cristão quando se prega o nascimento do cristo; cristã quando se prega a fraternidade que o Cristo tanto ensinou; pagã quando vira comercio de presentes; pagão quando se revenrencia o Deus baco através de tantas bebidas; pagão quando se disputa quem põe mais comida na mesa. mas no fundo o sentimento cristão prevalesce.
2006-11-12 21:51:13
·
answer #1
·
answered by lcmvip 5
·
0⤊
2⤋
Pagã,essa data já era comemorada antes de Cristo, eram realizados festejos pagãos, simplesmente a Igreja Cátólica adaptou essa festa para que fosse comemorada por seus fiés.
Infelizmente várias Igrejas evangélicas insistem em comemorar essa data sem ter nenhum fundamento bíblico.
ESPERO TER TE AJUDADO
2006-11-13 08:31:45
·
answer #2
·
answered by ssddii19 3
·
1⤊
0⤋
100% pagã. Existe farto matérial para consulta neste sentido.
2006-11-12 23:44:52
·
answer #3
·
answered by seme philippe 6
·
0⤊
0⤋
Não é festa pagã, no Natal se comemora a vinda, o nascimento de Mestre Jesus, porem a montagem da historia é falsa, por que Mestre Jesus era um homem rico, descendente de Rei Davi e Rei Salomão,além de seu Pai e sua Mãe, todos reuniam condições, José tinha uma Linda Casa, com amplos salões, e bem estruturado, não uma choupana com a Historia contou.
2006-11-12 22:26:01
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Com certeza CRISTÃ.
2006-11-12 22:03:32
·
answer #5
·
answered by cabeça de ovo 2
·
0⤊
0⤋
Originalmente era a festa de culto ao sol (feita no inverno, para que ele voltasse) e portanto muito anterior ao cristianismo. A igreja catolica tentou acabar com todos os cultos que existiam antes do cristianismo, e não sendo possível simplesmente fazer com que as pessoas abandonassem suas festividades, incorporou as festas ao seu calendário, mudando o nome mas mantendo a essencia. Afinal, a simbologia de cristo - filho de Deus e do sol - Deus sol, iluminador e fecundador da Terra não é tão diferente assim - e ambas as festas celebram o nascimento (em tempo - historiadores dizem que Cristo nasceu no que chamamos de mês de março, já lí por aí...). O mesmo ocorreu com a páscoa que é uma festa judaica, e o carnaval que tem origens gregas e por aí afora. Todas as festas que dizem ser cristàs tem origens muito mais remotas, mas o que vale mesmo é o símbolo, e este é universal, não importando o nome que se dê... e a fé que se tem nele.
2006-11-12 22:02:35
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
"Na palavra "Natal" tem a ver com nascimento, ou aniversário natalício, especialmente com o dia em que geralmente se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Esta festa teve origem na Igreja Católica Romana e daí se expandiu ao protestantismo e ao resto do mundo.
E então, de onde tirou a Igreja Católica Romana? Não saiu do Novo Testamento - Não foi da Bíblia nem dos primeiros apóstolos que foram instruídos por Cristo - todavia, sabe-se que lentamente foi absorvida do paganismo pela Igreja Católica Romana a partir do quarto século.
Desde que a celebração do Natal foi introduzida ao mundo pela Igreja Católica Romana, e ela é a única autoridade que aprova, vejamos o que diz a Enciclopédia Católica, edição inglesa, sob o título "Natal".
"O Natal não era considerado entre as primeiras festas da Igreja... Os primeiros indícios da festa provêm do Egito." "Os costumes pagãos ocorridos durante as calendas de Janeiro lentamente modificaram-se na festa do Natal".
Também nas mesmas enciclopédias, sob o tema "Dia do Natal", encontramos que Origenes, um dos patriarcas católicos, reconheceu a seguinte verdade: "... Não há registro nas Sagradas Escrituras de que alguém tenha comemorado uma festa, ou realizado um grande banquete no dia do seu aniversário. Somente os pecadores (como Faraó e Herodes), que se rejubilam grandemente com o dia em que nasceram neste mundo."
A Enciclopédia Britânica edição de 1946, afirma: "O Natal não era contado nas primeiras festas da Igreja..." "Não foi instituída por Cristo, nem pelos apóstolos, nem por autoridades bíblicas. Foi adquirida mais tarde do paganismo."
A Enciclopédia Americana, edição 1944, declara:
"O Natal...não foi, de acordo com muitas autoridades no assunto, celebrado nos primeiros séculos da Igreja Cristã, porque o costume cristão, em geral era celebrar a morte de pessoas importantes em vez do nascimento. A "comunhão", instituída por autoridade bíblica no Novo Testamento, é o memorial desse acontecimento (isto é, o nascimento de Cristo) no século IV. No século V, a Igreja Ocidental deu origem, para que fosse celebrada para sempre no dia da antiga festividade romana em honra ao nascimento do Sol, porque não se conhecia ao certo o dia do nascimento de Cristo."
Agora veja! Estas reconhecidas autoridades históricas mostram que o Natal não foi observado pelos primeiros cristãos, durante os primeiros duzentos ou trezentos anos desta era - um período maior do que a história inteira do Brasil como uma República independente! Foi absorvida na Igreja Ocidental, ou Romana, durante o século IV da era cristã. Senão a partir do século V que a Igreja Romana ordenou que se comemorasse oficialmente como uma festividade cristã!Como este costume pagão foi absorvido pela Igreja? Como surgiu no mundo ocidental este costume pagão?
A New Schaff-herzog Enciclopedia of Religious Knowledge (Enciclopédia de conhecimentos religiosos) explica-o claramente no seu artigo sobre o "Natal".
Não se pode determinar com precisão até que ponto a data da festividade dependia da brunária pagã (25 de dezembro), que seguia a Saturnália (17-24 de dezembro) celebrando o dia mais curto do ano e o "Novo Sol"... As festividades pagãs, Saturnália e Brumária estavam a demais profundamente arraigadas nos costumes populares para serem abandonadas pela influência cristã... A festividade pagã acompanhada de bebedices e orgias, agradavam tanto que os cristãos viram com o agrado uma desculpa para continuar a celebrá-la em grandes alterações no espírito e na forma. Pregadores cristãos do Ocidente e do Oriente próximo, protestaram contra a frivolidade indecorosa com que se celebrava o nascimento de Cristo, enquanto os cristãos da Mesopotâmia acusavam os irmãos ocidentais de idolatria e de culto ao Sol, por aceitarem como Cristã a festividade pagã.
Lembre-se que o mundo romano era pagão. Antes do século IV, os cristãos eram poucos em número, embora aumentassem, eram perseguidos pelos pagãos. Porém, com a chegada de Constantino, como imperador, que no século IV fez profissão pública de fé cristã, colocando o cristianismo ao mesmo nível do paganismo, o mundo romano passou a aceitar esse cristianismo popularizado pelo imperador. Porém, lembre-se que eles haviam sido criados em costumes pagãos, dentre as quais 25 de dezembro era a maior das festividades idólatras. Era uma festa alegre com seu espírito especial. Todos se divertiam! Não queriam renunciá-la!
Este mesmo artigo da enciclopédia Shaff-Herzog de conhecimentos religiosos, explica como a aprovação dada por Constantino do domingo, dia em que os pagãos adoravam o Sol, e como a influência do maniqueísmo pagão que identificava o filho de Deus como o Sol físico, proporcionou a esses pagãos do século IV, agora "convertidos" em massa ao "cristianismo" o pretexto necessário para chamar a festa de 25 de dezembro (dia do nascimento do deus-Sol) de dia do nascimento do filho de Deus.
E assim foi que "o Natal" se enraizou em nosso mundo Ocidental!"
Mas depois de tantos anos, acredito que muitos não encaram a festividade como algo pagão, pelo contrário, é um dia em muitas pessoas tentam refletir sobre sua condição e a dos outros também, tentam, pelo menos por um dia, ser melhor para o próximo.
2006-11-12 21:59:47
·
answer #7
·
answered by caxinha 3
·
0⤊
0⤋
É claro que é uma festa Cristã. Natal - Nascimento. Nascimento de Cristo: o Filho de Deus!
Entretanto, vale ressaltar que a festa do Nascimento de Cristo, foi absorvida pelo comércio lojista, o que é muito mal.
Talvez fosse necessário, incumbir na cabeça de nossas crianças hoje em dia, que Natal é tempo de renascer, de a gente se amar e reviver o grande presente espiritual que Deus nos deu: Jesus Cristo - seu filho nosso irmão.
ATENÇÃO LOJISTAS, COMERCIO EM GERAL. Utilizar-se do Filho de Deus para ganhar dinheiro, é pecado hein!
E mais, não deixe para enviar cartões, cartas, e-mails e fazer telefonemas somente na época do Natal. Se você realmente gosta e ama seus amigos, seja durante o ano todo ligado a eles.
Feliz Natal a todos e a todas. Que abramos o nosso coração para o nascimento de Jesus e vida nova também tenhamos.
2006-11-12 21:57:30
·
answer #8
·
answered by Rafael 1
·
0⤊
0⤋
Quer mesmo saber da verdade?
Pos lá vai...segundo a enciclopédia britãnica a "razão pela qual o Natal cristão passou a ser celebrado em 25 de dezembro permance incerta porém é muito provável que os primeiros cristãos tenham desejado fazê-lo concidir com um festival romano pagão destinado a comemorar o "aniversário do sol invicto" (natalis solis invicti) que celebrava o solstício de inverno"
Na realidade TODA a ideologia cristã é concidente com o mito persa do Deus Mitra, que foi crucificado e ressurgiu dos mortos no equinócio de primavera (Pascoa!)...há muito mais questões a este respeito, ams é uma questão muito polêmica e não vou me delongar aqui...mas é mais ou menos isto...
2006-11-12 21:57:17
·
answer #9
·
answered by Advicer 7
·
0⤊
0⤋
na realidade não é uma festa cristã e nem pagã e uma festa de todos........
2006-11-12 21:49:44
·
answer #10
·
answered by ninguem 5
·
0⤊
0⤋
Pela minha religiosidade é cristã.
2006-11-12 21:47:09
·
answer #11
·
answered by Luzitani 5
·
0⤊
0⤋