English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

No livro de malaquias diz: Trazei todos os dízimos a casa do tesouro.... Analizen bem; Israel tinha um sistema aristocrata, isto é o rei exercia tanto o poder político quanto religioso; Davi por exemplo, era tanto pastor quanto rei de Israel. Eu pergunto o que seria esta casa do tesouro,aqui , no brasil, por exemplo? Não seria a Casa da moeda...? Em fim o que você acha?

2006-11-10 05:02:21 · 24 respostas · perguntado por Emerson FG 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

24 respostas

O dízimo hoje em dia tem uma conotação diferente...

Vamos supor que vc frequente uma igreja séria, comprometida com a palavra de Deus, e não uma seita qualquer como as milhares espalhadas por aí que só pregam sobre dinheiro.

Muito bem, nessas igrejas o dízimo não é obrigatório, ninguém vai te constrangir a dizimar, você pode frequentar a igreja numa boa, nem vai ouvir apelos para ser dizimista.

Mas é lógico que qualquer igreja precisa pagar contas: Aluguel, água, luz, etc... Nessas igrejas o dízimo é empregado nesse sentido, e de tudo é prestado contas!

Então nesse contexto, no qual vc está frequentando uma igreja séria, onde o dízimo ou ofertas são empregados de forma séria e honesta ser dizimista não se constitui uma obrigação, mas sim uma alegria em poder ajudar!

Além do que nos ajuda a ser menos avarento e apegado ao dinheiro. Avareza é mesmo horrível não acha?

É lógico que a maioria das igrejas (que não passam de meras seitas), estão de portas abertas apenas interessadas no seu dinheiro, porém não generalize existem poucas e boas igrejas sérias comprometidas com a palavra de Deus.

Mas nem por isso vamos deixar de nos congregar, ok? Afinal não se esqueça do que disse Jesus sobre 2 ou mais pessoas estarem reunidas em nome dEle!

Por fim igreja nenhuma salva, igreja nenhuma leva vc para o céu, igreja nenhuma é perfeita (nem mesmo as mais sérias, somos humanos e passíveis de erro). Só existe um caminho até Deus, esse caminho é Jesus!

2006-11-10 05:27:09 · answer #1 · answered by Marcelo 4 · 1 1

Dízimo: O que quer dizer a palavra dízimo? O que era o dízimo nos tempos bíblicos?
Bem,sobre o dízimo alguém poderá afirma ou perguntar:
“Mas o dízimo não é bíblico?”
Sim, o dízimo é bíblico; pois está na bíblia.

Assim como também é bíblico e está na bíblia a lei sobre sacrifícios de animais, ofertas de cereais, a circuncisão, leis sobre animais impuros e puros para o consumo, festividades judaicas, incenso, o sacerdote arônico a guarda do sábado e muito mais.

Mas isso não quer dizer que ainda continuam em vigor para os cristãos.
Pois sabemos que tudo isso teve um fim não é mesmo?

Então por que só o dízimo continuaria em vigor e as outras coisas não?
Gálatas.5:18 "Ademais, se estais sendo conduzidos por espírito, não estais debaixo de lei"

Assim a bíblia que é nossa bussola nos orienta dizendo que não estamos mais debaixo da lei mosaica.
Então vimos que nosso senhor Jesus Cristo CUMPRIU toda a lei mosaica, e assim Deus pôs fim a esta lei. Certamente é obvio que os cristãos não estão mais presos a tais regulamentos.
Mateus.5:17,18 e Romanos.7:6

De modo que não dão dízimos e nem têm também a obrigação de dar alguma oferta.
Pois Cristo já deu está oferta a Deus.
Hebreus.9:15
“De modo que é por isso que ele é mediador dum novo pacto, a fim de que, por ter havido uma morte para o [seu] livramento, por meio de resgate, das transgressões sob o pacto anterior, os chamados recebessem a promessa da herança eterna”

Portanto, guando Jesus morreu a própria bíblia diz, e não eu, que Jesus Cristo aboliu (Anulou) a lei de mandamentos que consistia em ordenanças da lei mosaica.

Efésios.2:15 “Por meio de sua carne, ele aboliu a inimizade, a Lei de mandamentos, consistindo em decretos, para que dos dois povos, em união consigo mesmo, criasse um novo homem e fizesse paz;”

Colossenses.2:13,14 “Outrossim, embora estivésseis mortos nas vossas falhas e no estado incircunciso da vossa carne, [Deus] vos vivificou junto com ele. Ele nos perdoou bondosamente todas as nossas falhas;e apagou o documento manuscrito [que era] contra nós, que consistia em decretos e que estava em oposição a nós; e Ele o tirou do caminho por pregá-lo na estaca de tortura”

Que ordenanças eram estas que Cristo anulou para seus seguidores?

Era tudo o que envolvia partes cerimoniais da lei do templo: Tais como; ofertas, dízimos, sacrifícios de animais e etc...Raciocine um pouco:
Assim como os sacrifícios de animais no templo não era mais necessários para os cristão, então sub-entende pela razão lógica e também pela bíblia que o dízimo também não.

Pois o dízimo já havia atingido o seu objetivo até nosso senhor Jesus Cristo CUMPRIR o último sacrifício perfeito! leia:Romanos. 10:4

Mas é por meio da antiga lei do passado que Jesus Cristo nos libertou que muitos lideres religiosos pretendem manter muitas pessoas na sua tutela.
Leiamos Gálatas.3:13 e Tito.2:14

1Coríntios.7:23 ”Fostes comprados por um preço;Portanto não vos façais servos dos homens”

Vamos ler junto o que Cristo disse aos que querem viver da lei?

Lucas.11:52”Ai de vós,doutores da lei,que tirastes a chave da ciência;vós mesmos não entrastes,e IMPEDISTES os que entravam”

Assim milhares de igrejas impedem que o povo entre no descanso da graça, por novamente escravizá-los sob a lei! Gálatas.4:9

Estes lideres religiosos corruptos são como O apóstolo Paulo disse:
“Instrutores de ignorantes,mestres de crianças,tendo na lei a forma de sabedoria e verdade”Romanos.2:20
Estes lideres religiosos são como Cristo os descreveu em Mateus.15:14 e Mateus.23:16

Pra todo lugar que se vira há “abutres”e ladrões nas suas costas.E é somente você quem continua construindo a mentira que você mesmo quer acreditar.

1Coríntios.15:56 "O poder para o pecado é a Lei"

Portanto não peques mais por continuar a dar força ao pecado e a corrupção!

Pois estes homens não têm nenhum respeito ou verdadeiro temor de Deus.
Graças ao meu senhor Jesus Cristo, que ele me tirou desse poço sem fundos!
João.8:32

2015-08-16 05:46:46 · answer #2 · answered by ? 7 · 2 0

Realmente cobrar o dízimo hodiernamente é um ESTELIONATO RELIGIOSO. Observamos nas Escrituras que o dízimo devido a Deus, este passou para a Tribo de Levi (Levitas) a fim de cumprirem o Ministério da Tenda da Congregação e, em via de consequência ficaram sem herança na terra conquistada de Canaã.
“E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação. E nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da congregação, para que não levem sobre si o pecado e morram.Mas os levitas executarão o ministério da tenda da congregação, e eles levarão sobre si a sua iniqüidade; pelas vossas gerações estatuto perpétuo será; e no meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão,Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao Senhor em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão”. (Números 18:21-24).
Com o advento do salvador, O Senhor Jesus, que, ao mesmo tempo, que era a oferta (“O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”) também o sacerdote, e mais ainda, sumo sacerdote que ofereceu a si próprio no verdadeiro Tabernáculo, o qual o Senhor fundou.
Depois disso, acabou o sacerdócio levítico. Assim como a Lei sacerdotal. Por isso, diz o Apostolo Paulo que seguir a Lei é aniquilar a Graça de Deus que está no Messias. E conclui que a Lei não é apta para nos salvar, apena serviu de aio para nos conduzir ao Messias.
Assim, sendo o dízimo de Deus dado aos levitas porque fazia o serviço na tenda da congregação (depois o Templo) e terem, por isso sem herança de terra, é que Deus fala por Malaquias: “-em que me roubastes? Nos dízimos”. Resumindo, os judeus tinham a OBRRIGAÇÃO de dar o dízimo a Deus (aos Levitas).
No tempo da Graça, que não inicia em Jesus (Jesus viveu na Lei e a cumpriu), más sim com o a igreja, no Pentecostes, não há de se falar mais em dízimo.
Por que não? Porque não existe mais a tribo de Levi, nem os descentes de Aarão (os sacerdotes), porque Jesus é o Sumo Sacerdotes ministrando no Tabernáculo dos Céus pelos fieis.
Também, qual pastor é levita, ou judeu pelo menos, para que devamos lhe entregar os dízimos? E ainda se porventura tiver algum, quem constituiu um pastor de igreja evangélica ou mesmo da Igreja de Cristo como aquele a quem devemos entregar dízimo?
Na verdade esses cães gulosos (“estelionatários espirituais”) que vivem do engano dos tolos sabem que a igreja não tem o dever de dar o dízimo. Más aproveitam da ignorância e da criancice dos membros e usam o texto de Malaquias para engendrar culpa, medo e ganância nos seus membros.
Culpa dizendo que são ladrões de Deus. Medo quando ameaça com o devorador (diabo). E ganância, quando prometem a “benção tal”.
De forma que o crente dá o dízimo por culpa para não ser ladrão. Ou dá dízimo por medo do diabo. Ou na esperança de receber mais.
Portanto, estes pastores como Edir Macedo (1º mais rico), Silas Malafaia (3º mais rico), RR Soares, Valdemiro enganam e mentem os crentes em erro. E se intitulam os REPRESENTANTES DE DEUS para receber e administrar o dízimo do Senhor.
Irmãos deixem de ser incrédulos e bobos, se vocês têm o desejo no coração de dar dízimo para a obra de Deus, embora não seja obrigatório, que o faça ajudando um asilo, um orfanato, um irmão (ou o próximo com dificuldade), doe remédio a doente, ajude a viúva, porque disse o Senhor todas as vezes que fizer um desses pequeninos a mim me faz.
Agora, quando dá para os cães gulosos é certo que não está fazendo ara o Senhor. Você simplesmente ganha o galardão humano que eles chamam de fiel (cuja tradução entre eles é otário).
Leia as Escrituras e se libertem desses cães.

Irmão Rogerinho,
Com amor e Graça.

Leia o blog: http://irmaorogerinho.blogspot.com.br/, onde melhor explico este assunto.

2015-05-13 13:30:46 · answer #3 · answered by Rogério 2 · 1 0

Coisa triste essa citação no livro de Malaquias.

Está acabando com os princípios da religião até hoje.

Engraçado que não se faz mais sacrifícios de animais justificando pela morte de Jesus, e não se guarda mais o sábado porquê Jesus não guardou.

Jesus também recusou o dinheiro oferecido. Porquê insistem na cobrança?

A interpretação dos fatos e a lógica só funcionam em favor do que lhe favorece?

2006-11-10 05:27:36 · answer #4 · answered by Anonymous · 2 1

..A figura teológica do dízimo surgiu na antiguidade judaica na figura de Abraão que voltando da "Batalha dos Reis" ou seja de uma guerra que travara com seus clãs, recolhou os despojos de guerra, ou seja daquilo que não lhe pertencia e foi conquistado com SANGUE dos inimigos assassinados, e deu a décima parte à Melquizedeque reconhecendo seu sacerdócio espiritual sobre aquelas Nações. Mais tarde fala-se do dízimo dado por Jacó, sem que tal acepção destas passagens tragam um contexto de ordenamento ou obrigatoriedade. Com o advento da lei de Moisés o Instituto do dízimo na forma de alimentos foi estabelecido como uma forma de manutenção da classe sacerdotal dos Levitas que não podiam possuir herança nem herdade em Israel, eram servidores do Estado Teocrático Judeu e eram remunerados pelos dízimos pagos pelo povo. A outra função dos dízimos estabelecida pela Lei de Moisés era a destinação para a Seguridade Social, uma vez que não havia o instituto da aposentadoria ou de pensões para os órfãos, as viúvas e os estrangeiros, ou doentes. Após a volta do povo judeu do segundo cativeiro e a reconstrução do Templo de Jerusalém, formou-se uma casta religiosa desprovida de fundamentos éticos verdadeiros, que deturparam e defraudaram tanto a primeira quanto a segunda destinação dos dízimos de ISRAEL, levantando-se o profeta Malaquias para advertir a Nação JUDAICA para a cooperação e o uso correto dos dízimos, de forma que os sacerdotes viessem realmente a atuar nas suas funções e os órfãos , viúvas e necessitados fossem novamente amparados. Jesus em seu Ministério em Israel, como judeu, cumpriu TODOS os ordenamentos judaicos, inclusive os sábados, a circuncisão, o sacrifício expiatório, todos esses elementos bem anteriores à Lei de Moisés e já presentes na época de Abraão. Jesus foi claro e enfático ao afirmar que veio "para as ovelhas perdidas da casa de Israel" e que " não veio para revogar a Lei mas para CUMPRI-LA, até que TUDO SEJA CONSUMADO", ou seja Jesus estava dizendo que o Universo teológico judaico, a antiga aliança baseada na antiga dispensação e na Lei, baseada no Sumo-Sacerdócio e no sacerdócio Levita, iria durar ATÉ a MORTE DE JESUS NA CRUZ DO CALVÁRIO, e dizendo ainda "que a Lei e os profetas duraram até João ", ou seja Jesus estava dizendo que Ele era a transição entre a Lei e a Graça,e o marco de mudança entre a Velha e a NOVA DISPENSAÇÃO. Portanto o argumento que Jesus admoestou os cristãos ao dízimo é uma aberração teológica gritante e fruto de teologias protestantes pré-concebidas para a disseminação do erro e de suas própria ordem teológica.

2014-10-30 11:46:57 · answer #5 · answered by Luiz -DF 1 · 0 0

Só uma pergunta: Jesus cobrava dízimo?

2006-11-10 06:08:49 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 1

A administração exercida no reinado de Judá era diferente.
Eles serviam à um único Deus, o Deus de Israel.
Naquela época o dinheiro era para ajudar na causa das viúvas, dos pobres e necessitados...
A assistência social era mais efetiva, até eles pararem de ofertar, ajudar à causa divina "ajudar ao próximo".
Foi quando pararam de ofertar e dizimar, que lhe sobrevieram dificuldades financeiras.
O ato de dizimar e ofertar é para que se possa ajudar a quem não tem, pq Deus não precisa de dinheiro, e sim seus filhos mais necessitados aqui na terra.
Uma vez que nosso sistema de governo é corrupto e não servem ao mesmo Deus, logo a casa do tesouro seria a igreja que é onde podemos ajudar ao próximo.
Apesar de hj em dia esse princípio estar meio esquecido.

2006-11-10 05:22:06 · answer #7 · answered by martamuniz21 2 · 1 1

Oi Mvson 33.

Leia o livro A Historia da Riqueza do Homem e verá que o dízimo, foi o primeiro imposto criado no nosso mundo, que é o Imposto Sobre a Renda, mais conhecido como Imposto de Renda.

2006-11-10 05:17:15 · answer #8 · answered by Marcio P 3 · 0 0

Acho que fizestes uma bela observação, então na realidade o dízimo seria os impostos recolhido pelo Estado para sua manutenção e que as igrejas passaram a adotá-lo usando os argumentos religiosos.

2006-11-10 05:09:21 · answer #9 · answered by Supersonick 4 · 1 1

É graças a Esse Malaquias e graças a ele o principal motivo de ter bilhoes de igrejas espalhadas pelo Brasil todo. Ele é também motivo de ter tanta discordia entre os religiosos devido o tão desejado e disputado dizimo! Que eu saiba Jesus e seus apóstolos não cobravam dizimos de ninguém. Será que Malaquias é mais que Jesus?

2006-11-17 14:54:35 · answer #10 · answered by SATELLITE 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers