ImpossÃvel atormentar os mortos; estão inconscientes
Ecl. 9:5, 10 “Os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada . . . Tudo o que a tua mão achar para fazer, faze-o com o próprio poder que tens, pois não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria no Seol [“sepultura”, Al, “inferno” Douay (ver. cat. em inglês)], o lugar para onde vais.”
Sal. 146:4 “Sai-lhe o espÃrito, ele volta ao seu solo; neste dia perecem deveras os seus pensamentos.”
Sal. 31:17 “Fiquem envergonhados os inÃquos; fiquem eles quietos no Seol [“sepultura”, Al; “inferno”, Douay, em Sal. 30:18].”
A própria alma está morta
Eze. 18:4, 20 “A alma que pecar — ela é que morrerá. A alma que pecar — ela é que morrerá.”
Mat. 26:36, 38 “Jesus . . . disse-lhes então: ‘Minha alma está profundamente contristada, até à morte.’” (veja também Isa. 53:12.)
Atos 3:23 “Toda alma que não escutar esse profeta será completamente destruÃda dentre o povo.”
Verdadeiro significado de “inferno” confundido pela falha de tradutores, de não diferenciar palavras nas lÃnguas originais
“Muita confusão e muitos mal-entendidos foram causados pelo fato de os primitivos tradutores da BÃblia terem traduzido persistentemente o hebraico Seol e o grego Hades pela palavra inferno. A simples transliteração destas palavras por parte dos tradutores das edições revistas da BÃblia não bastou para eliminar apreciavelmente esta confusão e equÃvoco.” — The Encyclopedia Americana (New York; 1942), Vol. 14, p. 81.
“Hades” em grego eqüivale a “Seol” em hebraico; os no Seol-Hades estão inconscientes
Sal. 16:10 “Não deixarás a minha alma no Seol [“Inferno” Al].”
Atos 2:27, 31 “‘Não deixarás a minha alma no Hades [“inferno”, Fi; PIB].’ . . . previu e falou a respeito da ressurreição do Cristo, que ele nem foi abandonado no Hades [“inferno”, Fi; PIB].”
“HADES . . . Corresponde a ‘Seol’ no A. T. [Antigo Testamento]. Na V. A. [Versão Autorizada (Rei Jaime), em inglês] do A. T. [Antigo Testamento] e no N. T. [Novo Testamento] foi vertido de modo infeliz por ‘Inferno’.” — An Expositora Dictionary of New Testament Words (London; 1962), W. E. Vine, Vol. II, p. 187.
“Inferno . . . Primeiro representa o hebraico Seol do Antigo Testamento e o grego Hades da Septuaginta e do Novo Testamento. Visto que Seol, nos tempos do Antigo Testamento, se referia simplesmente a habitação dos mortos e não sugeria distinções morais, a palavra ‘inferno’, conforme entendida atualmente, não é uma tradução feliz.” — Collier’s Encyclopedia (United States; 1965), Vol. 12, p. 27.
Tártaro usado só com referência ao rebaixamento dos anjos espirituais que pecaram
2 Ped. 2:4 “Deus não se refreou de punir os anjos que pecaram, mas, lançando-os no Tártaro [“inferno”, Al; CBC], entregou-os a covas de profunda escuridão, reservando-os para o julgamento.”
“O verbo tartaroÅ, traduzido ‘lançar no inferno’, em 2 Pedro 2:4 [AV], significa cometer ao Tártaro, que não é nem o Seol, nem o Hades, nem o inferno.” — An Expository Dictionary of New Testament Words (London; 1962), W. E. Vine, Vol. II, p. 213.
Geena alude ao lugar de depósito e incineração do lixo da cidade, fora de Jerusalém; simboliza a segunda morte
“O vale de Hinom, perto de Jerusalém, onde Salomão construiu um ‘alto’ para Moloque. . .. Visto que alguns israelitas . . . sacrificavam ali seus filhos a Moloque, o vale veio a ser considerado como lugar de abominação. Num perÃodo posterior foi transformado num lugar onde se jogava o lixo, e perpetuavam-se os fogos para impedir uma pestilência.” — The New Funk & Wagnalls Encyclopedia (New York; 1950), Vol. 15, p. 5576.
“GEENA . . . Tornou-se o monturo comum da cidade, onde se lançavam os cadáveres de criminosos, e as carcaças de animais, e toda outra espécie de imundÃcie.” — Smith’s Dictionary of the Bible (Boston; 1889), Vol. 1, p. 879.
Mar. 9:43, 45 “Se a tua mão te fizer alguma vez tropeçar, corta-a, melhor te é entrares na vida aleijado, do que ires com as duas mãos para a Geena [“inferno”, Al; Fi em Mar. 9:42 “geena” CBC], para o fogo inextinguÃvel. E, se o teu pé te fizer tropeçar, corta-o; melhor te é entrares na vida coxo; do que seres com os dois pés lançado na Geena [“inferno”, Al; “fogo do inferno”, Fi, em Mar. 9:44; “geena”, CBC].”
Rev. 21:8 “Quanto aos covardes, e aos que não tem fé, e aos que são repugnantes na sua sujeira, e aos assassinos, e aos fornicadores, e aos que praticam o espiritismo, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, terão o seu quinhão no lago que queima com fogo e enxofre. Este significa a segunda morte.”
Inferno (Hades) não é lago de fogo, mas é finalmente lançado no lago de fogo, significando destruição eterna
Rev. (Apo.) 20:14, 15 “A morte e o Hades [“inferno”, Al, Fi Soares] foram lançados no lago de fogo. este significa a segunda morte, o lago de fogo. Outrossim, todo à quele que não foi achado inscrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.”
Tanto os retos como os inÃquos vão ao inferno
Sal. 16:10 “Não deixarás a minha alma no Seol [“inferno”, Al]. Não permitirás que aquele que te é leal veja a cova.”
Gên. 37:34, 35 “Jacó . . . se negava a ser consolado e dizia: ‘Pois descerei pranteando para meu filho ao Seol [“sepultura”, Al; “inferno”, Fi; Soares]!”
Jó 14:13 “Quem dera que me escondesses no Seol [“sepultura” Al; “inferno”, Douay, ver. cat. em inglês], que me mantivesses secreto até que a tua ira recuasse, que me fixasses um limite de tempo e te lembrasses de mim!”
Sal. 9:17 “Os inÃquos retornarão ao Seol [“inferno”, Al], sim todas as nações que se esquecem de Deus.”
Há esperança para os no inferno; libertação é possÃvel
Atos 2:31, 32 “Previu e falou a respeito da ressurreição do Cristo, que ele nem foi abandonado no Hades [“inferno’ Fi; PIE], nem viu a sua carne a corrução. A este Jesus, Deus ressuscitou, fato de que todos nós somos testemunhas.”
Rev. (Apo.) 1:18 “Fiquei morto, mas, eis que vivo para todo o sempre, e tenho as chaves da morte e do Hades [“inferno”, Al; Fi].”
Osé. 13:14 “Da mão do Seol [“inferno”, Al; “morte”, Fi; “sepultura”, Ver. Trinitária] os remirei, da morte os recuperarei. Onde estão os teus aguilhões, ó Morte? Onde está a tua qualidade destrutiva, ó Seol [“inferno” Al]?”
Rev. (Apo.) 20:13 “A morte e o Hades [“inferno”, Al; Fi] entregaram os mortos neles.”
Associado com morte e mortos, não com vida e vivos
Pro. 7:27 “Sua casa são es caminhos para o Seol [“inferno” Fi; PIE], descem para os quartos interiores da morte.”
Rev. (Apo.) 6:8 “E eu vi, e eis um cavalo descarado; e o que estava sentado nele tinha o nome de Morte. E o Hades [“inferno”, Al; Fi] seguia-o de perto.”
2 Sam. 22:5, 6 “Cercaram-me ondas mortÃferas de rebentação; apavoraram-me enxurradas de homens imprestáveis. Rodearam-me as próprias cordas do Seol [“inferno”, Al; Fi]; confrontaram-me os laços da morte.”
Hab. 2:5 “Visto que o vinho age traiçoeiramente, o varão vigoroso é pretensioso; e não atingirá seu alvo, aquele que ampliou a sua alma como o Seol [“inferno”, Fi; Soares] e que é como a morte e não pode ser saciado.”
Escrituras contrastam vida e morte, não vida em felicidade e vida em tormento
Deu. 30:15, 19 “Deveras ponho hoje diante de ti a vida e o bem, e a morte e o mal. . .. Pus diante de ti a vida e a morte a bênção e a invocação do mal e tens de escolher a vida para ficar vivo.”
Pro. 18:21 “Morte e vida estão no poder da lÃngua.”
1 João 3:14 “Nós sabemos que temos passado da morte para a vida.”
2 Cor. 4:12 “Opera em nós a morte, mas em vós a vida.”
Satanás não restrito ao inferno para atiçar fogo; teve acesso ao céu até ser expulso no tempo do nascimento do Reino
Jó 1:6, 7 “Veio a ser o dia em que os filhos do verdadeiro Deus entraram para tomar sua posição perante Jeová, e até mesmo Satanás passou a entrar no meio deles. Jeová disse então a Satanás: ‘Donde vens?’ A isto respondeu Satanás a Jeová e disse: ‘De percorrer a terra e de andar nela.’” (Veja também Jó 2:1, 2.)
Rev. 12:7-10 “Irrompeu uma guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam com o dragão, e o dragão e os seus anjos batalhavam, mas ele não prevaleceu nem se achou mais lugar para eles no céu. Assim foi lançado para baixo o grande dragão, a serpente original, o chamado Diabo e Satanás que está desencaminhando toda a terra habitada; ele foi lançado para baixo, à terra, e os seus anjos foram lançados para baixo junto com ele. E ouvi uma voz alta no céu dizer: ‘Agora se realizou a salvação, e o poder, e o reino de nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, porque foi lançado para baixo o acusador dos nossos irmãos.’”
Satanás não lançado no “lago de fogo” até depois do reino milenar de Cristo
Rev. 20:7-10 “Assim que tiverem terminado os mil anos, Satanás será solto de sua prisão, e ele sairá para desencaminhar aquelas nações nos quatro cantos da terra. . .. Mas desceu fogo do céu e os devorou. E o Diabo que os desencaminhava foi lançado no lago de fogo e enxôfre.”
Passa-se por sofrimentos antes da morte; depois não se está cônscio de nenhuma “dor da perda” ou “separação de Deus”
Mat. 8:6 “Meu servo está de cama em casa, com paralisia, sendo terrivelmente atormentado.”
Heb. 11:36, 37 “Sim, outros receberam a sua provação por mofas e por açoites, deveras, mais do que isso, por laços e prisões. Coram apedrejados, foram provados, foram serrados em pedaços, . . . andavam vestidos de peles de ovelhas e de peles de cabras, passando necessidade, tribulação, sofrendo maus tratos.”
Ecl. 9:5 “Os mortos . . . não estão cônscios de absolutamente nada.”
Sal. 139:7, 8 “Para onde posso ir do teu espÃrito e para onde posso fugir da tua face? Se eu subisse ao céu, lá estarias tu; e se eu fizesse meu leito no Seol [“infernos”, Soares no Sal. 138:8], eis que lá estarias tu!”
Pro. 15:11 “O Seol [“inferno” Al; Fi] e o lugar de destruição estão diante de Jeová.”
O rico e Lázaro (Luc. 16:19-31), uma parábola ou ilustração
Mat. 13:34, 35 “Todas estas coisas falou Jesus à s multidões por meio de ilustrações [“parábolas”, Al; “parábola”, CBC]. Deveras nada lhes falava sem ilustração [“parábolas”, Al; Fi]; para que se cumprisse o que fera dito por intermédio do profeta, que disse: ‘Abrirei a boca com ilustrações [“parábolas”, Al; CBC], publicarei as coisas escondidas desde a fundação.’”
Abraão estava morto no túmulo; portanto, Lázaro não estava literalmente no seu seio, concordemente, o fogo não é literal
Luc. 16:22-24 “Ora, no decorrer do tempo, morreu o mendigo e foi carregado pelos anjos para a posição junto ao seio de Abraão. Também o rico morreu e foi enterrado. E no Hades, ele ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu Abraão de longe, e Lázaro com ele na posição junto ao seio. Por isso chamou e disse: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro mergulhe a ponta do seu dedo em água e refresque a minha lÃngua, porque eu estou em angústia neste fogo intenso.’”
Gên. 25:8-10 “Abraão expirou então e morreu numa boa velhice, idoso e satisfeito, e foi ajuntado ao seu povo. De modo que Isaque e Ismael, seus filhos, o enterraram na caverna de Macpela . . . Ali foi enterrado Abraão.”
João 3:10, 13 “Jesus disse-lhe: ‘. . . nenhum homem ascendeu ao céu senso aquele que desceu do céu o Filho do homem.’”
Ecl. 9:5, 6, 10 “Os viventes estão cônscios de que morrerão, os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada, nem têm mais salário, porque a recordação deles foi esquecida. Também seu amor, e seu ódio, e seu ciúme já pereceram, e por tempo indefinido eles não têm mais parte em nada do que se terá de fazer debaixo do sol. Tudo o que a tua mão achar para fazer, faze-o com o próprio poder que tens, pois não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento nem sabedoria no Seol [“sepultura”, Al; “inferno”, Douay (ver. catól. em inglês)], o lugar para onde vais.”
Jer. 23:29 “‘Não é a minha palavra correspondentemente como um fogo’, é a pronunciação de Jeová.”
LÃderes religiosos, amantes do dinheiro, virtuosos aos seus próprios olhos, foram representados pelo rico vestido de linho e púrpura
Luc. 16:14, 15, 19 “Ora, os fariseus, que eram amantes do dinheiro, estavam escutando todas estas coisas, e começaram a escarnecer dele. Conseqüentemente, ele lhes disse: ‘Vos sois os que vos declarais justos perante os homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque aquilo que é altivo entre os homens é uma coisa repugnante à vista de Deus. Mas, certo homem era rico e costumava cobrir-se de púrpura e de linho, regalando-se de dia a dia com magnificência.’”
Mat. 21:43-45 “‘O reino de Deus vos será tirado e será dado a uma nação que produza os seus frutos.’ . . . Ora, quando os principais sacerdotes e os fariseus ouviram as ilustrações dele, repararam que falava deles.”
Os ensinos de Jesus atormentavam os lÃderes religiosos que embora fisicamente vivos, estavam mortos aos olhos de Deus
Luc. 16:22, 23 “O rico morreu e foi enterrado. E no Hades [“inferno”, ALA; CBC], ele ergueu os olhos, estando em tormentos.”
Mat. 23:13, 33 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois, vós mesmos não entrais, nem deixais entrar os que estão em caminho para entrar. Serpentes, descendência de vÃboras, como haveis de fugir do julgamento da Geena [“inferno”, Al CBC]?”
Luc. 19:47 “Ia diariamente ensinar no templo. Mas os principais sacerdotes, e os escribas, e os principais do povo, estavam buscando destruÃ-lo.”
Veja também Atos 5:27-33.
Mat. 23:27, 34, 35 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! . . . eu vos estou enviando profetas, e sábios, e instrutores públicos. A alguns deles matareis e pendurareis em estacas, e a outros deles voltareis nas vossas sinagogas e perseguireis de cidade em cidade; para que venha sobre vós todo o sangue justo derramado na terra, desde o sangue do justo Abel até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem assassinastes entre o santuário e o altar.”
Pessoas antes desprezadas, mas agora favorecidas, foram representadas pelo mendigo Lázaro
Luc. 16:25 “Abraão disse [ao rico]: ‘Filho, lembra-te de que recebeste plenamente as tuas boas coisas no curso da tua vida, mas Lázaro, correspondentemente, as coisas prejudiciais. Agora, porém ele está tendo consolo aqui, mas tu estás em angústia.’”
Mat. 21:23, 31, 32 “Ora, tendo ele entrado no templo, chegaram-se a ele os principais sacerdotes e os homens mais maduros dentre o povo. . .. Jesus disse-lhes: ‘Deveras, eu vos digo que os cobradores de impostos e as meretrizes entrarão na frente de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós num caminho de justiça, mas vós não acreditastes nele. No entanto, os cobradores de impostos e as meretrizes acreditaram nele, e vós, embora vÃsseis isto, não o deplorastes depois, ao ponto de acreditardes nele.’”
Luc. 18:9-14 “Ele contou a seguinte ilustração também a alguns que confiavam em si mesmos como sendo justos e que consideravam os demais como nada: ‘Dois homens subiram ao templo para orar, um sendo fariseu e o outro cobrador de impostos. O fariseu estava em pé e começou a orar as seguintes coisas no seu Ãntimo: “à Deus, agradeço-te que não sou como o resto dos homens, extorsores, injustos, adúlteros, ou mesmo como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana, dou o décimo de todas as coisas que adquiro.” O cobrador de impostos, porém, estando em pé à distância, não estava nem disposto a levantar os olhos para o céu, mas batia no peito, dizendo: “à Deus, sê clemente para comigo pecador.” Digo-vos: Este homem desceu para sua casa provado mais insto do que aquele homem.’”
Luc. 5:30-32 “Os fariseus e seus escribas começaram a murmurar aos discÃpulos dele, dizendo. ‘Por que é que comeis e bebeis com os cobradores de impostos e os Secadores?’ Em resposta, Jesus disse-lhes: ‘Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os que estão adoentados. Eu não vim chamar os que são justos, mas sim Secadores ao arrependimento.’”
Tormento simbólico por gafanhotos, por cinco meses, não é tormento eterno em fogo
Rev. 1:1, 9:5 “Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu, para mostrar aos seus escravos as coisas que tem de ocorrer em breve. E ele enviou o seu anjo e a apresentou por intermédio dele em sinais.” “E foi concedido aos gafanhotos, não que os matassem, mas que estes fossem atormentados por cinco meses, e o tormento deles era como o tormento causado por um escorpião quando ataca um homem.”
Referências à “fera” e ao “Cordeiro”, em Revelação 14:9-11 indicam que ‘tormento com fogo’ também é simbólico
Rev. 14:9-11 “Seguiu-lhes outro anjo, um terceiro, dizendo com voz alta: ‘Se alguém adorar a fera e a sua imagem, e receber uma marca na sua testa ou na sua mão, beberá também do vinho da ira de Deus, derramado não diluÃdo, no copo do seu furor e será atormentado com fogo e enxofre, à vista dos santos anjos e à vista do Cordeiro. E a fumaça do tormento deles ascende para todo o sempre, e não têm descanso, dia e noite, os que adoram a fera e a sua imagem, e todo à quele que recebe a marca do seu nome.’”
Declarações sobre destruição iminente atormentam os condenados
Rev. 11:10 “Os que moram na terra alegram-se por causa deles e regalam-se, e enviarão dádivas uns aos outros, porque estes dois profetas atormentavam os que moram na terra.”
Jer. 25:15, 29, 34-36 “Assim me disse Jeová, o Deus de Israel: ‘Toma da minha mão este copo do vinho de furor, e tens de fazer beber dele todas as nações à s quais te envio. Pois, eis que é sobre a cidade sobre a qual se invoca o meu nome que eu princÃpio a trazer calamidade, e acaso ficarÃeis vós de algum modo impunes? Uivai, pastores, e clamei! E revolvei-vos, majestosos do rebanho, porque se cumpriram os dias para serdes abatidos e serdes espalhados, e tereis de cair como um vaso desejável! E dos pastores pereceu o lugar de refúgio e dos majestosos do rebanho, o meio de escape. Escutai! O grito dos pastores e o uivo dos majestosos do rebanho, porque Jeová está assolando seu pasto.’”
Jer. 26:8, 9 “Sucedeu, pois, que, acabando Jeremias de falar tudo o que Jeová lhe ordenara falar a todo o povo, então, os sacerdotes e os profetas, e todo o povo pegaram-no, dizendo: ‘Positivamente morrerás. Por que é que profetizaste em nome de Jeová, dizendo: “Esta casa se tornará igual à quela em Silo e esta mesma cidade será devastada para ficar sem habitante”?’ E todo o povo se congregava em volta de Jeremias na casa de Jeová.”
‘Tormento’ eterno de Satanás é sua restrição na morte eterna
Rev. 20:10, 14, 15 “O Diabo . . . foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde já estavam tanto a fera como o falso profeta e serão atormentados dia e noite, para todo o sempre. . . . Este significa a segunda morte, o lago de fogo. Outrossim, todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.”
Mat. 18:34 “Seu amo, furioso, entregou-o aos carcereiros [“atormentadores”, Al], até que pagasse de volta tudo o que devia.”
2006-11-11 13:07:41
·
answer #4
·
answered by ? 3
·
2⤊
1⤋