English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-09 06:06:37 · 5 respostas · perguntado por Léia M 1 em Carros e Transportes Compra e Venda

5 respostas

Veículo arrendado é aquele que foi adquirido através de financiamento modalidade LEASING. Ou seja, é um financiamento normal, porém com taxa de juros um pouco inferior porque não se paga o IOF. A documentação fica em nome do banco que financiou, cujo gerente é que assinará o documento de transferência ao final do contrato. Essa modalidade de financiamento pode ser utilizada para adquirir máquinas, aviões, tratores, supercomputadores e tudo o mais que se imaginar, até máquinas de fotocópia.
Voltando ao caso do carro, então, é muito discutível a justiça mandar prendê-lo em caso de não-pagamento, porque quando se assina o contrato, se assina junto uma NOTA PROMISSÓRIA. A maioria dos juízes têm entendido que o direito do banco é executar a cobrança dessa promissória, e não apreender o veículo. Abraços.

2006-11-11 05:39:58 · answer #1 · answered by CSS™ 7 · 1 0

o meu carro esta arredado mais nao esta com busca e abrencao

2015-04-27 04:25:33 · answer #2 · answered by Renato oji de Almeida 1 · 0 0

.

Olá Léia,

A resposta do amigo csssoliveira está correta. Mas na prática a teoria é outra. A maioria dos juízes (de SP) defere liminar de busca e apreensão, isto é, sem ouvir o devedor.

DEPOIS (sem o carro) o devedor pode purgar a mora, ou seja, pagar todas as prestações atrasadas, mais correção, juros e encargos, mais despesas do processo, mais honorários do advogado do banco (arrendadora) e, é claro, os honorários do advogado do devedor, porque as pessoas não podem agir em juízo sem advogado.

Se o devedor perder ficará sem o carro. Daí o banco (arrendadora) entra com outra ação alegando que o valor pelo qual conseguiu vender o carro não foi suficiente para cobrir o valor do débito. Mais um processo, mais despesas de advogados.

Uma coisa é certa. NÃO HÁ NENHUMA FISCALIZAÇÃO para saber se o carro retomado foi vendido por aquele preço que o banco alega e que, geralmente, é de um terço do valor de mercado do veículo.

Outra coisa. A justiça é muito lenta. Mas os advogados dos bancos fazem com que seus processos 'voem'. Em outros processos (p. ex., despejo, ação ordinária) é comum que o réu ou devedor demore três, quatro ou cinco meses para ser localizado pelo oficial de justiça. Porém nos casos de leasing os processos 'correm rapidinho'. Às vezes 15 dias depois da entrada da ação o oficial de justiça já conseguiu apreender o carro....(mistério...)

Enfim, o banco PEDE para apreender. o juiz MANDA apreender e o oficial de justiça APREENDE.

Caso vc arrende um auto (leasing) espero que não passe por esses problemas. Outra coisa, as taxas de juros e encargos não são necessariamente mais baratas que nos financiamentos com alienação fiduciária.

Espero ter ajudado a tirar algumas dúvidas.

.

2006-11-12 08:52:43 · answer #3 · answered by Tonho 5 · 0 1

É um veículo que foi cedido por certo tempo e preço. Quando a prisão é igual a qualquer outro veículo.

2006-11-09 06:14:42 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 1

Arendar e fazer um contrato de uso por um período, o pagamento pode se feito diário, mensal ou anual. Documentação do veículo e por conta do dono, as penalidades de transito se houver são de quem arrenda. O não pagamento do aluguel pode levar o dono a justiça para reter o veículo.

2006-11-09 06:09:57 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers