Esta é para o Bento, queria mandar no email, mas não cabe. vou mandar aqui. me desculpem, mas não aguento tanta mentira. O mesmo estudizinho, cara?????
Toma o meu.
Quero debater sobre sua resposta a pergunta sobre os filhos de Maria após o Nascimento de Jesus. Primeiro, vamos a questão sobre a virgindade e depois sobre os filhos.
Uma mulher que tem um filho normal como Maria teve Jesus, não tem condição alguma de permanecer virgem após o parto. Temos muitos exemplos no mundo afora de jovens que engravidaram em banheiros, através de toalhas e até mesmo de um namoro mais pesado com ejaculação e sem penetração.
Maria foi agraciada pela concepção do Espírito Santo (Mat. 1:18 e ref.), através de sua fé em permanecer virgem esperando o sinal da promessa de Isaías 7:14, como era costume das mulheres Judéias esperarem antes de seus casamentos, porque uma virgem conceberá... agora acreditar que ela permaneceu virgem é impossível, pois ela sentiu dores de parto normalmente e naquela época não havia cesariana nem parteiras, pois ela descansou num estábulo somente com José e alguns animais.
Era virgem antes porque José não a conheceu até que deu a luz ao seu primogênito, (Mateus 1:25 e ref.) e depois, ele a conheceu? Claro que sim, era seu esposo.
O que se entende por primogênito? aquele que foi gerado antes dos outros; que ou o que é o filho mais velho. E unigênito? Único gerado por seus pais. Porque então os escritores dos evangelhos como Mateus que escreveu o seu livro em 60 D.C escreveria “primogênito” e não “unigênito”? encontramos no velho testamento Abraão oferecendo seu único filho, e não primo ou sobrinho, no NT vimos vários filhos únicos ou filha única (Lc 8:42), e também Lucas o Médico amado, estudado e formado, escreveria (Lc 2:7) “primogênito” e não Filho único? Jesus viveu somente até os seus 33 anos e meio e os livros foram escritos muito depois, será que estes escritores não conheciam os irmãos de Jesus pessoalmente? E veja que Lucas escreveu seu livro em 62-63 D.C.
Quando foi dito a Jesus que sua mãe e irmãos o estavam procurando, ele respondeu que considerava como sua mãe e irmãos verdadeiros aqueles que o obedecem (Mateus 12:46-50; Marcos 3:31-35; Lucas 8:19-21). 2. Quando a mãe de Jesus sugeriu que a falta de vinho na festa de casamento seria uma boa hora para declarar-se o Messias, ele recusou sua sugestão dizendo: "Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora" (João 2:4). 3. Quando uma mulher na multidão disse a Jesus: Luc 11:27,28 "Bem-aventurada aquela que te concebeu e os seios que te amamentaram", Jesus respondeu: "Antes bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam". Paulo concluiu em 1 Timóteo 2:5 que há "um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus".
Quanto ao seu comentário de que a Escritura não somente designa com o nome de Irmãos aqueles que são filhos do mesmo pai ou da mesma mãe, mas também aqueles que são parentes próximos, como tios e primos, pois o hebraico não possuía palavras próprias para designar esses parentescos, como pois também não acreditar se os nomes citados nos evangelhos não são realmente irmãos de Jesus filhos de Maria. Veja o mesmo vocábulo grego para irmãos, filhos e sobrinhos, no Velho testamento está cheio de Irmãos (549 vezes) e no novo (320 vezes). Na Bíblia pentecostal Col 4:10 fala sobrinho, e na Bíblia pentecostal Isabel era “prima” de Maria (Luc 1:36) como não há palavra no grego ou Hebraico para designar “irmão” mesmo.
Quanto aos nomes dos 4 irmãos citados de Jesus filhos de Maria, cabe a nós pesquisar mais um pouquinho.
Nenhum protestante contesta que não existiu um Tiago Filho de Alfeu, ou um Tiago Filho de Zebedeu, nenhum José de Arimatéia ou um José Barsabas, ou Simão, ou Judas.
Quantos José’s ouve na Bíblia, e quantos Tiagos, Simãos e Judas? Eu sei perfeitamente quantos existiram e um pouquinho a respeito de cada um deles:
Tiago, José, Judas, Simão, Mateus, Maria mesmo, são nomes vulgares da época e o fato de os filhos de Alfeu terem os nomes de Tiago e José, ou Tiago Filho de Zebedeu terem os mesmos nomes, nada provam que os filhos de Maria não pudessem tê-los. Quantas Maria’s poderia ter filhos com nomes repetidos? A Simão, Jesus teve que chamar de Pedro, Judas e José, estes da questão, os chamavam de Barsabás, (Atos 1:23 e 15:22) e João e Tiago de Boanerges ou filhos do trovão (Marc 3:17). Isto para que o povo pudesse distinguí-los dos demais nomes comuns.
Não queira confundir a mente do povo com seu blá, blá, blá... Você deve conhecer bem a pontuação e saber para que serve uma vírgula numa frase. A vírgula separa, afasta, faz distinção, às vezes, uma objeção ou restrição, e nas referências de Mat 27: 56 e Marc 15:40 não se fazem necessário comentar, pois não provam ter nenhuma Maria irmã de Maria mãe de Jesus, e a única referência que o você cita em João 19:25, nunca quiseram dizer que a irmã de Maria mãe do Salvador também se chamasse Maria. Veja que têm uma vírgula bem grande separando. Vejamos por etapa o versículo: Junto à cruz estava sua mãe – a irmã de sua mãe (que não cita o nome dela) – Maria, mulher de Clopas – e Maria Madalena. João nunca se referiu, e não existe prova em nenhum lugar na Bíblia de que esta irmã de Maria também se chamava Maria e que tampouco ela era casada com Alfeu. Não existe esta Maria que você diz ser apresentada por São João como tia de Jesus (Irmã de sua mãe) é apresentada por São Mateus e S. Marcos como mãe de Tiago Menor e de José. Na verdade esta Maria que João cita é na verdade a mãe de Tiago Menor e de outro José que não é o mesmo José irmão de Jesus, e ai posso até concordar com você quando diz que este Alfeu possa ser o mesmo Clopas. Mas o que tem haver o outro Tiago e o outro José com estes filhos desta Maria? Se existem muitas Maria’s, também possa ter havido muitos Tiagos e José’s?
Saiba que não há interesse algum nos apóstolos ou nos evangelistas de chamar ninguém de tia de Jesus. Isso não existe na Bíblia.
De fato em Marc 2:14 Mateus é filho de outro Alfeu, e o que você aponta como: A única dificuldade, esta agora já sem importância, que pode fazer o protestante é que Tiago Menor é filho de ALFEU, e sua mãe é apresentada COMO MULHER DE CLEOFAS. Pode não ser uma dificuldade mas você deu a solução, quem pode dizer que Alfeu não era o mesmo Clopas. Como você cita o povo de dois nomes. E não confunda “Clopas” (Jo 19:25); com Cleopas (Lu 24:18) ou Cleofas (afinal, onde você encontrou este Cleofas?) ah! Sim, na tradução católica. Pois bem, será que este Clopas era o mesmo Cleopas de Luc 24:18, o discípulo do caminho de Emaús? Se fosse pra confundir o povo eu poderia dizer que esta Maria mulher de Clopas era a esposa do discípulo no caminho de Emaus e não seria ele pai de Tiago ou José, que bagunça!!! Chegar a publicar que ela teria se casado com Alfeu para ter Tiago, é impensável.
Maria de Cleofas, segundo o que nos dizem os três primeiros evangelhos, sabemos que entre aquelas mulheres que seguiram a Jesus desde a Galiléia, e presenciaram no Calvário a crucifixão, estava Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José. (Mateus 27:56; Marcos 15:40; Lucas 24:10) Em João 19:25, é essa mulher quase certamente a mesma Maria que é chamada Maria, mulher de Cleopas.
Diversas questões interessantes se levantam sobre este assunto. (1) É Clopas o mesmo que Alfeu? (Se for assim, é possível que "Tiago, o menor" seja o apóstolo "Tiago, filho de Alfeu". (Mateus 10:3; Marcos 3:18; Lucas 6:15, Atos 1:13)
Se no seu texto original não diz MULHER DE CLEOFAS, mas diz simplesmente: a irmã de sua mãe, Maria, a do Cleofas (texto grego de João XIX-25); podia chamar-se Maria, a do Cleofas, pôr causa do pai ou pôr outro qualquer motivo; que diferença faz eu dizer “a do Cleofas”, ou “mulher do Cleofas” ou até mesmo, “mulher de Cleofas” a preposição “de” ou “do” não altera o sentido da frase, que por causa do pai, ou de um bairro ou de um país (contanto que seja masculino, pois ela não se casaria com outra, ou seria Maria, a da Cleopas?)
O que nos dá a entender é que, claramente existiu uma Maria mulher de Clopas. Falamos de Mat 27:56, então leia o versículo anterior, o 55 e vai ver que existiam muitas outras mulheres que seguiam a Cristo. E Marc 15:40, no início do versículo que mostra algumas mulheres olhando de longe. Quantas Maria’s havia ali? Não era “Maria Salomé” com brincou, mas Salomé realmente existiu (mais adiante tem prova) e Maria mulher de Clopas também.Quero mostrar-lhe Lucas 8:1-3, veja o final: muitas outras mulheres o serviam com suas fazendas. Não existem estes Tiagos e José’s PRIMOS de Jesus”.
(Fonte: Dicionário Bíblico Universal “Buckland”, págs. 199,200), diz ainda esta fonte que em todas as referências bíblicas, menos uma, esses irmãos de Jesus mencionados nos evangelhos, acham se associados com Maria, e é justamente a que você apresenta em sua resposta. Portanto não devem ser confundidos com os filhos de Alfeu apesar de terem o mesmo nome.
Vamos começar por Tiago, certo? este Tiago que encabeça a lista é um Apóstolo, sim mas você usou a referência certa para a comparação errada (Gálatas, 1-19).
·Vamos ao primeiro filho:
1-Tiago Maior – era irmão de João Evangelista, filho de Zebedeu e Salomé (Mat 4:21), pouco depois através de sua mãe Salomé pedira a Jesus que seus filhos tivessem os primeiros lugares no reino de Cristo. No ano de 42-44, Herodes Agripa ordenou que Tiago fosse preso e morto em Jerusalém (Atos 12:1,2).
2-Tiago Filho de Alfeu, o Tiago Menor foi um dos doze escolhidos por Cristo, mas este também não foi o Filho de Maria e de José e nada mais se sabe dele.
3-Tiago, nome completo: Tiago Barsabás Justo, o Filho de Maria e o irmão do Senhor Jesus, e do apóstolo Judas (Judas passou a ser apóstolo depois que Jesus ressuscitou), este Tiago, como também José seu irmão e Jesus, era chamado “Justo” para distingui-lo dos demais (Atos 1:13-25; Col 4:11). Após a morte do primeiro Tiago (Maior- At 12:2) Tiago, irmão de Jesus foi mencionado como presidente da igreja em Jerusalém e é chamado por Paulo “Irmão do Senhor” (At 12:17) quando o anjo livrou a Pedro da prisão, ele foi para a casa de Maria mãe de João (Jo 19:26), e que estava lá? Tiago, filho de Maria e seus irmãos, (At 21:18-25) Paulo nesta referência foi ter com Tiago, dirigente da Igreja em Jerusalém, e em Gal 1:19, Paulo reclama que quando foi a Jerusalém três anos depois, só encontrou ao fiel Tiago, Irmão do Senhor.
Uma revelação clara de Jesus na convivência de Sua mãe e seus irmãos mostra que estes o conheciam muito bem e queriam que Jesus começasse seu ministério antes do tempo. Seria coincidência Maria e seus irmãos apressa-lo (João 2:4) e (João 7:3-6) Vale lembrar que os irmãos de Jesus não criam nele como messias e tanto sua mãe como seus irmãos sabiam que ele tinha algo especial (ver verc. 4). Outro exemplo de Maria com seus outros filhos está em Marc 3:21,31 a 35 quando Jesus começou com a cura de um homem da mão atrofiada no sábado, já despertou a ira de muitos, saiu para o outro lado do mar, vieram muitos endemoninhados, aos quais Jesus expulsou os demônios, os críticos diziam que ele tinha demônio e estava fora de si, e estava possesso de belzebu, foi aí que veio o pecado contra o Espírito Santo. Quando Jesus estava no auge de sua indignação aparece quem? Maria e seus outros filhos querendo restringir a sua ação e eles também afirmavam estar Jesus fora de si (v.21 ) qual o motivo de Jesus tratar tão mal sua família? Porque Jesus não os recebeu? Eles estavam contra Jesus e não acreditavam nele, e nem faziam a vontade de Deus. Por isso Jesus afirmou que aqueles que estavam com ele fazendo a vontade de Deus, eram sua mãe, seus irmãos e irmãs. Ainda não está convencido que Maria teve outros filhos? Pois bem este Tiago que o você diz não haver alem dos dois primeiros, foi a quem Jesus fez questão de aparecer sozinho a ele depois de oito dias que ressuscitou (I Cor 15:7), Este Tiago que não cria em Jesus, e que depois de Jesus ter aparecido ressurreto a ele, ficou em e foi um dos dirigentes da igreja do senhor nesta cidade, Jerusalém, e era considerado como coluna da igreja e foi batizado com o Espírito Santo no dia de pentecostes e Paulo foi ter com ele depois da sua conversão em 37 d.C depois de Jesus ter ressuscitado (Gal 1:19) aí foi onde você referenciou errado por não conhecer a história dos apóstolos. Esta referência é ao Tiago III ou (justo) e não ao I (ou maior). Este Tiago irmão do Senhor no concílio de Jerusalém que se realizou no ano de 49-51 d.C, nesta resolução ele sustentou que os Cristãos Gentios não eram obrigados a observarem a Lei Cerimonial da circuncisão e o evangelho aos gentios (Atos 15:13-29). Segundo a tradição, foi um dos setenta enviados. A sua morte foi a de um mártir, onde os carrascos o obrigaram a falar ao povo de uma pilastra do templo e anunciasse que Jesus não era o Messias, ele, em vez disso, gritava que Jesus era o filho de Deus e Juiz do Mundo. O pegaram e o deram pancadas, e ele quase morto, foi apedrejado no Templo. Tão era Tiago considerado que os judeus julgaram ter sido a destruição do templo um castigo dos Céus por causa de terem assassinado aquele santo homem.
Mas, quero que você me responda com clareza, se puder: Porque a maioria das vezes que encontramos na Bíblia o nome de Tiago, sempre o encontramos como Tiago filho de Zebedeu ou com o nome de João seu irmão, ou o nome de Tiago acompanhando de Alfeu.
mas nos textos citados neste episódio, e quando se trata do irmão de Jesus não se fala em Zebedeu ou Alfeu. O que você acha? E quanto ao nome Tiago quando aparece sem estes companheiros aparece dizendo Tiago menor ou com Maria mãe de Tiago, mas há também nomes de Tiago sem nenhuma ligação com Zebedeu, Alfeu, João ou Maria.
·Vamos ao segundo: José – Vejamos alguns José’s no Velho Testamento: (Gen Cap. 37 ao 50); (Num 13:7); (I Crôn 25:2,9); (Ed 10:42); (Nem 12:14): no Novo Testamento (Luc 3:24; 3:30);
-José, marido de Maria mãe de Jesus (Mt 1:20; Luc 2:4; 3:23; João 1:45); morreu antes da crucificação de Jesus.
-José, o Irmão de Tiago, o menor, cuja mãe estava junto da cruz juntamente com Maria mãe de Jesus (Marc 14:40-47)
-E finalmente: José – Nome Completo, José Barsabás Justo - O mesmo que é chamado José é chamado Barsabás (Atos, I, 23), este irmão de Jesus foi um dos indicados para assumir a vaga deixada no colégio apostólico por Judas Iscariotes, mas que ficou com ela foi Matias (v.25)
·Vamos ao terceiro: Simão há referência a vários Simãos na Bíblia: Simão Pedro ou Simão Barjonas, Simão Cirineu, Simão o curtidor etc. mas claramente a Bíblia fala do Irmão do Senhor (Mat 13:55 e Marc 6:3);
·Vamos ao quarto: Judas: existiram muitos Judas também, Judas de Damasco (At 9:11); Judas da Galiléia (At 5:37); Judas Tadeu, filho de Tiago (Luc 6:16; Jo 14:22; At 1:13);
Judas: Nome completo. Judas Barsabás Justo (At 15:22) Irmão de Tiago irmão do Senhor, foi ele que escreveu a Epístola de Judas, ele identifica-se apenas como o irmão de Tiago, não diz se era o Tiago Maior ou o Menor, mas simplesmente Tiago Irmão do Senhor. Segundo a tradição, foi um dos setenta enviados. Ele escreve seu livro já no final de sua vida cerca de 70-80 D.C. Foi Judas um dos apóstolos Juntamente com seu Irmão Tiago (At 15:22, 27, 32) foi muito considerado pelo povo de Nazaré e ficavam maravilhados com o seu ensino do Filho de seus vizinhos. Foi ele escolhido para ir com Paulo e Barnabé como delegados a Antioquia para propagar os mesmo objetivos de seu Irmão, informando aos irmãos a resolução que os Cristãos Gentios não eram obrigados a observarem a Lei Cerimonial da circuncisão e era permitido a salvação aos gentios. Foi na casa de Judas que Paulo ficou quando estava cego (At 9:11) Tinha dons proféticos e era bem conceituado entre os irmãos na fé .
E de fato o Judas era irmão de Tiago, pois ele diz no começo de sua Epístola: "Judas, servo de Jesus Cristo e IRMÃO de Tiago (vers. l.). Tanto o Evangelho de S. Lucas (VI-16) como os Atos dos Apóstolos (1-13) para diferenciarem Judas Tadeu de Judas Iscariotes, chamam a Judas Tadeu: Judas, irmão de Tiago”, mas não se distingue eles de Judas Barsabás.
2006-11-11 13:45:10
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
2⤋
Só uma mensagem: Bom dia, boa sexta-feira, bom fim de semana!
Mesmo que não esteja como preferes, mesmo que não tenho acontecido nada de bom, que não tenho visto alguém que lhe deixe mais feliz, que não tenha sentido o calor do sol, espero tudo isso e muito mais a você. Nada como respirar profundamente e seguir em frente, de cabeça erguida, com os pés no chão. O mundo, a vida está aí todinha para nós, viva intensamente, faça algo de bom para você e a alguém, mesmo que não a conheça. Respire, aprecie, agradeça e sonhe, por que quando paramos de sonhar morremos por dentro. Tenha um bom dia. Saúde. Obrigado por existir. Namastê!
2006-11-10 09:07:39
·
answer #2
·
answered by wendikaly 3
·
2⤊
0⤋
Mais um ataque dos q servem ao senhor deles, pq Deus disse q colocaria inimizade entre a geração da Mulher e a da serpente ,Gen,3,15.
Ofidário crente, que te resulta de edificante atacar e questionar a Virgem Maria? Sois astutos como a raça a que pertenceis, a das vÃboras, e isto quem disse foi Jesus, Filho da mesma Maria que tenteis desonrar, tu e teus semelhantes, todos os dias em todos os lugares. Até pq, espalhar a discorda é mesmo missão dos filhos das trevas, pq dos da luz, não é.
Mas como não sossegam a questão ginecológica, vamos aos argumentos da racionalidade:
Dá alguma vez o Evangelho os nomes desses irmãos de Jesus, para que possamos identificá-los?
Sim, dá. Sabe-se dos nomes, pelo menos de 4: Tiago, José, Judas e Simão: "Não é este o oficial, filho de Maria, irmão de tiago, de José, de judas e de simao? Não vivem aqui entre nos também suas irmãs ? (Marcos, I-3). "Porventura não é este o filho do oficial ? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos tiago, josé, simao e judas? E suas irmãs não vivem elas todas entre nós? (Mateus, XIII-55 e 56).
Pois bem, este tiago que encabeça a lista é um Apóstolo, pois diz S. Paulo na EpÃstola aos Gálatas: "E dos outros apóstolos não vi a nenhum, senão a tiago, irmão do SENHOR (Gálatas, 1-19).
Quer dizer então que, segundo a opinião desses protestantes, este Tiago Apóstolo era filho de Maria, mãe de Jesus; e de Maria e de José, porque, como os próprios protestantes reconhecem, Maria nunca teve filhos antes de seu casamento com José. E não se casou com outro depois da morte de José, pois na hora da morte de Cristo, ela está sozinha, sem marido e Cristo a entrega a S. João Evangelista; além disto se Maria tivesse casado outra vez, seus filhos estariam pequenos, não estariam em idade de ser Apóstolos.
"
Temos 2 Apóstolos com o nome de Tiago: Tiago Maior, e Tiago Menor. Vamos ver se algum deles era filho de José com Maria.
S. Tiago Maior era irmão de S. João Evangelista, e ambos FILHOS DE ZEBEDEU: "Da mesma sorte havia deixado atônitos a tiago e a. JOÃO, filhos db zebedeu (Lucas V-IO).
S. Tiago Menor, que era irmão de Judas, era filho de ALFEU. Entre os Apóstolos, que são enumerados pôr S. Mateus, estão: Tiago FILHO DE ZEBEDEU, e Tiago filho de ALFEU (Mateus X-3). Que tem a ver Maria SantÃssima com este Alfeu ou com este Zebedeu? Logo, este Tiago, IRMÃO DO SENHOR, não é seu filho.
Além disto, comparando-se os Evangelhos, se vê claramente que este Tiago « este José que encabeçam a lista são PRIMOS de Jesus», e o Tiago é o Apóstolo Tiago Menor. Enumerando as mulheres que estavam juntamente com Maria ao pé da cruz, Mateus, Marcos e João as identificam da seguinte maneira:
Mateus XXVII- 56 Marcos XV - 40 João XIX - 25
Maria, mãe de Tiago e de José; Maria, mãe de Tiago Menor e de José; a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cleofas
Maria Madalena; Maria Madalena Maria Madalena
a mãe dos filhos de Zebedeu. Salomé
Por aà se vê que a mesma Maria que é apresentada por São João como tia de Jesus (Irmã de sua mãe) é apresentada por São Mateus e S. Marcos como mãe de TIAGO MENOR E de José. E é claro que não se trata de Maria Salomé, que é a mãe dos filhos de Zebedeu e, portanto, é mãe de Tiago Maior.
Tiago Menor e José são, portanto, PRIMOS de Jesus e são os primeiros que. encabeçam aquela lista: TIAGO, JOSÃ, JUDAS E SIMÃO
E de fato o Apóstolo S. Judas Tadeu era irmão de S. Tiago Menor, pois ele diz no começo de sua EpÃstola: "Judas, servo de Jesus Cristo e IRMÃO de Tiago (vers. l.). Tanto o Evangelho de S. Lucas (VI-16) como os Atos dos Apóstolos (1-13) para diferenciarem Judas Tadeu de Judas Iscariotes, chamam a Judas Tadeu: Judas, irmão de Tiago.
E assim cai por terra fragorosamente a alegação dos protestantes de que Maria teve outros filhos além do Divino Salvador, alegação baseada em que o Evangelho fala em irmãos de jesus. Não só provamos que entre os hebreus se chamavam IRMÃOS os parentes próximos, mas também mostramos que a lista dos nomes apresentados como sendo destes IRMÃOS é logo encabeçada pôr dois PRIMOS, filhos da irmã da mãe de Jesus. Logo, não tem nenhum valor a alegação.
A única dificuldade, esta agora já sem importância, que pode fazer o protestante é que Tiago Menor é filho de ALFEU, e sua mãe é apresentada COMO MULHER DE CLEOFAS.
Sem precisar recorrer a nenhum argumento de tradição (porque talvez os protestantes não gostem disto) temos que observar o seguinte:
l.0 — o texto original não diz MULHER DE CLEOFAS, mas diz simplesmente: a irmã de sua mãe, Miaria, a do Cleofas (texto grego de João XIX-25); podia chamar-se Maria, a do Cleofas, pôr causa do pai ou pôr outro qualquer motivo;
20 — não repugna que a mesma Maria se tenha casado com Alfeu e dele tenha tido S. Tiago Menor, e depois se tenha casado com Cleofas e tido outros filhos ou mesmo deixado de ter. Tiago é o único que é apontado nos Evangelhos como filho deste Alfeu, pois o Alfeu, pai de S. Mateus (Marcos 11-14) já deve ser outro;
3.° — não repugna que o próprio Alfeu seja o mesmo Cleofas. à muito comum nas Escrituras uma pessoa ser conhecida pôr 2 nomes diversos: O sogro de Moisés é chamado Raguel (Ãxodo 11-18 a 21) e logo depois é chamado Jetro (Ãxodo, III - l). Gedeão, depois de ter derribado o altar de Baal é chamado também Jerobaal (Juizes, VI-32). Osias, rei de Judá, é chamado também Azarias (4 Reis, XV-32; I Paralipômenos, III-12). E no Novo Testamento o mesmo Mateus é chamado Levi: "Viu um homem, que estava assentado no telônio, chamado Mateus (Mateus, IX-9) . "Viu a Levi, filho de Alfeu, assentado no telônio (Marcos, 11-14). O mesmo que é chamado José é chamado Barsabas (Atos, I, 23).
Ainda hoje mesmo, entre nós, nas nossas localidades do interior principalmente, é multo comum esta duplicidade de nomes.
Seja Alfeu o mesmo Cleofas ou não seja. Isto pouco importa. 0 que é fato é que Maria de Cleofas é Irmã de Maria, mãe.de Jesus e é ao mesmo tempo mãe de Tiago e de José, que são chamados IRMÃOS do Senhor" (Lúcio Navarro, LegÃtima Interpretação da BÃblia, Campanha de Instrução religiosa, Brasil- Portugal, Recife, 1958 n0 400, pp.590 a 592 inclusive).
--------------------------------------------------------------------------------
Fica, portanto, provado, que os irmãos de Jesus eram seus parentes, conforme a própria Sagrada Escritura.
Esperando sua refutação...
PS; AO CRENTE FURIBUNDO Q OUSOU CONSTESTAR OS ARGUEMNTOS DO MONTFORT CHAMANDO -O DE ESTUDUZINHO,:
O SR SE DECLARA O Q??? BACHAREuuuUU? O SEU "CURSO" DE "TEOLOGIA FOI TÃO BOM Q O SEU TITULO Ã DIFERNETE DOS OUTROS CURSOS, PQ OS OUTROS FORMAM UM BACHARELLLLL.
BACHAREUUUUU, SÃ O SEU. QUE BELO CURSO HEIM...
ALIÃS ACXHO Q O SR Ã O WALDIR ALVES RESSURGIDO DAS CINZAS .
2006-11-10 11:55:44
·
answer #3
·
answered by Frei Bento 7
·
3⤊
2⤋
Maria pode ter tido outros filhos pois ela era humana, e sentio tudo que o ser humano sente ,mas somente Jesus tinha natureza divina., Ele tinha que nascer em uma família humana.,e os humanos nascem todos do mesmo jeito.Eu tb tenho dificuldades para entender , mas temos que olhar com olhos da fé, e acreditar.
2006-11-10 09:16:37
·
answer #4
·
answered by Maricy 6
·
2⤊
1⤋
as pessoas deve entender uma coisa,só há salvação em Jesus,quém amar maria mais que jesus náo é dignur dele.
2006-11-10 09:11:58
·
answer #5
·
answered by pescador de almas 4
·
2⤊
2⤋
Ocorre que os religiosos acreditam que, se aceitarem o Jesus humano, automaticamente o diminuem enquanto Jeus espírito.. não é atoa que Ele, quando foi ao templo, entrou com um chicote nas mãos e derrubou tudo o que lhe vinha à frente, chamando os responsáveis por ele de hipócritas e vendilhões!!
Foi humano SIM e teve irmãos SIM. Por que manipulam tanto a Bíblia?! Ou ela inteira é inteiramente verdadeira ou não é!!! Cambada de fariseus!
2006-11-10 09:11:17
·
answer #6
·
answered by verinha 6
·
1⤊
1⤋
o Bento já esclareceu
quem tiver inteligência para entender que entenda
se não, continue obedecendo seu chefe que odeia a Virgem Maria que esmagou a sua cabeça
2006-11-11 14:55:44
·
answer #7
·
answered by verita 4
·
1⤊
2⤋
Pra que discutir isso?
É vantagem para alguém ou para o Cristianismo ou "anti-cristianismo"?
Leva ao progresso?
2006-11-10 10:44:25
·
answer #8
·
answered by εїзdragonflyεїз 7
·
0⤊
1⤋
Isso eu não sei, mas a questão é o seguinte: A Bíblia só fala de Jesus como filho de Maria. Então ninguém pode falar nada a respeito disso, porque você não pode adivinhar o que aconteceu na época e nem há nada retratando isso.
Eu sou seu irmão, mas, nem por isso somos filhos da mesma mãe.
Já pensou citar o nome desses quatro, o meu, o seu, o da sua vó...
Se liga cara.
2006-11-10 09:12:47
·
answer #9
·
answered by Leandro Filho 2
·
1⤊
2⤋