English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

"O Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou nessa quinta-feira uma resolução que permite que os médicos interrompam os tratamentos que prolongam a vida dos doentes quando eles estão em estado terminal e não têm chance de cura. De acordo com o texto, aprovado por unanimidade, isso só pode ocorrer se for a vontade EXPLÍCITA do próprio doente ou de seus familiares.

A prática é chamada de ORTOTANÁSIA, mas essa palavra costuma ser evitada pelos médicos. Temem que seja confundida com a eutanásia. São práticas diferentes. A eutanásia é o procedimento que antecipa uma morte inevitável. Isso, pelas leis brasileiras, é homicídio. No caso da ortotanásia, agora regulamentada pelo CFM, o médico desliga os aparelhos, e a morte ocorre naturalmente, sem indução".
O que vocês acham? Concordam ou discordam dessa decisão do CFM?

2006-11-10 05:24:23 · 9 respostas · perguntado por Jacqueline 4 em Saúde Doenças e Patologias Outras - Doenças

9 respostas

Na ortotanásia, não há indução da morte. Apenas se deixa de insistir no prolongamento da vida de uma pessoa que está sofrendo e cuja patologia é irreversível. Eu sou estudante de medicina, quando formado, farei tudo o que é possível para preservar a vida de meus pacientes e evitar seu sofrimento. Mas se é da vontade do paciente e da família que não se insista mais, se o ônus do sofrimento é maior que a vontade de ter sua vida prolongada artificialmente, acho que a pessoa tem o direito de decidir. Isso não é suicído nem homicídio. Apenas não se investe mais no prolongamento da vida de um paciente que sofre e que é portador de quadro irreversível. A morte ocorre naturalmente. Se só Deus tem o direito de tirar uma vida, temos nós o direito de prolongá-la a todo custo, inclusive com o sofrimento do paciente? Sinceramente não sei o que eu faria se fosse comigo ou com alguém que amo. Mas o que eu penso não pode tirar o direito de quem pensa diferente. A vontade deve ser explícita. Se o paciente não tem condições de se comunicar, está inconsciente, e a família é contra, deve-se tentar de tudo até o último minuto. Agora se o paciente tem consciência para decidir, ou a família é muito bem informada a respeito da progressão do quadro da pessoa que ama, sabe do sofrimento que a pessoa está passando com os tratamentos, a decisão deve ficar a cargo deles.

2006-11-10 07:35:00 · answer #1 · answered by Renato 3 · 1 0

Concordo... mas isso tem que realmente estar atrelado a vontade EXPLÍCITA da família... inclusive por escrito e com testemunhas...

2006-11-10 06:39:51 · answer #2 · answered by Leticia 6 · 2 0

Sou a favor, ja tive uma pessoa nessas condições na familia e é muito triste ver todo aquele sofrimento pra depois a pessoa morrer.

2006-11-10 06:33:55 · answer #3 · answered by Vilma S 1 · 2 0

Se a decisão ficará pra família ou para o próprio doente, eu concordo. É muito triste e sofrido ver uma pessoa anos a fio numa cama dependendo de todos pra tudo o que vai fazer. O tetraplégico, por exemplo, é um caso em que isso poderia ser aplicado. Trabalhei numa UTI por 5 anos e a grande maioria dos pacientes tetraplégicos choraravam muito e perguntavam pros médicos: "Por que vocês me salvaram se vou ficar na cama pro resto da vida?" "Vocês não deveriam ter feito isso." ou então: "Mas o que sou agora, vocês sabem? Um monte de ossos, pele e carne, condenado a passar o resto da vida na cama e dependendo dos outros pra tudo nessa vida!"
Particularmente, se acontecer isso comigo, darei autorização ao médico pra não investir na minha sobrevida!

2006-11-10 05:51:29 · answer #4 · answered by Priscila D 2 · 2 0

Eu concordo. Acaba com o sofrimento da Família e do doente.

2006-11-10 05:34:18 · answer #5 · answered by Anonymous · 3 1

a legislação brasileira precisa mesmo ser atualizada, só que sem as barreiras religiosas... principalmente nesses casos onde o prolongamento da vida se trata muitas vezes apenas no prolongamento da dor do paciente e de seus familiares.

2006-11-10 05:33:48 · answer #6 · answered by Sagaz Carvalho 2 · 3 1

Concordo!

2006-11-10 05:32:39 · answer #7 · answered by Jos2010 6 · 3 1

Não sei o q pensar....sou espírita e acho q isso é suicídio...mas tb não concordo em ver uma pessoa sofrer...é difícil decidir!!!!

2006-11-10 05:28:23 · answer #8 · answered by Rubi 4 · 1 0

Só Deus tem o poder de dar ou tirar a vida... É obrigação dos médicos dar tudo de si pela sobrevivencia de seus pacientes... Pois Deus é capaz de operar milagres...

2006-11-10 05:35:03 · answer #9 · answered by Kaka 2 · 0 3

fedest.com, questions and answers