Quando os historiadores tentam determinar a confiabilidade de uma biografia, eles perguntam: "As numerosas fontes relatam os mesmos detalhes sobre esta pessoa?"
Por exemplo, imagine que você coleciona biografias do ex-presidente americano John F. Kennedy. Uma biografia diz que JFK devotou dez anos de sua vida vivendo como um pregador na África do Sul. Uma outra diz que ele freqüentemente fazia discursos em chinês mandarim. Mas, quando você pergunta para aqueles que eram próximos do ex-presidente, eles respondem enfaticamente que JFK nunca foi pregador, nunca morou na África do Sul e nunca falou Mandarim. A credibilidade dessas biografias está hoje fora de questão. Todavia, se numerosas fontes relatassem esses fatos sobre JFK, a repetição dessas informações fariam com que elas parecessem verdadeiras.
Considerando Jesus de Nazaré, encontramos múltiplas biografias relatando fatos similares sobre a sua vida? Sim. Há quatro livros do Novo Testamento (chamados evangelhos) que dão detalhes precisos sobre a vida de Jesus. Quem escreveu os evangelhos? Dois destes livros foram escritos por homens que conheciam Jesus pessoalmente e viajaram com Ele por mais de três anos. (Mateus e João), os outros dois livros foram escritos por pessoas muito próximas dos apóstolos de Jesus.
Cada um dos quatro autores registrou narrativas muito detalhadas da vida de Jesus. Como você poderia esperar de vários escritores que escrevem sobre a vida de uma pessoa real, há concordância nos fatos, mas também há singularidade e variações nas apresentações. E cada biografia é apresentada sem sensacionalismo ou floreamentos criativos, mas em um estilo jornalístico do tipo "assim é como foi". Os evangelhos dão nomes geográficos específicos e detalhes culturais que foram confirmados por historiadores e arqueólogos. As mensagens nos evangelhos também indicam autenticidade.
Assim, o conteúdo das mensagens de Jesus e suas interações com os outros são obviamente singulares e determinadas de forma precisa no tempo. Suas declarações eram diferentes do que era correntemente ensinado no Judaísmo. E seus ensinamentos omitiam tópicos que a Igreja primitiva provavelmente teria gostado que Jesus ensinasse. Isso confirma que os biógrafos foram corretos, não atribuindo a Jesus palavras a partir de uma perspectiva posterior.
2006-11-11 03:08:56
·
answer #1
·
answered by Jamile 2
·
0⤊
0⤋
esses conhecidos até podem estar corretos. Agora acharam o Evangelho de Judas Iscarioti, mas o Vaticano é contra este Evangelho. E teve um imperador que queimou mais de 20 Evangelhos. E ai como fica toda a verdade sobre Cristo????????????
2006-11-11 10:16:04
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Não creio que importe se estão ou não sendo sinceros se o que vale é a fé.
2006-11-11 10:14:14
·
answer #3
·
answered by Cida 6
·
1⤊
0⤋
Vou lá saber...
2006-11-11 13:06:23
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Porque não existe nada mais alem dos evangelhos e das cartas apostólicas que falem Dele.
O resto é esoterismo, é brincadeira de mau gosto, é doidice, é contraditorio.
2006-11-11 11:15:30
·
answer #5
·
answered by Frei Bento 7
·
0⤊
0⤋
Temos que ter muita cautela e respeito quando falamos dos evangelhos sagrados que compoêm o NOVO TESTAMENTO...assim como o VELHO TESTAMENTO que se finda com a vinda de JESUS...
a ERA CRISTÃ...a partir do nascimento de JESUS completa 2006 anos...e não é de hoje que a MALIGNIDADE e os poderes de satanás tentam destruir A BIBLÍA e os seus ensinamentos e doutrina ... como constatamos ela é indestrutível ...o seu ESPIRITO PROFÉTICO REGEU TODOS OS ACONTECIMENTOS NO ESPAÇO E TEMPO DIVINOS...
JESUS diz ou você está comigo ou está contra mim...
não tenha a ignorância ou petulância de duvidar de um LIVRO QUE REGE todo o passado...o presente...e o futuro humano...
MOVA-SE ESPIRITUALMENTE...cuide dos seus pensamentos...cuide dos seus sentimentos...cuide das palavras que saem pela vossa boca...e a acão ...o agir...seja a própria LUZ de DEUS...assim já sentirá a PAZ e a HARMONIA do REINO MILENAR DE JESUS...O INVERSO É VERDADEIRO...a ganância, o materialismo, o egoísmo, a inveja são vibrações infernais , então as pessoas já vivem AQUI o próprio INFERNO...
Abraços e Boa Sorte...
QUE DEUS ESTEJA CONVOSCO !!!
VEM SENHOR JESUS !!!
2006-11-11 10:48:19
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
eu acredito que sim, a Biblia é um livro escrito por pessoas inspiradas por Deus, ñ constetarei a Bilblia de forma alguma. Sei tb. que muitos acham q/ a Biblia dos protestantes é diferente da católica, mas o certo q/ :
O antigo testamento da católica tem 8 livros a mais , e isso ñ significa erro e sim lingua. As duas estão corretas.Ñ foi qualquer pess. quem escreveram os evengelhos e temos q/ respeitar e seguir o q/ diz a Palavra.
já o novo testamento das duas são iguais, contem os mesmos tantos de livros.
Quem ñ acredita na Palavra de Deus e o q/ está escrito na Biblia é um Herege.
Quem acredita com o conteudo é falso, é só estudar e investigar a fundo, o q/ diz a palavra
Sei q/ há casos de terceiros estarem deturpando a Biblia e colocando em seus livros o que bem entendem, e o q/ possa chamar a atenção do incredulo p/ ter lucros. Mas há mais pess. q/ creem do q/ as incredulas. Espero ter respondido a pergunta
2006-11-11 10:47:02
·
answer #7
·
answered by marcialee 2
·
0⤊
0⤋
Não podemos, se não usarmos de fé. O evangelho nos informa que as palavras ali escritas foram ditada diretamente por Deus a seus fieis que o transcreveram. Se você acredita em Deus, deve acreditar nisso.
2006-11-11 10:42:25
·
answer #8
·
answered by cacounger 7
·
0⤊
0⤋
Eu aposto minha vida nisso.
Não gosto de questionar sobre isso. somente acredito.
Sou questionadora em outros assuntos, nesse não.
2006-11-11 10:23:58
·
answer #9
·
answered by •∙●ε†εЯηα αρЯεηĐiz●∙• 4
·
0⤊
0⤋
FÉ!
2006-11-11 10:23:38
·
answer #10
·
answered by Johnny - ES 2
·
0⤊
0⤋