English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Quem já ouviu falar em vasos de honra e de desonra em eleição nos escolhidos, em predestino? Lembra do jogo the sims? será que não somos para Deus como os bonecos do the sims? "o mais velho servirá ao mais moço - isto foi dito antes antes de jacó e esaí nascerem e terem feito bem ou mal para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por meio de obras, mas por causa daquele que chama (Deus)" E ai pessoal?

2006-11-10 23:05:56 · 11 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

11 respostas

Acredito que essas dúvidas surgem devido a questão de achar que Deus tem qualidades e defeitos como seres humanos, a famosa idéia antropomórfica do Criador. quando na verdade a coisa não passa por ai.
O Criador está acima dessas nossas picuinhas, nós ainda não o entendemos, mal sabemos o que estamos fazendo aqui, porque estamos aqui.....É bem tipo criancinha do pré primário querendo entender a universidade ou pós graduação. Vamos tratar de aprender, de crescer primeiro, para entendermos o Criador e seus desígnios.
Agora, na minha cabeça não entra a idéia de que somos meros marionetes na mão do Criador, não faz sentido

2006-11-10 23:18:25 · answer #1 · answered by Harmony 7 · 0 0

Acredito totalmente na soberania de Deus e acredito tb que temos livre abitrio. Nesse caso de Jacó e Esaú, que vc sitou acima, Deus havia predestinado Jacó para primogenitura e Ele tinha seu jeito de fazer cumprir sua palavra, porém Jacó usou seus prórpios recursos para consegui-la, e teve que sofrer durante muitos anos. Há vários casos assim na Bíblia, no caso de Abrãao qdo Deus lhe prometeu um filho, ele logo se antecipou e teve Ismael, era um filho, mas não foi a meneira de Deus, por isso ele ficou treze anos fora da presença do Senhor. E um dos maiores casos é a rejeição dos judeus ao Senhor Jesus, se os judeus tivessem aceitado o Cristo, o Senhor Jesus não teria sofrido e teria salvado a Israel, nós nunca teríamos conhecido a Deus, mas pela sua soberania, os judeus reijeitaram a Cristo e por meio disso hoje temos a salvação.
Não me peça para explicar isso eu não consiguirei, isso é maravilhoso e misterioso demais, eu só posso desfrutar, e saber que nos acontece seja bom ou mal, está debaixo da soberania de Deus e tudo vai concluir Nele.

2006-11-11 08:35:40 · answer #2 · answered by PERSIDE 2 · 0 0

Não somos meros bonequinhos na mão de um Deus, somos criaturas, e quando aceitamos e entendemos a mensagem da cruz, passamos de criaturas de Deus a filhos Dele, e como filhos somos tratados como tais, Deus não interfere em nossa vida além do que limitamos, Ele não é nehum tirano, Ele respeita nossas vontades mesmo que elas venham a desagrada-lo, Ele nos deixou leis, mas tbm deixou o livre arbitrio, e qualquer filho de Deus sabe que respeitar essas leis, viver segundo a vontade de Deus traz uma paz, traz uma felicidade eterna, onde em meio a furacões que a vida nos traz podemos contar com nosso Deus-Pai, prq como filhos Dele teremos Sua proteção, Seu cuidado e Seu amor incondicional...Não se engane, se vc se sente um brinquedo nas mãos de Deus é prq a disposição no teu coração em De-ixa-lo atuar em sua vida ainda é pequena para que vc tenha a verdadeira revelação de quem Deus é em tua vida...!

2006-11-11 08:10:44 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Mais uma vez digo aqui que tudo depende do "Deus" do qual estamos falando -- e esses conceitos monoteístas cada vez mais me parecem politeístas. Em uma das linhas do hinduísmo, por exemplo, um dos nomes da deidade suprema é "Isa", do sânscrito, controlador. No cristianismo, o controle de Deus sobre o homem é relativo, e bate de frente com a "dávida" que ele concedeu à sua criatura: o tal do "livre-arbítrio". Ele não pediu ao homem que não comesse o fruto do conhecimento? O que aconteceu depois?
Um livro interessante que podemos citar para pegar uma opinião controversa sobre o Deus impositivo é o Eclesiastes: "eis que a felicidade do homem é comer e beber, desfrutando do produto do seu trabalho, e vejo que isso também vem da mão de Deus (...). Ao homem do seu agrado ele dá sabedoria, conhecimento e alegria, maos ao pecador impõe como tarefa ajuntar e acumular para dar a quem agrada a Deus. Isso também é vaidade e correr atrás do vento".
Coélet, autor (ou autores) do Eclesiastes, é irônico ao dizer que o homem bom é "protegido" de Deus, e o pecador tem que trabalhar para servir os homens bons -- e que coincidência, "homem bom" era a denominação dos senadores no passado, os protegidos do rei.
É válido também lembrar da aposta de Deus e satã com relação a Jó, que colocou o coitado à mercê de diversas provações para provar o quanto a fé era superior ao pecado. Será que precisava mesmo de tudo isso?
O fato é que, se Deus de fato controla a humanidade, devemos duvidar que ele tem traços de sadismo e ironia. Já se disse em Dogma, "até Deus tem senso de humor, basta olhar o ornitorrinco". Por que outro motivo ele permitiria trancar um monte de crianças num quarto para morrerem de fome, que a grande maiorida da população mundial fosse de fomélicos, que políticos corruptos dominassem um país com ampla maioria de aprovação popular?
Eu particularmente prefiro não pensar em Deus como soberano. Diz-se que Deus é amor, é justiça, é perfeição. A expressão "rei de Salém", pra mim, não implica obrigatoriamente em um reinado ditatorial e soberano, aos moldes do que temos aqui na Terra -- e essa imagem de Deus construiu-se justamente à nossa imagem e semelhança, e não o contrário.
Respondendo de fato à sua pergunta, não acho que somos bonecos do The Sims nas mãos de Deus. Podemos ser, sim, na mão de entes bem menos divinos que Ele: políticos, militares, lideranças escusas... Fazemos a coisa da maneira que querem e aceitamos com total submissão: aqui em São Paulo, por exemplo, o ônibus vai aumentar de R$2 a R$2,4, enquanto o salário mínimo não aumentou e meu salário foi reajustado em 3,5% (o aumento do ônibus é de 20%). O povo, como perfeito bonequinho de The Sims, não sai às ruas, dá uma entrevista indignada à globo e depois volta para sua casa pensando que o problema não está no ônibus, mas em si mesmo, que está trabalhando muito pouco e que deveria trabalhar mais para ganhar mais. Depois vai às urnas, ainda enquanto bonequinho, para eleger de novo àqueles que os controlam e vão continuar controlando até a tomada de consciência coletiva que talvez nunca aconteça.
Por fim, então, creio que se somos controlados, o último a exercer esse controle é Deus.

2006-11-11 07:40:16 · answer #4 · answered by Filipe TBD 3 · 0 0

Deus deu ao homem o livre arbítrio, para ser livre em suas escolhas. Está claro que Deus quer o nosso bem, afinal, tem enviado diversos mensageiros chamando a humanidade ao arrependimento, nos exortando para fazer o bem. Só que Deus também é justo, e a cada um será dado segundo a sua obra. Somos responsáveis pelas nossas vidas, pelos acontecimentos felizes ou infelizes que nos ocorrem. O que a Bíblia diz, nem sempre pode ser interpretado ao pé da letra. O que acredito é que aquele que tem más tendências por si próprio já está predestinado ao mal, cabe a ele despertar e mudar de caminho. Acho que temos um caminho a seguir e escolhas a fazer e essas escolhas são as que nos levam ao futuro melhor, ou pior; à felicidade ou à infelicidade.

2006-11-11 07:35:24 · answer #5 · answered by Regina 5 · 0 0

End of passion play, crumbling away
I'm your source of self-destruction
Veins that pump with fear,
sucking darkest clear
Leading on your deaths' construction

Taste me and you will see
More is all you need
You're dedicated to
How I'm killing you

Come crawling faster
Obey your Master
Your life burns faster
Obey your Master
Master

Master of Puppets I'm pulling your strings
Twisting your mind and smashing your dreams
Blinded by me, you can't see a thing
Just call my name, `cause I'll hear you scream
Master
Master
Just call my name, `cause I'll hear you scream
Master
Master

Needlework the way, never you betray
Line of death becoming clearer
Pain monopoly, ritual misery
Chop your breakfast on a mirror

Taste me and you will see
More is all you need
You're dedicated to
How I'm killing you

Come crawling faster
Obey your Master
Your life burns faster
Obey your Master
Master

Master of Puppets I'm pulling your strings
Twisting your mind and smashing your dreams
Blinded by me, you can't see a thing
Just call my name, `cause I'll hear you scream
Master
Master
Just call my name, `cause I'll hear you scream
Master
Master

Master, Master,
Where's the dreams that I've been after?
Master, Master,
You promised only lies
Laughter, Laughter,
All I hear and see is laughter
Laughter, Laughter,
Laughing at my cries

Hell is worth all that,
natural habitat
Just a rhyme without a reason
Neverending maze,
drift on numbered days
Now your life is out of season

I will ocupy
I will help you die
I will run though you
Now I rule you too

Come crawling faster
Obey your Master
Your life burns faster
Obey your Master
Master

Master of Puppets I'm pulling your strings
Twisting your mind and smashing your dreams
Blinded by me, you can't see a thing
Just call my name, `cause I'll hear you scream
Master
Master
Just call my name, `cause I'll hear you scream
Master
Master
ha ha ha
ha ha ha

2006-11-11 07:24:18 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Deus é soberano, a Ele pertence a glória, o domínio e o poder, então, Ele sabe todas as coisas, porém o ser humano tem o livre arbitrio, ou seja, escolhe de que maneira quer viver, se vai morar no céu, ou se vai pro inferno, pois como todos sabemos só há dois caminhos, qual vc vai escolher, é vc quem vai decidir. Só gostaria que vc e todos soubessem que Deus ama a cada um de nós independentemente de qualquer coisa.

2006-11-11 07:22:16 · answer #7 · answered by Missionária 3 · 0 0

Quando o homem surgiu na terra, Deus lhe dotou de capacidade para gerir sua vida e controlar todos os seres terrestres (visíveis e invisíveis: animais, vegetais, elementos da natureza) e é isso que tem sido desde o princípio, porém o homem tem um limite além do qual quem controla é Deus. O homem tem, apesar de sua dominação natural, infringido muitas regras e pagará caro por isso.

2006-11-11 07:19:25 · answer #8 · answered by Euclides N 6 · 0 0

O destino ao contrario do que dizem por aí somos nós que traçamos. A sorte está do lado de quem é proativo e se esforça.

Esse negócio de deixar seu destino nas maos de Deus é para perdedores e fracassados.

2006-11-11 07:18:26 · answer #9 · answered by Luiz Sabra 7 · 0 0

Fazer frases é fácil, o difícil é saber usá-las...

2006-11-11 07:12:22 · answer #10 · answered by JIPEIRO ® 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers