English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sabemos que Deus, dentre outras coisas, é criador, libertador e salvador. As religiões ou povos, que tendem a adorar a divindade de um ponto de vista do "Deus Criador" tendem a ser mais místicas e ritualísticas, pois seus adeptos julgam-se como fazendo parte da natureza. O "Deus Libertador" está mais ligado à idéia do "Senhor dos Exércitos", que luta, vence o inimigo e dá a vitória aos que nele crêem. O "Deus Salvador" é o que traz a idéia do Pai amoroso, que cuida de cada um de seus filhos e os livra, se assim o desejarem, de todo mal, bem como promete um porvir celestial.
Nenhuma religião ou seita parece (repito, parece) "enfocar" os 3 atributos por igual, sempre pendendo para um deles na forma de adoração, fato observado até nas canções. O que você pensa sobre isso? Só peço, por favor, elabore uma resposta, sem remeter textos pré indexados de sites. Muita paz a todos.

2006-11-10 21:03:24 · 6 respostas · perguntado por Chester 6 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

6 respostas

respeito e agradeço a sua opinião. Penso totalmente o oposto. se Deus fosse tão bom assim o mundo seria perfeito. Acho que ele esta caducando

2006-11-10 21:09:10 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Chester, Deus busca "verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade", por estes o Senhor é adorado na "beleza de sua santidade" como criador (Elohim), como Jeová (o senhor dos exércitos), como Jesus (Jeová é salvador). O que falta em algumas pessoas é certo completemento lingüístico no campo da semântica que, apesar de prescindível, abre mais horizontes.

2006-11-11 00:11:59 · answer #2 · answered by Euclides N 6 · 0 0

olha, vc pode estar em uma que não foque, tenho certeza q a minha sim.
Sou Metodista e os três pontos que vc coloca assima é importante para que todos abra bastante o olho, pois na própria Bíblia diz que no final dos tempos aparecerão novas religiões e falsos Deuses...
Por tanto.....fique esperto aí irmão...
vlew a paz do senhor pra vc....

2006-11-10 21:28:02 · answer #3 · answered by Maxsuel Silva 2 · 0 0

não só afeta como é determinante para o tipo de adoração. o Deus judaico-cristão é o todo-poderoso, como no teto da capela sistina, "não permite" o contato íntimo com ele, como no "Abba Pai" (paizinho) citado na bíblia. isso falando de uma forma genérica pq no Brasil (e eu só posso falar do q vejo de perto, não sei como é em outros países) o buraco é mais embaixo, já q brasileiro tem orgulho de qq tipo de sincretismo. daí, em uma mesma religião, vc vê várias forma de adoração, de acordo com a concepção individual q cada um dos seus membros tem de Deus. vira o samba do crioulo doido, com variações absurdas dentro de uma mesma comunidade religiosa, e aí é um "pega-pra-capá"... por isso tanta "igreja de portinha"...

eu gosto desse tema... vc é evangélico, não é? se for, sabe bem do q eu estou falando...

2006-11-10 21:25:57 · answer #4 · answered by Livia 1 · 0 0

Você respondeu direitinho... parabéns!!!

2006-11-10 21:17:50 · answer #5 · answered by Gel Almeida 3 · 0 0

Eu acho que as coisas nao sao assim tao simples como parecem. Pouca informacao tenho sobre o induismo, confucionismo, animismo, etc. Mas pelo que sei do cristianismo, e do islamismo, a figura divina engloba simultaneamente estes atributos (criador, libertador, salvador). E' facil notar isso nos canones destas confissoes religiosas. Ambas falam dos mitos da criacao, e das origens (Genesis). Da mesma forma que se contam relatos de guerras santas entre o povo eleito e o nao eleito, onde os primeiros eram protegidos pela fe depositada no seu Deus.
Sobre a ideia da salvacao, ou do Deus salvador, tambem se manifeta nas duas confissoes (cristianismo e islamismo). Ele e' visto como aquele que vai salvar a humanidade das piores catastrofes, e sobretudo apos a morte carnal.
Finalmente encontramos uma adoracao a criacao, a libertacao nas diversas sequelas do quotidiano, e na preparacao da vida eterna que sera garantida pela salvacao.
Nao me parece verdade que as formas de adoracao sejam estanques, ou limitadas a maneira especifica como e' encarada a imagem divina. O que acho certo e' que existem muitas religioes cristas protestantes, que tem um enfoque especifico. Mas isso tem a ver com o ramo evangelico ou pentecostal a que seguem, com isso nao quer dizer que nao olham para Deus como uma entidade que engloba os atributos mencionados (criador, libertador, e salvador).

2006-11-10 21:27:31 · answer #6 · answered by Book Sambo 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers