English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Na opinião de vocês, é possível associar ou até mesmo considerar como sinônimos a palavra Cristianismo e Espiritismo? considerando que o cristianismo tem como base a seguinte definição:

"Crer em Cristo como filho unigênito de Deus, e que este ressuscitou dos mortos ao terceiro dia depois de ter sido crucificado".

Observem, Cristo Ressuscitou, não reencarnou.

Saudações e paz a todos vocês

2006-11-13 05:12:26 · 17 respostas · perguntado por Osama bin Laden 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Esta é uma pergunta simples, sempre se diz que a base do espiritismo é seguir os passos de Jesus, considerado como o maior modelo de moral do ser humano, ora, por favor não me tomem como ignorante, considerem-me como um apreciador da doutrina espírita. É muito fácil justificar que o Cristianismo e o espiritismo andam juntos, então, esta pergunta deve ser fácil para quem entende naquilo que crê, e sabe porque crê.

2006-11-13 05:21:33 · update #1

Ha sim, mais um detalhe, por favor não me mandem ler O livro dos espíritos, a gênese, o evangelho segundo espiritísmo... acreditem e considerem que sei porque estou perguntando isto. e considerem que não se deve tirar o mérito da bíblia canonizada para dar aos livros kardecistas, lembrem-se que "perdoe-me os estudiosos do espiritismo, não lembro onde", mas o próprio Hippolyte (Kardec) escreveu que Moisés foi uma das grandes revelações de Deus para a humanidade, e no entanto, em outros trechos do livro este desconsidera algumas palavras de Moisés...

2006-11-13 05:26:22 · update #2

Ha sim foi mal, achei que na bíblia JOÃO 3.16 dizia que Jesus era o filho unigênito de Deus, e que somente aqueles que crêem no seu nome serão chamados filhos de Deus. Ha, mais uma coisa, o termo cristão foi usado a primeira vez em atos dos apóstolos, e designava os discípulos de cristo, discípulos estes que pregavam sobre sua vida, morte e ressurreição, outro detalhe interessante é que após aparecer para seus discípulos, Jesus pede a tome que lhe toque para que creia que ressuscitou, será que Tomé iria tocar um corpo espiritual? Ha sim, e porque tiveram que mover a pedra? será que o espírito de Jesus não conseguiria trespassar a matéria da pedra?

2006-11-13 05:47:04 · update #3

17 respostas

Oi Marcelo,

Sempre estamos às voltas com pessoas que querem a todo custo demonstrar que o Espiritismo não tem nada a ver com o Cristianismo. Isso parece ser uma obsessão para elas. Por que tanta preocupação? Será que temem que seu conhecimento calcado na fé cega seja sobrepujado pelo da fé raciocinada? E ademais, Kardec disse: “Que o Espiritismo é para aqueles que não possuem religião”, ou seja, não estamos em busca de ninguém que já possua uma convicção religiosa formada. Então qual o problema?

Embora todos possam ter uma idéia do que significa Cristianismo, resolvemos consultar o “Aurélio”, pois se não soubermos exatamente do que estamos falando, fica difícil nós entendermos sobre isso. Nele encontramos: Cristianismo: [Do gr. christianismós, pelo lat. christianismu.] - S. m. Rel. - 1. O conjunto das religiões cristãs, i. e., baseadas nos ensinamentos, na pessoa e na vida de Jesus Cristo: o catolicismo, o protestantismo, e religiões ortodoxas orientais. 2. Cada uma dessas religiões. Veja que até no “Aurélio” existe um preconceito, mas o fundamental do conceito é: religião baseada nos ensinamentos, na pessoa e na vida de Jesus Cristo. E dentro deste critério, conseqüentemente qualquer religião que tenha isso como base é uma religião cristã. Observe que em nenhum momento as palavras ressucitar e reencarnar são mencionadas.
Citar o evangelho não faz nenhuma doutrina cristã. Na História da Humanidade, em os que diziam seguir o Evangelho, cometeram as maiores barbáries, que não necessitam nem ser citadas, pois é do conhecimento de todos nós. E, infelizmente, até nos dias atuais se guerreia em nome do Cristo.
Existe, sim, um abismo intransponível entre o Espiritismo e o Cristianismo, e continuará existindo esse abismo intransponível, até o dia em que os doutos teólogos compreenderem o verdadeiro significado dos ensinos de Jesus.

(veja que falei cristianismo e não cristão)

um fraterno abraço,
Luci

2006-11-13 05:49:43 · answer #1 · answered by Luci 3 · 0 0

Sobre a questão de Moisés, ele ensinou seu povo conforme era necessário, o erro está em achar que o que Moisés ensinou ainda é válido. É óbvio que os ensinamentos de Moisés ficaram ultrapassados por Cristo.

Quanto a definição do Cristianismo:
"Crer em Cristo como filho unigênito de Deus, e que este ressuscitou dos mortos ao terceiro dia depois de ter sido crucificado".

Foi dada pela sua religião, não por Cristo, nem por Deus, nem muito menos está na Bíblia, logo, podemos dizer que é uma afirmação do seu ponto de vista.

Ser cristão é acreditar em Cristo como mais perfeito filho de Deus aqui na terra, todos somos filhos de Deus, e não só Cristo.

Se você se diz tão sábio, deve saber que Cristo não ressucitou em carne, mas em corpo espiritual, tanto que seus apóstolos inicialmente não o reconheceram.

Se para você Cristo só vale alguma coisa por ter ressucitado, acredito então que você não valoriza realmente a Cristo.

Nota Adicional:

Se Jesus ressucitou em carne, porquê ele não ficou na Terra, está na bíblia na I Corintios que a carne não pode habitar o céu.
Outra, qual seria o objetivo então da ressucitação, cumprir uma professia? Provar que Jesus era realmente o "filho unigênito" de Deus?
Jesus precisava realmente desse teatro para provar quem era? Boa árvore.. bons frutos....
Deus faz as coisas sem utilidade nenhuma, apenas para servir de prova?

2006-11-13 13:34:52 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

Sou espírita, porém fique claro que não tenho procuração para falar pelo espiritismo, portanto, falo somente pelo meu entendimento.
Cristianismo e espiritismo são coisas distintas. O espiritismo baseia-se num tripé: religião, filosofia e ciência. Portanto, está absoluta e definitivamente fora do espiritismo a idéia de "milagre", como derrogação das Leis Naturais perfeitas, idealizadas pelo Criador.
A Doutrina Espírita traz ainda em seu bojo a certeza, ditada pelos próprios espíritos superiores, que Jesus é o Idealizador do Planeta Terra. A concepção de nosso mundo tal como ele é, é obra do Cristo, que, portanto, preexistia ao próprio mundo.
Jesus não é Deus, mas uma de suas criaturas, tal como eu e você. Assim, a expressão "filho unigênito", pode (não pode?) significar que aqui, neste planeta, nenhuma criatura se lhe assemelhava em perfeição moral e, portanto, nenhuma estava tão perto de Deus como Ele.
Já o aspecto da ressurreição é bastante controverso, haja vista que os relatos da própria Bíblia nos informam que as pessoas não o reconheciam pela aparência física, ou seja, o corpo pós-ressurreição, não era idêntico em aparência ao que "morreu" na cruz. Pois, como um corpo ressurecto pode mudar a aparência que tinha antes? Por que isso aconteceu? Será que a ressurreição é "assim mesmo", ou será, apenas será, que aquele não era mais um corpo de carne, mas sim um corpo perispiritual tangível?

Felicidades pra você.

2006-11-13 13:49:15 · answer #3 · answered by Chester 6 · 0 0

Não vem com essa não... Cristão é quem segue Cristo, não quem segue a ressurreição! Quem atribuiu a ressurreição a Jesus são as demais religiões, portanto, para que seus integrantes sejam cristãos, devem acreditar na ressurreição de Cristo! Já o Espiritismo diz que muito na Bíblia foi alterado com o passar dos anos e que Jesus pregou a doutrina da reencarnação, logo, para que os espíritas sejam cristãos, devem acreditar na reencarnação! Logo, cada um é cristão a sua maneira, pois cada crença diz que Jesus disse isso ou aquilo! Você pode ser cristão acreditando ou não na reencarnação, acreditando ou não em Deus, basta que acredite que Jesus disse isso ou aquilo e siga o que acredita que ele ensinou! Sou espírita e sou cristão! Ou você quer saber mais de mim que eu...? Na verdade, só Jesus (e Deus) pode dizer quem é cristão realmente! ^^

2006-11-13 13:41:43 · answer #4 · answered by Makoto 6 · 0 0

migo eu acho q o nome da religiao nao importa pra quem realmente acredita em Jesus Cristo, eu sou catolica naum praticante mais me interesso pela religiao espirita o envagelho e muito interessante,e me transmite coisas boas .. pq eu acredito em reencarnação e em ressusseição de Jesus tbm.
So que Jesus ele veio ao mundo pra nos salvar e nos ajudar entao como seria se ele reencarnasse ... acho q ficaria sem sentido ele morrer por nos e voltar ... acho q existe sim reencarnação e ressurreição so q Jesus ressussitou pq ele tinha q voltar aos braços do pai pois sua missao aki na terra foi cumprinda, e quanto a nós naum nos reencarnamos para cumprir nossos propositos e destinos por isso quando uma pessoa q naum cumpriu sua missão morre ela reencarna e tenta conseguir isso e ate aprender pq motivos ela existe ...


beijus

2006-11-13 13:39:06 · answer #5 · answered by Islayde 4 · 0 0

bom, primeiramente eu quero comentar sobre o q o Luís Fernando falou acima, como assim professa uma religião ou outra cara? Todas as religiões, todas as correntes religiosas tem por fim levar "aos céus", levar a Deus não é??? Então pq tem q separar elas?? pq só uma é verdadeira e todas as outras completamente fajutas?? não quero criticar ngn, só q pensem a respeito.
todas possuem humanos, e os humanos são passivos de erro, então jamais acharam um lugar perfeito, e nun eh um padre q faz a religião, a igreja ou o q for ser DO BEM ou ser a melhor, é o q tu tem na tua cabeça.

e respondo a pergunta com a msma colocação acima, todas as correntes religiosas ou seja la o q for q tem por fim levar a Deus deve andar juntos, então acho q anda junto sim, sei q nun eh a resposta q vc esperava, mas eh isso ai, eu nem ia responde, só nun concordo q digam q as religiões devem ser separadas.

fui

2006-11-13 13:31:12 · answer #6 · answered by Devil Duck 2 · 0 0

Caramba, quanta confusão fizeram hoje....

Olha só:
Cristianismo: O conjunto das religiões cristãs, i.e., baseadas nos ensinamentos, pessoa e vida de Jesus Cristo.(mini dicionário Aurélio - editora Nova Fronteira - 2.a edição)

Portanto é lógico que os seguidores da doutrina Kardecista são considerados cristãos.

Hoje vi muita confusão entre espíritas e protestantes, poucos aqui sabem sobre a crença que não seja a sua!

Como protestante eu gostaria muito que meus amigos espíritas pudessem ter um conceito diferente sobre a minha crença, mas infelizmente os exemplos que temos, principalmente na TV, são péssimos, não é atoa que fazem essa imagem de nós protestantes, infelizmente somos todos nivelados pelos piores exemplos.

Além disso também gostaria de ver meus irmãos protestantes menos prontos a julgar as outras crenças e mais dispostos a falar do amor de Jesus.

Religião nenhuma salva, e existem pessoas boas e más em todo lugar... É por isso que nosso alvo, nosso único caminho é o Senhor Jesus.

(Fafá vc é muito inteligente, mas não generalize, ok?)

2006-11-13 13:29:20 · answer #7 · answered by Marcelo 4 · 0 0

Por favor, não interprete a Bíblia ao pé da letra. É muito perigoso. Se você tiver mesmo interesse, leia "O Evangelho Segundo o Espiritismo". Vai aprender muito.

2006-11-13 13:19:35 · answer #8 · answered by Antonio Luiz F 5 · 0 0

na minha opinião não é possivel

2006-11-13 13:19:27 · answer #9 · answered by dadyvidaloka 3 · 0 0

Para mim, Cristou ressuscitou, o que é uma prova evidente de
que ele nasceu somente uma vez, o que ocorrerá, por analogia, com todos nós mortais. Por isso, espiritismo é imcompatível com Cristianismo. Ou você professa uma religião ou outra. Paz.

2006-11-13 13:19:09 · answer #10 · answered by Luís Fernando 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers