English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou nesta quinta-feira (09/11/2006) RESOLUÇÁO que permite ao médico LIMITAR ou até mesmo SUSPENDER TRATAMENTOS e INTERVENÇÕES que prolonguem a vida de pacientes considerados terminais, SEM CHANCES DE CURA.

Para a medida ser adotada, será necessária AUTORIZAÇÕES do paciente, seus familiares ou representantes legais, DEVIDAMENTE REGISTRADAS no prontuário médico.

A despeito das nobres preocupaçóes com o LIVRE ARBÍTRIO e a DIGNIDADE DA VIDA HUMANA, o que realmente está por trás dessa decisão?

SERÁ QUE ESTA DECISÁO É FRUTO DA PRESSÁO DOS PLANOS DE SAÚDE, que náo se preocupam com nada além dos CUSTOS FINANCEIROS DOS TRATAMENTOS, e dessa forma ficaráo livre de pagar a conta?

2006-11-10 21:39:31 · 15 respostas · perguntado por heitor_goulart 1 em Saúde Doenças e Patologias Outras - Doenças

15 respostas

Eu acho que se estivesse em estado terminal e a morte fosse certa, não gostaria de tratamentos desnecessários pra prolongar minha vida.
Porém acho válido todo tipo de tratamento, enquanto houver uma chance de cura efetiva ou ao menos uma sobrevida digna.

2006-11-16 06:11:57 · answer #1 · answered by Cravo&Canela . 6 · 0 1

Não concordo com isso não. Ainda acredito que se deve tentar todas as possibilidades, até mesmo por um milagre, essa história de SUSPENDER TRATAMENTOS e INTERVENÇÕES me parece muito injusta com a vida que ainda tenta resistir...

2006-11-10 21:46:15 · answer #2 · answered by Magrela 3 · 2 0

Acho q vc. tem razão no q se refere aos planos de saúde e sou absolutamente contra essa medida. Por mais q doa ver um ente querido sofrer num hospital,ñ concordo q possa ser suspenso ou limitado o seu tratamento a fim de abreviar sua morte.Já perdi pai e mãe, ambos ficaram na UTI,onde vieram a falecer,
mas jamais permitiria q suspendessem o atendimento deles.
Qdo.é ghegada a hora de ir atender ao chamado de Deus, nada impede.Para mim isso é a instituição da eutanásia no Brasil.Espero q ñ consigam.

2006-11-16 12:11:03 · answer #3 · answered by luadecristal 3 · 1 0

Em algumas situações distintas, sabem os médicos que a manutenção da vida é apenas uma formalidade, pois são tantas as sequelas já instaladas e tão poucas as chances de recuperação (para não dizer que são nulas) que os atos não se justificam.
É claro que ninguém quer ser o responsável por mandar desistir da vida de um familiar, porém muitas vezes é o que há de mais humano a fazer.

JK

2006-11-16 04:57:57 · answer #4 · answered by JK 5 · 1 0

Isso é irreal, pois o Conselho de Medicina não é legitimado
para decidir um assunto que vai de encontro a uma cláusula pétrea da Constituição, ou seja, só quem pode decidir uma coisa dessas é o Congresso Nacional mediante lei, e não o CM mediante resolução!
É totalmente incabível isso!

2006-11-16 00:21:00 · answer #5 · answered by Thiagão 1 · 1 0

Apesar de concordar com você no que disse sobre os abusos comerciais dos Planos de Saúde (caríssimos, por sinal) sou obrigada a dizer que concordo com a medida ora aprovada. Quem teve a infelicidade de ver um parente ou amigo, sofrendo por meses, sem nenhuma expectativa de cura, entende e aprova o uso de tal medida drástica. É uma medida extrema e, como tal, deve ser utilizada apenas nos casos em que toda esperança de cura tenha sido esgotada. Eu passei por isso, e falo como filha a quem só restava pedir a Deus que tivesse misericórdia e acabasse com o sofrimento de sua mãe.

2006-11-13 09:46:36 · answer #6 · answered by Erica 5 · 1 0

acho o absurdo dos absurdos,concordo que seja fruto da pressão dos planos de saúde,mas além de tudo falta de respeito para com a vida humana e valores morais.Como sempre colocam a responsabilidade nas mãos dos familiares.E as leis de causas e efeitos como é que fica?

2006-11-10 22:09:15 · answer #7 · answered by TINA 3 · 1 0

Eu já estive assim a bera da morte, e se eu tivesse tido opção teria escolhido morre, dependendo da situação q a pessoa se encontra morrer é tudo o q ela mais deseja. Não sei nada sobre essas leis, mas acho q se o paciente esta a acordado , essa decisão severia ficar nas suas mãos. mas se não esta acordado, deveriam prolongar sua vida o máximo q a lei permitir e seu sofrimento aguentar.

2006-11-10 22:01:37 · answer #8 · answered by Anonymous · 1 0

APESAR DE CONCORADR COM VC SOBRE A QUESTÃO DOS PLANOS DE SAÚDE E SUA VISÃO COMERCIAL DA MEDICINA,LI O BOLETIM DO CFM E COMPREENDI QUE NA ORTOTANÁSIA APENAS NÃO SERÃO FEITAS MANOBRAS DE REANIMAÇÃO CASO OS PACIENTES APRESENTEM PARADA CÁRDIO-RESPIRATÓRIA(MORTE) QUANDO FOREM PACIENTES SEM CHANCES DE SOBREVIVÊNCIA.NÃO SE TRATA DE EUTANÁSIA,APENAS DE NÃO PROCURAR A TODO CUSTO SALVAR UMA VIDA QUE ESTÁ MORRENDO POR SUA PRÓPRIA NATUREZA.OS MÉDICOS PODEM ERRAR PORQUE SÃO SERES HUMANOS,MAS,EM SUA MAIORIA BUSCAM MELHORAR NOSSA QUALIDADE DE VIDA,NÃO SÃO ASSASSINOS E SÃO REGIDOS POR UM CONSELHO MAIOR E RESPONSÁVEL,MUITO ÉTICO QUE É O CFM.CUIDADO COM SUAS ANÁLISES E CONCLUSÕES,PODEM PARECER SUPERFICIAIS E TENDENCIOSAS.UM ABRAÇO.

2006-11-10 22:00:36 · answer #9 · answered by Chandra 7 · 1 0

Heitor, quem somos nós seres humanos, para decidir se está na hora de alguém morrer ou não, enquanto há vida, existe a esperança de um milagre.Se estivesse acontecento na minha família, eu lutaria com todas as forças para prolongar o tratamento, aé que DEUS, faça um milagre ou tire a vida do paciente, pois DEUS nos deu a vida e só ele tem o poder de tirar.Essa medida com certeza tem a ver com os altos custo para os planos de saúde "que a gente não paga pouco", mas eles querem sempre mais e menos despesas e tambén ao SUS, que acha uma bobagem cuidar de alguém que "supostamente" não vai sobreviver.BOM DIA
IRIS

2006-11-10 21:57:34 · answer #10 · answered by Anonymous · 1 0

bom, até onde fiquei sabendo É NECESSARIA A APROVACAO DA FAMILIA E/OU DO PACIENTE PRA ISSO

mas como aqui é Brasil, meu amigo, nem quero ver no que vai dar

2006-11-10 21:57:14 · answer #11 · answered by Turmoil 4 · 1 0

fedest.com, questions and answers