ninguém nasce do nada, por isso quem nasce com o sentido Pagão nasce amando naturalmente a Deusa e o Deus seu consorte.

Os Pagãos respeitam todas as pessoas e todas as formas de vida como parte de um Todo sagrado. Cada mulher e cada homem é para um Pagão, um lindo e único ser. As crianças são amadas e honradas. Os bosques, as florestas e as clareiras são o lar dos animais selvagens e das aves, que são tratadas com respeito e carinho.

O Paganismo acentua a experiência religiosa pessoal. Nós procuramos a união espiritual com a Divindade através da harmonização com as correntes da Natureza e pela exploração do nosso próprio interior. Os nossos Ritos ajudam-nos a harmonizar com os ciclos naturais das mudanças das estações e a compreende-los, por isso ocorrem nos Equinócios, Solstícios e nos Pináculos, e nas fases da Lua e do Sol.

Podem-se encontrar uma grande variedade de Tradições dentro do nosso largo espectro e isto reflecte a variedade da nossa experiência espiritual. Todo o Pagão é Politeísta por natureza; alguns veneram Deuses e Deusas, enquanto que outros concentram-se numa Força Vital, e outros ainda são devotos de um casal cósmico - Deusa e Deus.

Nós celebramos nossas Divindades, e acreditamos que cada pessoa deve encontrar o seu lar espiritual de acordo com os ditames da tranquila voz interior da sua própria alma. Também por esta razão nós respeitamos todas as religiões sinceras, e não profetizamos nem procuramos convertidos.
Ao contrário de algumas religiões, os pagãos acreditam que há um Deus e também uma Deusa. Ambos vivem neste mundo e O Deus e a Deusa são parte da Natureza, tal como nós. Porque os homens e as mulheres são diferentes e porque necessitamos do masculino e do feminino para fazer com que o mundo não pare, os pagãos acreditam que a natureza também tem um lado masculino e um lado feminino.
Existem muitos caminhos dentro do Paganismo. Alguns veneram sozinhos ou como membros de variados grupos . Alguns caminhos estão claramente definidos e têm uma estrutura com os seus próprios ensinamentos e outros não, mas alguns dos caminhos mais populares dentro do Paganismo são a Wicca ( feitiçaria moderna ), o Druidismo, a Tradição do Norte ( Escandinava e Anglo-Saxónica), a Tradição Ibérica.
WICCA

A Wicca é a feitiçaria moderna. As bruxas podem ser tanto mulheres como homens e podem trabalhar em Covens ou sozinhos. Os Covens tem uma cerimónia de iniciação que faz de alguém uma feiticeira; contudo os covens tradicionalistas e responsáveis nunca iniciarão alguém com menos de 18 anos. As feiticeiras celebram a mudança das estações durante a Roda do ano, e prestam culto a ambos Deus e Deusa ( estes podem variar de Coven para Coven). Muitas feiticeiras aprendem a usar a Magia, sendo a maior parte na forma de cura para ajudar os outros.



Druidismo

O Druidismo de hoje é um eco do Druidismo do passado. Os Druidas eram os profetas, mágicos, videntes, curandeiros e conselheiros das tribos pré-cristãs. Os Druidas de hoje buscam a maior parte da sua inspiração nestas pessoas. Dentro do Druidismo existem os Bardos, os Ovatos e os Druidas. Os Bardos são contadores de história e poetas que usam o poder da poesia e da música para contar os seus contos a outros. Esta parte do Druidismo é aberta a todos. Os Ovatos são os profetas e os videntes que aprendem a libertar o poder das suas mentes para dar uma visão do futuro. O Druida passa por ambos os graus antes de se tornar no sábio, conselheiro e mestre. Os Druidas aprendem muito da tradição das árvores, plantas, pedras e tudo no mundo natural. Também eles se reúnem para celebrar o passar das estações.



Tradições do Norte

Tradição do Norte é um conjunto de religiões populares que vêem do norte da Europa. A tradição do Norte segue a mitologia nórdica e os seus muitos Deuses e Deusas tal como Thor, Freya, Woden e outros. Existem vários Festivais através do ano e tal como com outros caminhos pagãos, existe também uma tradição de magia. Os seguidores reúnem-se para celebrar em grupos chamados Hearths e dentro dos Hearths, todos são reconhecidos como sendo iguais.


Tradição Ibérica

Esta Tradição é oriunda da Península Ibérica, que compreende os actuais territórios de Portugal e Espanha e terras das regiões fronteiriças dos Pirineús. Os nossos ancestrais adoravam os seus Deuses, com cultos diferenciados entre as tribos das várias regiões; respeitavam os lugares e os espíritos da Natureza e colhiam e caçavam com bravura e respeito.

No passado a Península Ibérica foi palco de influências de vários povos entre eles: os Fenícios, Cartagineses, Suevos, Visigodos, Celtas - daí o rótulo de Celtibero, palavra que representa mistura de povos Celtas e Ibéricos. As divindades nunca se mesclaram facilmente com as dos povos invasores.

A adoração e o Ritual dos Deuses tem a ver com a Arte Antiga, hoje chamada por uns de "Tradicionalista" e claro muito anterior à Wicca, que vemos do autor Gardner (anos 50) e outros dele decorrentes. Além disso, é sabido o quanto Gerald Gardner percorreu por várias vezes a Espanha na busca do culto dos Antigos ... mas na realidade nunca os encontrou realmente, pois os grupos de bruxos conhecidos por Aquellares e Coevas (covens) são fechados e o que se fala para o exterior é cauteloso de acordo com as Leis ancestrais.

O espírito religioso dos romanos baseava-se na importação dos Deuses das varias regiões conquistadas, observemos a Grécia como exemplo disso. Todos os Deuses Gregos foram importados dando origem a Deuses Romanos de poder e semântica similares. Os romanos querendo absorver os poderes das tribos conquistadas, apropriavam-se dos nomes dos Deuses locais e aplicavam-nos conforme as conveniências da sua cultura, sem contudo existir o verdadeiro sentido mágico-religioso.

Assim aconteceu com a nossa Deusa Atégina que após a romanização foi chamada Próserpina, sendo que Atégina era nome já deveras conhecido na mitologia ibérica muito antes de Roma ser criada.

Pela História, vemos que cinco séculos antes de Roma, já haviam chegado à Europa a cultura dos Gregos e dos Fenícios, depois os Cartagineses, que não forçaram os habitantes ibéricos com suas religiões, mas entretanto foram bastante influentes na passagem de segredos e mistérios aos Sábios tribais e dos "Santuários" primitivos já existentes na Península Ibérica.

A Tradição Ibérica tem uma ancestralidade reconhecida num vasto Panteão autócne, quase livre de influências exteriores, exposta também nos variadíssimos vestígios históricos, que cada vez mais surgirão à luz dos homens.

Não poderíamos ficar alheios também da importância trazida pelas culturas Fenícia e Cartaginesa, cuja cultura resplandecente causou assombro e respeito aos povos nativos ibéricos do litoral português com os cultos de Baal Merkart e de Tanith de Cartago cultuada no seu local em Nazaré.

O Panteão Ibérico é rico e tribal e Os Deuses que o compõem existem nas antigas regiões da Bética, da Lusitânia e da Calaecia, e entre as várias Divindades, cultua-se:

Endovélico - o Curador,

Atégina - A Deusa Mãe,

Trebaruna - A Guerreira e Protectora,

Bônconcios - O Guerreiro,

Tongoenabiagus - O Fertilizador,

Tanira - A Deusa das Artes,

Nabica - A Ninfa das Florestas,

Aernus - O senhor dos Ventos,

Brigantés - a Deusa guerreira *.

* - Esta divindade é resultante da influência dos povos do norte da Europa nestas terras da Ibéria, e nada têm a ver com Briga ou Brigit dos druidas e muito menos a ver com os seus cultos.

Os feiticeiros Ibéricos não seguem os actuais calendários usados na Wicca, mas sim os calendários vivos que a própria Tradição lhes ditou através dos tempos. Nesta Tradição há 3 Celebrações anuais básicas: O nascimento, O Apogeu e o Rito aos Idos. O culto aos ancestrais é de vital importância e nesta altura visitamos o Rio do Esquecimento para cultuar nossos antepassados.

Na Tradição Ibérica os cultos são dirigidos a uma só Deusa ou a um Deus e cada Divindade é adorada individualmente, salvo algumas excepções e não se aplicando a ritualística de Deusa e Consorte, tão difundida pela Wicca, e não existindo o conceito de deuses infernais ou trindades de Deuses.

2006-11-13 09:50:37 · answer #1 · answered by marcos k 2 · 0 3

os evangelicos adoram pastores q enganam os pobre coitados

2006-11-13 17:20:36 · answer #2 · answered by NUMCEI 5 · 5 1

vc deve ser evangélico > pq vc n~tem coragem e assume> pare de ficar atacando a religião dos outros> não sou católico mas acho isso ridículo > o q vcs ganham com isso?

2006-11-13 17:24:30 · answer #3 · answered by Anonymous · 3 0

Católicos não adoram imagens de barro; Não são idólatras. Logo, idólatras são pagãos e o católico não é pagão. Entendeu?

Protestantes dão todo seu salário ao pastor. São idiotas. Idiotas são boçais. Certo ou errado?

2006-11-13 17:24:28 · answer #4 · answered by Anonymous · 4 1

depende do conceito de paganismo que vc tem.

Os catolicos não adoram a imagem, mas sim o que ela representa é uam forma de personificar a fé em algo palpavel.

Usar isso como forma de critica ao catolicismo é uma babaquice tremenda, não sou catolica, nem evangelica nem nada, apensar vejo religião como expressão cultural.

2006-11-13 17:19:25 · answer #5 · answered by Alessandra V 2 · 6 3

Errado

2006-11-13 17:17:44 · answer #6 · answered by Anonymous · 2 1

Como v. tem seu documento, sem foto?, as imagens e estatuas tem o mesmo princípio , são como se fossem um endereço para o seu desejo ou pedido, meu amigo faça um desafio mesmo sendo de outra crença ou religião , escolha um santo ou santa ou anjo e vá na igreja do mesmo e faça qualquer pedido, isto é, faça um pedido inteligente sem zombaria, faça um pedido dentro da sua realidade, pode ser algo até sem importância mas que v. prometa sem medo, é claro, retribuir com alguma caridade para alguém necessitado por ex. um menino de rua que v. ve sempre, dar-lhe uma cesta básica ou um presente, mas que v. seja honesto e verdadeiro com a promeça e tome cuidado com que desejar.gé.

2006-11-13 18:47:07 · answer #7 · answered by 2 · 0 0

A bíblia diz que sim. Em Salmos e em Êxodo. "Não deveis fazer imagens entalhadas", tem boca mas não falam, tem ouvido mas não ouvem......iguais a eles vão se torna os que o fazem e adoram...

2006-11-13 17:50:41 · answer #8 · answered by Anonymous · 1 1

Sou adólatra, adoro todos os santos, o resto que vá pro inferno!!!!!!!!

2006-11-13 17:43:18 · answer #9 · answered by claudioroy s 7 · 0 0

errado

2006-11-13 17:35:13 · answer #10 · answered by jrbnu 3 · 0 0

olha , não sou catolico e nem evangelico. mas vou avaliar do seguinte modo:
Você carrega uma foto de alguem querido com si ? do filho(a), esposa, pai ou mãe ?
Você ama oq a foto representa e não o pedaço de papel. Acredito ser a mesma coisa para os cristãos, que ao orarem para uma estatuta de nossa senhora, por exemplo, adoram o que ela representa e não o barro. Se fosse assim, aqueles que repudiam os idolos, mesmo ao materializar uma imagem de Deus ou Jesus na mente, estariam adorando um idolo criado pela mente.
Quanto a ser pagão,

pagão
fem. pagã
do Lat. paganu
adj. e s. m.,
que se refere ao paganismo;
idólatra;
gentio;
pop.,
herético;
todo aquele que não é cristão.

Acredito que os catolicos crem em Cristo, por tanto não são pagãos.

"Espelho, espelho meu, quem é mais verdadeiro do que eu?"

"Todos tem a verdade... Prepotente , unica, e bela. Se acham no direiro de reclamar Deus.!"

"A busca pela verdade divina tem motivado o homem a evolucao.
Aceitar a resposta de que não temos a faculdade necessaria para compreender a natureza de Deus significa dizer: pare de buscar a verdade, pois esta lhe é inalcançavel."

2006-11-13 17:31:48 · answer #11 · answered by poyatozep 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers