English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Alguém conhece Lilith ??? Já ouviram falar sobre ela ???

2006-11-09 22:46:18 · 17 respostas · perguntado por JUNG 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

17 respostas

A HISTÓRIA DE LILITH (Tradição Judía)



Quando Jehová criou a Adão, criou ao mesmo tempo a uma mulher, Lilith, retirada do barro da terra. Foi entregue a Adão como esposa. Porém Lilith não estava satisfeita, pois esperava outra coisa de Adão. Se inimizou com ele, pronunciou o nome inefável de Jeová e se foi voando pelos ares. Adão de sua esposa a Jeová, e esse enviou a sua procura os três anjos Senoi, Sansenoi e Samanglof, que a encontraram nas margens do Mar Vermelho, onde mais tarde as tropas egípcias seriam engolidas por ordem de Moisés. Lilith se negou a voltar a ocupar seu lugar junto de Adão. Os três anjos por ordem de Jeohvá, a avisaram que a cada dia perderia cem de seus filhos se não regressasse. Lilith acertou um trato. Então os anjos tentaram afogá-la no Mar Vermelho, porém Lilith advogou em causa própria e salvou sua vida com a condição de jamais causar dano a uma criança recém-nascida de onde viera seu nome escrito. Finalmente Jehová deu a Lilith, Sammael (Satã), e ela foi a primeira das quatro esposas do diabo e a perseguidora dos recém-nascidos. (Paul Louis Bernard Drach, "De l'harmonie de l'Église et de la Synagogue, II, p.319)



De acordo com essa narração, Lilith foi entregue a Adão como uma mulher objeto. Entretanto, ela se rebela e se nega a obedecer Jehová, que é seu Pai. Esse não pode desfazer-se dela, uma vez que a criou para Adão, só poderá deixá-la. E foi feito, pois o nome de Lilith não é citado mais que uma vez na Bíblia, reduzida a um estado incerto.



A palavra lilith, que se pode relacionar com o assírio "lílitu", de "lilaatuv", "noite", significa propriamente "noturno". Também "Lilu", na mitologia assíria, são espíritos malignos que sempre surgem na escuridão da noite. A "lílít" do texto hebraico se traduz na versão grega de Septuaginta e por Lamia na Vulgata latina de São Jerônimo. As "lamiae" são muito conhecidas nas tradições gregas e latinas, como monstros voadores noturnos, que sempre aparecem sob o aspecto de pássaros. A maioria dos autores, afirma que as lamias são monstros femininos que devoram homens e crianças. Portanto, as lamias e Lilith têm muitos pontos em comum e foram convertidas em "vampiras".



Mas, o papel de Lilith parece não terminar quando se une a Satã, aliás, muito pelo contrário. Segundo Zohar (Hhadasch, seção Yitro, p.29), depois participa da perdição de Adão, ao qual Jehová concede como segunda esposa a Eva, nascida da sua própria costela, ou seja, à imagem do homem, o reflexo do homem, ou a imagem castrada de Adão. "Depois de que o Tentador (Sammael) houvera desobedecido ao Santíssimo, bendito seja, o Senhor o condenou a morrer". A Cabala faz eco desta tradição (Livro Emek-Ammelehh, XI), que Sammael será castigado: "Esse dia, Jehová visitará com sua terrível espada a Leviatã, a serpente insinuante, que é Sammael, e a Leviatã, a serpente sinuosa, que é Lilith.



Esse texto nos diz que tão somente Lilith está incluída no castigo junto com Sammael e não as outras três esposas e que, Lilith também apresenta o aspecto de serpente. O que se conclui é que Lilith está reprimida no inconsciente e, quando surge, coloca a sociedade paternalista em xeque. Assim, quando Eva convida Adão para comer a maçã, é das mãos de Lilith que a receberá.





LILITH, MÃE DE ADÃO?



Pode parecer até exagerado achar que Lilith foi mãe de Adão, mas Adão tinha que ter uma mãe, senão não seria humano. E, se Adão não conheceu uma mãe material, deveria ter a imagem dela para si mesmo. Talvez seja por esse motivo que o nome de Lilith tenha desaparecido do texto oficial da Bíblia. Estaria em desacordo com as normas cristãs Adão ter uma mãe e essa mãe ter sido sua esposa. E a rejeição de Lilith pela companhia de Adão, não poderia ser interpretada como um desmame? De todas as formas, a equivalência de esposa e mãe existe. "A noção de proibição havia sido deslocada do jogo genital ao feito de chupar o peito (comer a maçã)... O verdadeiro sentido é: "podemos comer da maçã, porém está proibida para o filho que tenha contato sexual com sua mãe"...



Quem é Lilith então? Para Adão é um primeiro objeto de amor, do qual deve acordar-se e descobrir seu sexo." Ou seja, Lilith representa o primeiro estágio de desenvolvimento de Adão, chamado matriarcal e governado pelo arquétipo da "mãe", que será seguido pelo estágio patriarcal, no qual o arquétipo do pai será dominante. A expressão "estágio patriarcal" significa que Adão alcançou um nível de desenvolvimento do ego e da consciência no qual se dá uma importância crescente à vontade, à atividade, ao aprendizado e aos valores transmitidos pelo mundo. Entretanto, sem a separação, que levará Lilith para longe, Adão não poderia se desenvolver e se tornar adulto. Mas nessa transição da fase matriarcal para a patriarcal, o arquétipo anteriormente dominante da mãe é constelado de tal modo que seu lado "negativo" aparece. O arquétipo da fase a ser superada aparecerá como a "Mãe Terrível". Lilith começa então a provocar medo, porque representa o elemento que "reprime" e que dificulta o desenvolvimento necessário e devido. Por isso é transformada novamente na serpente é a antítese da energia ascendente do desenvolvimento do ego, tornando-se então, símbolo de estagnação, regressão e morte.



Lilith com rabo de serpente era a imagem da divindade andrógina, antes da criação, ou seja, antes do aparecimento do desejo, antes da separação do ser primitivo e absoluto, portanto, equivalente ao nada, de acordo com as teses de Hegel. Essa imagem representa a reminiscência da Lilith primitiva. Porém ela se converteu em pássaro noturno e alçando vôo desapareceu entre as trevas. Sua segunda forma, como corresponde a uma imagem desprovida de elementos terrestres, é uma forma para ficar na memória. O mito não é teológico, é essencialmente social. Em uma sociedade paternalista, Lilith é reprimida para dar lugar a Eva. Portanto, Eva representa a mulher moldada pelo homem.



Eva, entretanto, é uma mulher incompleta, lhe falta algo: o aspecto de Lilith que toma as vezes, quando se rebela, o aspecto que irá tomar Eva ao comer a maçã.



A Eva, como mulher, está totalmente alienada, não é nada mais do que a imagem castrada de Jehová e de Adão e não a imagem da parte feminina de Deus. Eva é uma mulher muda, a sombra de uma mulher, quase um fantasma. A mulher real é Lilith.





LILITH, O LADO ESCURO DA LUA















Cuidadosamente apagada da Bíblia cristã, Lilith permanece como símbolo de rebelião à repressão do feminino na psique e na sociedade. O mito Lilith mostra bem a passagem do matriarcado para o patriarcado.





Enquanto Lilith é descrita como forma negativa, Eva, ao contrário, é apresentada em suas belezas e ornamentos. Adão não a recusa por vê-la como ossos dos seus ossos. Mas Eva carregará a culpa pela perda do paraíso.

E, esta é a informação que nos é passada pelo catolicismo, isto é, que a mulher possui uma imperfeição inerente, devida a sua natural inferioridade e sua incapacidade de distinguir o bem do mal. Tais afirmações foram codificadas no psiquismo feminino, fazendo com que todas as mulheres se tornassem estigmatizadas com esta identidade negativa. Foi deste modo, que o feminino se viu reduzido ao submisso e ao incapaz. A submissão foi então, imposta culturalmente a todas as mulheres, que distorceu intencionalmente os aspectos femininos, com o intuito de reprimir e estabelecer uma sociedade patriarcal.





Lilith, portanto, desobedece à supremacia de Adão, Eva, assumindo seu arquétipo Lilith, desobedeceria à proibição. Lilith, nada mais é, do que o lado sombrio de Eva, daí o porque das qualidades terríveis que são atribuídas a ela. Todo mal que lhe é atribuído está em sua desobediência, ao seu "não" a submissão.





Criada ao pôr do sol, Lilith é noturna, e por isso lhe foi atribuída a qualidade de vampiro. Lilith, ou as projeções do mito eram descritas em suas características eróticas, sensuais, mas quase sempre misturadas com características horrendas, partes animalescas, sobretudo nas extremidades.



A tradição de Lilith é a tradição da rejeição à Adão. O não de Adão, como já observamos, deveu-se não só ao caráter demoníaco de Lilith, mas também a exigência do desenvolvimento do ego de Adão.





A serpente-demônio, ou o próprio demoníaco que existe em Lilith, impele a mulher a "fazer algo" que a sociedade paternalista não permite.



Lilith é o arquétipo da mulher indomada, que luta apaixonadamente pelo poder pessoal. Suas características são destemor, força, entusiasmo e individualismo. Ela é atividade e exuberância emocional. Para as religiões patriarcais, é a personificação da luxúria feminina, uma inimiga das crianças que atua de noite, semeando o mal e a discórdia. Em Isaias 34:14, ela é chamada de "a coruja da noite". No Zohar, é descrita como "a prostituta, a maligna, a falsa, a negra".





Lilith aparece em nossas vidas para nos dizer que é hora de assumirmos o nosso poder. Você tem medo de assumi-lo? Você é daquelas pessoas que não sabem dizer "não"? Tem medo de perder sua feminilidade se tiver o poder em suas mãos? Você teme ser afastada(o) ou banida(o) pelos outros quando estiver em exercício de seu poder? Está com medo de fazer mau uso dele, dominando ou manipulando os outros? Lilith diz que, agora, para você, o caminho da totalidade está em reconhecer que não está ligada ao seu poder e, então, em segundo lugar, submeter-se e aceitar este poder.

2006-11-09 22:54:43 · answer #1 · answered by ♥Anne ღ Valentine♥ 7 · 3 3

Oi Jung
Olha ainda nao fomos apresentada..Mas o que ouvi é a história religiosa. que a condenam como demonio, e tais atitudes como prostitua.. em outras como Thelema, Celta, .., a consideram como Deusa importante que lembra o poder, sexo.. e não me lembro mais de nada.. passei um tempo procurando algo sobre ela... mais toda que aqui na net se encontram.. apontarão em tais aspectos.. Mais para mim.. ela significa minha sombra.. significa minha liberdade. E quando eu critico tal ordem.. me lembra dela.. Não tenho o poder de julgala. em boa ou má.. e quero sair desse lado egoista e duelista. que condenam nossa consciência. aprisionando nossa paz por tantas e tantas enternidades.. Bem é o que sei.. é dificil de escrever o que sinto.. mais quando tive contato com texto me apaixonei por tal entidade.. e a respeito e muito.. bom é só isso por inquanto..
Beijos
Alda F

2006-11-10 10:24:46 · answer #2 · answered by Alda F 3 · 1 0

nao conheci nem sei quem é.

2006-11-12 12:39:12 · answer #3 · answered by firmiano 3 · 0 0

Se vc ler a Biblia ali diz q no principio Deus criou os céus e a terra .E depois fala que ele criou o homem e de sua costela fez a mulher.Agora cabe a vc acreditar nisso ou não.

2006-11-10 08:39:09 · answer #4 · answered by Belinha 20 1 · 0 0

O que não falta é criatividade na mente humana:
- Os homens vieram dos macacos, que por sua vez vieram de alguma criatura do mar, etc, etc.
- Agora Lilith é a mãe de todos.
- Com certeza outras invenções virão. É somente uma questão de criatividade e tentar enganar os incautos e aqueles que se deixam levar por tudo e qualquer coisa.

Para os verdadeiros seguidores de Cristo, Adão e Eva foram os nossos primeiros pais, porque o próprio Cristo referiu-se a eles quando aqui esteve e isto está registrado nos evangelhos.
Jesus não considerava isto um mito.

Agora se aceitam isto ou não, ou se continuarão a achar que foi Lilith, Extra-Terrestres, Evolução a partir da criação espontânea e randômica da vida, etc, etc... ou talvez que nós mesmos nem existimos, que isto é apenas um sonho ... é escolha e decisão de cada um...

2006-11-10 02:20:06 · answer #5 · answered by WDR 4 · 1 1

Ela? Lilitth é um demônio muito poderoso, porém seu aspecto é de um lindo menino de cabelos louros e olhos azuis. Ele é terrível e rege uma determinada esfera de atuação. Até!

2006-11-10 00:26:33 · answer #6 · answered by Satori 6 · 0 0

Quem é essa?

2006-11-09 22:49:18 · answer #7 · answered by cesar m 3 · 0 0

EU NAO ENTENDI SUA PERGUNTA,VC ESTA DUVIDANDO DA BIBLIA ?

2006-11-09 22:48:45 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Quando Jeová fez o homem / mulher tudo era perfeito , até eva pecar , por isso nao me venham com tretas !!!

2006-11-10 10:42:49 · answer #9 · answered by viga 1 · 0 1

Adão e Eva? isso é uma fantasia mentirosa que o velho testamento vem sutentando a milenios e a igreja e os pastores(falsos profetas) vem alimentando há séculos. Como é que pode alguém ser tão inocente a ponto e acreditar em tanta fantasia. É necessário etudo para se conhecer a origem da raça adãmica, a que verdadeiramente povoou o planeta, junto com os primiros primitivos. lilith seria o apelido da serpente que andava na ponta dos pés e foi condenada a se arrastar(não mais andar); serpente bípede. hehehe conta outra

2006-11-10 00:03:29 · answer #10 · answered by lcmvip 5 · 0 1

fedest.com, questions and answers