Primeiramente, devemos dizer que toda e qualquer instituição que queira agir usando o cerceamento as liberdades individuais e coletivas é nociva a sociedade, e vive um tempo que não é real.
Segundo penso que para se colocar contra todo e qualquer experiência que venha contribuir e qualificar a vida, uma instituição deve fazer uma avaliação de suas atitudes ao longo da história.
Falando agora da Igreja Católica, devemos lembrar que já comenteu todos os atos que ela mesma condena, até porque é constituída de seres humanos e o humano é imperfeito.
Se voltarmos no tempo devemos lembrar da Inquisição e de todos os atos praticados por esta instituição naquele período. Temos que buscar na memória as seitas, sim as seitas, que constituem a Igreja, existem dezenas delas com viéses perversos e todos sabemos disso.
Ao chegar na Segunda Guerra Mundial a Igreja foi a favor do uso de cobaias humanas na Gestalp para experiências da raça pura, então ela foi completamente nazista, quem não sabe disso deve ir para a história da guerra, encontrará lá essa aliança.
Nos dias atuais se coloca em desacordo com as coisas que fazem a sociedade avançar, porém defende os perversos que estão lá dentro e abafam os escândalos promovidos por padres, cônegos, bispos, etc. E sabe porque, é uma instituição que nega a sexualidade que é uma das necessidades básicas de todo e qualquer vivente,seja ele humano ou não, além de ser machista e estar sempre condenando a mulher, isso é fato. Para ilustrar, é bom lembrar que há algum tempo atrás uma menina de 13 anos foi estuprada e engravidou, a Igreja se envolveu nesse caso e fez uma criança parir um filho em nome de um chamado Deus, isso é por acaso um ato honrroso? Na minha opinião é um crime, daí a criança foi condenada duas vezes: uma por ser mulher e poder gerar filhos e a segunda porque foi violentada na sua saúde emocional. Mas ninguém apareceu para condenar a Igreja.
Ela só não consegue ser nociva porque os homens de bom senso desconsideram essas posições religiosas, e continuam trabalhando em favor dos avanços das sociedades em todas as áreas.
Contudo, ela contribue para atrasar os avanços, especialmente quando encontra aparatos nos poderes do Estado, em qualquer sociedade. Mas, mesmo assim, estamos conseguindo avançar, a sua influência já não é tão poderosa quanto foi há milênios, ainda bem.
2006-11-11 06:20:48
·
answer #1
·
answered by Germana Rocha 2
·
0⤊
3⤋
Pegando carona na resposta acima, o proprio João Paulo era paralitico no fim da vida, não andava mais , sofria de mal de parkinson e de artrose severa. E no entanto foi ainda no pontificado dele qua a igreja opinou contra o uso das celulas tronco e elas poderiam ter minorado seu sofrimento.
Seita( é assim q se escreve, com S) caro sr, é algo q se separa do todo, entao, como disse o colega acima, por mais q odeie a Igreja, o sr não deve cometer essa asneira, pq ela revela todo grau de inteligencia q o sr não possui. Seita é o q se separa, e não consta q a Igreja se separou de nada, quem se separou e continua por cissiparidade, são as seitas, estas sim, neo-petencostais que infelicitam nosso mundo.Como o sr tem tanto odio no coração presumo q não seja cristão, ouseria evangelico? o q dá no mesmo, pq não apreenderam o ensianmento fundamental de Jesus, "sou manso e humilde de coração", vcs não o são.
O q a Igreja adverte contra o uso do preservativo é q ele não é 100% seguro, além do sexo desregrado ser condenavel moral e fisicamente. Se o sr o pratica, continue...o sr é seu proprio juiz.
Se o governo do Bush quer impor isso nas escolas, nada temos a ver com isto, ate pq o EUA é um pais de maioria protestante, sendo o presidente um deles.
As verdades que a Igreja defende, são verdades espirituais, pq já ha muito tempo a ciencia achou seu lugar no mundo, e todo erro ou acerto cientifico, é por obra e graça dela, não da Igreja Catolica.
O Aborto é assassinato, se o sr o defende, seu caso não é de religiao e espiritualidade, é de policia.
2006-11-11 15:41:34
·
answer #2
·
answered by Frei Bento 7
·
2⤊
1⤋
Cristo, fundou a Igreja Católica, com a intenção de passr adiante seus ensinamentos para que os seres humanos não se percam.
Portanto as verdades absolutas dadas pelo Sumo Pontífice, o Papa, devem ser seguidas ao pé da letra.
A Igreja proíbe esse tipo de prática por ser contra tudo o que nosso Senhor Jesus nos ensinou.
Agora se alguams pessoas não acreditam nisso, a Igreja não pode ficar parada olhando.
E se o papa ficasse paraplégico, e só as células troco pudessem ajudá-lo, ele iria andar de cadeira de rodas pelo resto da vida.
2006-11-11 14:36:19
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
Não sou católico mas me vejo na obrigação de defende-la. A Igreja não é contra o avanço tecnológico mas cuida de valores morais, no quais entram em questão o estudo da célula tronco, o aborto e a camisinha. Ela não proíbe a vacina, vc andar de carro, viajar de avião, ou mesmo fazer novas descobertas, ou teria ela proibido as viagem marítimas no auge do seu poder?
O maior problema são pessoas que se acham cheias de razão que em nome do "progresso", do "dinheiro", da "ciência" ou seja lá qual for o seu deus, acham que quem aceita a Bíblia tem a cabeça fechada, enquanto na verdade eles são confrontados com o "evolucionismo" x "criacionismo", sua fé x o mundo.
Se o criacionismo vai entrar novamente na grade curricular bom para todos que vão aprender mais uma teoria, já que o evolucionismo nunca passou se quer a passar disso, e se está para ser aceita é só um reflexo do que a própria ciência diz.
2006-11-11 13:45:20
·
answer #4
·
answered by Thomas 3
·
2⤊
2⤋
Só de se referir à Igreja católica como seita vc já demonstrou total ignorância sobre religião e/ou cristianismo, por mais que vc não goste da Igreja, ela não é seita.
Para fazer uma crítica a qualquer instituição, seja ela religiosa ou não, é necessário que a conheça bem, para fundamentar aquilo que se diz.
Esse é o grande problema. Você deve ter aprendido isso na Universidade, se é que conseguiu frequentar uma.
Caso queira fundamentar suas críticas à Igreja, vá ao site do vaticano www.vatican.va e leia os documentos pontifícios e, se entender alguma coisa, faça uma pergunta mais inteligente.
2006-11-11 13:41:20
·
answer #5
·
answered by Sadock 3
·
2⤊
2⤋
O tempo da Igreja é outro; é a longa duração. Os dogmas não mudam tão rapidamente como o conhecimento científico. O papa J. Paulo não reconheceu que eles erraram com Galileu somente agora, vários séculos depois?! Estas bobagens de criacionismo, condenação a camisinha e ao aborto, horror às pesquisas com célula tronco etc, um dia desaparecerão. O mundo dá voltas e não fica parado.
Abçs.
2006-11-11 13:39:48
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
3⤋
Infelizmente a Igreja Católica não evolui.
2006-11-11 13:34:59
·
answer #7
·
answered by JAJÁ 3
·
1⤊
3⤋
Eu acho que vai de cada pessoa aceitar isso ou não! Se temos idiotas com poder, todos sabemos, mas cada um tem direito a seguir o que acha certo!
Eu uso camisinha sim, sou a favor de pesquisas com celulas tronco! Só não sou a favor do aborto! Mas pq é um principio meu!
Cada um deve fazer o que achar melhor, e não se deixar influenciar sem razões fortes!
2006-11-11 13:27:27
·
answer #8
·
answered by *Camilla* 7
·
1⤊
3⤋
Infelizmente a Igreja Católica está impreguinada, por séculos de corrupção, impunidade, e desmandos. Ela nasceu a partir de medidas políticas da aristocracia decadente de Roma, e por isso sua trajetória está marcada por intervencionismo e autoritarismo político, sempre em comum acordo com as elites que lhe davam sustentação, enfim ela não passa de um instrumento de dominação das elites sob a plebe.
2006-11-11 13:59:38
·
answer #9
·
answered by Joe 2
·
1⤊
4⤋
Na minha opinião a igreja católica é uma instituição em decadência, apesar de deterem muitas riquezas materiais no mundo, não sabem mais como agregar seus fiéis e promover uma doutrina de bom senso, baseada nos dogmas de Deus!
2006-11-11 13:34:12
·
answer #10
·
answered by Zioz 3
·
1⤊
4⤋