English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

tenho umas pelesinhas na sola do pé esquerdo,coça muito e fica soltando as casquinhas,fica avermelhado e dá umas bôlhas que estouram e coçam,grata pelas respostas.Alv.

2006-11-12 12:24:39 · 10 respostas · perguntado por alvina m 3 em Saúde Doenças e Patologias Doenças de Pele

10 respostas

As dermatofitoses, dermatomicoses ou tinhas são micoses superficiais provocadas por fungos do grupo dos dermatofitos, benignas mas incômodas e inestéticas, como o Pé-de-atleta, também conhecido por Tinea pedis.


Dermatófitos
Os dermatófitos são fungos filamentosos, que formam hifas organizadas em micélios. Alimentam-se da proteína humana queratina.

Infectam os tecidos superficiais consituidos por células mortas e queratinizadas, como as da pele, pêlos (incluindo cabelo) e unhas, mas não afectam os tecidos vivos. Em cultura ou na vida livre não parasitária, apresentam estruturas de reprodução sexual, mas no Homem reproduzem-se assexuadamente. Também é conhecido como frieira.

Há três géneros relacionados de dermatófitos:

Trichophyton: as espécies mais importantes são T.tonsurans, T.mentagrophytes, T.rubrum e T.shoenleinii.
Microsporum: as espécies mais frequentes são M.audouinii, M.canis, M.gypseum.
Epidermophyton: E.floccosum.

Epidemiologia
Existem em todo o mundo. Alguns como o M.gypseum são geofílicos, ou seja existem no solo e infectam por contacto continuado com o solo (ou seja agricultores). Outros infectam também animais, como o M.canis, e são transmitidos aos donos ou tratadores. Alguns outros são exclusivos do Homem e transmitem-se de pessoa para pessoa por contacto directo com os tecidos infectados.

A tinea pedis ou pé de atleta é a forma mais comum. Tende a ser transmitido em piscinas, ou chuveiros comuns quando um inividuo pisa no mesmo local onde outro infectado deixou esporos.


Progressão e sintomas
As tinhas nunca são perigosas já que o fungo não está equipado para invadir o corpo. Ele alimenta-se apenas das células mortas queratinizadas da pele, unhas ou pêlos. Contudo é de dificil resolução porque o sistema imunitário não tem acesso a esses tecidos externos mortos. Há vários tipos de tinhas ou dermatofitoses:

A Tinea corporis: afecta a pele sem pelos do corpo. É a que possui mais incidência, sobretudo nas pessoas mais obesas. Causada pelos fungos M. canis ou T.mentagrophytes.
A Tinha pedis (o vulgar "pé de atleta"), caracterizada por lesões vesiculosas a nível dos espaços interdigitais ou lesões com escamação nas regiões plantares do pé. Causada pelas espécies T.rubrum, T.mentagrophytes ou E.floccosum.
A Tinha cruris, caracterizada por lesões eritemato-escamosas (vermelhas) a nível das regiões inguinais (zona dos genitais).
A Tinea ungium: tinhadas unhas, pode ser causada por quase todas as espécies de dermatófitos e as lesões apresentam um aspecto variável, desde simples manchas esbranquiçadas a espessamentos com destruição da lâmina externa da unha e hiperqueratose subungueal (unha amarela grossa). Na Onicomicose, há sobreinfecção por Candida albicans.
A Tinha da barba é causada por agentes dermatófitos zoofílicos (de animais) e a sua incidência, além de baixa é quase exclusiva de meios rurais. As lesões são localizadas na face, na zona com barba e podem ser superficiais (anulares com bordos vesiculo-pustulosos) ou profundas (massas nodulares infiltradas de cor vermelho-arroxeada).
As Tinhas do couro cabeludo, a tinha favosa ou favo tem como agente etiológico T. schoenleinii, surge em qualquer idade e é caracterizada pelo aparecimento de placas escamo-crostosas de cor amarelada, em forma de favo e com o “cheiro a rato”. Leva à queda do cabelo e pelada definitiva.
A Tinha tonsurante tricofítica tem como agentes T. tonsurans, T. violaceum e T. rubrum, e é caracterizada pelo aparecimento de muitas mas pequenas placas onde o cabelo cai (as placas contêm os cotos do cabelo tonsurado). Estes voltarão a crescer, pois a tinha evolui para a cura espontânea, normalmente na puberdade, embora possa vir a persistir no adulto.
A Tinha tonsurante microscópica tem como agentes M. canis e M. audouini, e surge de uma forma muito contagiosa, principalmente nos jovens. É caracterizada pelo aparecimento de placas grandes e de limites circulares, ao nível das quais a tonsura é total. Cura espontaneamente na puberdade sem deixar vestígios.
As tinhas podem manter-se para sempre, especialmente nas zonas húmidas e interdigitais, contudo o tratamento pode resolver as infecções ou diminuir a sua intensidade.


Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico é pela observação ao microscópio óptico de amostras de folículos dos cabelos, pêlos, raspado das unhas ou da pele.

O tratamento normalmente é prolongado, pois todos os antimicóticos também actuam sobre as restantes células, sendo por isso tóxicos e obrigando à administração de pequenas doses. São usados Anfotericina B.

2006-11-12 12:28:56 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 2

Consulte com urgência um dermatologista que pode ser uma dermatite de contato ou outra doença de pele..

Dermatite de Contato

Qualquer substância em contato com a pele pode produzir, em pessoas predispostas, reações alérgicas conhecidas como dermatite de contato. São provocadas pelo uso de produtos novos ou que a pessoa já usava rotineiramente.

Estas reações produzem coceira e, às vezes, a pele fica avermelhada, com escamação ou formação de pequenas bolhas. Ocorrem em qualquer local da pele, mais comumente nas mãos, braços e face.

Para identificar o agente desencadeante da dermatite de contato é necessário uma avaliação detalhada. O relato do paciente juntamente com testes alérgicos cutâneos podem elucidar o caso.

O tratamento envolve, principalmente, evitar o contato com a substância que desencadeou a reação, além de medicamentos que aliviam os sintomas.

Se você apresenta dermatite de contato ou tem dúvidas sobre o assunto, entre em contato conosco.

2006-11-12 12:29:08 · answer #2 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 2 0

procurar logo um Dermatologista, que irá prescrever a medicação correta. Boa sorte

2006-11-12 13:19:34 · answer #3 · answered by carioca 4 · 1 0

Descobrir a causa, ou usar cremes para massagens.

2006-11-13 22:18:40 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

muitas vezes pode ser por falta de vitaminas.
no caso vitamina B e vitamina B12..
procure melhorar sua alimentação, e comer vegetais escuros

2006-11-12 12:38:00 · answer #5 · answered by Lilith 1 · 0 0

amiga nao coce use permaganato, de banho de permaganato,e nao se incomode de ficar rocho o local o remedio deixa roxo mesmo mas cura, vai levar m tempinho depois de curado vc lava com alcool e agua que sai oroch omas so pare quando realmente as descamacoes pararem e nao coce porque vai ficar marcada o resto da vida beijos.

2006-11-12 23:55:52 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 1

Alvina,

Evite comer carnes vermelhas, faça um Check up, Sangue, Urina e fezes...para desaparecer os sintomas use a pomada Quadriderm...e para os pés não ficarem com escamas use o creme da Natura "Ekos Castanha para os pés"

Boa Sorte,

2006-11-12 23:31:03 · answer #7 · answered by CHACAL 4 · 0 1

.
.................... Vamos direrto ao assunto:

.................... APLICAR MICOSTATIN, VODOL, OU OUTRO
.. ANTI-MICOTICO EM CREME.

.................... SECAR BEM OS PÉS APÓS O BANHO

.................... DESINFETAR OS SAPATOS E CHINELOS COM
.. PARAFORMALDEIDO EM PÓ, E SECAR BEM NO SOL.

.................... CONSERVAR OS CALÇADOS SECOS COM
.. POLVILHO ANTISSÉTICO GRANADO (APLICANDO TAMBÉM
.. NOS PÉS).
.
.................... VERIFICAR POSSÍVEIS FOCOS DE CONTAMI-
.. NAÇÃO COMO VESTIÁRIOS COMUNS E PEDICURES.
.. ( LEMBRE-SE QUE EXPERIMENTAR CALÇADOS EM
.. SAPATARIAS PODE ORIGINAR CONTAMINAÇÕES SE
.. NÃO HOUVER LIMPEZA POSTERIOR DO PÉ NO PRAZO
.. MAIS CURTO POSSÍVEL.GERALMENTE EXPERIMENTA-SE
O PÉ ESQUERDO)
.
.

2006-11-12 12:58:07 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 1

NOME GENÉRICO: CLOTRIMAZOL -(CANESTEN)

Fórmula:
Creme dermatológico - 10mg/g

Indicações:
Tratamento das candidíases cutâneas, dermatofitoses e micoses superficiais.

Posologia:
Aplicação do creme, 2 vezes ao dia, em quantidade suficiente para cobrir a área afetada (manhã e noite), por até 4 semanas.

Contra indicação:
Hipersensibilidade aos antifúngicos imidazólicos.

Efeitos adversos:
Irritação e ardor local, erupção cutânea.

Precauções:
Não empregar para uso oftálmico. Descontinuar uso se houver irritação local.

Tipo:
Antifúndicos e Antimicóticos

2006-11-12 12:32:20 · answer #9 · answered by Alexandre C 3 · 0 1

Vc é policial mesmo?

2006-11-12 12:26:26 · answer #10 · answered by Avatar 5 · 0 1

fedest.com, questions and answers