English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

* Esses erros históricos, que foram distanciamentos da moral cristã e infringiram a dignidade humana, foram as CRUZADAS e a INQUISIÇÃO, que foram objetos do pedido de desculpas do Papa João Paulo II, em nome da Igreja.
* Se ele pediu desculpas, então foi porque a Igreja e os Papas anteriores erraram e se erraram não eram infalíveis (Infalibilidade Papal).

2006-11-11 01:17:04 · 10 respostas · perguntado por monsieur_sebah 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Olá, Bento e os demais católicos. Minha intenção é realmente saber como os católicos atuais vêem esses eventos históricos e saber um pouco mais sobre a infalibilidade papal. Eu não ataco ninguém, muito menos a igreja católica que, nunca vi atacar ninguém . Me desculpem se me expressei mal na pergunta.

2006-11-11 01:47:25 · update #1

10 respostas

quem errou foram os filhos da Igreja, não a Igreja Católica.
o Papa João Paulo II, em nome da Igreja, pediu perdão por esses erros humanos.
A infalibilidade do Papa está ligada aos assuntos de doutrina, isso não quer dizer que os homens que são papas passam a se revestir de "impecabilidade".
Por que a infalibilidade? porque Jesus disse aos apóstolos que tudo que eles ligassem na terra seria ligado no céu e tudo que eles desligassem, seria desligado.
Ele não permitiria que eles ligassem algo errado na terra e no céu, por isso deixou a assistência do Espirito Santo.
Olhando a história da Igreja, nesses mais de 2000 anos, vejo que se confirma que ela é uma Instituição Divina, se não fosse não sobreviveria aos ataques que sofreu nem aos erros dos seus filhos.
Jesus prometeu que as portas do inferno não prevaleceriam contra a Igreja que Ele edificaria sobre Pedro, isso não quer dizer que não haveriam percalços.
A fraqueza dos seus dirigentes e de seus filhos demonstra que a Igreja sobrevive, não pelos méritos e obras humanas, mas pela assistência de Deus que não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos

2006-11-11 05:42:58 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

O que passou, passou. Não sou católico, mas creio que o pensamento deles, a posição deles se reflete na atitude de tolerar as religiões e querer ser tolerado.

Mais importante do que lembrar uma Inquisição que já passou, é saber que hoje há uma Inquisição MORAL praticada por diversas religiões, umas em relação às outras. E esta inquisição atual a estamos vivendo agora e aqui mesmo no Yahoo em diversas perguntas.

Portanto, não pergunte aos católicos sobre o que já foi, mas perguntemo-nos todos nós, se podemos fazer alguma coisa para acabar com a INQUISIÇÃO MORAL, que está ocorrendo AQUI NO YAHOO.

Muita Paz,
Jorge

2006-11-11 10:31:53 · answer #2 · answered by Jorge Murta 6 · 2 1

Deve ser o mesmo pensamento dos protestantes quanto aos erros de Luteno no passado. Inquisição por Inquisição, Católicos e Protestantes tiveram cada um a sua. E Lutero fez pior. Apóis tante c.a.g.a.d.a, morreu com um terço na mão...Pode?

2006-11-11 10:08:24 · answer #3 · answered by Anonymous · 2 1

Já fui católico. e não concordei, desde que era católico, sobre as cruzadas. ERRO CRASSO desses que se diziam donos das verdades divinas, porquê matar nossos irmãos, por uma causa totalmente materialista? A igreja da época era uma das mais ricas instituições, e não fazia nada para o próximo.hoje grças ao'ESPIRITISMO' sei porquê tudo isto aconteceu.espero que JAMAIS isto venha novamente acontecer. não nos esqueçamos que Jesus está no leme. abraços fernando

2006-11-11 09:54:47 · answer #4 · answered by nando 5 · 2 1

Bom, não sei de suas reais intenções, se vc quer mesmo saber a resposta ou quer atacar a Igreja. Mas pensando no melhor, vou te responder:

1 - O dogma da infalibilidade do Papa foi definido no Concilio Vaticano I, que se realizou em Roma no SECULO 19, ou seja, quase mil anos depois das cruzadas e 500 da inquisição.

2 - O dogma da infalibilidade se restringe UNICA E EXCLUSIVAMENTE a artigos de fé, ou seja, o papa define onde exsite controvérsas sobre matéria TEOLÓGICA E DOUTRINÁRIA.

3- de 1870 quando o Concilio Vaticano I se encerrou , até os nossos dias SÓMENTE UMA VEZ FOI INVOCADO O DOGMA DA INFALIBILIDADE, por Pio XII ao definir o dogma da Assunção de Maria ao Céu.

4 - Inquisição e cruzadas foram eventos históricos, feitos por homens falíveis, as cruzadas tinham a ver com a fé, com um sentimento de humilhação que os cristãos possuiam NA ÉPOCA, com relaçao ao fato de os mulçumanos terem dominado a Terra Santa, Jerusalém principalmente, e terem estabelecido uma mesquita no lugar do antigo Templo e terem aprisonado e impedido a visitação do Santo Sepulcro, local de peregrinação dos cristãos, local onde Jesus foi sepultado e de onde Ele gloriosamente Ressuscitou. Pq se Crsito não houvesse ressuscitado, vã seria nossa Fé.( I Coríntios 15:17).
Não sei pq vcs implicam tanto com as cruzadas do passado, se os lideres dos paises protestantes de hoje, promovem massacres tão sangrentos no Oriente como os q ocorreram a 1000 anos atrás.

5- Inquisição, a Igreja não queimava ninguem, quem queimava era o Estado, a Igreja não tinha poderes de policia nem de execução. Só eram queimados aqueles q não abjurassem de suas heresias ou praticas satanistas. As mesmas praticas, mutatis mutandi, que vcs fanática e intolerantemente, perseguem segundo a visão que vcs têm do q é pecado e do q é o erro. Vivessem e exsitiseem pois , na idade média, teriam feito a mesma coisa os crentes neo petencostais deste miserável país.

2006-11-11 09:36:49 · answer #5 · answered by Frei Bento 7 · 2 1

acredito que a Igreja erra e a comunidade Papal tbém pq são humanos...e como é formada por humanos consequentemente são imperfeitos...o importante é que buscam a Deus e a santidade mesmo errando.Por isso pediram desculpa. Diante disso não deixo o Catolicismo jamais e busco ter fé e pedir perdão todos os dias pelos meus erros e pecados

2006-11-11 09:25:45 · answer #6 · answered by oi 1 · 2 1

Sou Católico, e sei dos erros que foram cometidos em nome da fé. É o seguinte: na época as atitudes tomadas se justificavam, tanto que hoje podemos olhar o passado e ver que foram erradas, mas estes mesmos erros contribuiram para o conhecimento que temos hoje. A gente só acerta de erro em erro. Claro que a Igreja já pediu desculpas, basta que a gente aceite ou não este pedido. A minha fé é em Deus vivo, que perdoa sempre e me ama muito. Tenho certeza que ele ama muito, mas muito mesmo você também. Um beijo.

2006-11-11 09:37:31 · answer #7 · answered by Tedeum 3 · 1 1

O passado é passado !
Serve para que as lições sejam aprendidas e os erros não sejam repetidos !

"Quem não tem pecado atire a primeira pedra"

2006-11-11 09:23:49 · answer #8 · answered by Sherazade e as Mil e Uma Noites 7 · 1 1

O Catolicismo, como todas as outras religiões, usa o temor a um ser superior como forma de dominação. Para que isto seja real, exemplos são aplicados para que determinada religião sobreviva e prospere. Durante a idade média, principalmente, a força da igreja só se comparava ao dos reis e senhores feudais, e o poder deslumbra e corrompe.

2006-11-11 10:21:12 · answer #9 · answered by beto 1 · 0 2

É só no passado ?
e a palavra de DEUS que eles não seguem ?
não estou julgando, apenas dizendo a verdade.
pois a palavra de DEUS é verdadeira.

leia isto :

Em Amor

"Mensagem aos Católicos"


Todo o ano aos doze de outubro, acontece em todo o Brasil as festas e solenidades alusivas a "NOSSA SENHORA", tida como protetora e padroeira do povo brasileiro. Referida festa é sempre marcada por vários eventos, tais como:

• Missa - assistida por grande número de pessoas.

• Exposição da imagem da "santa", a qual é cultuada e venerada com fervor. E um evento marcante que contribui para "abrilhantar" a festa, é a...

• Grande procissão — na qual se faz presente a imagem da santa, que é acompanhada por seus muitos fiéis e devotos. Ela é sem dúvida, o grande "ídolo" do povo católico. Diante disto, convidamos o prezado leitor a abrir as Escrituras Sagradas, e meditar nas seguintes passagens bíblicas:

"Eu sou o Senhor, este é o meu nome; Eu não darei a outro a minha glória, nem consentirei que se tribute aos ídolos (imagens de escultura) o louvor que só a mim pertence" Isaías 42:8.

"...nada sabem e nada entendem os que carregam em procissão as suas imagens de escultura, e fazem súplicas a um deus que não pode salvar."Isaías 45:20.

"Os ídolos (imagens de escultura) deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca mas não falam; tem olhos mas não vêem; têm ouvidos mas não ouvem; nariz têm, mas não cheiram. Têm mãos mas não apalpam, têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem, e todos os que neles confiam."Salmo 115:4 a 8. (Na tradução católica leia Salmo 113.B)

"Reconhece pois hoje; e considera no teu coração que o Senhor é o único verdadeiro Deus, desde o alto do céu até o mais profundo da terra, e não há outro" Deuteronômio 4:39.

"Não terás outros deuses diante de Mim. Não farás para ti imagens de escultura nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque Eu sou o Senhor teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração d’aqueles que me aborrecem." Êxodo 20:3 a 5.

"E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do Céu nenhum outro nome há, dado entro homens pelo qual devamos ser salvos. Actos 4:12.

Diante destas verdades bíblicas, perguntamos aos padres:

Com que ousadia os senhores se atrevem a promover solenidades alusivas ao nome desta personagem, fazendo com que ela receba honras e glórias, se a Bíblia cita em Isaías 42:8, que Nosso Senhor não aceita repartir com outras entidades a honra e a glória que só a Ele pertencem?

Com que atrevimento os senhores ousam a profanar o nome sacrossanto de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, promovendo culto de louvor e adoração ao nome de outra "divindade", se a Bíblia diz em Actos 4:12, e Mateus 4:10 que não há salvação em nenhum outro nome dado entre os homens, e que só a EIe adorarás e prestarás culto?

Com que audácia os senhores se atrevem a carregar em procissão a imagem deste ídolo morto, se a Bíblia diz em Isaíae 45:20 que nada sabem e nada entendem os que carregam em procissão as imagens de escultura, clamando e pedindo coisas a um deus que não consegue salvar ninguém?

A Bíblia diz que o Senhor é o único Deus verdadeiro, e que fora dele não há outro. O único nome digno de ser reverenciado e venerado, é o nome Santo de Jesus, portanto não é aceitável apregoar-se o louvor e adoração a qualquer outra entidade, nem tampouco aos ídolos mudos.

Maria foi sem dúvida alguma. mulher de vida transparente e conduta reta, uma autêntica serva do Senhor, cujo exemplo de vida deve ser copiado pelas mulheres de nossos dias, e sendo ela portadora de tantas virtudes, fora usada como instrumento para trazer ao mundo o Nosso amado Jesus; por isso, nós os cristãos, a consideramos como nossa irmã, e um dia iremos vê~Ia no Céu, mas não faz sentido colocá-la como mediadora entre Deus e os homens, pois a Bíblia diz em I Timóteo 2:5 que há um só mediador entre Deus e os homens; Jesus Cristo o justo. Assim como também não podemos considerá-la como advogada, pois a Bíblia diz em 1 João 2:1, que se caso alguém venha a pecar, temos só um "advogado’ junto ao Pai, que é o Senhor Jesus Cristo.

O catolicismo nos apresenta Maria como uma forte intercessora, sempre pronta a ouvir as súplicas e petições dirigidas a ela em oração, mas a Bíblia Sagrada nos garante em Eclesiastes 9:5 e 6, que as pessoas quando morrem têm sua memória entregue ao esquecimento, e não possuem mais conhecimento algum do que se passa aqui em nosso meio. Assim sendo, desde o momento em que partiu desta vida até os dias de hoje, Maria nunca soube das incontáveis missas, novenas, e terços dedicados em seu louvor!!! E você leitor, também continuará dirigindo suas orações a alguém que não está lhe vendo e nem lhe ouvindo?

No concílio de Latrão, realizado no ano de 649, O Vaticano decidiu por conta própria ensinar que Maria não teve outros filhos além do Senhor Jesus, e continua até hoje batendo nesta mesma tecla, mas a Bíblia registra em Mateus 1:25 que José não coabitou com Maria sua mulher. somente até nascer Jesus, seu primogênito, fazendo-nos entender que depois disto o casal conviveu maritalmente, desfrutando da vida conjugal em toda a sua plenitude. A palavra ‘primogênito" significa ‘primeiro", e se foi o primeiro é evidente que vieram outros. Para comprovar esta realidade, basta ler em Marcos 3:32, onde Maria juntamente com seus fiIhos e filhas procura pelo Senhor Jesus, e também em João 2:12, onde cita que Cristo desceu para Capharnaun acompanhado de sua mãe e irmãos. Além do mais, praticar o ato conjugal e conceber filhos não é desonroso para ninguém, desonrosa é a condição de celibato a que são confinados os padres e freiras, conduzindo-os desta forma à prática de atos solitários, e outros pecados como a sodomia e pederastia! (Leia a"Revista Veja", de 27 de Outubro de 1993, páginas 110 a 113).

A própria Maria se estivesse presente em nosso meio nos dias de hoje, com certeza rejeitaria todos estes louvores e honrarias idólatras que o catolicismo romano promove em nome dela. Certamente ela diria: — Oh clero romano, não admito que meu nome continue sendo usado por vós idólatras, como chamarisco para se ganhar dinheiro! A híperdulia, culto em louvor a Maria, conhecida entre os católicos como "nossa senhora", foi instituído pelo papa Adriano 1, no ano 787 d.c., no concílio de Nicéia. O culto mariano é portanto uma tradição criada pelos homens. É preferível ficar com a Bíblia, que diz: "Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens." Mateus 15:3 — Marcos 7:7 a 9— Colossences 2:8.

Os idólatras e fanáticos, afirmam mentirosamente que o objetivo das imagens colocadas nos templos católicos não é o culto ou adoração, mas sim para servir como lembrança, em memorial dos santos que estão na glória. Ë preferível mais uma vez ficar com as Escrituras Sagradas, que dizem em Isaías 44:10, que as imagens de escultura não servem para nada, e são de nenhum préstimo. Melhor é ficar com a Bíblia Sagrada e sua Verdade que nos conduz para o Céu, do que com as doutrinas pagãs e mentirosas do catolicismo romano! Melhor é recorrer ao sangue de Jesus que nos purifica de todo o pecado, do que recorrer aos ídolos mudos do romanismo! Melhor é estar entre aqueles verdadeiros adoradores que adoram o Pai em espírito e em verdade, do que com as heresias propagadas pelo cléro! Melhor é estar ao lado da Verdade, pois nunca estarei só. se estiver acompanhado da Verdade! "Non sum solus, sed ventas mecum", costumava dizer Martinho Luthero.

Melhor é beber a água da vida oferecida graciosamente por Cristo em João 4:10, do que me embriagar com o cálice de abominações oferecido pela grande prostituta, a Babilônia dos dias atuais, que é a igreja católica romana! Comprove isto lendo Isaías 21:9, e em Apocalipse 17:5.

Melhor é crer no Deus que criou os homens, do que nos deuses que os homens criaram!

Melhor ainda é acatar o conselho do apóstolo João que nos faz a seguinte advertência, "filhínhos, guardai-vos dos ídolos". 1 João 5:21

De acordo com o salmo 115, nossa senhora é paralítica, cega, surda e muda. O que será que alguém nestas condições pode fazer pelo tão sofrido povo brasileiro? Nada! Prova disto é a situação miserável em que se encontra nosso Brasil.

A finalidade desta missiva não é ofendê-los, e nem tampouco exaltar esta ou aquela religião, pois religião não salva a ninguém! Também não é o objetivo desta, promover as igrejas protestantes e seus líderes, porque no inferno também haverá protestantes, inclusive pastores! Isaías 56:8-12. Também não é a intenção desta tentar convencê-los, pois é impossível a um homem, convencer a outro homem a respeito do pecado; só quem pode convencer o homem de seu pecado é o Espírito Santo de Deus.

Se alguém discorda destas palavras, ou sentiu-se ofendido por elas, deve culpar a Bíblia Sagrada, pois é ela quem afirma estas verdades!

Abominamos as doutrinas pagãs ensinadas pelo clero, mas não temos nada contra os sacerdotes, pois o padre, assim como o papa, é tão somente um pecador carente de conversão a Cristo, assim como qualquer outro pecador comum.

Senhores padres, o povo católico é um povo inteligente, bastante sincero, e não merece continuar sendo enganado; será que já não é hora de ensinar a Verdade à eles?!

Esperamos que entendam o propósito desta mensagem, qu~ é pregar o Santo Evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e provar através da Bíblia Sagrada que os ídolos, (Maria e as imagens), nada podem fazer pelo padre, e nem pelos membros de sua comunidade. Assim sendo, perguntamos ao padre e seu rebanho se querem hoje trocar os ídolos por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Qualquer sacerdote fiel ao papa e a igreja de Roma rejeitariam taxativamente a uma mensagem como esta, mas se o vosso bom senso falar mais alto, convidamo-los a deixar os ídolos mortos e aceitar ao verdadeiro Deus, que é mui digno de ser louvado.

Querido amigo católico, onde passarás a eternidade? Tens uma opção a fazer: Céu de glória, ou inferno de dores! Jesus Cristo ou os ídolos mudos de satanás! As verdades da Bíblia, ou as mentiras do catolicismo!

Para ajudá-lo em sua decisão, lembramos a você de que adorar a Maria ou nossa senhora, e outras entidades além de Jesus, é um pecado grave chamado idolatria. Veja na Bíblia, em Apocalipse capítulo 21, ry versículo 8, o que acontece com os idólatras, aqueles que praticam este pecado:

"..., e aos "idólatras" e a todos os mentirosos, a sua parte será no (inferno) lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte."

Fazemos votos que tenham optado por Cristo e seu Santo Evangelho; do contrário terão que ouvir no dia do juízo final, as mais duras palavras que alguém pode ouvir: "...apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo o seus anjos!..." Mateus 25:41.

DEUS TE ABENÇOE !

2006-11-11 09:31:49 · answer #10 · answered by Ronald D 3 · 0 3

fedest.com, questions and answers