Chocolate eleva a glicose, mas pode facilmente elevar demais. O ideal para controlar uma crise de hipoglicemia é ingerir algum líquido doce, pois líquidos são absorvidos mais rapidamente pelo organismo do que sólidos. Dê preferência a algo natural, como um suco de frutas com açúcar, ou ainda água doce. Se não tiver algo assim por perto na hora da crise, qualquer coisa que contenha açúcar serve, inclusive o chocolate que você perguntou. Mas não exagere com ele, pois sobe a glicose muito rápido.
2006-11-11 20:53:32
·
answer #1
·
answered by Rosani W 2
·
0⤊
0⤋
Diabetes Mellitus
Diabetes mellitus é uma doença crônica que se caracterizada por uma elevada taxa de glicose (açúcar) no sangue e por uma falta parcial ou total de insulina. Esta doença é bastante freqüente na população idosa e pouco diagnosticada e tratada nesta idade. A grande maioria dos diabéticos tem mais de 45 anos e no Brasil existem em torno de 5 milhões de diabéticos. O aumento do diabetes no envelhecimento se deve principalmente a obesidade e a falta de atividade física, a maior ingesta de carboidratos (massas, pães, batatas) e uso de remédios como corticóides.
O diabetes do idoso freqüentemente não têm sintomas, sendo descoberto casualmente no check up ou em exames para investigação de outras doenças. Os sintomas quando aparecem são o aumento da sede (chamado polidipsia), aumento da fome (polifagia) excesso de urina (poliúria), cansaço, fraqueza e perda de peso, confusão mental aguda, incontinência urinária, infecções freqüentes, dificuldade de cicatrização de feridas, formigamento, dormências, dores nas mãos e pernas e diminuição da visão.
Existem dois tipos de Diabetes Mellitus , o mais comum no idoso é o tipo II e o tratamento é feito com dieta, exercícios e remédios por via oral. O tipo I comum em jovens necessitam de tratamento com insulina.
Apesar da dieta ser de grande importância no tratamento do diabetes, é de difícil aplicação nos indivíduos idosos pela dificuldade de modificar o hábito alimentar praticado há anos. Nos idosos que freqüentemente apresentam-se desnutridos, deve-se suprimir os açúcares de absorção rápida como balas, doces, refrigerantes, bombons, chocolates,mel, melados, bolos , tortas, pudins, geléias, biscoitos, bolachas doces, leite condensado, sorvetes e manter os amidos (pães, massas, arroz, batata) associados a fibras (grãos e leguminosas, cascas e bagaço de frutas), frutas , proteínas (carne, leite, ovos e derivados), legumes e verduras. Fazer no mínimo 4 refeições ao dia..
Os exercícios físicos fazem parte do tratamento do diabetes porque melhoram a tolerância a glicose e a sensibilidade a insulina. As atividades físicas mais recomendadas são a caminhada e a natação. A musculação com pesos deve ser evitada por risco de hemorragia retiniana ou traumatismo nos pés
O tratamento medicamentos de ser rigoroso e não deve usar medicamentos concomitantes sem aviso prévio ao médico porque muitas deles podem reagir com os remédios do diabetes aumentando ou diminuindo seu efeito.
As complicações do Diabetes são pressão alta, colesterol alto ou glicose alta levando ao um quadro que vai desde coma até alterações circulatórias que podem prejudicar a cicatrização de lesões nos pés, por isto é muito importante o cuidado com os pés no diabético. Devemos examinar os pés diariamente, mantê-los limpos, secos e sem calosidades, usar calçados confortáveis e prestar atenção a dores, dormências ou infecções que podem progredir para situações extremas como amputação
.Não fume , use escovas de dente macias, escove os dentes após cada refeição, massageie a gengiva, use fio dental diáriamente, a boca pode foco de infecção no diabético.
Consulte o oftalmologista 1 x ao ano e informe que é diabético se a visão piorar ou ficar turva.
Os rins também podem ser muito atingido pela Diabetes e merecem atenção permanente.
A hipoglicemia é uma complicação importante e relativamente freqüente do diabetes e tem relação com o excesso de exercícios físicos, infecções, pular refeições durante o dia, vômitos e diarréias, consumo de bebidas alcoólicas. Os sintomas da hipoglicemia são fome súbita, fadiga, tremores, tontura, aumento dos batimentos cardíacos, suores, pele fria, úmida e pálida, visão turva, dor de cabeça, dormência nos lábios e língua, desorientação até coma. Se notar um ou mais destes sintomas, tome um copo de leite ou suco, se em 10 minutos os sintomas não sumirem, ingira chocolate ou água com açúcar .
Pelo risco de hipoglicemia, o diabético deve andar sempre com identificação de diabético e levar consigo balas e chicletes: hipoglicemia noturnas podem se manifestar com pesadelos e gritos, além dos sintomas mencionados.
2006-11-10 05:17:03
·
answer #5
·
answered by CURIOSO 2
·
0⤊
0⤋