Se não tivesse surgido a idéia de utilizar Deus em benefício próprio, será que teriam havido menos mortes? Tipo, as Cruzadas, a Inquisição, a Caça às Bruxas... Tudo foi devido ao que as religiões disseram ser o desejo de Deus! Hoje, mata-se da mesma forma em nome de Deus! Fanáticos se explodem por Deus! Padres aproveitam sua posição para fazer barbaridades! Pastores usam Deus para enriquecer! E aqui no Yahoo é uma guerra diaria entre pessoas de diferentes crenças! Será que a religião é algo realmente bom? Será que não seria melhor simplesmente acreditar em Deus, em vida após a morte e deixar os detalhes pra lá... Tipo, fazer o bem e pronto! Porque pra mim, parece que as religiões geram mais discórdia que qualquer outra coisa no mundo!
E Jeanioz, não foi culpa sua não! É que eu li um texto e percebi que eu não sabia nem metade do que foi a Inquisição! Fiquei tonto com tanta crueldade! Foi demais pra mim tanta maldade em tão pouco tempo! ^^
2006-11-13
03:40:57
·
22 respostas
·
perguntado por
Makoto
6
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Sisi, eu não acho só o Espiritismo certo... Claro que acredito que a reencarnação é real, o que acaba colocando as demais crenças meio falsas para mim! Mas acho que qualquer crença que propague o amor e a caridade, o "ame ao próximo" está correta! Só acho horrível atribuirem a Deus crueldades como vi em certos trechos da Bíblia... Mas sei que existem pessoas boas e más em todas as religiões!
2006-11-13
04:54:45 ·
update #1
Sem sombra de dúvida...
A crença em deuses surgiu bem antes do pensamento científico, ou pelo menos, razoável.
Naquela época, o principal meio de formação de opinião da população era a igreja. E a igreja, é claro, queria continuar nessa posição de manipuladora. Hoje, a imprensa tem o dever de dizer a verdade e é cobrada para isso, mas quando não existia imprensa, era a igreja q tinha q entreter todo mundo e enfiar idéias na cabeça das pessoas.
A inquisição foi um episódio dramático e sangrento coordenado por uma divisão da igreja católica, encarregada de localizar e exterminar heresias.
Tem gente que diga q a caça as bruxas também teve por finalidade eliminar desagradáveis membros da sociedade, tais como mulheres idosas q viviam sozinhas e tinham animais de estimação, pois mulheres q ñ estivessem sob o controle de algum parente eram tachadas de estranhas e crenças diziam q bruxas tinham um animal de estimação chamado de "familiar", um demônio sob a forma de um pequeno animal q lhe dava conselhos e executava serviços malignos.
E mais: qualquer pessoa poderia condenar qualquer outra, mesmo elas nunca terem se encontrado. Essa histeria gerou desconfianças entre pessoas de uma mesma família e matou vilas inteiras, uma atrás da outra, depois q os condenados eram torturados para falarem nomes de outros hereges. E tb a medida q a histeria crescia, e mais pessoas aderiam a caça, todos os cidadãos tementes a Deus eram chamados a se apresentar e denunciar o maior número de suspeitos possível. Uma idosa podia ser acusada apenas por ter uma aparêcia estranha ou por ter uma vassoura em casa (?). Uma discussão corriqueira podia acabar em acusação de bruxaria.
Pq a caça as bruxas aconteceu? Ninguém sabe ao certo, mas com certeza os conflitos religiosos, como a divisão da igreja cristã em grupos de católicos e protestantes q criaram uma atmosfera de desconfiança entre vizinhos. A invenção da imprensa no sec XV contribuiu para a difusão de idéias sem fundamento.
E agora tem esses árabes se matando por Alá. Esta tudo uma bagunça, eles ficam dizendo q sua religião ñ prega violência, mas eles estão violentando. Nossa religião tb está violentando e atrasando o desenvolvimento de tecnologias q irão salvar vidas.
Bush vetou uma proposta sobre pesquisas de células-tronco pq ele ñ precisa delas e se mantém fiel a sua igrejinha. Se ele precisasse delas, com certeza ñ iria ter feito isso.
Se a humanidade não tivesse inventado deuses o mundo seria mais pacífico.
Muitas pessoas q respondem essas perguntas sobre guerra no Oriente Médio dizem "sou contra a guerra pq ela mata pessoas". Eu digo "sou contra a guerra pq ñ quero q ela aconteça perto de mim, tenho horror de sangue e de gente morta, tenho medo de tb ser fuzilada ou bombardeada q nem os pobres coiados da Faixa de Gaza". Pode ser um pensamento mais egoísta, mas quando as pessoas pensam q a guerra está acontecendo aqui e não lá, vão ver como detestam ela.
2006-11-13 11:37:26
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Talvez, mas não saberemos de verdade... por que na falta de deus o homem iria arrumar outro "Deus" para por no lugar ...
As pessoas em sua maioria não está nem ai para o que as outras pensam, querem impor a sua vontade a qualquer custo então se não fosse usado Deus como desculpa seria usado a política, a cor, a língua...
Eu imagino que talvez não houvesse tanta matança se o ser humano fosse bom de verdade... e houvesse respeito entre as pessoas , se não pensássemos que somos melhores que os outros ... Mas infelizmente isso não existe ... e também não há interesse para que seja reduzido as diferenças entre as pessoas ...
As vezes acho que o mundo está perdido ... as vezes tenho certeza...
Mas ainda existem algumas pessoas boas por ai ... quem sabe um dia as coisas mudem ...
2006-11-13 11:56:30
·
answer #2
·
answered by Dan@ 6
·
2⤊
0⤋
concerteza!
2006-11-13 12:52:07
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Teria, e tem mais: teria muitíssimo menos preconceito!
2006-11-13 12:38:45
·
answer #4
·
answered by Isis Naura 3
·
1⤊
0⤋
A essência de toda religião é o bem. O homem é que através do egoísmo transforma tudo ao seu redor em coisas vilipendiosas.
Sou a favor de se ter uma crença religiosa, porque ela dá estrutura moral e intelectual aos seus adeptos, cada qual num grau diferente.
A evolução humana está comprovada, hoje a grande massa repudia atos como estes cometidos pela inquizição, cruzadas, aja visto que o Papa João Paulo II se desculpou em nome da Igreja por estas atrocidades.
Essas guerras insanas que ainda vemos hoje com a desculpa de serem religiosas também não tem aprovação da grande população do globo. É uma minoria que ainda permanece nas trevas da violência. O que acontece é a divulgação do mal que ainda se sobrepõe ao bem, mas é apenas a divulgação, porque é visível que o bem é maior e mais atuante hoje em dia, mas as trevas aparecem mais, e nós, devido à nossa inferioridade nos comprazemos mais assistindo ao mal e nos enfadamos com notícias de teor mais elevado.
Eu ainda creio que o papel da religião é elevar, e que o grande problema não´está na religião propriamente dita, e sim nos que a usam para tirar proveito próprio.
Quanto ao conflito de idéias religiosas como vemos também aqui no YR, considero até produtivo, porque promovem para aqueles que ainda estão em dúvida com relação a este assunto a oportunidade de tirar o melhor e excluir o pior de cada religião, de acordo com cada ponto de vista.
Eu agradeço por demais à minha religião, porque foi através dela que eu pude ter a absoluta certeza da existência de Deus, e foi ela que não me permitiu ter nenhuma sombra de dúvidas quanto à questões essenciais da vida como: de onde eu vim, o que estou fazendo aqui e pra onde vou; coisa que eu não teria conseguido simplesmente acreditando em Deus.
2006-11-13 12:37:11
·
answer #5
·
answered by Fafá 5
·
1⤊
0⤋
Uma frase que me intrigou:
"Desde que a humanidade tenta ter um Deus único, se mata por ele."
2006-11-13 12:27:06
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Sem as instituições que propagam ensinos que se beneficiam
e instigam o povo a lutar por propositos falsos e infundaveis clro que seria melhor.
Mas há quem ensina o que estar na biblia e os passos de Jesus cristo onde há muita paz, amor e fraternidade
2006-11-13 12:24:57
·
answer #7
·
answered by Jackson 2
·
1⤊
0⤋
É difícil pensar num mundo sem religião, mas...
Certamente as guerras religiosas do passado e presente não existiriam, assim muitas pessoas estariam vivos e suas futuras gerações.
Ah, e a inquisição... a indignação é normal, mesmo... eu que o diga!
2006-11-13 12:17:12
·
answer #8
·
answered by Jeanioz 5
·
1⤊
0⤋
Isto sempre existiu, não pe privilegio catolico ou protestante, pa tb entre eles houve muito sangue derramado, so q eles não contam pq preferem contar os erros dos outros.
Mas desde antiguidade foi assim, os persas, os mascedonios, os hititas, ou mesmo os maias os aztecas os incas, etc.
E o q dizer dos massacres atesu dos comunistas sovieticos? Ou chineses?
Por isso não me sinto desconfortável qdo acusam minha igreja de assassina, alias, não cometi assassinato algum. Vivo no seculo 21, na mentalidade contemporânea, e aceito cada fenomeno historico como algo circunstancial e localizado e alem disto, a historia não se repete nunca.
Se não, vamos repetir a cada dia a inquisiçao as cruzadas, os massacres,a partir do momento q revivemos os reinventamos.
Qual o proveito de rememorar isto? Vamos voltar no tempo e impedir o q houve?
Ou isto é apenas uam falta de assunto de quem quer fuçar e remexer feridas para fins proselitistas incofessáveis.
Não é o seu caso, eu sei, mas este é o objetivo dos q vivem da discordia e semeiam a cizânea.
2006-11-13 12:12:52
·
answer #9
·
answered by Frei Bento 7
·
1⤊
0⤋
Amigo, acho que o que te deixou tonto... não foi a maldade da inquisição!
Esta maldade era da sociedade daquele tempo, era assim que o ser humano resolvia as coisas naquela época... só que a inquisição se ocupou de registrar... e aí, hoje, todo mundo acha que essa maldade era exclusividade da inquisição... mas não. Ela estava inserida num contexto.
Não pense que estou defendendo a inquisição.
Mas não acho que a maldade humana se deva à religião... ao contrário. Sem a religião, meu caro, seria maldade elevada ao quadrado! A maldade, o egoísmo, e toda espécie de coisas que degradam o ser humano estão no seu íntimo. Cristo dizia: "O mal é o que sai de dentro do homem"
Procure conhecer o outro lado das religiões para poder fazer uma análise sem preconceitos.
O que já se fez e se faz de caridade e amor ao próximo em nome da religião, seja ela cristã, budista, muçulmana, espírita, afro brasileira etc. Gente que deu a vida por outros povos, outras nações, irmã Doroty, madre Teresa de Calcutá, frei Damião que foi viver entre os leprosos na ilha de Molokay, Chico Xavier, Luther King, a lista é imensa...
Pode crer, sem a religião seria muito pior!
2006-11-13 12:10:53
·
answer #10
·
answered by Lia BH 6
·
1⤊
0⤋